Trem capaz de fazer SP-Rio em 25 minutos pode se tornar realidade no Brasil

Um trem ultrarrápido que poderia fazer uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro em 25 minutos pode ser realidade no Brasil, mas em 2025.
A afirmação é do presidente da Hyperloop TT, empresa que desenvolve o projeto idealizado pelo bilionário fundador da fabricante de carros elétricos Tesla, Elon Musk.
A tecnologia está sendo implementada em alguns países e pode chegar ao Brasil em 2025, numa segunda leva de investimentos, afirmou à revista Exame, Dirk Ahlborn, fundador e presidente da companhia. Ainda neste mês ele deve participar de um evento de tecnologia no país.
Ainda de acordo com a publicação, a Hyperloop TT iniciou conversas com governos estaduais, mas elas não avançaram e é provável que o trem seja financiado por empresas privadas e não pelo governo.
A matéria também cita a legislação brasileira como obstáculo para implementação do projeto que requer uma regulamentação específica para este tipo de modal de transporte. A companhia vem conversando com o Governo Federal e espera algum movimento nesse sentido ainda este ano.
Apesar da ligação entre as duas maiores cidades do sudeste serem a rota mais atrativa, de acordo com a publicação é provável que um trajeto mais curto, como São Paulo – Campinas seja viabilizado antes. Essa viagem duraria cerca de seis minutos.

Como funciona o trem

A revista explica que a ideia do Hyperloop é reproduzir em solo as mesmas condições encontradas pelos aviões na altitude. O trem é uma espécie de cápsula que viaja dentro de um tubo de baixa pressão atmosférica. No lugar dos trilhos, um sistema magnético faz as cápsulas flutuarem dentro dos tubos.
Se o atrito do vento ou dos trilhos, as cápsulas podem ultrapassar uma velocidade de 1.000km/h com baixo consumo de energia. “O ideal é que o sistema não seja enterrado, como o metrô, para aproveitar a energia solar”, comenta Ahlborn.

Confira a seguir um vídeo sobre o projeto:

As obras do primeiro Hyperloop TT serão em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes e começam ainda em 2020, segundo apurou a Exame. Abaixo um vídeo feito pela equipe da Radio4Fm, dos Emirados Árabes dá uma ideia de como é o trem-cápsula:

A foto (da home e) que traz até este post é de divulgação da https://www.hyperlooptt.com/

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

98 comentários em “Trem capaz de fazer SP-Rio em 25 minutos pode se tornar realidade no Brasil”

  1. Falaram aí (uma senhora chamada Nice) que viajar de avião é para todos hoje em dia. Todos quem?!. Os ricos?.
    O governo trabalha para os ricos!

    Responder
  2. Eu vi 46 comentários acho que ninguém leu o comentário na íntegra, se fala que a construção do trem bala seria um investimento de empresários e é claro que dinheiro pra eles nao e problema.

    Responder
  3. A um custo estratosférico, para atender a todos os envolvidos no projeto fica pronto em 50 anos. Aqui temos monotrilho parado por falta de peças de reposição. Uma vergonha.

    Responder
  4. Alguém leu a matéria, diz que será um investimento da iniciativa privada, não terá investimento do governo, só precisará desburocratizar alguma coisa para o projeto poder sair, tais como licença ambiental, desapropriações dentre outras….

    Responder
  5. Infelizmente c o retrocesso q o país esta vivenciano podem esquecer, pq o dinheiro q pagamos de impostos e nada beneficia o trabalhador esqueçam q não irá acontecer…

    Responder
  6. Não sou contra, mas vamos pagar uma fortuna, com certeza vai ter propina e não temos a tecnologia. Além disso nossas estradas são péssimas, escolas públicas e hospitais públicos também. Devíamos ter mais planejamento e menos corrupção!!

    Responder
  7. O Brasil é um dos Países mais rico do mundo mesmo com tanta roubalheira ao longo de 16 anos na era do PT não falimos. imaginem se tivéssemos governos que fossem transparentes e fizesse o que é bom pra toda sociedade essa terra seria a mais próspera nação do mundo aqui temos tudo o que o mundo precisa em termos de mineral biodiversidade e produção de alimentos temos que acreditar no potencial do nosso Brasil e exigir que os políticos administrem o nosso país para os brasileiros

    Responder
  8. KKKKKKK 🤡🤡🤡🤡 neste Brasil de💩.
    Duvido!!!
    Besta é quem acredita 🤡🤡🤡🤣🤣🤣

    Responder
  9. Nossa que maravilha esse projeto. Nem to acreditando que isso vem para o Brasil. Uma obra dessa deve ter muita serventia e tanto. Um gasto astronômico aos cofres públicos. Uma infraestrutura bem aplicada. E enquanto isso nossa educação continua falida. Nossa segurança pública esquecida e saúde sem recursos. Parabéns mesmo. Tô felizao.

