Férias no Ceará (7 dias)!

Após muitas pesquisas no mochileiros reuni as melhores dicas e parti com destino ao CEARÁ para as minhas merecidas férias ::mmm:

Comprei minhas passagens um mês antes com valores bem abaixo para o período. Como julho é alta temporada, o preço das passagens sobem bastante. Consegui comprar as minhas por incrivéis R$ 220,00 cada trecho (Acreditem... tá barato!). Quando viajo gosto de fazer minha programação para não perder nem um minuto, ainda mais que minha viagem seria de apenas 01 semana.

Resumindo... minhas férias no Ceará foram ótimas... Quero agradecer primeiramente a todos que me ajudaram e orientaram com relação as melhores praias, pontos turísticos, entre outros. Por isso... muito obrigada ::otemo::

Agora chegou a hora de compartilhar a minha aventura por terras cearenses. Foi apenas uma semana mas acredito que aproveitei ao máximo dentro dos meus limites.

Segue abaixo o roteiro seguido:

1º dia (28/07/2010) -> Dia: Centro de Fortaleza, Praia do Futuro - Noite: Forró do Armazém

2º dia (29/07/2010) -> Dia: Beach Park - Noite: av. Beira-Mar

3º dia (30/07/2010) -> Dia: Passeio das 03 praias (Morro Branco, Praia das Fontes, Canoa Quebrada) - Noite: Lupus Beer, Forró do Mambo

4º dia (31/07/2010) -> Dia: Jericoacoara (Praia de Jeriocoacoara, Duna Pôr-do-Sol) - Noite: Show de Reggae (Tribo de Jah)

5º dia (01/08/2010) -> Dia: Jericoacoara (Tatajuba, Mangue Seco, Guriú)

6º dia (02/08/2010) -> Dia: Jericoacoara (Passeio das Lagoas, Praia do Preá) - Noite: Bar do Pirata

7º dia (03/08/2010) -> Dia: Praia de Cumbuco

[t1]1º DIA[/t1]

Parti de Manaus no dia 28/jul às 02:10 da madruga. Cheguei em Fortaleza por volta de 06:30 da manhã (lá o fuso é uma hora mais tarde). Pegamos um taxi (R$ 32,00) com destino ao hotel que reservamos: Agua Marinha (vou abrir um parágrafo só para falar da hospedagem).

Antes de viajar pesquisei inúmeros hoteis em Fortaleza priorizando principalmente a localização e o preço. O Agua Marinha foi o que mais me chamou a atenção. Além da localização privilegiada (av. Almirante Barroso, na praia de Iracema, pertíssimo do Centro), o local é ótimo...funcionários bem atenciosos muito, café da manhã maravilhoso, local aconchegante e limpo. Pagamos R$ 105,00 a diária quarto duplo, mas uma vez não esquecendo que ainda era alta termporada.

Deixamos nossas coisas no hotel e partimos para nossa caminhada pelos pontos turísticos. Detalhe: fizemos tudo numa manhã e a pé. O centro de fortaleza é bem fácil de andar e tudo é bem próximo. Primeiro tomamos nosso café nessas barraquinhas no centro mesmo e, depois fomos ao Mercado Central, um lugar ótimo para quem gosta de artesanato e fazer comprars, é claro. São mais de 03 andares de muitas variedades e ofertas. Comprei algumas coisinhas (biquine, vestidinho de praia, chapéu) e em seguida fomos à Fortaleza Nossa Sra. de Assunção (em frente ao Mercado Central). Lá um militar te acompanha e mostra um pouco da história de Fortaleza... legal que não paga nada. Depois de uma pequena caminhada chegamos a praça dos Mártires, a mais antiga de Fortaleza, um local com vista para o mar e que vale a pena dá uma passadinha. Próxima parada: Centro de Turismo, onde funcionava uma antiga Cadeia Pública. Lugar muito legal também com uma ótima água de coco e várias opções de artesanato. Mais uma caminhada e chegamos ao Museu do Ceará, cuja entrada é gratuita. Fizemos uma visita bem rápida, já que nosso tempo estava contado. Pra quem tiver mais tempo acredito que vale a pena visitar todas as galerias e ler os banners. Em seguida fomos em direção ao Teatro José de Alencar. Por uma pequena taxa de R$ 4,00 fizemos a visita com guia de aproximandamente 40 minutos. Conhecemos todo o espaço do teatro inclusive o camarim dos artistas. Muito lindo mesmo! Nossa última parada antes do almoço: Catedral de Fortaleza, uma das igrejas mais lindas que já vi... enorme e com uma arquitetura de deixar queixo caído.

