Voluntários podem ajudar na Força Nacional do SUS contra o coronavírus


Além da ação ‘O Brasil conta comigo' que oferece uma bolsa (no valor de um salário mínimo ou meio, a depender da carga horária de trabalho) ao estudante da área de saúde selecionado para atuar no combate ao Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da área também poderão se voluntariar para o trabalho na ‘Força Nacional do SUS' (FN-SUS).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o cadastro de voluntários foi aberto em 19 de março e até 01/04/2020 havia recebido 3.752 inscrições de todo o país, incluindo uma no exterior.
O cadastro deve ficar aberto pelo prazo de um ano, para alimentar o banco de dados da Força Nacional do SUS e os profissionais voluntários poderão ser acionados pelo Ministério da Saúde a qualquer momento.

O cadastro está aberto para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192); os profissionais de saúde dos hospitais universitários, institutos nacionais, rede assistencial hospitalar federal, estadual, municipal e serviços privados como: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e fisioterapeutas.

O cadastro será avaliado semanalmente e os voluntários receberão um e-mail de confirmação e orientações de como proceder. Não existe remuneração, uma vez que trata-se de trabalho voluntário. O Ministério da Saúde fica responsável por custear o deslocamento e ajuda de custo, quando o profissional necessitar atuar fora de seu domicílio.

forcanacionaldosus prefmaceio peifon

Voluntários da FN-SUL durante simulado (passado, não no combate ao Covid-19) em Maceió – AL | Foto: Pei Fon/ Secom Maceió.

Força Nacional do SUS

A Força Nacional do SUS foi criada em 2011 para atuar no atendimento a vítimas de desastres, calamidades públicas ou emergências em saúde pública que exijam uma resposta oportuna, rápida e coordenada em apoio aos Estados e municípios do Brasil. Ela é acionada quando o município ou o estado decreta situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicita o apoio do Ministério da Saúde.

forcanacionaldosus

Foto: Divulgação/FN-SUS.

Os profissionais da saúde que integram a Força Nacional do SUS atuam com orientações técnicas, ações de busca ativa e monitoramento de pacientes, atendimentos, liberação de medicamentos e apoio na reconstrução da rede de atenção à saúde local. Em caso de dúvidas, o voluntário pode encaminhar e-mail para: [email protected]

Mais informações sobre a Força Nacional do SUS podem ser conferidas aqui.

O cadastramento é realizado no país todo por meio do link:

http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=54811

Com informações do Ministério da Saúde.


Mochileiros.com

Comunidade de ajuda mútua entre viajantes independentes e mochileiros. No ar desde 1999, tem dicas e informações e mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Ganhador do Prêmio 'Influenciadores Digitais' por dois anos consecutivos. Aqui no blog traz histórias inspiradoras e notícias relacionadas ao universo viajante.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

      Deixe uma Comentário

      Mochileiros.com
      Logo