Ir para conteúdo

(Ajuda! Muitas dúvidas) Primeiro mochilão Europa 2016 - agência ou sozinha?


Posts Recomendados

  • Membros

Fabiovs, obrigada pela resposta!

Realmente, imaginei que planejar por conta, com tempo, pode sair mais barato que por agencia.. E a gente pode perder tempo com coisa que talvez, no momento, não seja a mais interessante..

Vou dar uma olhada nesses walktours que você mandou, vai me ajudar muito!

Sobre os deslocamentos que vc citou... achei bem interessante, e vantajoso financeiramente. Você compra as passagens direto dos sites das cias aéreas, ou fica de olho por outros sites?

Sobre as cidades, realmente, minhas escolhas não são as mais fáceis.. Tenho que estudar o que tirar. O melhor seria tirar Barcelona, pelo visto.. Mas tenho tanta vontade de conhecer.. :/

Também sobre os dias, pensei contando chegada e saída também. Você acha que está muito apertado?

Enfim, muito obrigada pelas dicas!

 

Abraço!! :D:D:D

 

Eu nunca viajei com agencia para fora do brasil... mas no brasil eu fiz um passeio sem agencia em Petrópolis (RJ) e depois com agencia junto com meus pais...

 

sem agencia chegando na cidade eu paguei 50 reais (em 2009) pra um tio que leva as pessoas de "carruagem" explicando tudo da cidade... e parava nos pontos turísticos e ficava esperando quanto tempo fosse necessário...

 

fui de agencia de turismo com meus pais e, por exemplo, eu levei meus pais para ver o tumulo da familia real brasileira na catedral, pois tinha missa e a guia na fez questão nem de falar que existia os tumulos dentro da catedral porque estava com pressa, pois ainda chovia...

 

ou seja... você fica muito na dependencia dos guias... ou então se for um "city tour" dentro de um onibus você verá a cidade pelas janelas e se tiver sorte, estará do lado certo..

 

exemplo de diferenças agencia x mochilão:

em 2014 fiz Berlin, wolfsburg, amsterdam, rotterdam, paris, londres e dublin... gastei uns 12 mil com tudo além de compras (roupas e PS4).... os voos custaram 1800 reais na época... a CVC me cobrou 8400 só de passagens.

 

é claro que não estou considerando preço de pacotes...

 

eu particularmente acho que vale mais a pena o "mochilão de malas"... procure hoteis próximos a estação central ou metro e não precisará andar muito com ela...

 

você tem mais liberdade no roteiro...

 

existe "walk tours" gratuítas em várias cidades que você paga se quiser em várias cidades, exemplo: http://www.neweuropetours.eu/

 

sobre deslocamento nos trechos... dá uma olhada adiciona um voo dentro da europa além do ida e volta pro brasil... em várias cia aéreas não há diferença... por exemplos:

KLM / Airfrance: tem chegadas e saídas por amsterdam e Paris... se você fizer algum voo no meio do roteiro para essas cidades, não há diferença... exemplo: cheguei por paris com conexão para itália... o voo de nuremberg para paris não custou nada a mais, voltei pro brasil de amsterdam... os voos foram: Rio->Paris->Florença | Nuremberg->Paris | Amsterdam->Guarulhos

 

British Air: mesma coisa... voos com chegadas ou partidas por londres geralmente não aumentam valor... ir e voltar de SP por londres foi o mesmo preço que trajetos passando por londres: Guarulhos->Londres->Berlin | Paris->Londres | Londres->Dubin | Dublin->Londres->Guaruhos

eu acho que o custo benefício de ir pro conta bem melhor devido a quantidade ferramentas de informação e compras antecipadas na internet... inclusive eu vou em setembro com meus pais.. falei pra eles me levarem junto que será mais barato que ir de agencia...

 

TAP: Em setembro vou fazer: Porto Alegre->Lisboa | Lisboa->Amsterdam | Paris->Lisboa->Porto Alegre

 

trajeto Roma - Veneza... eu fui pra europa e fiquei em florença... é uma viagem de trem longa... eu conheci veneza mas dormi em Treviso... cidade a meia hora de Veneza...

 

Amsterdam - Paris tem cia Thalys de "trem bala"... muito bom

Paris - Londres: tem o eurotunel ou barca... eu fui de avião porque como eu disse... não aumentou o valor da passagem total...

 

o problema de barcelona na sua lista é que ela é bem contra mão.. só indo de avião para lá...

