Viajar como mochileiro é mais do que apenas se divertir, dizem pesquisadores

O Journal of Travel Research publicou um estudo específico com mochileiros e o resultado indica que fazer um mochilão pode dar ferramentas valiosas para a vida profissional e pessoal do indivíduo.
A pesquisa entrevistou 472 mochileiros (da Austrália, Estados Unidos, de países da Europa e China) e dos 242 ocidentais, 91% afirmaram que sua capacidade de identificar e resolver problemas melhorou, 80% que tinham mais confiança e pouco mais de 60% acreditam que depois de passar pela experiência ficou mais fácil organizar de forma eficaz o seu tempo e dinheiro.
Segundo Songshan Sam Huang, um dos pesquisadores, em entrevista à australiana ABC, as conclusões da pesquisa ajudam a solidifidar a ideia de que fazer um mochilão poderá ajudar a desenvolver capacidades úteis para a vida e criar efeitos positivos e duradouros.
“Não é uma perda de tempo, não é um desperdício de dinheiro, é um investimento que vale a pena. Podemos aumentar nossa autoconfiança e a autoeficácia, algo importante também no local de trabalho”, acrescentando “acreditamos que quando as pessoas viajam para diferentes partes do mundo, especialmente quando vão para fora da sua zona de conforto cultural, ficam com uma perspectiva diferente das coisas”, acrescentando que “o aumento da autoestima [algo que foi relatado] é algo muito importante para se manter a saúde mental”.

mohammadhosein mohebbi pesquisamochilao
Foto: MohammadHosein Mohebbi/Unsplash.

Huang e equipe estão planejando fazer mais pesquisas sobre turismo backpacker/mochileiro e acredita que os benefícios de uma viagem assim podem ser para o longo da vida. Ainda à publicação ele explica: “Se as pessoas se tornarem mais confiantes e puderem aproveitar a vida, elas terão todas as habilidades necessárias para viver uma vida feliz, para que possamos economizar nosso custo social mais tarde – é um ganho pessoal e também um ganho social”.

E você, concorda com o resultado da pesquisa e a afirmação dos pesquisadores?

Foto do autor

Claudia Severo de Almeida

Jornalista, há 20 anos escreve sobre Turismo Backpacker/Mochileiro e viagens independentes. Participou do corpo de júri especializado do Prêmio 'O Melhor de Viagem e Turismo' (categoria Hospedagem - Hostel). Cocriadora do site Mochileiros.com.

1 comentário em “Viajar como mochileiro é mais do que apenas se divertir, dizem pesquisadores”

  1. Sim, eu tenho 67 anos e só estou esperando a vacina pra fazer um mochilao, quero sair do Brasil e ir até o Peru

    Responder

Deixe um comentário