Sem comida de turistas, gangues de macacos entram em guerra na Tailândia

Centenas de macacos divididos em duas gangues rivais protagonizaram uma cena aterrorizante na tarde desta quarta-feira (11/03)  nas ruas da cidade de Lopburi na Tailândia. 

Em um vídeo postado pelo canal Viral Press (abaixo), é possível ver uma legião de macacos que corre entre os carros, tomando toda a avenida, até que dois indivíduos começam a brigar próximo a algo que se parece com uma banana.  Ambos são cercados por dezenas de outros macacos, exatamente como uma briga entre gangues.  Logo em seguida todos voltam a correr  pelas ruas da cidade.

 

Segundo informações publicadas pelo jornal inglês Dailymail, os macacos se dividem em duas gangues rivais. Uma se reúne em volta dos templos, enquanto a outra ocupa as ruas da cidade.

Os macacos geralmente são bem alimentados graças aos turistas que lotam a cidade tailandesa – mas estão passando fome por causa da queda drástica do número de visitantes após o surto de Coronavírus.

“Descendentes de Hanuman”

De acordo com reportagem da agência EFE, estima-se que mais de 3.000 macacos da espécie “Macaca fascicularis” vivam em Lopburi. Para os devotos que frequentam os templos da cidade, eles são considerados descendentes do deus hindu Hanuman.

 

 

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

33 comentários em “Sem comida de turistas, gangues de macacos entram em guerra na Tailândia”

  1. Bom dia.
    Meu nome é Felipe Fogaça, viajo de patins pelo mundo e Lopburi é um lugar que sempre paro pra trabalhar como professor de inglês (volto pra lá agora no meio do ano quando começa o ano letivo pra eles) e gostaria de esclarecer 2 pontos aqui.
    Primeiro quanto à matéria, isso na verdade é algo MUITO sensacionalista. Há pouquíssimos turistas diários na cidade. Moro bem próximo do centro histórico da cidade (que é onde os macacos ficam) e dá pra contar nas mãos os turistas que passam por lá em datas não festivas. Há milhares de macacos por lá e é MUITO errado dizer que a falta de meia dúzia de turistas deixou de alimentar os macacos. O que atinge lá é uma forte seca que faz com que a comida fique mais escassa para os macacos e isso aconteça.
    E o ponto 2, e que mais me deixa triste, é em relação aos comentários. Muitas pessoas falando mal da cultura de Lopburi em ter os macacos lá na cidade, mal sabendo como as coisas são e muitas pessoas que nunca haviam escutado falar dessa cidade se achando no direito de criticar algo cultural deles. O relacionamento das pessoas com os macacos é muito tranquilo, os casos isolados que acontecem são, na maioria, de turistas que tentam pegar, segurar, etc pra tirar fotos. Cachorros, por exemplo, são bem mais agressivos por lá do que os macacos.

    Acompanho sempre o site e como alguns amigos vieram comentar comigo sobre essa notícia, me senti confortável pra vir deixar esse relato. Grande abraço à todos.

    Responder
  2. O governo vai ter que alimentar esses macacos afinal de contas ele sempre lucrou com os turistas , agora não pode deixar que eles sofram assim isso é cruel

    Responder
  3. Tenho pena que alguns comentários sejam inoportunos. Mas é verdade que essa invasão de macacos , se deva á ignorância do ser humano. Há um provérbio que diz.! Cada macaco no seu galho .Neste contexto, significa que os macacos pertencem á floresta e não ao meio urbano.Entao o governo tailandês tem de fazer alguma coisa , para se evitar estas situações e na pior dos hipóteses , que ataquem seres humanos.
    Também pedir que façam comentários e não ataques entre quem comenta.

    Responder
  4. A questão não é o animal, mas as pessoas os alimentarem e invadirem o ambiente natural deles.
    E agora com a queda do turismo eles não tem de onde tirar alimento.
    Entendeu? Pode ser que ataquem as pessoas que transformaram a vida deles dessa maneira, pq estão famintos e não tem $ p.comrpar comida😉😉😉😉😉

    Responder
  5. Comentário grosseiro e ignorante já que há muito tempo os seres humanos vem acabando com o habitat natural de muitos animais

    Responder
  6. Os animais não precisam dos homens, desde de que os homens não destruam os seus hábitat natural. São livres e sabem buscarem o que comerem no seus próprios meus naturais…

    Responder
  7. É triste… o ser humano sempre causando irregularidades no sistema ambiental. Tirando os animais das florestas, alimentando eles de
    Forma a se reproduzirem assim sem controle. Nas florestas não haveria tantos, com o sistema equilibrado. Não duvido que vão resolver matar alguns para haver controle disso. Espero que saibam faze-lo sem exterminar nada… e colocar esses animais em seu habitat. Mas não nessa quantidade. Isso causaria a morte de muitos animais alo; é necessário infelizmente ter consciência de que não adianta, na natureza tem que haver coisas equilibradas ou vc extermina as florestas colocando animais em muitas quantidades. É necessário controle.

    começa-se a perceber aí o que vai acarretar a presença do ser humano na Terra. Sempre gerando descontroladas reações, cada vez mais difíceis de se controlar.

    Responder
  8. Infelizmente esses macacos estão passando fome, só espero que eles não comecem atacar os humanos, seria triste e perigoso. Cada um com sua crença, mas, acho de uma ignorância tamanha adorar assim um animal…

    Responder
  9. Não concordo com macacos ou qualquer outros animais silvestre correndo entre carros e pessoas,causando transtornos e até acidentes,eles precisam ter um lugar seguro somente pra eles. Se fosse no Brasil ninguém ia colocar a vida em risco pra proteger um bando de macacos nas ruas. Com certeza ia ser muitos atropelados.
    A Tailândia devia se preocupar mais com seu povo faminto, os macacos estão morrendo de fome porque quem cuidava mesmo com comida eram os turistas ,agora sem turistas a macacadas está enlouquecida de fome.

    Responder
  10. Se o mundo vier a se tornar um colapso e sua família estiver faminta, extermínio também poderá ser necessário.

    Responder
    • Que comentário desnecessário!! Se isso é real mais uma vez é a culpa do ser humano, ou seja, NOSSA culpa!!! Invadimos o espaço dos animais sem pedir permissão, alimentam quando existem milhares de placas dizendo para não o fazer atraindo cada vez mais bichinhos para a cidade, implantando neles o comodismo de não precisar mais caçar…assim como o ser humano faz com tudo. A busca pelo imediatismo desequilibrado tudo por onde passa!

      Responder
  11. Acho que não leu direito, no texto diz que “Para os devotos que frequentam os templos da cidade, eles são considerados descendentes do deus hindu Hanuman.”. Seria o mesmo que abater vacas na Índia, onde os hindus as consideram sagradas.

    Responder

Deixe um comentário