 

e sobre os dias em cada cidade... você esta contando os dias que tu chega e parte também? geralmente são dias que você não consegue aproveitar muito... conte com eles para programas leves e curtos...

 

dá uma olhada na procura de cia de viagem aqui no forum... quem sabe voces conseguem alguém com experiencia pra fazer a viagem junto!

Link para o comentário
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Adluis, entendi a questão de valores. Vou dar uma olhada, e mexer no roteiro, se ficar muito caro.. terei que tirar algo.

Vou dar uma pesquisada em valores, e nessa sua sugestão de deslocamento, achei legal.

Talvez eu corte Veneza, vá direto de Roma para Barcelona de avião, e siga o trajeto como você falou.

 

Obrigada pelas dicas! ;)

 

Depende muito dos locais que vocês escolherem para se hospedar, o que comer, quais passeios, etc... Mas com base na minha experiência e levando em conta que a mairia destas cidades é meio cara, eu estimaria o custo de uma viagem de uns 20 dias para estes locais em torno de 1.700 Euros por pessoa fazendo por conta própria sendo bem econômico, neste valor estariam inclusos hospedagem, alimentação passeios e deslocamentos entre as cidades. Passagens Brasil x Europa e baladas estariam fora deste valor.

 

O João já falou, não dá para fazer tudo de trem, tem alguns trechos onde teria que ser de avião. minha sugestão seria Veneza x Barcelona e depois Barcelona x Londres de avião ai o restante poderia ser feito de trem.

Link para o comentário
  • Membros

Sholiveira e Allan Pericles, valeu pelas dicas! Realmente, já desconsidero agência. O negócio vai ser fazer o dever de casa, estudar tudo por partes, e ir por conta... Ainda tenho tempo para isso.

Também achei o roteiro meio corrido, ainda mais contando tempo de deslocamento entre as cidades.. Precisa de tempo para aproveitar.

 

Obrigada!!

:wink::wink::wink:

Link para o comentário
  • Membros
Fabiovs, obrigada pela resposta!

Realmente, imaginei que planejar por conta, com tempo, pode sair mais barato que por agencia.. E a gente pode perder tempo com coisa que talvez, no momento, não seja a mais interessante..

Vou dar uma olhada nesses walktours que você mandou, vai me ajudar muito!

Sobre os deslocamentos que vc citou... achei bem interessante, e vantajoso financeiramente. Você compra as passagens direto dos sites das cias aéreas, ou fica de olho por outros sites?

Sobre as cidades, realmente, minhas escolhas não são as mais fáceis.. Tenho que estudar o que tirar. O melhor seria tirar Barcelona, pelo visto.. Mas tenho tanta vontade de conhecer.. :/

Também sobre os dias, pensei contando chegada e saída também. Você acha que está muito apertado?

Enfim, muito obrigada pelas dicas!

 

Abraço!! :D:D:D

 

Eu nunca viajei com agencia para fora do brasil... mas no brasil eu fiz um passeio sem agencia em Petrópolis (RJ) e depois com agencia junto com meus pais...

 

sem agencia chegando na cidade eu paguei 50 reais (em 2009) pra um tio que leva as pessoas de "carruagem" explicando tudo da cidade... e parava nos pontos turísticos e ficava esperando quanto tempo fosse necessário...

 

fui de agencia de turismo com meus pais e, por exemplo, eu levei meus pais para ver o tumulo da familia real brasileira na catedral, pois tinha missa e a guia na fez questão nem de falar que existia os tumulos dentro da catedral porque estava com pressa, pois ainda chovia...

 

ou seja... você fica muito na dependencia dos guias... ou então se for um "city tour" dentro de um onibus você verá a cidade pelas janelas e se tiver sorte, estará do lado certo..

 

exemplo de diferenças agencia x mochilão:

em 2014 fiz Berlin, wolfsburg, amsterdam, rotterdam, paris, londres e dublin... gastei uns 12 mil com tudo além de compras (roupas e PS4).... os voos custaram 1800 reais na época... a CVC me cobrou 8400 só de passagens.

 

é claro que não estou considerando preço de pacotes...

 

eu particularmente acho que vale mais a pena o "mochilão de malas"... procure hoteis próximos a estação central ou metro e não precisará andar muito com ela...

 

você tem mais liberdade no roteiro...