    Responder
  10. Na boa, mas isso não é prioridade. Isso é um projeto que se sair do papel vão superfaturar e comer mais ainda o nosso dinheiro. Falar em investir na educação ninguem fala. Mas uma obra dessa aí aparecem. Raça maldita.

    Responder
  11. Em meio a tecnologia de hoje que já lançaram o computador quântico não duvido que provavelmente um dia lançariam um trem assim mas tiriam que investigar muito pra vê se seria um bom negócio para o bolso entendem , tudo e possível porém quando a muito dinheiro envolvido ok , mas os computadores quânticos estam ai para melhorar tudo inclusive na medicina mas isso vai ajudar muito os médicos e a economia ok

    Responder
  12. Só de falar que a tesla iria implantar uma fabrica no brasil, que seria ótimo. Os produtores de cana de açucar ja bateram na porta do presidente, pq vao deixar de ganhar dinheiro. Brasil e terra de senhores feudais e nunca sera desenvolvido pq os “donos” do país nao deixarão.

    Responder
  13. Só de falar que a tesla iria implantar uma fabrica no brasil, que seria ótimo. Os produtores de cana de açucar ja bateram na porta do presidente, pq vao deixar de ganhar dinheiro. Brasil e terra de senhores feudais e nunca sera desenvolvido pq os “donos” do país nao deixa rão.

    Responder
  14. Seria muito importante esse investimento para o modal no Brasil,mas no só em São Paulo e Rio de janeiro. Deveria ter em todo território nacional interligando todos os estados e cidades. Também transporte marítimo já que temos muitos rios. Isso melhoraria a concorrência nós transporte de passageiros dando várias opções de viagem. Além também do transporte de matéria prima com segurança e quantidades maiores. Preservando mais as rodovias. Seria uma grande evolução,mais empregos. Não esquecendo da educação, saúde, segurança e moradia.

    Responder
  15. Kkkkk. A ferrovia norte sul está a 25 anos sendo construída. Kkkkkk
    A piada da década.kkkkkkkkk
    .

    Responder
  16. Kkkkkkkkkkkk Aqui no Brasil? Kkkk
    Primeiro vão fazer uma licitação e orçar a obra pelo menos no dobro que ela custa realmente, ai vão construir uma parte o governador faz discurso e tempos depois a obra é totalmente abandonada e permanece inacabada pro resto da vida…

    Responder
  17. Nem monotrilho funciona, tiveram que chamar técnicos do Canadá. Esse trem jamais chegará aqui. Vide a corrupção monstruosa em que esse país está metido.

    Responder
  18. Será que teria como fazer uma parada em Resende? De lá pode-se chegar a Penedo e outros pontos super bacanas na Serra da Mantiqueira.

    Responder
  19. Seria bem legal pro nosso país algo desse nível. Mais acredito que antes disso acontecer Jesus Cristo arrebatará sua igreja e tudo não fará mais sentido nesse mundo. Ele tarda, mais nunca disso algo em vão.
    Ele tá VINDO, não se esqueçam.

    Responder
  20. Colocar um locomotiva dessa no Brasil é o mesmo que colocar um traficante viciado em um Universidade.Investimento no lixo. Povo não cuida da própria rua que mora, não zela por mais nada.

    Responder
  21. Peojeto sensacional. Tomara que seja com empresas privadas, porque se for com o governo vêm robalheira na certa.

    Responder
  22. Meu sonho de consumo, quanto ao comentário sobre o governo, creio que é questão de tempo para haver realmente uma mudança significativa, e poderá ser comercializado com empresas públicas, caso o governo não dispor de orçamento para um empreendimento desta natureza. Temos que pensar grande, pois nosso país é gigante e abençoando pela natureza, temos tudo aqui, precisamos apenas de um povo que ame sua pátria ao invés de defama-la

    Responder
  23. Nossa achei que era para ter ficado pronto antes das olimpíadas,a ptralhada gastou milhões com um projeto que nem da cabeça saiu,a os milhões saíram!!!!

