Viagem de Trem: As 10 mais espetaculares do mundo

Quem nunca fez ou quis fazer uma viagem de trem? Apesar do destaque na História, as ferrovias brasileiras desde a década de 90 são quase que exclusivamente usadas para o transporte de cargas. O trem de passageiros que já foi o principal meio de transporte de longas distâncias no país se tornou raro. O projeto de trem bala que ligaria Rio e São Paulo foi abandonado e alguns passeios como o Trem do Pantanal e o Trem das Montanhas Capixabas foram desativados.

A notícia boa é que esse cenário pode mudar. Em 2015 foi reinaugurado o Trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás que já funcionava de forma precária desde 1985. O trem foi reformado e desde então, transporta cerca de 300 mil passageiros anualmente. É a maior  ferrovia de longa distância de passageiros do país. A viagem liga São Luís (MA) a Paraupebas (PA), passa por 25 povoados e municípios ao longo de quase 16 horas de duração.

Neste post especial sobre viagem de trem você também vai conhecer as outras opções disponíveis em território brasileiro e as mais extraordinárias rotas ferroviárias e passeios de trem pelo mundo. Confira!

Viagens de trem pelo mundo

10 – Flam Railway – Noruega

A espetacular Flam Railway é um passeio de 40 minutos em um trem panorâmico que serpenteia o fiorde mais longo e profundo da Europa,  Sognefjorden. A viagem passa pelo vale de Flåm, com vistas de cachoeiras e picos nevados. O trem viaja devagar e para nos pontos mais pitorescos.
Quem foi? – A galera do blog Bailandesa.nl passou por lá, confira aqui.
Mais informações: www.visitflam.com

Flam Railway - Foto: www.visitflam.com
Flam Railway – Foto: www.visitflam.com

09 – Bernina Express – Suíça/Itália

Em uma ferrovia histórica tombada pela Unesco, o trem panorâmico contorna os vales dos Alpes Suíços em uma viagem até a Itália, partindo cidade de Chur, na Suíça e com paradas em Davos e St.Moritz e segue até a cidade de Tirano na Itália. A viagem dura 7 horas e ocorre uma vez por dia.
Quem foi? – A viajante Maria Augusta Mathias passou por lá e conta como foi nesse post aqui
Mais informações: www.rhb.ch

 

Bernina Express - Foto: www.swissrailways.com
Bernina Express – Foto: www.swissrailways.com

 

08 – The Rocky Mountaineer – Canadá

Esse trem panorâmico oferece uma espetacular jornada de 2 dias pelas Montanhas canadenses, entre Vancouver e Banff ou Jasper. O trem segue viagem pelas planícies e montanhas de Alberta e os picos cobertos de neve e florestas de British Columbia.
Quem foi? – O viajante Claudio do Blog “Perdido por Aí” foi e conta como foi nesse post aqui.
Mais informações: www.rockymountaineer.com

The Rocky Mountaineer
The Rocky Mountaineer

 

07 – TranzAlpine – Nova Zelândia

O TranzAlpine é um trem panorâmico da Ilha Sul da Nova Zelândia, a viagem de 223 km em sentido único, leva cerca de 4 horas e meia. Há 19 túneis e 4 viadutos incluindo o Staircase Viaduct com 73 metros de altura.
Quem foi? – O viajante Oscar Augusto do “Blog Viajoteca” passou por lá, veja como foi a viagem aqui.
Mais informações: www.kiwirailscenic.co.nz/tranzalpine/

TranzAlpine - Foto: www.springfieldinformation.co.nz
TranzAlpine – Foto: www.springfieldinformation.co.nz

06 – Rauma Line – Noruega

Rauma Line é uma ferrovia de 114km que liga a cidade de Åndalsnes a vila de Dombås, Noruega. O pequeno trem panorâmico corta o vale do Rio Rauma no Parque Nacional Reinheimen e proporciona vistas sensacionais de picos nevados, paredes rochosas e encostas das montanhas. A região é uma das maiores áreas selvagens ainda intactas no sul da Noruega. A melhor época para fazer essa viagem é no verão. Os destaques do trajeto são os paredões do penhasco Trollveggen e a ponte Kylling.  O percurso dura 1 hora e 40 minutos.