 

existe "walk tours" gratuítas em várias cidades que você paga se quiser em várias cidades, exemplo: http://www.neweuropetours.eu/

 

sobre deslocamento nos trechos... dá uma olhada adiciona um voo dentro da europa além do ida e volta pro brasil... em várias cia aéreas não há diferença... por exemplos:

KLM / Airfrance: tem chegadas e saídas por amsterdam e Paris... se você fizer algum voo no meio do roteiro para essas cidades, não há diferença... exemplo: cheguei por paris com conexão para itália... o voo de nuremberg para paris não custou nada a mais, voltei pro brasil de amsterdam... os voos foram: Rio->Paris->Florença | Nuremberg->Paris | Amsterdam->Guarulhos

 

British Air: mesma coisa... voos com chegadas ou partidas por londres geralmente não aumentam valor... ir e voltar de SP por londres foi o mesmo preço que trajetos passando por londres: Guarulhos->Londres->Berlin | Paris->Londres | Londres->Dubin | Dublin->Londres->Guaruhos

eu acho que o custo benefício de ir pro conta bem melhor devido a quantidade ferramentas de informação e compras antecipadas na internet... inclusive eu vou em setembro com meus pais.. falei pra eles me levarem junto que será mais barato que ir de agencia...

 

TAP: Em setembro vou fazer: Porto Alegre->Lisboa | Lisboa->Amsterdam | Paris->Lisboa->Porto Alegre

 

trajeto Roma - Veneza... eu fui pra europa e fiquei em florença... é uma viagem de trem longa... eu conheci veneza mas dormi em Treviso... cidade a meia hora de Veneza...

 

Amsterdam - Paris tem cia Thalys de "trem bala"... muito bom

Paris - Londres: tem o eurotunel ou barca... eu fui de avião porque como eu disse... não aumentou o valor da passagem total...

 

o problema de barcelona na sua lista é que ela é bem contra mão.. só indo de avião para lá...

 

e sobre os dias em cada cidade... você esta contando os dias que tu chega e parte também? geralmente são dias que você não consegue aproveitar muito... conte com eles para programas leves e curtos...

 

dá uma olhada na procura de cia de viagem aqui no forum... quem sabe voces conseguem alguém com experiencia pra fazer a viagem junto!

 

No dia de transito eu considero passeios nao tão desgastantes devido ao tempo ou cansaco... Exemplo... no dia de chegada em paris eh complicado voce fazer visitar a um museu... Tire para visitar a torre eiffel... Trocadeiro... Etc...

Eu vou chegar perto do meio dia em amsterdam... Unico passei certo sera a heineken experience, pois eh aniversario do meu pai... O resto do dia eh caminhar pela cidade... Jantar... Nada de entrar em museu...

Por esses motivos eu geralmente descarto dia de deslocamento como dia "util"... Depois que fechei os passeios nos outros dias eu vejo o que daria para deslocar...

 

Sobre passagens de aviao... Pesquiso nos sites que mostram todas as cia aereas... Achando preco bom eu compro direto no site da cia... Assim nao paga os encargos...

 

Eh interessantes tambem voce ter mais de um roteiro... Ia fazer uma viagem chegando pelo reino unido e voltando por berlin, inverti o rotiro e baixou uns 200 reais o valor (nao me pergunte o pq)...

 

Procura no google "melhores destinos".... Estao seguido publicando as promocoes que as cia fazem...

 

Sobre as passagens de trens... Da pra comprar direto no site das empresas... Voce vsi prcisar dar umas pesquisadas... Aqui no forum mesmo tem essas informacoes...

 

nem todas passagens de trens eu comprei antecipado... Todas dentro da italia foram em cima da hora ou então assim que chegava na cidade comprava o de volta...

 

As trajetos que comprei antecipado em sua maioria foram viagens internacionais:

Treviso - insbruck

Insbruck - munique

Munique - beyrouth

Berlin - wolfsburg

Wolfsburg - amsterdam

Amsterdam - paris

Paris - bruxelas (primeira classe com preco de economica, promocao)

Bruxelas - amstedam.

Link para o comentário
  • Membros

Oie fabiovs!

 

Entendi a dica dos passeios, relmente.. as datas de chegada cansam muito.. Eu acho que nesse tempo, deve dar para dividir, se não der, aumento dia..

 

Sobre passagens aéreas, já vi sobre esse melhores destinos... acesso toda semana, vamos ver o que dá.

