União Europeia aprova lei para por fim aos plásticos descartáveis


O Conselho Europeu aprovou recentemente uma norma que proíbe a partir de 2021, o uso e a comercialização de produtos plásticos de utilização única em todos os países da União Europeia.
Segundo informações da agência italiana de notícias, ANSA, a medida estabelece que os países-membros terão que garantir a reciclagem de 90% das garrafas de plástico até 2029 e exigir que a composição contenha 25% de matéria-prima reciclada até 2025 e 30% até 2030.
Plásticos oxidegradáveis, como são chamados os plásticos que se dividem em minúsculas partículas ao se degradarem e produtos de poliestireno expandido estão banidos. Pratos, copos, talheres, canudos, cotonetes entre outros descartáveis fazem parte da lista.
Além das tristes imagens que vez ou outra são divulgadas de animais marinhos com plásticos no estômago, a ANSA diz que vacas, ovelhas e cavalos também morrem sufocados por conta de resíduos plásticos que são abandonados nos campos.

Imagem de área de Nivati Fort, Índia | Foto: John Cameron/Unsplash

[content-egg module=Coupon]


1 comentário em “União Europeia aprova lei para por fim aos plásticos descartáveis”

  1. Parabéns a Ação da União Européia de iniciar essa atitude contra esse Mal dos materiais de plástico nos Países da sua União. Vamos torcer que seja copiado em todo o mundo. A natureza agradece, os animais de toda espécie tbem. Paz!!!.

Deixe um comentário