Como ninguém é de ferro demos uma paradinha na Av. Monsenhor Tabosa para almoçar. Detalhe: a alimentação em Fortaleza é muito barata... adorei! Após repor as energias passeamos um pouquinho pelo shopping aberto que há nesta rua. Só achei o preço das coisas meio salgado :?

Agora chegou a melhor hora: as praias. Pegamos um busão (os onibus em fortal são bem confortáveis, não demoram muito para passar, pelo menos os que vão para a praia, e a passagem custa R$ 1,80) e seguimos para a praia do Futuro, mas especificamente, a barraca Crocobeach. Este é um complexo que possui lojas, parque aquáticos e diversas outras opções de entretenimento. Tomei finalmente o banho de mar que tanto esperava...

Praia do Futuro

Obs. importante: enquanto descansávamos numa barraquinha um moço chegou conosco perguntando se não gostaríamos de comprar os bilhetes para o Beach Park com o preco mais baixo. Nós, na nossa incansável busca por liquidações aceitamos. Ele nos encaminhou a uma van e disse que terímos o desconto caso conhecêssemos um hotel novo na cidade. Inocentemente aceitamos!!! Chegando ao tal hotel tivemos que nos cadastrar e aguentar por quase duas horas uma vendedora enchendo nosso saco para que comprássemos o tal apartamento. Conselho: não caiam nessa... pois não vale a pena perder 02 horas das suas férias por um desconto de R$ 22,00 no ingresso p/ Beach Park (valor real do ingresso R$ 110 adulto).

Noite caindo, stress passado, ingresso pro Beach Park já garantido, nos dirigimos ao hotel, tomamos apenas um banho rápido e fomos atrás de algo para comer. Escolhemos uma rua bem próxima ao nosso hotal, praticamente do lado. O local era bem agitado só que, detalhe: lá a prostituição rola solta. Bem que falaram que em Fortal tinha muito disso. Fiquei horrorizada!!! Nunca vi tanta prostituta e gringo num só metro quadrado. Comemos um pizza muito boa por sinal (R$ 25,00) e, após recomendação da garçonete, escolhemos encerrar a noite no Forró do Armazém. A casa é otima com um som de alta qualidade

e muita gente bonita. Outro detalhe: lá também você encontra muitas prostitutas e gringos atrás destas. Por volta de 02:00 da madruga voltamos para o hotel para uma merecida cochilada...

Gastos:

R$ 480,00 - Passagem (Ida e Volta)

R$ 210,00 - Hospedagem Fortal

R$ 32,00 - Taxi (Aeroporto ao Hotel)

R$ 04,00 - Café da Manhã

R$ 10,00 - Almoço

R$ 4,00 - Visita ao Teatro José de Alencar

R$ 20,00 - Ingresso Forró do Armazém

R$ 1,80 - Passagem de busão

R$ 15,00 - Pizza a noite

Maura Regina,

Fico feliz que você gostou da minha terra. Quase nos esbarramos lá pois cheguei na terça 27/08 para ficar uma semana com minha mãe. Sei que a gente não faz turismo na própria terra mas não deixei de ir ao Mercado Central na mesma manhã que você estava lá, para comprar umas encomendinhas para os amigos daqui de Brasília.

Abraços

Patricia

Oi patrícia, gostei mt da sua terra oh! Que lugar maravilhoso. E isso que escrevi foi só o 1º dia. Continuando...

[t1]2º DIA[/t1]

Chegou o dia de conhecer o Beach Park. No hotel mesmo reservamos o translado para o Beach Park. Acredito que na maoria dos hotéis há essa relação com empresas de turismo. Achei o preço bem em conta (R$ 25,00 por pessoa, ida e volta). Fechamos com a empresa Mandacarú, essa eu recomendo, os guias são ótimos, super simpáticos e engraçados, os ônibus são confortáveis e você não precisa se preocupar com nada uma vez que eles te pegam na porta do hotel. Às 09:00 hrs seguimos p/ Beach, lembrando que o parque só abre às 11:00 hrs, sobra então um tempinho para curtir a parte da praia do Parque, lindíssima por sinal.

Praia do Beach Park

Alugamos um armário para deixarmos nossas coisas (R$ 12,00, carinho hein!) e fomos para a farra. Sem brincadeira, era tanta coisa para ver que esqueci até de almoçar. Recomendo se prepararem pois as coisas no Beach Park são caríssimas, um churros é R$ 6,00, um sorvete corneto é R$ 10,00, absurdo!!! :?

Uma certeza... aproveitei tudo que tinha que aproveitar em apenas um dia no Beach Park. Detalhe: Foi tudo na correria! Às 17:00 seguimos em direção ao hotel (mortos de cansados).

À noite fomos conhecer a tão famosa Av. Beira-Mar... andamos... andamos e andamos. A caminhada é tão prazerosa que você nem senti o cansaço. Para percorrer toda a extensão da orla, desde a Praia de Iracema até a Praia do Mucuripe levamos uns 50 minutos. Paramos para comer o famoso camarão com alho e oléo. Em Fortal o camarão é bem barato (R$ 12,00 kg) comparado ao preço de Manaus que chega a R$ 35,00 ou mais. Lá o esquema é o seguinte: você compra o camarão e corre p/ uma barraquinha para fritar o camarão (R$ 5,00, por um kg). Após muitos e muitos camarões... fechamos a noite totalmente cansados.

Insano - BeachPark - Eu desci!!!!

R$ 88,00 - Ingresso Beach Park

R$ 25,00 - Transfer para Beach Park (Empresa Mandacarú Turismo)

R$ 13,00 - Gastos no Beach Park

R$ 12,00 - Locação do Armário

R$ 16,00 - Camarão na Beira-Mar

[t3]3º DIA[/t3]

Na sexta marcamos o passeio para o litoral Leste novamente pela empresa Mandacarú. Pelo valor de R$ 50,00 pudemos conhecer as 03 principais praias desse litoral: Praia de Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada. Seguimos no ônibus até a primeira praia, Morro Branco, município de Beberibe.

Praia do Morro Branco

A agência oferece as seguintes opções: seguir de onibus até a Praia das fontes ou alugar um buggy por R$ 35,00 e conhecer todo o litoral da Praia de Morro Branco até a Praia das fontes, passando pelo labirinto das Falésias, Praia do Diogo, Lagoa do Uruaú, Fonte da Juventude, Gruta Mãe D'Agua. Com certeza a 2º opção valeu muito mais a pena. O passeio foi maravilhoso!!!

Pegamos novamente o ônibus e seguimos para Canoa quebrada. Em pleno Ceará encontrei a Broadway, um rua com arquitetura muito simpática e que, dizem, bomba à noite. Infelizmente não pude conhecer a noite de Canoa Quebrada. O guia marcou com o grupo na Barraca Chegue Mais, que por sinal possui ótimas variedades de pratos e comida muito boa, com preços bem em conta. Alugamos um armário (R$ 5,00) e fomos fazer o passeio de jangada (R$ 10,00 por pessoa), esse vale a pena. Até de jegue eu andei (R$ 5,00). Perto da praia fica um suíço que pratica parapente. Valor para dar uma voltinha com ele por 15 minutos: R$ 60,00. Infelizmente não tinha levado dinheiro suficiente para tal aventura.

Às 16:00 hrs retornamos para Fortaleza. Acredito que um dia é suficiente para conhecer as 03 praias, isso para quem não gosta de ficar muito tempo numa só praia (meu caso).

