Ir para conteúdo

Belém, Salinas e Vigia em aproximadamente 20 dias


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Sabe qual é o bom de viajar para uma cidade onde você tem parentes e/ou amigos além da hospedagem de graça? Os nativos de uma cidade sempre sabem as melhores opções de passeios e artrativos pra te indicar.

 

Bom, foi em fevereiro de 2007 que tive a oportunidade de visitar essas cidades e ainda pegando o período do carnaval, mais ou menos 20 dias. E quando se tem bastante tempo para visitar alguma localidade o bom é que é possvel conhecer tudo com bastante calma...

 

Após alguns dias de descanço, pois fui para Belém de ônuibus a partir do Rio de Janeiro, são quase três dias de viagem, comecei a conhecer a capital paraense pela Praça da Rebúplica, a Basílica de Nazaré e a Praça Santuário de Fátima, essa última fica em frente a basílica. A noite os amigos me levaram para tomar um sorvete de cupuaçú, numa sorveteria local, chamada Cairú, na Estação das Docas, que é um complexo turístico-cultural, onde funcionava o antigo porto da cidade, e foi revitalizado criando alguns espaços que foram divididos em restaurantes, galerias de artes e feira de exposição.

 

No dia seguinte fui com uma amiga (Lilian) Visitar o São José Liberto, que se trata de um velho presídio e atual polo joalheiro e museu de pedras preciosas. Em seguida fomos visitar a Igreja Santo Alexandre que abriga um belo museu de arte sacra, mesmo que não é católico, indico a visita, nem que seja para ver as obras de arte. Após paradinha para fotos na frente da Catedral da Sé (deviso ao tempo não tive oportunide de entrar, fica pra próxima) e de lá fomos visitar o Forte do Presépio e a Casa das Onze Janenas, que inicialmente foi comprada pelo governo, de um proprietário de engenho açúcar para funcionar como hospital e depois passou a ter várias funções militares e atualmente funciona como ponto turístico com museus e restautanres.

 

20110926154404.jpg

FOTO: POLO JOALHEIRO SÃO JOSÉ LIBERTO

 

Os próximos três dias que se seguiram foram na cidade de Salinópolis, cujo a maioria dos paranaenses chama carinhosamente de Salinas. A cidade é pequena e sem muitas opções de pontos turísticos. O que vale a pena, é passar um dia na praia do Atalaia, para ver o fenômeno da marés, é possível observar como ela sobe tão rapidamente até "engolindo" alguns carros, que em sua maior parte ficam estacionados na areia. E a noite uma visitinha a orla da praia do maçarico, que possui alguns bares, restaurantes, sorveterias e parece ter vida noturna agitada.

 

E aí... Veio o carnaval, Fui com um grupo de amigos para Vigia, uma outra cidade que fica a 93km de Belém, e algumas pessoas dizem que essa cidade possui um dos melhores carnavais do Brasil, e isso já foi até reportagem da emissora Global, eu achei bem bacana.

No primeiro dia fomos visitar o Igarapé Macarajá, e pra quem não sabe Igarapé é uma especie de pequeno canal, ou riacho. A palavra vem do tupi, e ao pé da letra seria caminho de canoa. Os dias que se seguiram foram para curtir as festas de rua que aonteciam a noite, com uma atenção para o quarto dia, que fomos passear pela orla e tirar uma foto na frente do principal ponto turístico da cidade que é a Igreja Matriz de Deus. Na noite deste mesmo dia saímos no Bloco Kantão e Cia, foi muito divertido!!! Agora, queria dar uma atenção especial para o último dia de carnaval, onde todos os homens se vestem de mulheres, e todas as mulheres, de homens, para curtir o último dia de festa no bloco das Cabrasudas.

 

20110926154831.jpg

FOTO: IGARAPÉ MACARAJÁ

 

De volta a Belém, tirei um dia para visitar o Mangal das Garças, que é um parque ecológico, revitalizado com uma área de 40 mil metros quadrados. O parque é cheio de aves pernaltas, marrecos e quelônios, lagos artificiais, canteiros e caminhos sinuosos, além de um borboletário e uma torre panorâmica, de onde é possivel observar boa parte da cidade.

 

O penultimo dia, foi para visitar o Parque da Residência, que foi a antiga casa dos governadores do governadores do Pará. Hoje o parque mantém um orquidário, na sua área central, há um vagão de trem antigo, da Estrada de Ferro de Bragança, onde hoje funciona uma sorveteria de sabores regionais.

 

No último dia foi pra curtir a despedida dos amigos, fomos a uma boata chamda CasaBlanca, que eu não tenho idéia se ainda existe, e muito menos se ainda é bacana, mas quanto eu fui, gostei bastante, tocou muito tecnobrega, que é a música que os nativos de Belém do Pará curtem na noitada.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi psoares,

 

Infelizmente só a do Atalaia. Mas dizem que tem outras boas por lá. Naquele tópico, Salinópolis - Perguntas e Respostas, tem um relato de uma menina também, se eu não me engano o nome dela é Jacilene, ela também faz um relato bem detalhado sobre Salinas. (Não vou ficar com o Mérito só pra mim), rsrsrsr

 

 

::kiss::

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa, fiquei curiosa com o relato sobre a minha terra do coração!! Legal, vc aproveitou bastante a viagem!

Aqui em Belém e em Salinas a época de chuva se estende de novembro até março,...fevereiro geralmente é só chuva em Salinas, vc deu muuuuuuuita sorte!!! Mas aqui é sempre quente, a mínima não chega a 25 graus e a máxima....bem...até 42 graus eu já enfrentei por aqui no verão, que é de maio a outubro.

Abraços!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...