Ir para conteúdo

Qual fogareiro utilizar? MSR ou Convencional?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

tuas posições não diferem muito das minhas. embora haja sim relatos de falhas, mesmo com manutenção relativamente constante, por parte de alguns gringos.

 

agora, se por um lado os fabricantes dizem pra numa conzinha na barraca, por outro lado até vendem os kits pra manter o fogareiro suspenso... heheheheh - é contraditório.

 

e a questão da segurança, é tb umpouco relativa: há momentos em que não há como cozinhar fora da barraca. e mais. há momentos inclusive em que o mais seguro era nem estar ali....

 

comida liofilizada de jogar água dentro do pacote... ô inveja! isso naum tem aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Nunca vi barraca com kit para fogareiro. Vi barracas com coisas onde se pode pendurar. Se existem kits para acoplar fogareiro ali, certeza que são dos fabricantes?

 

Carros não estão livres de serem molhados por copos, apesar de terem porta-copos. Barraca tem anel prá pendurar fogareiro? tudo bem, mas cozinhar na barraca é desaconselhável. O multi-fuel pode ser aceso dentro da barraca e levado para fora. É bem forte para situações ruins. Para situações péssimas, usar o vestíbulo. Sua barraca não tem vestíbulo? então você não foi prá lugar ruim com intenção de cozinhar. Ou com intenção de cozinhar dentro da barraca, o que é desaconselhável.

 

Então se QUER cozinhar dentro da barraca, então sim, gás é mais aconselhável. Agora, se espera encontrar tempo ruim, ter um vestíbulo onde possa conzinhar é aconselhável. Então um multi-fuel não é problema, tirando uso incorreto do fogareiro. Não precisa abrir muito a torneira. Uma abertura milimétrica é suficiente para produzir a chama forte e estável típica desse tipo de fogareiro. É com esse uso mínimo, chama forte, pequena e estável que o fogareiro ferve 1lt de água em poucos minutos.

 

Se nem no vestíbulo é possível cozinhar mas você TEM de cozinhar, então deu muito azar de estar num lugar que não deveria estar. Ou estar num lugar como não deveria estar.

 

Então um à gás é menos perigoso para cozinhar 100% dentro da barraca. Mas nesse caso, fogo é fogo e não menos cuidados devem ser tomados se tiver de cozinhar dentro da barraca, como improvisar uma cozinha, mante-la o mais afastado possível das paredes e isolada do chão. O ruim do multi-fuel nesse caso é que o start pode ser mais arriscado. Se puder manter o fogareiro fora da barraca nesses segundo decisivos, melhor. Depois é trata-lo como fonte de fogo: extremo cuidado.

 

Falei da comida liofilizada, mas se for cozinhar nele, é rápido também. Mas se quer dar uma de gourmet na trilha, então cartucho ou multi, vai levar peso prá alimentar seus gostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala OGUM777 , fala HENDRIK belezinha ??

Então....meus planos são o seguinte, serão '4' dias acampando em Ushuaia, '6' em T.D.PAINE e uns '10' em El Chalten.

Eu tenho o MSR internationale e tô testando o Urano da Aztek, achei bem legalzinho e tâ dando conta do recado, pelo menos nas trilhas que tenho feito aqui em S.P. e M.G.

A minha preocupação era a principio o combustivel para estes locais, mas já foi sanada porque sei que tanto o Gás quanto a Nafta blanca para o MSR posso encontralos.

Depois veio a questão do peso, que acho que o Aztek sai na vantagem....mesmo tendo que levar cartucho de gás reserva.

Cozinhar dentro da barraca pega mesmo né !!! rsrssrr Tenho escutado relatos, principalmente em T.D.Paine de ventos e chuvas repentinas estragando a possibilidade de cozinhar fora da barraca....putz ....

Então tô nessa pesquisa e dúvida de qual deles levar, Meu MSR nunca me deixou na mão é verdade....algumas vezes em Itatiaia -RJ acendi dentro do vestíbulo e foi beleza.....mas tem que ter cuidado , é verdade!!!!!

 

Abração a todos

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

hendrik, alguns fabricantes de barracas não dizem que tem um bom vestíbulo, que serve de cozinha? ou dão a entender isso?

 

por outro lado, fabricantes de fogareiros, como a primus, vendem um kit pra suspender o fogareiro. em tese pra ser usado em barcos... procura no site deles, o suspension kit. site: www.primus.se

 

ninguém, em nenhum canto, sugere cozinhar com fogareiro a combustível. mas a gás isso aparece com uma certa freqüência. os próprios garotos do gente de montanha, no artigo de fogareiros ensinam como adaptar uma panela pra isso, e até aparece uma fotinho desse sistema em uso:

comida.jpg

 

quando vc tá numa montanha brava, a muuuuuuitos metros de altitude, tipo 5.000, 6.000, vc talvez precise fazer isso. ou eventualmente aqui no braisl mesmo... há semanas atrás teve uma frente fria aqui em sp que choveu, ao menos na minha casa, mais de 24 horas direto e torrencialmente. aquele foi um dia em que eu realmente lembrei dessa opção, pensando: "ainda bem que tô na minha casa, quentinho, seco, e não na serra dos órgãos...".

 

agora, quem tá numa montanha brava, numa situação de perrengue mesmo, deve estar com uma boa barraca que aguente peso na armação.

 

eu ainda não tive que passar por um troço desses, nem montei sisteminha de pendurar meu fogareirim, no máximo cozinho no chão, no vestíbulo da minha barraca, e nem com o fogareiro a gás...

 

[]s

emerson, vai treinando o equipo antes de usar em tdp. equipo a gente tem que saber usar de olho fechado, no escuro, com as mãos amarradas nas costas. pq senão o risco de lambança é muito grande. e ao usar um fogareiro a gás em tdp, não fique depois reclamando q ele é mais lento que o msr.... isso é um dado da realidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...