Trilha pelas ruínas da Grande Muralha da China

A Grande Muralha da China é um dos locais mais famosos do mundo. Sua extensão de 8 mil quilômetros e a teórica possibilidade de ser vista até do espaço mexe com a cabeça das pessoas.

Porém a Muralha é um pouco diferente do que as pessoas imaginam. Começa que ela nunca foi e continua não sendo contínua. A segunda coisa é que há séculos ela deixou de ter utilidade pois com a unificação da China e seu fortalecimento e expansão nenhum invasor chegava nem perto das muralhas.

A consequência é que ela foi abandonada, saqueada e completamente destruída em vários trechos. As partes hoje visitadas foram restauradas numa estratégia turística do governo iniciada nos anos 80.

Grande Muralha da China
A verdadeira Muralha da China. Abandonada e talvez por isso ainda mais fascinante | Foto: amoviajarbarato.com

Pois foi nos trechos abandonados que fiquei interessado. Vi que existem agências que fazem trilhas nessas partes não restauradas da Muralha. Mas como mochileiro nato também vi que dava para ir por conta própria num desses trechos e conhecer essa parte não turística da Muralha. E melhor de tudo, sem gastar nada.

Quando estava em Pequim durante minha volta ao mundo aproveitei e fiz isso. Estava sozinho então fui com a cara e a coragem num ponto onde vans levavam as pessoas até o trecho restaurado de Mutianyu. Ali procurei por pessoas que iriam fazer trilha em algum trecho não restaurado e encontrei um grupo muito bacana e fomos juntos nessa aventura.

Grande Muralha da China
Subindo a pirambeira para chegar até a Muralha | Foto: amoviajarbarato.com
Grande Muralha da China
A trilha mais histórica que alguém pode fazer no mundo. Minha foto para a posteridade | Foto: amoviajarbarato.com
Grande Muralha da China
Por estar abandonada existem trechos perigosos com risco de desabamento e quedas mas com cuidado tudo dá certo. As irmãs ucranianas subindo os escombros da muralha | Foto: amoviajarbarato.com
Grande Muralha da China
Nossa aventura terminou em Mutianyu o trecho restaurado que também é sensacional | Foto: amoviajarbarato.com
Grande Muralha da China
A Muralha recortando o topo das montanhas chinesas | Foto: amoviajarbarato.com

Para ler mais sobre como foi essa trilha pela Grande Muralha da China muitos outros lugares fantásticos que visitei e dicas para viajar barato, visite meu blog o Amo Viajar Barato. Te espero lá!

Grande Abraço!

Deixe um comentário