Turistas impedem tartarugas em risco de extinção de desovar em reserva natural


tartarugaseturistas01

A cena é triste. Centenas de turistas encheram as praias da Reserva de Vida Silvestre Ostional, no Estado de Guanacaste, na Costa Rica, impedindo as tartarugas marinhas de botarem seus ovos no local. Como se não bastasse a simples presença em massa dos ‘humanos', eles tocaram os animais, pisaram em seus ninhos, fizeram fotos com flash e alguns inclusive colocaram seus filhos sobre as tartarugas para tirarem fotos.
Muitas das tartarugas voltaram ao mar sem colocarem os ovos e portanto, sem a possibilidade de reproduzirem-se o que é especialmente grave, levando-se em conta que essa espécie, a Lora, é classificada como vulnerável.
“Era tanta gente na praia que as tartarugas tropeçavam nas pessoas e algumas voltaram ao mar sem concretizar o processo de nidificação. Isso sem dúvida é um impacto negativo”, afirmou um integrante do Ministério do Meio Ambiente local em publicação feita no jornal argentino, La Capital.
Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Todos os meses as praias da reserva recebem a visita massiva de Tartarugas Lora, o que é chamado de “arribada”, mas desta vez, vários fatores como promoção através das redes sociais e condições climáticas favoráveis levaram a um descontrole turístico. Segundo a publicação, o processo foi prejudicado também porque as pessoas ingressaram à praia sem guia, o que é proibido.
As autoridades asseguraram que já estão tomando medidas para que a situação não volte a ocorrer.
O espetáculo de insensibilidade e ignorância por parte dos visitantes e de negligência das autoridades competentes ocorreu na semana passada.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Foto: SITRAMINAE.

Quem deseja se aprofundar no tema, aqui há um texto (em espanhol) bastante completo e interessante sobre.

Fotos: SITRAMINAE (Sindicado de Trabajadores de Ministério de Ambiente y Energia).


Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

8 Comentários
  1. Chama o batalhão de choque e senta a porrada, faz correr.

  2. Imbecis!!!!!!

  3. Verdadeiro absurdo. Um espetáculo de ignorância do ser humano!

  4. Respostas Avatar
    Priscilla Oliveira 25/09/2015 as 15:18

    Povo imbecil, vai para outro país para atrapalhar a reprodução dos animais…tinham q ser proibidos de entrar na Costa Rica novamente.

  5. Respostas Avatar
    jose carlos duarte da paz 24/09/2015 as 21:41

    Turismo todos podem fazer e porque consciência não pode ter????

    Deixe uma Comentário

    Mochileiros.com
    Logo