Travessia a pé nos Lençóis Maranhenses

Imagine uma cena de filme, onde você é o protagonista e o cenário principal é um gigante deserto de areia com lagoas límpidas formadas pela água da chuva. Nesse deserto não há ninguém por perto, é tudo seu! Por mais que você ande, não encontra ninguém…apenas areia e água. E você não se cansa de olhar as dunas e lagoas que parecem que foram pintadas a mão. E quando o sol nasce e se põe, é um espetáculo indescritível. Essa é a sensação de fazer a travessia nos lençóis maranhenses a pé! 

Meus queridos, essa travessia nos lençóis mereceu um post especial no meu blog

https://idasemilhas.wordpress.com/Não só pela aventura e pelas belas paisagem, mas por algumas transformações na forma de ver as coisas da vida.

20140105 074054

que é a travessia?

O parque nacional dos lençóis maranhenses já é um ponto turístico muito importante no Brasil, porém poucos sabem que pode-se fugir um pouco dos tradicionais passeios turísticos e explorar muito mais essa maravilha da natureza, da melhor forma…a pé! Eu fiquei sabendo que existia essa possibilidade através de um amigo mochileiro que havia feito a mesma travessia um ano antes.

Existe o percurso de 3 dias e o de 4 dias. Eu optei pelo de 3 dias e duas noites. O roteiro foi: Barreirinhas, Vassouras, Atins, Canto de Atins, Oásis Baixa Grande e Lagoa Bonita. O trekking de 4 dias passa também pela queimada dos Britos. 

 

20140104 100232


Como chegar?


Você tem acesso aos Lençóis Maranhenses pela cidade de Barreirinhas ou por Santo Amaro. Como eu já estava em contato com a agência Costa Leste Aventura (https://www.costalesteecoaventura.com/), optei por fazer iniciando por Barreirinhas. Aliás, indico muito a Costa Leste. Eu os procurei justamente por uma boa indicação que tive, e fica aqui meu agradecimento ao meu amigo Anderson, que me fez a indicação. E eu continuo recomendando o trabalho deles, preço justo e acessível, super atenciosos e profissionais.

A forma mais fácil de chegar a Barreirinhas é ir até São Luis, e de lá pegar uma van ou pode-se ir de ônibus. A diferença de preço é mínima, então eu recomendo ir de van, pois te buscam onde você estiver e te deixam na porta de sua hospedagem em Barreirinhas. Só o que você gastaria em translados até a rodoviária e até as hospedagens, provavelmente passaria do preço da van, somando o valor do ônibus.

Algumas vans saem do aeroporto. Então se você não se hospedar em São Luis, pode ir direto do aeroporto até Barreirinhas. Eu sinceramente achei São Luis uma cidade um tanto quanto perigosa. Se fosse fazer hoje, eu iria direto a Barreirinhas. Se você estiver muito cansado da viagem até São Luis, aí eu recomendo dormir em São Luis para descansar, pois serão mais 4 horas de viagem até Barreirinhas.


Enfim em Barreirinhas! A aventura vai começar!

 

20140102 143221

 

Cheguei em Barreirinhas por uma das vans que levam de São Luis até lá, e me hospedei no hostel Casa do Professor. O hostel é simples e organizado. O professor é super atencioso e prestativo. E o café da manhã, simplesmente maravilhoso! Preparado pelo próprio professor.

Em seguida fui até a agência para me passarem as últimas orientações e depois junto com o guia Antônio, fui ao mercado comprar algumas frutas e bolachas para comer durante a travessia.



1º Dia de travessia – 8km


O primeiro dia iniciamos juntamente com um passeio tradicional, com mais visitantes. O barco segue pelo rio Preguiças e faz sua primeira parada em Vassouras. Lá tem um ponto de apoio (restaurante), e vários macaquinhos, que fazem a alegria dos turistas. Os bichinhos chegam a subir em você para pegar comida! Precisa-se um pouco de cuidado com seus pertences, pois eles também podem carregá-los.

 

20140103 105333

 

Em seguida fizemos uma parada no farol do Mandacaru. Lá de cima, tem uma vista bem bacana e ao sair, antes de continuar o passeio, há uma barraquinha de caipirinhas com frutas locais, para você apreciar antes de ir adiante.

 

20140103 121414

 

Paramos para almoçar na praia do Caburé. Lugar turístico, preço turístico! Achei as coisas absurdamente caras! Se quiser economizar, leve seu lanchinho. O bolso agradece.


Logo após o almoço é que iniciamos nossa caminhada. O sol estava muito forte, e às 16 horas paramos para aguardar o calor diminuir um pouco. Seguimos viagem, eu, o guia Antônio e Hernan, um argentino que estava em viagem já há algum tempo. Ao chegar nas primeiras lagoas, conhecidas como pequenos lençóis meu queixo já caiu! Era lindo demais! Segundo o guia, aquilo ali não era nada ainda…a grande beleza dos lençóis ainda estava por vir.

 

20140103 181007

 

Tomamos banho nas lagoas e aguardamos o espetáculo do pôr do sol. Enquanto isso entre uma conversa e outra, nosso amigo argentino ganhou o apelido de mandarina…e assim foi até o final da nossa travessia, piada daqui, risadas ali e muitas histórias.

Enfim o pôr do sol..Pensa numa coisa linda!

 

20140103 184408

 

Assim que o sol se foi, caminhamos até o redário do Seu Antônio, em Canto de Atins. O lugar é super simples. Você chega, escolhe a rede que vai dormir e eles te dão um lençol e uma toalha de banho. Como o redário é todo aberto, não há paredes, e você vai precisar sim do lençol, pois bate um ventinho fresco a noite.

 

20140103 191738

 

Fui tomar um banho e havia dois pequenos lagartos e um sapo dentro do banheiro. A briga foi grande para expulsar aquela bicharada do banheiro e tomar um banho tranquila. Minha arma de guerra foi o esfregão do vaso sanitário! Preferi lutar bravamente do que começar a berrar como uma turista louca de cidade grande!

Lembrando que estávamos em um grande deserto, logo não há energia. Eles contam com um gerador que fica ligado até as 21hs no máximo. 

A janta foi maravilhosa. A comida de lá é espetacular. Dividimos entre nós o famoso camarão grelhado e um peixe grelhado. Comida excelente e preço justo!

Fomos dormir super cedo, pois no outro dia acordaríamos as 3 horas da manhã para seguir viagem. Achei que não conseguiria dormir em rede, mas o cansaço era tanto que apaguei logo que deitei.



2º dia – Canto do Atins e Baixa Grande – 23km


Nesse dia entendi tudo o que o guia queria me dizer quando dizia que o que eu tinha visto no dia anterior não era nada. Lençóis Maranhenses é um espetáculo de beleza! 

Iniciamos nossa jornada as 3:30, depois de tomar um café super simples (café e pão com margarina). Para quem tem alguma restrição alimentar, é melhor levar algumas coisas a mais para complementar seu café da manhã.

Caminhamos por muitos quilômetros a beira da praia. Sinceramente, essa parte hoje eu preferia fazer de quadriciclo. Claro que assistir o nascer do sol na beira da praia com o pé na água, não é nada mal, porém essa caminhada foi bastante cansativa. Meu tornozelo já estava do tamanho de um pão caseiro e começou a doer já nas primeiras horas. Foram 13 km de caminhada na praia.

 

20140104 065422


Finalmente chegamos nas dunas. E aí começou o espetáculo…uma lagoa mais linda que a outra! O argentino que estava com a gente parecia criança pequena de tão feliz! Piscava o olho e ele estava dentro da água, todo felizão! 

Cada lagoa tem sua particularidade…você encontra várias colorações, tamanhos, algumas secaram, algumas tem vegetação dentro e outras são extremamente límpidas. Algumas lagoas são antigas, algumas desaparecem e outras novas se formam com o passar dos anos, devido a força do vento, que vai desenhando esse cenário mágico. Toda a água que há nessas lagoas são água de chuva. Por isso a melhor época para se visitar os lençóis é depois da época de chuva onde as lagoas estarão cheias, de junho à outubro. Eu fui em junho e foi lindo demais.

 

20140104 114045

20140104 122228

20140104 103855

20140104 120424

20140104 094435

 

Já havíamos caminhado muito! Meu tornozelo doía muito e comecei a fazer bolhas no pé. Não tinha certeza se aguentaria o terceiro dia de caminhada…

Chegamos no redário da Dona Dete e do Seu Moacir por volta das 12:30hs. O resto do dia foi para descansar e se preparar para o terceiro e último dia.


A dona Dete e seu Moacir são muito atenciosos. Fui muito bem tratada…dona Dete demonstrou até certa preocupação com meu cansaço e com minhas bolhas, mas acreditou que eu aguentaria até o final.


O redário da dona Dete é um pouco diferente do redário do seu Antônio. As acomodações são fechadas.

A dona Dete e seu Moacir são muito atenciosos. Fui muito bem tratada…dona Dete demonstrou até certa preocupação com meu cansaço e com minhas bolhas, mas acreditou que eu aguentaria até o final.

 

20140104 143556

20140104 143519


Para conseguir chegar ao banheiro, tive que “pedir licença” para os animais que estavam fazendo guarda por ali. O banho estava bom, porém quando alguém no banheiro do lado ligava o chuveiro, acabava a água do meu chuveiro. Mas nada demais, consegui finalizar meu banho e descansar.

 

20140104 132122

 

À noite chegaram mais alguns moradores locais, e fiquei de papo um pouco com eles. Pude entender um pouco melhor sobre o cotidiano deles e como eles admiram aquele lugar. Levam uma vida muito simples, mas são pessoas muito felizes com isso…pessoas muito do bem! Vida tranquila, vivendo com o mínimo possível, sem energia e criando tudo que precisam para sua alimentação.

Era tanta paz naquele lugar, que ao pensar na minha vida corrida de cidade grande chegava a me causar certa perturbação.


Era 20:30 quando peguei minha rede e fui dormir admirando as estrelas e o lindo céu daquele desertão!



