Trilha Caminhos do Mar será aberta para visitas autoguiadas


O Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) abriga precioso patrimônio ambiental e histórico-cultural e no próximo dia 02 começa uma nova fase por ali: as visitas poderão ser autoguiadas, ou seja, você poderá percorrer os caminhos numa aventura solo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A publicação ressalta que monitores ambientais estarão disponíveis nos oito monumentos construídos em 1922, na comemoração do centenário da Independência do Brasil.
Por lá você pode fazer o caminho dos Monumentos Históricos, que tem cerca de 9Km (só ida) e passa pela Estrada Velha de Santos, contemplando importantes monumentos que contribuíram com o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Um dos atrativos mais procurados deste trecho do Parque Estadual é a Calçada do Lorena, de 1792, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral.
Mais sobre o núcleo Caminhos do Mar do PESM e seus atrativos você pode conferir aqui.

Caminho do MAr 1 AMattoso2 960x530 1

Vista de área do Núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual da Serra do Mar | Foto: Adriana Mattoso/PESM.

Caminho Por Enio Prado 960x530 1

Diversos pontos do Núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual da Serra do Mar proporcionam belas vistas | Foto: Enio Prado/PESM.

Rancho da maioridade caminho do mar foto Mauricio Simonetti

Rancho da maioridade, no Caminhos do Mar | Foto: Maurício Simonetti/PESM.

Pouso do Paranapiacaba Foto Adriana Mattoso

Pouso do Paranapiacaba | Foto: Adriana Mattoso/PESM.

Como chegar

Por São Bernardo do Campo – Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 Por Cubatão – Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 51, junto à Refinaria Presidente Bernardes.

Com informações de Folha de S.Paulo e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

4 Comentários
  1. Respostas Avatar
    Cláudio R Feliz Neto 02/05/2020 as 10:23

    É possível fazer o caminho de bicicleta, de moto, carro, ou somente a pé?

  2. Subi toda essa estrada a pé, desde Cubatão até Saõ Bernardo do Campo! num evento ecoturístico. Foram 9 km de subida, com duração de 4 hs. Foi puxado mas maravilhoso! uma grande turma, super animada, o frescor da mata, as surpresas encontradas pelo caminho, a história….Um dia inesquecível e que até gostaria de fazer de novo.

  3. Gostaria de fazer um passeio com minha esposa um dia ..

  4. Já fiz esta trilha com agência de turismo. Muito interssante saber de detalhes da nossa História.

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo