Suposto decreto que prevê limites à cidadania italiana gera críticas e petição online


Para algumas pessoas a conquista da cidadania italiana pode estar em xeque. Um abaixo-assinado está colhendo assinaturas contra (uma suposta) proposta do Ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que quer restringir o direito ao reconhecimento da cidadania italiana até aos descendentes de segunda geração, aos netos do antepassado italiano.

A petição foi criada por Andrea Lanzi, membro ativo da comunidade ítalo-brasileira. De acordo com a agência de notícias italiana, ANSA o chamado “Decreto Salvini” ainda não foi divulgado oficialmente, mas já circulou na imprensa local, fazendo parte de um pacote de medidas para conter a migração à Itália e também o fim da permissão de estadia por motivos humanitários.

cidadania italiana
Em comentário junto à petição, Lanzi diz que “usar um decreto-lei para modificar regras de cidadania, um dos pilares de qualquer nação é profundamente errado. Não existem os requisitos de necessidade e urgência que o instrumento pede”.

Segundo a ANSA, nem o governo italiano, nem o partido do ministro do interior se pronunciaram sobre o assunto.
A petição pretende chegar a 7.500 assinaturas. Até o fechamento deste post contava com 6.408 (18h14 de 11/09/2018).

Você pode conferir o abaixo-assinado, saber mais sobre e até assiná-lo acessando o https://www.change.org/p/presidente-del-consiglio-dei-ministri-giuseppe-conte-no-ai-limiti-per-il-riconoscimento-della-cittadinanza-italiana-degli-italo-discendenti

Com informações de Change.org e ANSA.
A foto (da home) está sob licença Creative Commons.


Deixe um comentário

Log in

Esqueceu a senha?

Forgot your password?

Enter your account data and we will send you a link to reset your password.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Enviando Arquivo…