Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Escoteiros perdidos em Itanhaém queriam revitalizar trilha

Postado
  • Membros

:arrow: FONTE: A Tribuna On LIne

http://atribunadigital.globo.com/bn_conteudo.asp?cod=434564&opr=125

[align=justify]Os escoteiros que passaram pouco mais de 88 horas perdidos no Parque Estadual da Serra do Mar tinham a missão de revitalizar uma trilha com quase 500 anos de história, que liga o litoral ao planalto paulista. A aventura, apesar de mal sucedida, não feriu ninguém.

Os nove escoteiros e seus três guias foram recebidos pelos bombeiros e familiares na Fazenda Mambu, em Itanhaém, às 2h40 da madrugada de terça para quarta-feira. Bem de saúde, eles sequer precisaram ser medicados.

De acordo com o gestor da unidade Curucutu - um dos oito núcleos - do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), Thales Schmidt Calaça, os escoteiros haviam se proposto a reabrir uma antiga trilha, a Mambu, que liga Itanhaém ao Distrito de Santo Amaro, na Capital. Segundo ele, o caminho era muito utilizado por padres jesuítas que catequizaram os índios guaranis no litoral paulista nos anos 1500.

Calaça comentou que há registros sobre o uso da trilha como passagem para a região dos Andes. Mais tarde, o mesmo caminho foi adotado para instalar a linha de telégrafo. Porém, em desuso, a trilha acabou sendo novamente engolida pela Mata Atlântica.[/align]

Featured Replies

Postado
  • Membros

vamos lá, conversei com um dos "guias" desse causo.

1. não se propuseram a localizar a trilha, o pedido foi feito pelo parque.

2. o parque passou um mapa com proporção 1:50.000

3. não se perderam, apenas avisaram os pais da molecada que, em razão da lama e chuva, a trilha ia levar mais tempo pra ser completada.

4. não foram eles que chamaram o corpo de bombeiros, foi um dos pais que apavorou-se - e depois se arrependeu.

5. o corpo de bombeiros os localizou no meio da trilha e os fez esperar por horas pq queria fazer um "resgate" de helicóptero - boas cenas, né?

6. o tempo, que estava horroroso mesmo, impediu esse "resgate".

7. continuaram a trilha até o final, guiando os bombeiros que tavam com eles.

ah, e uso "guias" entre aspas pq não são guias. era apenas uma expedição escoteira, e os perrengues que passaram são os normais de qq trilha. chuva, lama e etc.

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Li também sobre isso!

E estou com vc , são perrengues clássicos.

Mas a manchete "escoteiros perdidos" vendem bem mais....

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Ao ler o relato, fiquei imaginando que se eu ficasse alguns dias a mais sem dar sinal de vida, minha mãe com certeza chamaria os bombeiros! Hehehe.

E olhe que eu já sou bem mais velho que eles.

Mas alguém tem alguma informação sobre essa trilha que eles pretendiam revitalizar?

Sou formado em História e há tempos venho pensando em unir um levantamento histórico com uma boa trilha...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.