Ir para conteúdo

O que levar na mochila? Qual mochila levar? Aqui uma sugestão


Posts Recomendados

  • Membros

Essa pergunta é recorrente na cabeça de todo viajante de primeira viagem, e também dos viajantes mais experientes.

Eu vou passar aqui uma sugestão com a intenção de apresentar uma idéia diferente da maioria das listas de coisas e mochilas que vejo por aqui no mochileiros.com. Não pretendo causar polêmica nem dizer que as minhas sugestões são a pura verdade. Cada mochileiro sabe o que é melhor pra si, mas também sabe que é bacana ver vários pontos de vista para poder enxergar melhor o mundo que nos cerca.

1. Tamanho da Mochila

Eu recomendaria entre 25L e 30L. Este é o tamanho ideal, assim você não consegue por muita tralha dentro, e no fim das contas ela vai pesar menos de 10Kg. Como consequência, você não precisará despachar bagagem, vai só com bagagem de mão. Isto é muito extremamente demais de legal. Você economiza muitíssimo tempo por não despachar, depois não precisa retirar, não tem risco de extraviar, é mochila urbana, então dá menos vista que é turista. Não que um quase-albino como eu vai passar por nativo em La Paz, mas no mínimo o taxista vai pensar que você já mora ali e vai te cobrar só 50% a mais, ao invés de 200% a mais.

Com uma mochila deste tamanho você consegue subir e descer escadas, e o principal, se for preciso você pode correr. Seja para alcançar o trem, ou para fugir de uma confusão. Isto já me salvou muitas vezes.

 

2. O que levar na mochila

Isto vai variar muito de acordo com o estilo do mochileiro (ou mochileira). Eu sou minimalista então eu foco em alugar tudo que seja pesado pra não precisar carregar. É bom citar que você já vai vestindo parte da sua bagagem (sim, a calça jeans, camiseta e blusa que você está vestindo) e que isso é legal pois não precisa estar na mochila. Por esta razão não tem casaco na lista, eu estou vestindo ele :D

 

Aqui a lista do meu último mochilão pra Colômbia.

1. Toiletries (tudo menos de 100ml ou 100g) - escova dental, creme dental, perfume, desodorante, creme de barbear, protetor solar, sabonete, barbeador, mini corta-unhas.

2. Eletrônicos - carregador do celular, celular, cabo USB. No meu caso, tenho que levar um notebook, pois trabalho remotamente pela internet, e preciso trabalhar durante as férias)

3. Calçados - 1 tênis sola baixa, 1 havaianas

4. Cuecas e meias - 4 cada

5. Roupas - 2 camisetas algodão, 2 dry fit, 1 manga longa, 1 calça cargo

6. Passaporte, CIVP, cartões, papel impresso com lista de hostels reservados e vôos comprados. Poderia ter levado a identidade, mas daí não teria carimbo no passaporte :D

7. Toalha de rosto (Os albergues tinham toalhas, mas se precisasse poderia me secar com essa mesmo)

8. Óculos de sol

 

Peso Total: 8Kg

Para a próxima viagem vou trocar o computador por um menor e mais leve ( O atual pesa 2.5kg!!!!), e talvez eu chegue próximo do meu objetivo final que é 5kg.

 

É isso, todos por favor sintam-se a vontade para passar dicas e informações e como viajar com menos coisas e menos peso também,

 

Aqui uma imagem da minha mochila:

mochila.JPG

 

Abração,

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Lega sua resposta cara, gostei porem essas suas dicas se aplicam somente a algumas viajens de no maximo uma semana tendo onde dormir, com fogão..agua a disposição ..

 

Acho mt inadequado para mochilar de verdade.. fou fazer uma grande viajem de 1 a 2 anos e comprei uma mochila de 92L dos quais vou usar em media 80.. mas minhas ultimas viagens mochilão foram de aproximadamente 10 dias e eu fiz com uma de 60L e da pra se dizer que ficou justa..pesando 11kg..contendo barraca, itens médicos, higiênicos , vestuários, de sobrevivência e micro kit cozinha.. + saco de dormir que ficou por fora...

 

Gostei do tópico só achei que você devia especificar o tipo da mochilada.. pq ja penso neguinho c taca e um trekking de 7 dias com uma mochila de 30L..haha acho q ia falta alguma coisa ioeuahiouaeh

 

grande abraço =DD

Link para o comentário
  • Membros
Lega sua resposta cara, gostei porem essas suas dicas se aplicam somente a algumas viajens de no maximo uma semana tendo onde dormir, com fogão..agua a disposição ..

 

Bom, eu já fiz alguns mochilões entre 20 a 30 dias com esta mochila. Na verdade poderia tranquilamente passar anos com ela.

O segredo está na reutilização dos itens na sua mochila.

Por exemplo, digamos que você vá para uma viagem de 30 dias.

Você pode levar 30 cuecas, 30 camisetas, 30 pares de meias e 30 calças jeans. Isso daria uns 30kg de roupas mais ou menos.

Ou você pode levar roupas para 5 dias e lavar as mesmas no caminho. Já reduz de 30kg para 2kg.

Mas concordo com você, se alguém vai se enfiar na floresta amazônica por 60 dias, talvez precise levar uns itens a mais.

 

Para o meu próximo mochilão quero ver se consigo baixar o peso total para 5kg :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

oieuhioEHOeh... poiseh...vai depender muito das condições do ambiente onde você vai ficar. E não é nem pelo fato de re-utilização mas sim do que você possa a vir precisar...

 

5 kg? nao precisa nem de mochila..pode fazer teu mochilão com pochete então haha

 

Abração.. boas viagens..

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Amigos Mochileiros, agora dia 21/12, saio em uma viagem que partira de Curitiba/PR, com destino a São Luiz/MA, de lá farei todo o litoral do nordeste a pé, de voadeira, de 4x4, buggy, e outros transportes disponibilizados por lá, com destino a Fortaleza, o Primeiro trecho, já é um velho conhecido aqui do site, a famosa "Rota das Emoções", com termino em Fortaleza... de Fortaleza seguirei de carro até meu destino final em Salvador/BA... Minha principal dúvida... O que levar? Sou mochileiro novato, só fiz trechos curtos de no máximo 2 semanas, agora que passarei um mês estou em dúvida... Lembrando que meu espaço é limitado a uma Crampon 77 da Trilhas e Rumos

 

Estou levando de roupas;

 

8 bermudas d'água

4 camisetas

5 regatas

6 cuecas

4 pares de meia

1 par de chinelos

1 óculos oakley

 

na necessáire;

 

1 escova

1 pasta

1 saboneteira

1 sabão em pedra, para lavar as roupas usadas;

1 shampoo

1 condicionador

4 protetores solar

1 gel pós sol em caso de queimaduras

1 fio dental

 

e no geral;

 

1 lençol casal(alguns albergues cobram a roupa de cama)

1 toalha dry de secagem rápida

1 toalha esportiva speedo

2 bermudas de pressão(aquelas de jogar futebol, que são ótimas para evitar assaduras)

3 sungas

 

Será que isso dá? Ou exagerei nas coisas? ::sos::

 

Vlw Amigos!!!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Estou levando de roupas;

 

8 bermudas d'água

4 camisetas

5 regatas

6 cuecas

4 pares de meia

1 par de chinelos

1 óculos oakley

e no geral;

 

1 lençol casal(alguns albergues cobram a roupa de cama)

1 toalha dry de secagem rápida

1 toalha esportiva speedo

2 bermudas de pressão(aquelas de jogar futebol, que são ótimas para evitar assaduras)

3 sungas

 

Será que isso dá? Ou exagerei nas coisas? ::sos::

 

euheuheu...entao cara...eu acho que voce exagerou muitooooo...pra que tanta roupa? IUHEHEOhEOU

 

Eu to viajando a 3 meses com 2 camisas 2 calcas 2 calcoes e 1 casaco eaoiuheaiouea

 

No seu caso, contando com um pouco de vaidade eu levaria...

 

4 bermudas d'água

3 camisetas

3 regatas

4 cuecas

3 pares de meia

1 par de chinelos

1 óculos de qualquer marca haha

 

1 lençol casal(alguns albergues cobram a roupa de cama) (Nao levaria)

1 toalha dry de secagem rápida

1 toalha esportiva speedo

2 bermudas de pressão(aquelas de jogar futebol, que são ótimas para evitar assaduras)

2 sungas

 

 

e olha que eu exagerei tambem...mas no final suas costas agradessem hahah...

 

abracao

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...