 

As passagens de trem que li que se vc comprar antes sai bem mais em conta, então, vou tentar ir com tudo comprado. Eu acho que já vi um tópico com os sites das companhias. Também vi um de passe, de ver vários países. Não sei se, no meu caso, vale a pena.

 

Obrigada pelas informações!

Abraço ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Ola, Ana! Bem vinda ao forum =)

 

Burocraticamente também vou dizer que agência, para a Europa é bobagem. Se você se planejar, consegue fazer tudo bem melhor e principalmente: do SEU jeito.

 

A primeira coisa que eu faço quando planejo uma viagem é pensar mais ou menos na região que eu quero visitar e daí traçar um roteiro inicial. Quando ele começa a tomar uma certa forma e fazer sentido, daí eu parto para ver qual a maneira mais fácil/rápida/barata de voar. Daí eu pesquiso as passagens - como o pessoal falou, com a Melhores Destinos ou então, outra ideia boa: coloca um alerta de preços no skyscanner.com.br.

Eu utilizei essa formuleta para todas as viagens que fiz por conta própria, bem como para a que eu farei neste ano. E, com muita pesquisa e a ajuda do pessoal deste forum e de outros, tem dado certo.

 

Acho que você pode seguir essa ideia (acho que todo mundo aqui segue essa lógica...) e daí você consegue desmembrar o seu roteiro melhor, partindo para detalhes mais específicos: quanto tempo em cada lugar/como vou de tal para tal lugar/aonde me hospedo/etc. Claro, esse panorama geral você já saberá, mas você refinará melhor as pesquisas e conseguirá encontrar a melhor solução =)

 

Olhando o seu roteiro por alto, acho que você consegue faze-lo na seguinte sequência:

 

Roma - trem para Veneza - avião para Londres - trem para Amsterdam - trem para Paris - trem ou avião para Barcelona.

 

Mas, sinceramente, estou, como o resto do pessoal achando um pouco corrido, por conta dos dias de deslocamento. Sem dúvidas, Londres, Paris e Roma e Barcelona exigem/merecem mais dias. Acho que é o momento de ver o que você pode "cortar" daí para distribuir os dias melhor.

Londres, Amsterdam e Paris funcionam bem juntas, por serem próximas. Barcelona é fácil a partir de Paris. Roma e Veneza não são tão perto assim: 4 horas de trem.

Inicialmente, sugiro ou cortar a parte italiana no roteiro e daí distribuir estes 6 dias nas outras cidades (você conseguiria encaixar a Belgica no meio, por exemplo) ou então cortar um "extremo" da viagem, como Londres ou Barcelona.

Link para o comentário
  • Membros
Oie fabiovs!

 

As passagens de trem que li que se vc comprar antes sai bem mais em conta, então, vou tentar ir com tudo comprado. Eu acho que já vi um tópico com os sites das companhias. Também vi um de passe, de ver vários países. Não sei se, no meu caso, vale a pena.

 

A regra geral é comprar trechos longos com antecedência, logo que são liberados pelas companhias - alguns paises liberam com 60 dias e outros com 90 dias de antecedência. Você consegue valores MUITO menores. Simulei ontem Lisboa/Porto: de 30 euros, cai para 12, comprando com antecedência, por exemplo.

Já trechos menores, como bate e voltas ou viagens de menos de uma hora de duração, você pode comprar na hora/quando tiver de bobeira na estação de trem.

 

Sobre esse passe, normalmente é furada para pegar turista desavisado. Passes funcionam em situações específicas, como na Suiça ou em regiões da Alemanha, que são é o seu caso.

 

Para pesquisar sobre como se locomover/horários/preços, eu recomendo dois sites:

 

rome2rio.com

bahn.de

Link para o comentário
  • Membros

Oi Julia!!

pois é, to pensando em como mexer no roteiro... Primeira viagem, não queria perder nada. Pensei em outra forma de distribuição, talvez melhore. Só não resolve problemas de deslocamento ::mmm:

Roma - 5 dias

Barcelona - 4dias

Paris - 5 dias

Amsterda - 4 dias

Londres - 5 dias

Se não der certo, terei que cortar Roma :(

Talvez melhore, só tenho que pensar na logística. Sua sugestão de transporte foi muito boa.

Anotei os sites que sugeriu para prosseguir com a pesquisa, já coloquei o alerta no skyscanner.

 

Também olhei um site chamado quantocustaviajar.com, e nele tem preços médios de alimentação, tickets de museus, atrações turísticas... Já ajuda no planejamento.