Mais informações: www.nsb.no

Rauma Railway - Foto: www.discover-the-world.co.uk
Rauma Railway – Foto: www.discover-the-world.co.uk

05 – El Tren del Fin del Mundo – Argentina

Em meio a montanhas nevadas no extremo da América do Sul em Ushuaia, na Argentina, o passeio pela a Ferrovia Austral Fueguina começa na estação ‘Fin del mundo’ e segue serpenteando as margens do Rio Pipo  até a Estação Parque Nacional da Terra do Fogo.  O percurso tem apenas 7km e dura em média 1 hora.
Quem Foi? –  A viajante Julicsbc passou por lá e deixou o relato no Mochileiros.com nesse tópico aqui.
Mais informações: www.trendelfindelmundo.com.ar

El Tren del Fin del mundo - Foto: Daniel García Peris
El Tren del Fin del mundo – Foto: Daniel García Peris

04 – Nariz del Diablo –  Equador

Reconhecida como Patrimônio Cultural do Equador, passou por uma total restauração e hoje é a principal rota turística de trem da América do Sul. São diversos trajetos, como o “Tren de Los Volcanes” que parte de Quito e corta uma região rodeada de vulcões; o “Tren de la Libertad” que segue por túneis e pontes monumentais entre as montanhas andinas; o Tren de Hielo, cujo percurso passa aos pés do Vulcão Chimborazo, o mais alto do Equador e o clássico Nariz del Diablo, entre outros novos trajetos.  Se viajar de trem é o seu sonho, na América do Sul, seu país é o Equador!
Quem foi? –  A viajante Mari Campos foi e escreveu um relato em seu blog aqui . O viajante Rogério Ruschel também passou por lá em 2005, no tempo em que se viajava sobre os vagões. Confira aqui
Mais informações: www.trenecuador.com

Tren de Hielo com o vulcão Chimborazo ao fundo – Foto: Tren Ecuador
Tren de Hielo com o vulcão Chimborazo ao fundo – Foto: Tren Ecuador

 

03 – Indian Pacific Railway – Austrália

A Indian Pacific é a única viagem de trem transcontinental do mundo e seu percurso de 4.352 km liga as cidades de Perth na costa do Oceano Índico e a Sydney, na costa do oceano pacífico. A viagem completa dura 65 horas – três dias e três noites. O trem é um ícone australiano e passa por algumas das cidades e lugares mais remotos do país  como as “Blue Mountains“, “Broken Hill”, “the Nullarbor Plain“, “Kalgoorlie” e a cidade fantasma de”Cook” com uma população de 4 pessoas. O preço é que não é tão convidativo, a passagem mais barata entre Sydney e Perth não sai por menos de 700 dólares australianos.
Quem foi? – A viajante Giovana Vitola escreveu um relato para a revista Viagem e Turismo. Confira aqui
Mais informações: www.greatsouthernrail.com.au

 

Ferrovia Indian Pacific - Foto: www.greatsouthernrail.com.au
Ferrovia Indian Pacific – Foto: www.greatsouthernrail.com.au

 

02 – Alaska Railroad – Estados Unidos

A Alaska Railroad corta o território do estado do Alaska, Estados Unidos. A ferrovia tem uma extensão de mais de 800 km incluindo suas vias secundárias. . Há 5 opções de percursos pelo território do Alaska.
Quem foi? – A galera do blog Nerds Viajantes já passou por lá, confira aqui.
Mais informações:  www.alaskarailroad.com

 

Alaska Railroad - Foto: Dave Blaze
Alaska Railroad – Foto: Dave Blaze

 

 01 – Transiberiana – Russia

A ferrovia Transiberiana conecta a Rússia Europeia com as províncias do Extremo-Oriente Russo, Mongólia, China e o Mar do Japão. É a mais longa ferrovia do mundo com 9.289 km, abrangendo oito fusos horários e levando vários dias para realizar a viagem completa.

Quem Foi? – O viajante Mike Cerqueira passou por lá e deixou seu relato no Mochileiros.com nesse tópico aqui.
Mais informações:  www.russiantrains.com

Transiberiana - Foto: Divulgação
Transiberiana – Foto: Divulgação

 

Viagens de trem pelo Brasil

05- Trem do Pantanal

O Trem do Pantanal  ligava a cidade de Campo Grande a cidade de Miranda, ambas no estado de Mato Grosso do Sul. A ferrovia original fazia parte da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. A linha foi inaugurada em 1914, chegando a Corumbá em 1952. De 1995 a 2009, funcionou apenas como transporte cargueiro. O serviço turístico foi reinaugurado em 2006 com o nome Trem do Pantanal, seu roteiro inicial ligava Campo Grande à cidade de Miranda. O passeio foi desativado em 2015.