Passeio de jangada em Canoa Quebrada

À noite fomos conhecer o Lupus Beer. Sorte nossa que sexta tem show de humor. A casa estava lotada. Valor de entrada: R$ 24,90 com direito a rodízio de massa. Assistimos ao show do Papudinho, Rossicléia e Alex Nogueira. Me acabei de rir... os cearenses realmente sabem fazer humor. Após tantas gargalhadas resolvemos dar uma paradinha em algum lugar para balançar os eskeletos. Desistimos do Mucuripe Club pois nesta noite a entrada estava R$ 70,00. Entramos então no tal Forró do Mambo (na tal rua badalada que tinha falado). O lugar era ótimo, com 03 ambientes, a boate bombando, casa lotada. Detalhe: 60% gringos e 39,99% prostitutas, os outros 0,01% era eu e meu namorado! hehehehehe ::lol4::

Gastos:

R$ 50,00 - Transfer Passeio 03 praias (Empresa Mandacarú Turismo)

R$ 35,00 - Passeio de Buggy pelas praias de Morro Branco e Praia das Fontes

R$ 27,00 - Almoço (p/ 02 pessoas)

R$ 10,00 - Passeio de Jangada

R$ 5,00 - Passeio de Jegue

R$ 20,00 - Taxi (Hotel ao Shopping Iguatemi)

R$ 25,00 - Entrada para a Lupus Beer

R$ 0,00 - Ingresso Forró do Mambo (Devia ter desconfiado... entrada de graça kkkk)

[t1]4º DIA[/t1]

Estava prestes a conhecer um dos lugares mais bonitos que existem na face da Terra: Jericoacoara! O lugar é realmente lindo... areia para todos os lados, vários restaurantes e cafés com decorações bem coloridas, muitas varandas com redes onde você pode dormir sem se preocupar com violência, gente de todo canto do Brasil e do mundo... um verdadeiro paraíso. Achei o cenário bem parecido com aquele filme do Leonardo de Caprio: "A Praia". Quando digo isso me refiro às várias pessoas que conhecemos lá que largaram tudo para ir ter uma vida tranquila em Jeri... realmente incrível... é de dar inveja.

Praia de Jeri

A distância favorece esse paraíso a permanecer intacto. Pegamos o ônibus em Fortaleza às 08:30 hrs na av. Monsenhor Tabosa. Detalhe: compramos nossas passagens pela internet mesmo no valor de R$ 50,00. Entramos em contato pelo mail passagens@redencaoonline.com.br e eles nos informaram sobre horários e preços bem direitinho. Após 4 hrs de estrada e mais 1 hr de jardineira finalmente chegamos a Jeri. Fomos logo atrás da nossa pousada... fica a dica: Pousada do Pauba... pelo pequeno preço de R$ 40,00 a diária quarto duplo (sem café da manhã). Muito bom o local e bem na rua Principal. Após recomendações fomos almocar no Bistrogonoff, comida de primeira e com preço bem em conta... recomendo!!! Caminhamos pela vila, o que não demora muito já que tem apenas 5 ruas paralelas... e paramos na praia de Jeri... lindo lindo lindo... Às 17:00, todos sobem a Duna para ver o por-do-sol... magnífico!!!

Pôr-do-Sol

Sorte nossa que neste sabado houve o show do Tribo de Jah na inauguração de uma pousada. Compramos o ingresso (R$ 15,00) e pudemos assistir um verdadeiro show de reggae!!! Outra dica: um ótimo lugar para merendar, tomar um cafezinho é o Café Brasil, bem em frente ao Bistrogonoff... show de bolaaa!!! ::otemo::

Gastos:

R$ 88,00 - Passagem Jericoacoara (Ida - R$ 50,00 e Volta - R$ 38,00 )

R$ 15,00 - Almoço (Bistrogonoff)

R$ 15,00 - Ingresso Show do Tribo de Jah

R$ 10,00 - Lanche no Café Brasil

[t1]5º DIA[/t1]

Após um delicioso café da manhã que tomamos na Padaria da av. Principal. Seguimos para a Lagoa da Torta em Tatajuba no municípo de Camocim...

Alugamos um buggy no valor de R$ 140,00 por pessoa, o que deu R$ 35,00 pra cada. Não achei caro, uma vez que o passeio durou praticamente o dia todo (das 09:30 hrs até 16:30 hrs). O roteiro é o seguinte:

Primeiro demos uma paradinha para conhecer o berçario dos cavalos-marinhos. Pelo valor de R$ 10,00 por pessoa pegamos uma canoa e passeamos por cerca de 30 minutos.

De volta ao buggy seguimos pelo litoral. No meio do caminho nos deparamos com uma atravessia de balsa... A atravessia é bem rápida e só cabe um buggy na jangadinha que é levada por nativos com uns paus de madeira, que tocam o fundo do lago, bem legal!!!

No caminho passamos por Mangue Seco, Guriú e também a famosa vila que foi soterrada pelas dunas. Legal que tem uma senhora moradora de Tatajuba que conta toda a história da vila. Após inúmeras fotos e uma parada na Duna do Funil para descer de eskibunda (só desci uma vez, já que levei praticamente uns 15 minutos para subir de volta e cheguei totalmente esgotada ::mmm:... ) ... chegamos finalmente na Lagoa da Torta em Tatajuba. Ficamos lá por cerca de 2 horas, tempo suficiente para comer um peixinho maravilhoso (pagamos aproximadamente R$ 20,00 cada) e atravessar de Jangada até a tirolesa do outro lado da Lagoa (valor R$ 7,5 por pessoa)... este eu recomendo!!! Adorei o famoso tucun, uma espécie de rede que fica meio que submersa na lagoa. Dá vontade de deitar e não sair mais. ::otemo::

Lagoa da Torta

Infelizmente às 15:30 tivemos que voltar. Mas a aventura ainda não havia acabado. Muitas pessoas aqui do mochileiros recomendaram o passeio de quadriciclo e eu fiquei com muita vontade de fazer. Tivemos a sorte de conseguir um passeio bem em conta (R$ 80,00 p/ duas pessoas) com a duração de 01 hora. Foi emocionante, nunca havia dirigido um quadriciclo na vida... e o cenário era de dar inveja: o litoral da praia do préa com o pôr-do-sol de fundo..nossaaaa... inesquecível.

Praia do Preá

Após tantas aventuras, paramos para descansar e assistir o jogo Vasco x Flamengo no ZChopp Snack Bar na av. Principal. Fica a dica: peçam a sopa de feijão de lá (R$ 4,00)... uma das mais gostosas que já comi. Bem pertinho do ZChopp tem uma pizzaria show de bola.. é bem pequininha e tem vários sabores de pizza, algumas inclusive levam os nomes das praias de Jeri!!! ::cool:::'>

Gastos:

R$ 5,00 - Café da manhã na padaria (rua Principal)

R$ 35,00 - Passeio de Buggy para Guriú, Mangue Seco, Tatajuba

R$ 5,00 - Eskibunda

R$ 7,50 - Tirolesa

R$ 5,00 - Aluguel da Prancha

R$ 20,00 - Almoço

R$ 40,00 - Passeio de quadriciclo na Praia do Preá

R$ 10,00 - Pizza

[t1]6º DIA[/t1]

Este dia foi, com certeza, um dos senão o melhor desta viagem maravilhosa. Fomos conhecer o outro lado de Jeri: as Lagoas do Paraíso e Azul.

Demos muita sorte de conhecer um casal de cearenses super legais no passeio a Tatajuba, no dia anterior. Eles nos ofereceram carona para Fortaleza no carro deles. Sem perder esta oportunidade vendemos logo nossas passagens (o que não foi difícil) que já estavam compradas e com este dinheiro contribuimos com a gasosa e adicionando mais uns $ trocadinhos $ também pagamos o guia que iria nos levar às lagoas. O passeio nas lagoas foi muitooooooooo bommm... adorei tudooo!!! ::otemo:: Primeiro fomos à Lagoa Azul: o nome faz juz ao lugar. A água é super transparente... linda que só vendo. Após várias fotos e um passeio de caiaque partimos em direção à Lagoa do Paraíso. Na verdade, a lagoa é só uma... só que na primeira temos que pegar uma jangada e ficar tipo numa ilha e a segunda fica para o outro lado.