    Responder
  24. Um projeto ambitionado mas infelizmente tecnicamente mas o menos impossível a realizar e economicamente não rendáveis considerando o volume do investimento, sera um prazer si algum dia podemos ir novamente de trem convencional de São Paulo para Rio de Janeiro conectando entre si os populações entre São Paulo e Rio de Janeiro, oferecendo um serviço boa a preços acessíveis para todos

    Responder
  25. Um projeto ambitionado mas infelizmente tecnicamente mas o menos impossível a realizar e economicamente não rendáveis considerando o volume do investimento, sera um prazer si algum dia podemos ir novamente de trem convencional de São Paulo para Rio de Janeiro conectando entre si os populações entre São Paulo e Rio de Janeiro

    Responder
  26. Se o monotrilho que anda a 20 por hora já cai peças, imagina um trem bala, sai com 500 passageiros e só chega o maquinista…kkkkk

    Responder
  27. Porque não pensar positivo? Nosso país precisa crescer…..o avião hoje, é pra todos! (As classes sociais) Porque o trem bala não? Está nas mãos de Deus!

    Responder
    • Deixa de ser besta.
      Um país igual ao Brasil nunca isso acontecerá.
      Sabe de nada inocente 🤣🤣🤣.
      O Brasil não consegue nem tampar buracos em ruas e os ônibus são precários.

      Responder
  28. Quem aqui acredita que esse projeto sairá do papel?

    Quem aqui acredita que as companhias aéreas irão fazer tudo para que algo dessa natureza não aconteça?

    Responder
  29. Esse projeto já deveria ter saído do papel, porém com um Governo corrupto como do RJ, nada anda pra frente, pois lá atrás roubaram tanto que aqueles que assumirem um Estado falido só tem dívidas pra pagar, e no final das contas quem sofre é o povo que é o mais prejudicado

    Responder
  30. Qualquer matéria de qualquer assunto vem cheio de críticas, isso não leva a nada. Sem tem empatia da empresa e na reportagem tem como fonte a iniciativa privada e não a federal e estadual pra que tantas críticas? Não vejo argumentos para se criticar só vejo argumentos para elogios.

    Responder
  31. Se o investimento for privado, não importará muito o preço da passagem… o governo só deve cuidar do impacto ao meio ambiente e segurança… isa quem puder pagar.
    O que não pode é o investimento ser do Estado, pois há muitas prioridades na frente como saúde, educação, segurança, saneamento… ainda muito precárias…
    Nada justifica desviar investimentos tão necessários à população, para atender só a minorias que poderão pagar.

    Responder
  32. Kkkkkkk.trem bala em Sp ja tem.
    Bala de goma , bala de gengibre, bala Halls, bala de sem de fogo. 25 minutos kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Responder
  33. Isso e algo que nunca irá acontecer imagina se algum pobre iria ter condições de andar em algo deste tipo e outra coisa ate hoje o tal trem bala ou sei la o nome que ja iria ligar Campinas sao paulo a Rio de Janeiro ate hoje nao saiu do papel o qual e mais barato que este ae Po agora postam isso e mais pra desviar a atencao do povo e tambem testar sobre as opiniões nossas com assuntos que parecem ser o que nao e mas qual e so pra saber de fato qual seria as opiniões sei la so sei que nao da pra acreditar nisso ainda mais quem esta sim de fato por dentro dos assuntos políticos internos de nosso país pra quem esta isso e uma piada da mais engenhosa de todas

    Responder
  34. Viajei de trem-bala pela Europa. Do sul da Alemanha , Colônia,fui ao norte em Hamburgo muito rápido. Conforto, rapidez e comodidade. Infelizmente no Brasil , país continental , nada funciona. A incompetência governamental aliada à corrupção não deixa nada funcionar.

    Responder
  35. Quanto o governo tá pagando pra noticiaram essas coisas fantasiosas ? Tão cortando da saúde e educação, as universidades não tem dinheiro pra pagar bolsa e almoço de alunos de baixa renda, pesquisas sérias como a do Maglev cobra estão sem o devido financiamento e aí querem vender esses fantasias… Em q realidade alternativa vc precisa viver pra acreditar nisso ?

    Responder
  36. Poderia ser realidade para todos os Estados, assim como acontece na Europa, onde se passeia entre Estados sem muito custo e sem gastar muito tempo. Mas, sabe como é, né??? Brasil, é Brasil!!!

    Responder
    • Pessoal.. acho que vcs tem que ler a matéria de novo.
      EMPRESAS PRIVADAS

      “Ainda de acordo com a publicação, a Hyperloop TT iniciou conversas com governos estaduais, mas elas não avançaram e é provável que o trem seja financiado por empresas privadas e não pelo governo.”

