Ir para conteúdo

Pra começar bem: 17 dias em terras bolivianas - Out/2012


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá galerinhaa, queria agradecer a todos que tornaram essa viagem a melhor (até agora ) ::lol4::

e que me ajudaram, e como forma de agradecimento vou postar o relato ::otemo::

No começo anotei tudo certinho, mas depois...já viu né?!

Nunca na minha vida achei que iria pra Bolívia, aliás não tinha a mínima idéia doq fazer a turismo por lá

e foi pesquisando sobre o Peru que percebi que mtos mochileiros incluiam a Bolívia por ser + barata.

A viagem começou cerca de 6 meses antes, pesquisando lugares, preços, lendo relatos e indo atrás de diversas de todo tipo de dica que pudesse agregar algo ao meu mochilão.

E lá fui eu...a princípio meu roteiro seria Santa Cruz - Samaipata - Ccbb (Vila Tunari) - La Paz - Copa - Uyuni - Sucre - Santa Cruz mas no fim acabei cortando Ccbb.

Enfim, vamos lá...

 

Gastos pré-viagem

 

Passagens ida/volta São Paulo/Santa Cruz de la Sierra R$560,00 (compradas com 3 meses de antecedência)

Seguro viagem R$107,25

 

11/10 – Sp/Sta Cruz/ Samaipata – Acordei cedo, a ansiedade já havia tomado conta de mim há semanas. Era minha primeira viagem internacional, e ainda sozinha. O voo foi tranquilo, e desembarquei em Sta Cruz por volta das 13 hrs. Já na fila da imigração conheci dois brasileiros que estudavam medicina em CCBB, peguei o tel e consegui uma hospedagem na faixa ::otemo:: . Não acho que seja costume, mas me pediram a carteira de vacinação de febre amarela, e assim continuaram com o restante da fila. Uma mulher não tinha, levou uma bronca, mas passou sem problemas.

*Não esqueça da carteirinha de vacina da febre amarela, vc pode ter problemas e garanto que vc não vai querer dor de cabeça ::essa:: logo no início da viagem

Fiquei andando pelo viru viru igual barata tonta. Logo que sai fechei um táxi p/ o lugar onde saem os táxis compartilhados para Samaipata por 70 Bs. Uma voltinha e já dá pra perceber que o trânsito por ali é tenso, eu achei que o taxista iria bater o carro algumas (muitas??) vezes ::lol4:: ...cheguei na av. e faltavam duas pessoas pra fechar o táxi que me custou 30 Bs, comprei algumas besteirinhas como água, cigarro e afins. Quase 4 horas depois eu estava em Samaipata. Tinha diversos endereços mas resolvi ir pro Andorina Hostel (80 Bs c/ café da manhã). Tomei um banho, sai pra dar uma volta pela cidade e comer algo. Samaipata é uma graça e me lembrou mto São Tomé das Letras/Mg, pequena e com pessoas acolhedoras. Aproveitei e comprei um chip Tigo e fiz uma recarga por 20 Bs. Estava fumando um cigarro quando um senhor puxou papo comigo ‘es brasilena’? Papo vai e papo vem ele sacou um cartão do seu hotel e disse pra eu dar uma olhada pq eu estava pagando caro ::prestessao:: . Comi uma hamburguesa no La Chakana com a minha primeira Pacena, dei mais umas voltas e fui dormir.

 

 

20130110123104.jpg

 

12/10 - Eu tinha mil planos pra Samaipata, mas quando cheguei sabia que não ia fazer nem metade. Já tinha desistido da Rota do Che, mas queria ir ao El Fuerte. Acordei e tomei um café esperto no hostel e sai para procurar outro mais barato. Olhei uns 4 e por último fui ao Residencial Don Jorge (bendito Vincent), o dono, Jayme mto gente boa...já morou e fez arquitetura aqui em SP. Fechei um quarto privado e com banho por 2 noites por 100 Bs. Se fosse banho compartido sairia por 60 bs (mais tarde eu percebi que isso fazia uma boa diferença) ::toma::

Voltei no hostel e fechei as mochilas, o Jayme já tinha chamado um taxista p me levar ao El Fuerte por 125 Bs, lá paguei mais 50 Bs de entrada. Comprei uns souvenirs por 30 bs. Fiquei lá andando e observando as ruínas, curti mtoo...sentei uma hr e só observei a paisagem...acho que fiquei uns 5 min olhando as montanhas e eu tava adorando aquele clima de Samaipata.

 

20130110123836.jpg

 

 

O taxista era gente boa, ouvia sertanejo brasileiro (não que eu goste mto, mas é bom lembrar das raízes)...falou que me levaria ao El refugio numa boa, só teria que voltar a pé, o que pra mim não parecia ser um problema. Cheguei ao El refugio e fui entrando, ninguém veio atender e comecei a andar receosa com medo de ser atacada por algum bicho rss...de repente avistei o Simon, um macaquinho com cara de esperto que me olhou e deu meia volta. Ai apareceu um voluntário francês, onde tentei em vão arranhar algumas palavras, mas o inglês não me permitiu ::lol3:: ficamos olhando os animais e de repente a chiquita que era outra macaca grudou em mim. Juro que na hr não tive reação, mas depois eu fiquei numa boaa...curti bastante lá e a interação com os animais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

13/10 - Samaipata - Parque Amboró

 

O taxista passou no hostel pra pegar eu e Vincent p/ irmos ao Pq. Amboró. Demos sorte, não havia ninguém na entrada então não pagamos, tb não tinha na saída (vá entender??) ::dãã2::ãã2::'>

 

Andamos numa trilha bem demarcada, que depois de um tempo ficou bem apertada e tinha até umas vacas no caminho

A vista do parque é linda e o parque é enorme. Não ache que vc irá conhecê-lo em um dia, não dá tempo. Andamos por umas 4 ou 5 horas por lá e não vimos nem 1/3 do parque. Nas agências vi que tem tours de 3 dias, mas nem me arrisquei a perguntar o preço, pois o de 1 dia custava 250 bs e não queriam fazer com somente uma pessoa.

 

 

20130110150738.jpg - Vista no começo da trilha

 

 

20130110150843.jpg - Altitude, lembrando que em Samaipata a altitude é de 1700m e no Pq. Amboró chegamos a 3300m

 

 

20130110150948.jpg - Eu e Vincent, parando pra fotos e pro descanso

 

 

20130110151057.jpg - Visão do mirante ao fim da trilha

 

Demoramos pra chegar ao mirante pois Vincent com seus oitenta e muitos anos já não sentia tanto fôlego e eu como fumante tb não ia muito longe ::lol4::

No fim a vista recompensa todas as horas andando...e o som dos animais ao fundo é espetacular!

 

Fiquei vagando pelas ruas de Samaipata na parte da tarde, já meio triste, pois no próximo dia partiria para Cochabamba.

 

A noite conheci Frederico, um italiano amigo do Jayme que se apaixonou pela Bolívia. Ficamos todos nós, eu, Vincent, Jayme e Frederico tomando um drink que o Frederico tinha feito ::cool:::'>

mais tarde queria ir num boliche p comemorar e aproveitar o final de Samaipata. Depois de uns drinks no hostel fomos nós 3, menos o Jayme para um bar na plaza, e lá vai mais umas cervejas :twisted::twisted::twisted:

caímos no boliche que mais parecia uma danceteria da década de 70. Tinha um karaokê e era engraçado ver os bolivianos cantando. Nos divertimos muito mas Vincent que é um senhorzinho de 80 anos não se sentia a vontade, juro que puxei ele umas 3 vezes pra dançar, mas ele se acanhou ::lol4:: no bate papo com o italiano, o infeliz já tava quase me convencendo a ficar mais um dia em Samaipata, o que comprometeria alguma parte da viagem...mas eu tava amando aquilo tudo e o álcool me ajudou a decidir ::putz::::putz::

Voltamos pro hostel e Vincent foi dormir, fiquei mais um tempo conversando com o italiano e decidi ficar mais um dia, queria ir a Las Cuevas e de quebra ia fazer um tour de moto na faixa com o italiano. Combinamos de acordar cedo e ir pra lá, pois no fim do dia queria seguir para a próxima cidade.

 

Gastos do dia

 

Desayuno e água/afins para o Pq - 25 bs

táxi p/ Pq. Amboró - 125 Bs

Pacena - 9 bs

Almoço no La Chakana - 40 Bs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

14/10 - O dia D - Samaipata/Santa Cruz

 

Acordeii e fui bater no quarto do italiano que não acordou. Não sabia se ele tinha saído ou se ainda tava dormindo mesmo, fui dar um rolê e volteei...aproveitei pra ligar pro Brasil tb.

Ao voltar percebi que não estava mto bem, tive aquele famoso problema intestinal que acompanham alguns mochileiros. Sim, eu tava zuada! ::hein: Tive uma diarreia típica boliviana mas nada que eu não aguentasse.

O italiano não tinha dado sinal de vida ainda, e Vincent me chamou pra ir ao Museu que tava incluso na entrada do El Fuerte. E lá fomos nós, gostei bastante...no fim passa um filminho com a história de Samaipata e seus pontos turísticos, acho que vale a pena!

Maais uma voltinha em Samaipata e a essa altura eu já tinha decidido cortar Cochabamba do roteiro. Confesso que fiquei bem perdida nessa hr, pois queria ir pra Ccbb mais pela Vila Tunari. Não sabia o que fazer ::dãã2::ãã2::'> queria ir pra La Paz correndo mas só de pensar nas mil horas de ônibus eu queria chorar e ainda tinha aquele problema intestinal pra ajudar ::bad::

Tinha me planejado pra ir subindo aos poucos pra minimizar os efeitos da altitude, mas não pensei duas vezes antes de voltar pra Santa Cruz.

Peguei um bus com uma americana supeer hippie que tava viajando há 3 meses descendo desde a Costa Rica, viemos quase o caminho todo conversando...

 

*Uma das melhores partes de viajar sozinha é a interação que se faz tanto com os nativos quanto com os turistas, conheci pessoas do mundo todo ::otemo::

 

Cheguei em Sta Cruz e fui correndo pro El Trompillo, para meu azar não tinha mais passagem pra La Paz, fui ao Viru Viru e buuuuuum, primeiro perrengue! Tb não tinha mais passagem.

