Conheça a série fotográfica “Você não está aqui”

O fotógrafo, blogueiro e viajante mexicano, Frank Coronado pode ser visto por muitos como uma pessoa criativa e bem humorada ou como alguém que está dando um choque de realidade aos momentos de navegação da galera no mar de fotos que é o Instagram. E por que?
Bem, ele simplesmente visita lugares incríveis mundo a fora e na foto aplica um ponto vermelho, indicando uma localização geográfica e… este ponto não é você. Trata-se do projeto “Usted no está aqui” (ou em português, “Você não está aqui”).
Mas a ideia é provocar algo positivo. “Não há pessoas nas imagens, só o ponto vermelho que nos permite lembrar do lugar não por quem esteve lá, mas pelo que ele representa para nós, pelo que é e pelo que ali se viveu”, explica no site que fala do projeto.
Especializado em fotografia documental, através da qual retrata costumes e tradições de seu país e dos lugares por onde viaja, Frank diz que “a intenção do projeto é vincular um elemento que semioticamente encontramos e reconhecemos automaticamente em qualquer parte” (que seria o ponto vermelho indicando a localização geográfica em um mapa), acrescentando que esta é uma “mostra gráfico-emocional”. A ideia é que com a intervenção possamos trazer à tona as conexões sensoriais, físicas e emocionais de lugares que visitamos, sem necessariamente estarmos na imagem.
Veja abaixo algumas fotos da série:

coronado01
“Você não está aqui” no monumento natural ‘Hierve el água’ em Oaxaca, no México | Foto: Frank Coronado.
coronado02 siberiarussia
Na Sibéria (Rússia) | Foto: Frank Coronado.
coronado03 china
Na China | Foto: Frank Coronado.
coronado04 havana
Em Havana, Cuba | Foto: Frank Coronado.
Em Izamal, Yucatã, México | Foto: Frank Coronado.
coronado06 roma
Em Roma | Foto: Frank Coronado.
coronado07 islandia
Em Hengill, Islândia | Foto: Frank Coronado.

Aqui você pode conferir as histórias por trás de cada foto do projeto e mais imagens do “Usted no está aqui” e mais do trabalho do fotógrafo pode ser conferido no site https://frankcoronado.com/, Facebook e Instagram do autor.

E aí, o que você achou da ideia?

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

Deixe um comentário