      Responder
  37. Esta ai a competencia de Brasilia sempre atrasando nosso amado país, essa gente deveria ser expulsa do nosso país porque uma pessoa que impede o progresso do próprio país não tem patriotismo, aliás esse governo Bolsonario está por fora de tudo que simboliza futuro, gente acordem nosso Brasil não é pobre, nós que somos pobres de informção.

    Responder
  38. 2025 começam os estudos, que após propina para os políticos, terá inicio das obras em 2030, em 2032 vão paralisar a obra por denúncia de superfaturamento, vão retornar em 2040, após contratar outra empresa pra trocar o que já foi feito e estragado pelo abandono, e após mais propina terminará em 2132, com um valor de 132 vezes mais caro que o orçamento original.

    Responder
  39. Esse é o Brasil que o povo Brasileiro merece.

    Investimentos em tecnologias de primeiro mundo, acessíveis ah todos.

    Responder
    • Empresa estrangeira fazer obra no país não é investimento em tecnologia e em nenhum momento se falou q o objetivo seria q fosse acessível a todos…

      Responder
  40. Morar em Campinas e trabalhar em São Paulo, terá transporte mais rápido do que morar longe do centro ou em outras cidades da Grande São Paulo.
    Modernidade! Que venha logo e alcancem outras grandes cidades brasileiras. Que tenham viagens com custos próximos a realidade brasileira. Ganhar metade do tempo que se gasta hoje com locomoção ao trabalho, estudos.. seria excelente.

    Responder
  41. Essa sem dúvidas de todas as piadas que eu já ouvi e li, essa é a mais engraçada de todas kkkkkkkk, ainda fico me perguntando porque postam isso? Kkkkkk

    Responder
  42. Um dia se o povo brasileiro tiver nível de gente todos iguais de sobreviver talvez daria certo .
    Já pensou um patrão indo na estação e chegar um desempregado ti roubar tudo seus pertences nunca mais ele voltaria nesse lugar .

    Responder
  43. Aqui no Japão tem shinkansen até hoje 30 anos já se foram nunca tive condições financeira
    Para montar nisso porque só aumentam impostos e salário nunca aumenta e dizem que é pais do primeiro mundo .
    No Brasil se tiver isso quem vai poder usar isso nem ônibus o povo já está reclamando que não dá com salário que ganha .
    Se for até Cuiabá aí sim porque lá tem produtores de carne compensa .
    Minas tem café , muito gado compensa ,

    Responder
    • Eu acho que para manter uma coisa cara desse tem que ter gente de classe nível muito elevado como patrão de industrial que ande nela todo dia para poder manter o custo .
      Se não vai ficar igual trem de passageiro FEPASA do interior paulista falido porque a maioria eram cortadores de cana que andava na FEPASA .

      Responder
  44. as empresas aéreas irão burocratizar a aprovação do projeto até que os investidores desistam.

    Responder
  45. Aqui no nosso País os Minutos viram anos EX: trem tempo 25 minutos = 25 anos começar a rodar e que isso não se deixe multiplicar por 02 ai ja viu né..e muitos interesses políticos chamado VALOR por trás de empresas aéreas e pessoas para que isso nao ocorra

    Responder
  46. Desde que me conheço comi gente ouço sobre esse tipo de trem…
    Será que viverei a ver e andar?
    Espero!!!

    Responder
  47. Se o estado parar de intervir que não é dono dos meios de produção se ferra. Por exemplo, voce agora só se aponsenta aos 70 espertao…

    Responder
  48. Kkkkk
    Da zero pra ele, professor!
    O Brasil está falido. Apostamos no Bolsonaro (eu inclusive votei nele), mas o dito entregou o país na mãos de pessoas sem noção de realidade. O pobre está ficando cada vez mais pobre, e os ricos enriquecendo mais!!!
    Os políticos estão cada vez mais sem escrúpulos, legislando unicamente em favor próprio….
    Se tivermos o que comer em 2025 já será uma coisa extraordinária!

    Responder
  49. Primeiro eles terão de consertar o trem que vai de Japeri pra central pra depois jogarem fora o dinheiro do contribuinte

    Responder
  50. Só o Estado parar de intervir na economia que teremos isso tudo. Pessoal, menos impostos = mais qualidade de vida!

    Responder
    • Aqui no Brasil, logo vai aparecer a ideia de fazermos o Hyperloop BR, que será uma empresa pública, com a promessa de cobrir o pais inteiro a custos baixos…..Todo mundo já sabe o resto da história…..kkk

      Responder
      • Mais provável que utilizem o carvão vegetal,resultante da queima da Amazônia,e volte a circular a Maria-fumaça…retrocesso

        Responder

Deixe um comentário