Lagoa Azul

A Lagoa do Paraíso consegue ser ainda mais bela que a primeira, um verdadeiro espetáculo da natureza ::cool:::'> . Almoçamos no único restaurante do lugar, que por sinal possui um peixe maravilhoso, e olha que não sou fã de peixe. Pagamos aproximandamente uns R$ 20,00 por pessoa por um almoço magnífico que valeu muito a pena. ::otemo::

Lagoa do Paraíso

Às 16:00, já muito cansados pegamos a estrada de volta à Fortaleza. A viagem foi longa, cerca de 03 horas de duração. Mas o cansaço não nos venceu... ::lol4:: . Compramos o ingresso no hotel mesmo (R$ 25,00) e fomos curtir o tão famoso Bar do Pirata. Nossa... agora entendo porque falam tanto deste lugar... eu que gosto muito de festa... adoreiiiii!!! A banda do Pirata arrebenta. Tirei minha últimas forças e dancei pacas!!! ::hahaha::

Este dia foi realmente maravilhoso.

R$ 05,00 - Café da Manhã na padaria do Santo Antônio

R$ 25,00 - Almoço

R$ 2,00 - Travessia de balsa na lagoa

R$ 5,00 - Caiaque

R$ 15,00 - Lanchonete Bebelu

R$ 25,00 - Ingresso do Pirata Bar

Oi Maura Regina,

Gostei do seu relato, ri demais quando soube que você foi parar no Mambo ::lol4:: . Você tava no mei da putaria como diz o cearense.

O armazém até que é aceitável mas na rua do lado tinha boates mais legais. Tem também uns forrozim que rolam às quintas e sextas em outros locais que são bem legais.

Que bom que tenha gostado da minha cidade, eu moro pertinho do hotel que você estava.

Da próxima vez que você vier tem conhecer o lado das serras que também é muito bom.

[t1]7º DIA[/t1]

No último dia de nossa viagem já estávamos totalmente esgotados mas não o suficiente para fazermos nosso último passeio. Foi uma escolha difícil já que entre as principais praias faltava conhecer Mundaú, Lagoinha e Cumbuco. Após inúmeras incertezas batemos o martelo. Destino escolhido: Praia de Cumbuco. Principal motivo da escolha: A praia fica bem próximo de Fortaleza e, como nosso voô sairia à noite chegaríamos a tempo para dar mais uma voltinha pela Beira-Mar.

Mais uma vez fizemos o passeio pela agência Mandacarú (R$ 25,00 por pessoa). No geral, a praia de Cumbuco é bem legal para quem gosta de aventura (meu caso!). O passei de buggy é massa (R$ 35,00 por pessoa), mas sugiro escolher o passeio com emoção, este é reallllllllllllllllmente emocionante ::ahhhh:: . O guia desce as dunas com inclinações de quase 90º (será que estou exagerando?)... pára para tirar algumas fotos, nos leva para o eskibunda (R$ 5,00) que no final tem um lago maravilhoso... resumindo... vale muito a pena. Terminado o passei de buggy com duração de aproximadamente 02 horas fomos fazer o passeio de jangada (R$ 10,00) e aproveitei para dar o meu último mergulho no mar.

Eskibunda

Às 16:00 em ponto saímos de Cumbuco e voltamos ao hotel... Aí vem a parte mais triste... arrumar os bagulhos para voltar para casa!!!

Antes de irmos para o aeroporto demos uma última caminhadinha pela beira-mar e torramos todo nosso dinheiro que sobrou com coisinhas da Feirinha da Beira-Mar. Fica a dica: por recomendação fomos merendar na lanchonete Bebelu... nossa......... adorei os sanduíches de lá, perguntei até do gerente o porque de eles não abrirem uma filial em Manaus ::hãã2:: . Séria ótimo!!! Muito meLhor que Mc' Donalds, Bob's, entre outros enlatados!

Orla de Iracema

Conclusão: Ceará é um estado maravilhoso, com praias belíssimas e um povo super acolhedor. Só me arrependo de uma coisa... de não ter ido lá antes!!! Pretendo voltar em breve... se Deus quiser!!! ::hahaha::

Gastos:

R$ 35,00 - Transfer Praia de Cumbuco (Empresa Mandacarú Turismo)