Trilha Caminhos do Mar será aberta para visitas autoguiadas

O Caminhos do Mar, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) abriga precioso patrimônio ambiental e histórico-cultural e no próximo dia 02 começa uma nova fase por ali: as visitas poderão ser autoguiadas, ou seja, você poderá percorrer os caminhos numa aventura solo. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.
A publicação ressalta que monitores ambientais estarão disponíveis nos oito monumentos construídos em 1922, na comemoração do centenário da Independência do Brasil.
Por lá você pode fazer o caminho dos Monumentos Históricos, que tem cerca de 9Km (só ida) e passa pela Estrada Velha de Santos, contemplando importantes monumentos que contribuíram com o desenvolvimento do Estado de São Paulo. Um dos atrativos mais procurados deste trecho do Parque Estadual é a Calçada do Lorena, de 1792, primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral.
Mais sobre o núcleo Caminhos do Mar do PESM e seus atrativos você pode conferir aqui.

Caminho do MAr 1 AMattoso2 960x530 1
Vista de área do Núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual da Serra do Mar | Foto: Adriana Mattoso/PESM.
Caminho Por Enio Prado 960x530 1
Diversos pontos do Núcleo Caminhos do Mar do Parque Estadual da Serra do Mar proporcionam belas vistas | Foto: Enio Prado/PESM.
Rancho da maioridade caminho do mar foto Mauricio Simonetti
Rancho da maioridade, no Caminhos do Mar | Foto: Maurício Simonetti/PESM.
Pouso do Paranapiacaba Foto Adriana Mattoso
Pouso do Paranapiacaba | Foto: Adriana Mattoso/PESM.

Como chegar

Por São Bernardo do Campo – Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 Por Cubatão – Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 51, junto à Refinaria Presidente Bernardes.

Com informações de Folha de S.Paulo e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

4 comentários em “Trilha Caminhos do Mar será aberta para visitas autoguiadas”

  1. Subi toda essa estrada a pé, desde Cubatão até Saõ Bernardo do Campo! num evento ecoturístico. Foram 9 km de subida, com duração de 4 hs. Foi puxado mas maravilhoso! uma grande turma, super animada, o frescor da mata, as surpresas encontradas pelo caminho, a história….Um dia inesquecível e que até gostaria de fazer de novo.

    Responder

Deixe um comentário