Trem do Pantanal - Foto: Gazeta do Povo
Trem do Pantanal – Foto: Gazeta do Povo

 

 04- Trem da Serra do Mar Paranaense

Percurso de 110 km que percorre a serra do mar do Paraná por uma ferrovia histórica. O Trem parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes  passando por pontes e viadutos, algumas consideradas verdadeiras obras de arte da engenharia como a Ponte São João, o Viaduto do Carvalho e o túnel Roça Nova. A viagem dura aproximadamente 3 horas.
Mais informações: www.serraverdeexpress.com.br

Trem da Serra do Mar Paranaense - Foto: Serra Verde Express
Trem da Serra do Mar Paranaense – Foto: Serra Verde Express

03 – Trem das Montanhas Capixabas

O Trem das Montanhas Capixabas percorria um trecho de 46 Km, partindo da cidade de Viana, uma cidade de influência açoriana, localizada à 23 km de Vitória. O trecho ferroviário foi inaugurado em 1895, sendo conhecido na época como Leopoldina Highway, em homenagem à Maria Leopoldina, primeira imperatriz do Brasil. Durante a subida da Serra, contemplam-se pequenas propriedades rurais e áreas preservadas de Mata Atlântica. A primeira parada era na cidade de Domingos Martins, onde dois túneis e uma ponte suspensa sob o Rio Jacu são os pontos mais relevantes do trajeto. O passeio de trem durava cerca de duas horas e meia. Infelizmente esse passeio também se encontra suspenso.

Trem das Montanhas Capixabas
Trem das Montanhas Capixabas – Foto: Serra Verde Express

02  – Ferrovia Vitória–Minas

Única a operar diariamente, a ferrovia Vitória–Minas, que liga o município de Cariacica, na região metropolitana de Vitória (ES), à Belo Horizonte, tem 664 km. São 13 horas de viagem às margens do Rio Doce, passando por trechos de Mata Atlântica capixabas e por serras e montanhas de Minas Gerais e, com paradas em 28 estações até chegar à capital mineira.   No trem, há um carro que funciona como lanchonete, outro para restaurante, carro exclusivo para cadeirantes e ar-condicionado em toda composição. Há serviço de bordo em todos os ambientes.
Mais informações:  www.vale.com/tremdepassageiros

Foto trem para passageiros EFVM
Trecho da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que liga Cariacica (ES) até Belo Horizonte (MG). – Foto: Vale

 

01 –  Estrada de Ferro Carajás

É a maior  ferrovia de longa distância de passageiros do país. A viagem liga São Luís (MA) a Paraupebas (PA), passa por 25 povoados e municípios ao longo de quase 16 horas de duração. Os vagões são modernos e contam com climatização em todos os carros.
Mais informações:  www.vale.com/tremdepassageiros

maxresdefault
Trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás – Foto: Gabriel Eduardo / Youtube
Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

9 comentários em “Viagem de Trem: As 10 mais espetaculares do mundo”

  1. ROTAS LESTE/OESTE DA AMTRAK
    California Zephyr: Chicago–Denver–Emeryville (San Francisco)
    Capitol Corridor: Auburn–Sacramento–Emeryville (San Francisco)–Oakland–San José
    Sunset Limited: New Orleans–San Antonio–Los Angeles

    ROTAS NORTE/SUL DA AMTRAK
    Coast Starlight (rota multiestadual): Seattle–Portland–Los Angeles

    E, o pacific Surfliner

    FONTE: VISIT CALIFORNIA

    Responder
  2. Mais uma dica!!! Fiz mês passado a viagem entre Montreal e Nova Iorque, pela Amtrack, e também tem um visual lindo pelo caminho.

    Responder
  3. A informação sobre o trem da Serra do Mar Paranaense está “equivocada” a informação do “Google” informa “exatamente” o que vocês copiaram…Ponte São João com 55 metros de extensão; na “real” são 112 mts de extensão e 55 metros de altura…
    No mais, parabéns gostei da reportagem!

    Responder
  4. trecho da SERRA DO MAR SÃO PAULO
    PARTINDO DE RIO GRANDE DA SERRA
    E SERPENTANEANDO ATÉ CHEGAR NA CIDADE DE CUBATÃO
    A VISTA É MARAVILHOSA vale a pena…
    chegada na baixada santista

    Responder

Deixe um comentário