Ir para conteúdo

Estrada de Ferro Carajás - Trecho Açailândia-São Luis


Posts Recomendados

  • Membros

Na última semana tive a oportunidade de fazer um passeio que muito queria fazer. Viajar com o trem da Vale na estrada ferroviária dos Carajás, que liga Parauapebas-PA a São Luis-MA.

Fazia tempo que estava tentando coletar informações sobre o trajeto, porém há pouca coisa na internet.

no site da Vale tem informações sobre horário, estações e preços das passagens, porém os detalhes, só é possível conhecê-los quando se faz o trajeto.

É uma experiência muito interessante além de divertida.

Minhas dicas:

1) Classe econômica ou executiva ?

a tabela de preços completa está disponível no site da Vale.

De Açailândia até São Luis (trajeto que percorri), a passagem executiva custa R$ 59 e R$ 25 a econômica.

A diferença está no ar condicionado. A classe econômica não tem ar condicionado, porém, é possível admirar a paisagem de sua poltrona.

Na executiva, apesar do ar condicionado, não é possível "ver" a paisagem por conta dos vidros opacos dos vagões (pelo menos não percebi nenhuma poltrona com visibilidade para o exterior da cabine).

Porém, existe uma área aberta entre cada vagão que é possível permanecer durante todo o trajeto, onde se pode tirar fotografias, além de "papear" com os outros passageiros.

 

2) Refeições

Existe um vagão lanchonete onde é possível fazer suas refeições (lanche, almoço ou jantar), ou se preferir, existe um serviço de bordo que leva a refeição até você.

São refeições simples, os tradicionais PF's (pratos feitos), onde se paga R$ 9,00. Há salgados e lanches também.

Se você preferir, pode optar pelo comércio paralelo em cada parada. Nelas você pode comprar do próprio trem (só terá que esticar um pouco os braços....rs) um "bandeco", espécie de PF por R$ 4,00 (média). Além de frutas, milho, castanha e água, que são vendidas em garrafas pet reutilizadas.

 

3) Paisagem

Há muito verde para fotografar, porém o cenário não foi o principal do passeio, pelo menos para mim. Conhecer outras, principalmente da região foi algo divertido e interessantíssimo. Trabalhadores rurais, prestadores de serviço da Vale, pessoas viajando em caráter profissional, outras em caráter turístico, contam histórias e se divertem durante o trajeto.

 

4) Horário e tempo

Das anotações que fiz pude me certificar de que se pode "confiar" nos horários disponíveis no site da ANTT (http://www.antt.gov.br)

O trem chega e parte das estações no horário informado. Foram praticamente 10 horas de viagem, conforme planejado.

Apenas como registro, seguem os horários de partida de Açailândia e chegada nas estações:

 

Estação meus apontamentos

Açailândia 12h20m (saída)

Nova Vida 14h (chegada)

Presa de Porco 15h10m (chegada)

Altamira 15h45m (chegada)

Auzilândia 16h (chegada)

Mineirinho 16h20m (chegada)

Alto Alegre(Pindaré) (chegada)

Santa Inês 17h50m (chegada)

Vitória do Mearim 19h10m (chegada)

Arari 19h40m (chegada)

São Luis 21h55m (chegada)

 

5) Diversos

Os banheiros, pelo menos da classe executiva, são relativamente limpos, com papel toalha e sabão para as mãos, itens básicos que em muitas ocasiões o "empresário" brasileiro ou órgãos públicos dispensa como forma de economia ou desculpa como falta de verba.

Qualquer dúvida é só procurar pelos comissários do trem, muito prestativos e solícitos.

Ao chegar no destino final, de quem faz o trajeto do Pará para o Maranhão, a estação de São Luis dispõe de taxis ou se você preferir pode utilizar a linha de ônibus municipal, que confesso não ter utilizado pelo horário de chegada (22h), pela região e por estar sozinho.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Ola,

 

Dando uma olhada nos Relatos de Viagens - Brasil, descobri o seu post, muito bom.

 

::otemo::::otemo::::otemo::

 

Alguns anos atrás, já tive o prazer de fazer a viagem completa, muito interessante o contato que se tem com a população local.

 

Posta uma fotos, para matar as saudades, as minhas ainda são da era "pre-digital" e estão guardadas dentro de alguma "caixa de recordação"

 

Maria Emilia

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Aj, amei as fotos que vc me mandou. Mas dando uma olhada aqui no mochileiros eu percebi que a maioria do pessoal faz uma rota contrária à que pretendo fazer. Estou pensando em ir até São Luís e de lá começar minha mochilada em si, quero visitar Santo Amaro, depois vou ver os parentes do meu marido em Santa Rita, Penalva e Monção, aí sim pegar o trem em Santa Inês e partir para Marabá, de lá ir para Belém e Algodoal. Porém, começo a pensar na possibilidade de começar o passeio em Belém e terminar no Maranhão, o que vc acha?

Um abraço.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 5 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...