Passo a passo para fazer a Trilha da Pedra da Gávea no Rio de Janeiro

A trilha da Pedra da Gávea foi a minha melhor e mais dolorida experiência no Rio de Janeiro, com toda certeza foi a vista mais linda que meus olhos já tiveram até hoje.

A trilha da Pedra da Gávea é cansativa e relativamente difícil, vai depender do seu condicionamento físico, mas acredite: quando você chegar lá em cima, todos os seus esforços físicos e mentais serão recompensados. A beleza é indescritível em 360 graus, não importa onde você olha, você terá a mais bela visão da natureza e todo o seu esplendor junto com a cidade maravilhosa.

A trilha da Pedra da Gávea vai fazer valer cada gotinha de suor, cada tombo, cada arranhão, cada gole de água, a dor no dia seguinte, tudo vai valer a pena! Vamos ao relato de como sobreviver a Trilha da Pedra da Gávea? Prepare-se para fazer a trilha com o visual mais bonito do Rio de Janeiro.

Fomos de carro até a estrada do Sorimã na Barra da Tijuca, ao final dessa entrada tem um condomínio que dá o acesso ao Parque Nacional da Tijuca, você pode entrar de carro que ao final da rua tem um estacionamento antes de entrar no parque, a trilha da Pedra da Gávea começa pelo Setor C, no lado direito de um portão verde.

Meu amigo (que apesar de morar no Rio de Janeiro nunca tinha feito a trilha da Pedra da Gávea antes) e eu fomos quase os primeiros a chegar, tinha mais 4 pessoas esperando lá para entrar, pois o parque ainda estava fechado, e segundo o guarda só abriria as 8 da manhã. Fomos cedo, para não pegar o sol muito quente do meio dia, então o detalhe era que ainda faltava 5 minutos para as 7:00.

Os primeiros 40 minutos na trilha da Pedra da Gávea foram os mais tranquilos e os mais cansativos, é uma subida íngreme que não dá trégua, quase que uma escadaria de troncos e raízes, muito cuidado com o joelho, principalmente na descida, força bastante. Em alguns pontos você tem que escalar pelas raízes das arvores.

Depois vem uma pedra escorregadia que você também quem te escalar com a ajuda de alguns cabos de aço e correntes que foram colocados para ajudar na subida. Paramos algumas vezes para tomar água, lembre-se de se manter sempre hidratado. Logo 3 rapazes nos encontraram na trilha, era engraçado porque sempre que eles paravam para descansar a gente passava eles, e quando nós parávamos para tomar água e descansar eles nos passavam e foi assim a trilha toda.

Alguns minutos depois chegamos a Pedra do Navio, onde forma uma gruta. Depois daqui a subida fica ainda mais íngreme, uns 10 minutos a frente terá outra escalada por pedras ainda mais escorregadias, as pedras estão molhadas porque no final delas tem uma bica, com água potável, muito útil na volta para reabastecer as garrafas! Aproveite para se refrescar que a aventura está apenas começando. Quando você chegar neste local, estará na metade do caminho da trilha da Pedra da Gávea.

Na bica encontramos um senhor supersimpático, que trabalha a muitos anos na carrasqueira da trilha da Pedra da Gávea (continue lendo que te explico o que é a carrasqueira logo a frente), fomos conversando e subindo com esse senhor que estava indo trabalhar, desaceleramos um pouco o passo, o que ajudou a respirar melhor.

Esse senhor trabalha resgatando pessoas que não conseguem passar pela carrasqueira, ele as ajuda subir e caso elas não consigam ele as resgata e cobra R$ 20,00 pelo serviço. Mais uns 30 minutos andando e chegamos a uma bela vista: a Cabeça do Imperador! Nessa hora você para e pensa “caralho, como vamos subir lá no topo?”

Andamos por mais alguns metros com a trilha estreita e um precipício ao nosso lado até que chegamos a parte mais temida da trilha: a carrasqueira!

A carrasqueira é um paredão de pedras de aproximadamente 30 metros, nela é preciso fazer uma escalada de primeiro grau. Essa é a parte mais perigosa da trilha da Pedra da Gávea, muitas pessoas já morreram no local e milhares desistem quando chegam lá. Eu não seria uma delas! A carrasqueira exige muito mais força mental do que física.

Eu só tenho uma palavra para esse trecho da trilha da Pedra da Gávea: UAU!!! A adrenalina passa pelo teu corpo todo, fazendo o cérebro ficar 100% focado! Eu adoro essa sensação!

Chegou a minha vez de subir...

PARA CONTINUAR LENDO O RELATO COMPLETO ACESSE O LINK NO BLOG: http://sonhoseaventuras.net/como-sobreviver-trilha-da-pedra-da-gavea-passo-passo/

Espero que gostem! ::otemo::

Editado por Cheila Anja

Estou pensando em fazer esta trilha da seguinte maneira: chego lá logo de manhã e, quando abrir, vou seguindo algum grupo. Assim não precisa gastar com guia... o que acham? E, chegando na carrasqueira, se não conseguir subir contrato o serviço de rapel (vi num outro vídeo do youtube que cobram 60 reais).