Voluntariado em viagem: use seus talentos para ajudar

Work Exchange ou volunturismo = troca de habilidades por hospedagem. Essa atividade está cada vez mais ganhando força entre viajantes com baixo orçamento ou que estão em busca de  uma viagem com propósito.

Mas muitos podem se questionar: não sei quais são minhas habilidades, e agora? Essa era uma das minhas principais dúvidas quando me lancei nessa modalidade de voluntariado. Eu não sabia onde exatamente me encaixava, até porque, ainda não falava muito bem outras línguas, sem contar, que já estava com quase 40 anos de idade e tinha receio de ser recusada nas vagas.

O bom é que a plataforma Worldpackers é um mar de possibilidades, onde há oportunidades para todos, desde os que gostam de atividades mais administrativas, até os que adoram, literalmente, por a mão na massa.

Além disso, muitas vezes o anfitrião não pede experiência prévia e se disponibiliza para ensiná-lo como fazer o trabalho. Dê uma olhada na descrição da vaga e pergunte para ele se ficar em dúvida!

Não sabe é o que é Worldpackers? É uma plataforma que conecta vagas ao redor do mundo para quem tem interesse em ajudar como voluntário, trabalhando algumas horas por dia e tendo em troca hospedagem e alguns outros benefícios.

Então vou deixar aqui algumas dicas para quem tem essa mesma dúvida que eu tive:

Comece por algo mais simples

Está olhando as oportunidades e não sabe exatamente o que fazer? Se está inseguro, comece por algo que já faz parte do seu dia a dia. Por exemplo, dar aquela mãozinha na arrumação do hostel. Na plataforma, essas são as oportunidades de housekeeping, limpeza, mão na cozinha e assim por diante.

Oportunidades que incluem tarefas de execução como construir, fazer hortas, cuidado de animais, podem ser um ótimo começo também.

Descubra do que você gosta

O voluntariado é uma oportunidade de você ser o que quiser durante um tempo. Então, um dos fatores primordiais é se perguntar do que você gosta!  Aproveite essa liberdade para fazer desse momento algo muito especial!

Eu nunca me imaginei cuidando de crianças e quando dei por mim, estava em meio a uma ONG no Nepal, ajudando.

VOLUNATRIADO WP
Minha experiência como Worldpackers no Nepal (antes da pandemia) |Foto: Gilsimara Caresia @girlsgo

Já tem um talento específico?

Se você já tem habilidades que gosta, você pode mudar o cenário do uso delas!

Finanças? Que tal dar aquela mãozinha na administração financeira de uma ONG? Sabe desenvolver site ou é bom em mídias sociais? Você pode trocar esse talento, ajudando o anfitrião. Sabe fazer aquele grafite lindão? Use sua arte para a decoração do lugar. É igual a mim não tem muita coordenação motora? A gente pode ajudar a pintar uma parede de branco mesmo :p

Abra-se a novos talentos e oportunidades

Já pensou em cuidar de elefantes, gatos, cangurus? Pois é, não é sempre que podemos fazer isso. Mas na plataforma você encontra muita coisa que pode ajudar a descobrir novas habilidades e paixões

Deixe o medo de lado e se jogue! Uma das coisas que eu aprendi foi dizer sim para as oportunidades.

Com certeza tem algum anfitrião precisando do que você tem a oferecer e vice e versa. E adaptando a frase de Aristóteles, que é um dos lemas da Worldpackers: “ onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está o seu lugar!”.

Sobre a Worldpackers

Worldpackers é uma startup brasileira reconhecida mundialmente pelo pioneirismo em organizar vagas de voluntariado em um site. Para ter acesso às oportunidades e aos outros benefícios da plataforma, como seguro de hospedagem, suporte, etc, é necessário fazer uma inscrição.

Código Promocional Worldpackers  2021

Usando o código promocional  mochileiros , você recebe um desconto de US$ 10 para se tornar membro verificado da Worldpackers.

Basta clicar aqui e usar a palavra “mochileiros” para obter seu desconto.

Código Promocional Worldpackers

A foto (da home e) que traz até este post é de Bryce Evans/Unsplash.

Cupom de Desconto Worldpackers 2021

Para ativar o Cupom Worldpackers e ganhar U$ 10 de desconto clique aqui para entrar na página da promoção e depois clique no botão “Ativar Código Promocional”  como no exemplo da figura abaixo.

Cupom Worldpackers

A foto (da home e) que traz até este post é de Austin Distel /Unsplash.

Gilsimara Caresia

Gilsimara Caresia

Acredita que lugar de mulher é onde ela quiser. Brasileira, jornalista, turismóloga e uma apaixonada por viagens, ela já viajou por mais de 100 países sozinha. Compartilha suas experiências de viagem por aqui, na página GirlsGo e no Instagram.

1 comentário em “Voluntariado em viagem: use seus talentos para ajudar”

Deixe um comentário