Muito obrigada! Se tudo der certo, venho aqui relatar.

::otemo::

 

Ola, Ana! Bem vinda ao forum =)

 

Burocraticamente também vou dizer que agência, para a Europa é bobagem. Se você se planejar, consegue fazer tudo bem melhor e principalmente: do SEU jeito.

 

A primeira coisa que eu faço quando planejo uma viagem é pensar mais ou menos na região que eu quero visitar e daí traçar um roteiro inicial. Quando ele começa a tomar uma certa forma e fazer sentido, daí eu parto para ver qual a maneira mais fácil/rápida/barata de voar. Daí eu pesquiso as passagens - como o pessoal falou, com a Melhores Destinos ou então, outra ideia boa: coloca um alerta de preços no skyscanner.com.br.

Eu utilizei essa formuleta para todas as viagens que fiz por conta própria, bem como para a que eu farei neste ano. E, com muita pesquisa e a ajuda do pessoal deste forum e de outros, tem dado certo.

 

Acho que você pode seguir essa ideia (acho que todo mundo aqui segue essa lógica...) e daí você consegue desmembrar o seu roteiro melhor, partindo para detalhes mais específicos: quanto tempo em cada lugar/como vou de tal para tal lugar/aonde me hospedo/etc. Claro, esse panorama geral você já saberá, mas você refinará melhor as pesquisas e conseguirá encontrar a melhor solução =)

 

Olhando o seu roteiro por alto, acho que você consegue faze-lo na seguinte sequência:

 

Roma - trem para Veneza - avião para Londres - trem para Amsterdam - trem para Paris - trem ou avião para Barcelona.

 

Mas, sinceramente, estou, como o resto do pessoal achando um pouco corrido, por conta dos dias de deslocamento. Sem dúvidas, Londres, Paris e Roma e Barcelona exigem/merecem mais dias. Acho que é o momento de ver o que você pode "cortar" daí para distribuir os dias melhor.

Londres, Amsterdam e Paris funcionam bem juntas, por serem próximas. Barcelona é fácil a partir de Paris. Roma e Veneza não são tão perto assim: 4 horas de trem.

Inicialmente, sugiro ou cortar a parte italiana no roteiro e daí distribuir estes 6 dias nas outras cidades (você conseguiria encaixar a Belgica no meio, por exemplo) ou então cortar um "extremo" da viagem, como Londres ou Barcelona.

Link para o comentário
  • Membros
Primeira viagem, não queria perder nada.

é uma baita tentação essa sensação de não querer perder nada...eu também sofro disso, confesso! Mas o problema é que algumas vezes esse não querer perder nada gera mais stress de deslocamento e logística do que o aproveitamento da viagem em si. Acho que é meio que isso que todo mundo tá aqui falando.

Veja, todas as cidades que você escolheu são grandes. Tá, talvez Amsterdam seja um pouco menor, mas as outras são gigantes e com muitas atividades. Além disso, espalhadas e com diversas coisas nos entornos. Cidades grandes são legais, mas por vezes tornam-se cansativas pelo excesso de informação e deslocamentos.

Como você fará diversas capitais, acho que pode pensar um pouco nessa questão.

 

Um dia de avião de Roma para Barcelona, por exemplo, vai te tomar quase um dia todo: aeroportos relativamente afastados dos dois lados, sem contar checkin antecipado, tempo de voo...O mesmo vale para Barcelona/Paris - mesmo se você optar o TGV, são umas belas 6 horas, se não me engano, ALEM do deslocamento até os trens, compra de tickets de metrô, etc. Tudo faz parte, sem dúvida mas, em excesso, torna-se cansativo - e a sua viagem é relativamente longa, 19 dias.

Minha sugestão (que eu tento adotar, inclusive) é um só trecho "pesado" por viagem.

 

Tem MUITA, mas MUITA coisa legal em todas estas cidades (só não conheço Roma desta lista) e, principalmente, entre elas. =)

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Voce ja viu quantas informações ótimas ja recebeu. Continue lendo aqui no site os relatos de viagens para formar opinião. O que sai mais caro é as entradas principalmente nos Museus. O teu custo sem passagens vai ficar em torno de E$80,00 dia.

Eu acho que é um roteiro muito grande. A Itália tem muitas cidades bonitas não vale a pena ir só em Roma.

A viagem vai ficar barata se vc concentrar o roteiro. Além do tempo que vc perde viajando parece que é perto mas não é.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...