3º dia – Baixa grande e Lagoa Bonita – 19km


Acordei sentindo muitas dores…não sabia se conseguiria continuar, meu tornozelo estava me matando, e as bolhas do pé não ajudavam em nada! Já estava pensando em quanto sairia o resgate (sim, você pode desistir…eles te buscam de quadriciclo de onde estiver). O guia Antônio me incentivou a continuar e seguimos em frente. Percebi que ele também estava um pouco preocupado com minhas dores. Saímos as 4:30 da manhã.

Caminhei a passos de tartaruga. Era muita dor em uma única pessoa. Entenda uma coisa…por mais que você esteja acostumado a praticar exercícios físicos, caminhar na areia, subindo e descendo duna, atravessar lagoas, alternar entre areia fofa e areia batida, é MUITO cansativo. Minhas dores não estavam nas pernas, não sentia nenhuma dor muscular, mas minhas articulações, as bolhas e o tornozelo me matavam…a sola do pé parecia nem existir mais. A areia não é quente, mas de qualquer forma maltrata o pé. Cada passo era uma tortura.

O dia começou a amanhecer e chegamos em um certo ponto que é impossível descrever a beleza do local. Juro que não senti mais qualquer dor quando vi aquilo. Foi uma injeção de ânimo para continuar até o final! Já estava decidida a continuar e assim foi. Tirei muitas fotos e fui até o final na garra.

 

20140105 094629

20140105 105146

20140105 100120

20140105 101855

20140105 131238

20140105 134558

 

Ao final do percurso, tem uma bandeira laranja indicando o fim. Foi uma mistura de sentimentos quando agarrei a bandeira…não acreditava que eu tinha conseguido! Mesmo demorando 2 horas a mais do que a média, eu consegui! Não acreditava nas paisagens maravilhosas que eu acabara de ver, mal acreditava na minha superação. Aí está a prova!

 

20140105 134622

 

Descansei um pouco no ponto de apoio, e ao final da tarde seguimos rumo a Barreirinhas, de jardineira. O motorista era meio doidinho, mas foi bem divertido.


Cheguei em Barreirinhas já era noite e eu não tinha hospedagem. Consegui um quarto na pousada da Deusa, bem perto do centrinho. Até cogitei voltar a casa do professor, mas já era tarde e só de pensar em caminhar mais um pouco, desisti da ideia! Tomei um banho e saí para comer algo. A noite à margem do Rio Preguiças é bem bacana..muitas mesinhas, barzinhos e música ao vivo. Meu cansaço era tanto que apenas comi algo, caminhei um pouco para sentir a noite da cidade e voltei para a pousada…e com a sensação de dever cumprido! E se valeu apena todo esse cansaço? Óbvio que sim! O lugar é coisa de cinema. Você não vai ver nada parecido na vida. É um passeio que recomendo aos aventureiros de plantão.



Dicas: eu não ficaria um dia em São Luis. Pegue uma van e vá direto a Barreirinhas. Se você chegar no aeroporto até umas 16 horas, ainda consegue uma van. Eles cobram em torno de 60 – 70 reais.

Não leve frutas que estragam rápido. No segundo dia as uvas e as ameixas que levei já estavam bem ruins.

Leve uma meia e use assim que sentir que seu pé está sendo maltratado. As meias ajudam a aliviar o cansaço nos pés. Você vai parecer um gringo usando meia na areia, mas é muito válido.

Procure uma boa agência e um bom guia. Para mim o trabalho do guia Antônio e da agência Costa Leste foi impecável. Foram simplesmente maravilhosos.

Não há como fazer por conta própria esse trekking. Precisa de um guia que conheça muito bem o lugar. Se perder naquela imensidão chega a ser perigoso.


que mais aprendi nessa travessia: respeite a natureza! Ela é responsável por coisas inimagináveis e paisagens magníficas. Preserve isso!

Tire o pé do acelerador. Nossa vida corrida e agitada nos consome demais. Conviver três dias com pessoas que moram nos lençóis, vivendo com tão pouco, tão simples, pessoas tão incríveis, foi uma experiência única! Nem sempre a sua forma de viver é a melhor forma de viver. Isso depende das prioridades de cada um.

Desligue-se do mundo sempre que puder. Três dias sem sinal de celular, sem redes sociais, sem qualquer notícia de nada, me fizeram muito bem.

Os 50km de caminhada no deserto me fizeram pensar em muitas coisas. Foi um exercício de auto conhecimento, de colocar a cabeça no lugar, traçar novos objetivos e entender a diferença entre o que realmente é importante e o que é supérfluo.

 

Texto e fotos de: Luisa Helena Pires

Autora do blog:idasemilhas.wordpress.com 

Instagram @idasemilhas

 

Foto do autor

Luisa

Me chamo Luisa Helena, viajante independente, mochileira, que ama viagens, natureza e uma boa cerveja!

3 comentários em “Travessia a pé nos Lençóis Maranhenses”

  1. melhor guia de travessia dos lençóis maranhenses Walter guia trekking conhece os melhores passeio nos lençóis nativo conheço esse roteiro 2 a 3 dias contato Whatsapp 98 991349675

    Responder

Deixe um comentário