O jeito foi comprar para segunda às 8:55. Detalhe é que isso eram umas 16/17 hrs, e fiquei lá no Viru viru. Queria matar o italiano, queria até voltar pro Brasil, e queria matar a mim mesma ::vapapu:: Fiquei pensando que diabos eu tava fazendo na Bolívia, lembrei do relato da Camila e me perguntei Porque no?

Depois de algumas horas lá estava eu nas cadeiras do segundo andar do viru viru...

 

Gastos do dia

 

Bus Samaipata/Sta Cruz - 20bs

água - 6 bs

 

* A partir daqui alguns gastos estão meio espaçados, coisas de ressaca ::putz::

 

Esqueci de dizer que o câmbio em Samaipata estava a $1 = 6,80 bolivianos (cotação não era boa)

 

15/10 - Santa Cruz/La Paz

 

Acordei meio dormindo e a movimentação no aeroporto já era grande. Quando desci as escadas as filas do check in da BOA estavam imensas ::ahhhh::

mas nada me tirava a alegria de continuar a trip ::otemo::

Cheguei em La Paz e ainda não estava mto bem (se é que vcs me entendem) e fui direto pro Hostal Copacabana. Só lembrei do Alectus dizendo que a ducha parecia de motel e era tudo que eu precisava.

Nessa hr agradeci pelos inúmeros relatos que li, cada detalhe faz a diferença ::otemo::::otemo::

Peguei um táxi q me custou 50 bs até o hostal e lá paguei 80 bs por um quarto privado com baño.

Lembrei das dicas de ficar quietinha mas queria comer algo, fui a Pizzaria Martini que diga-se de passagem é realmente mto boa ::cool:::'>

Voltei para o hostel mas quem disse que eu conseguia dormir ou ficar quieta? Decidi então dar uma volta pra ver se comprava umas roupas...e andei pela Sagarnaga, só por ela e me cansei demais

olhava as ruas e pensava 'se eu descer não subo' e pra subir? melhor não arriscar...

Aproveitei tb e dei uma pesquisada nos preços do downhill e chalcataya, e fechei com uma agência próximo do hostal que devia ser alguma intermediária. Também mandei lavar umas roupas que por lá é mto barato ::cool:::'> e decidi ir pra Copa no dia seguinte.

 

Gastos do dia

 

bus turístico p/ copa - 35 bs

pizza individual - 17 bs

jugo no aeroporto - 15 bs ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Dia 16/10 – La Paz/ Copacabana/Isla del Sol

 

Sai de La Paz por volta das 8h..o ônibus ainda passou em outros hostels p pegar outros turistas...

Desembarquei em Copa por volta do meio dia e fui comprar o ticket pra isla.

Fui direto ao cais pq tinha visto aqui que era mais barato, mas acho que agr lá deve estar uma máfia pois todos que estavam no ônibus cmg compraram e pagaram o mesmo preço.

Eu queria dar uma volta em Copacabana mas me faltava ar ::bad:: lembrei do Cerro Calvário mas quando lembrei das escadas ::bruuu:: desisti.

Esperei pelo barco e quando vi já estava na Isla dps de uma hr e meia. Desembarquei na parte sul, paguei a taxa de 5bs e comecei a subir os degraus.

Eu queria morrer mas não queria subir aquilo. Parecia que não acabava mais e eu lembrei dos mil e um relatos que li antes de viajar. Pensei que somente doida eu faria a trilha para a parte norte, pois daquele jeito eu levaria no mínimo umas 6 hrs ::ahhhh:: .

Fiquei no primeiro lugar que eu vi, e peguei um quarto q no início era c/ bano compartido mas no fim fcou privado por 30 bs.

Acho que ainda tava zuada e coloquei um chinelo (pq??) ::bad:: , peguei a lanterna e fui andar queria ver o por do sol tb. Fiquei andando e fui ver o por do sol lá do mirador.

Tem que subir bastante, mas consegui 8) e fiquei pensando como seria no Chalcataya. A vista do mirador é sensacional, a isla é sem palavras e super romântica...

Vi aquele por do sol lindo e fui voltar pro hostel. Desci tanto que quando vi eu tava perto do cais. ::ahhhh::

Quase tive um treco! Já tava escuro e eu não achava o lugar ::putz::::putz::::putz::

Comecei a subir os degraus novamente igual uma doidaa, parei porque minhas mãos começaram a formigar, meus pés formigavam e meu coração tava a 220 por hora ::lol4:: , bebia a garrafinha de água e subia mais 5 degraus...foram uns 25 min de pânico, até eu avistar de longe 2 bolivianos e gritar um ‘ayudame’.

Graças ao meu bom Deus e aquele boliviano que foi super solícito eu cheguei sã e salva ao hostel, que, diga-se de passagem, estava a uns 50 m de mim quando avistei o boliviano ::putz::

 

Gastos do dia

 

bus la paz/copa 35 bs

hostel na isla 30 bs

entrada na isla 5 bs

comida/água 50 bs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...