Ir para conteúdo

Só Cumes (Antenas, Caratuva, Jaraguá, Igreja, PP)


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 22/06/2013 - Escalaminhada ao Morro da Igreja (847 m.s.n.m) na localidade de Rio Natal em São Bento do Sul / Santa Catarina

 

Introdução:

 

MORRO DA IGREJA:

O Morro da Igreja, em São Bento do Sul, com acesso por Corupá, é formado por 3 pedras gigantescas que lembra a arquitetura de cúpulas, daí a origem do nome.

A trilha é bastante tranquila e dura aproximadamente 1h 30min, inicia-se em uma chácara particular. O proprietário da chácara é bastante solicito, oferecendo a estrutura da sua casa para os aventureiros (estacionamento, banheiro) sem custo algum.

O início da trilha é uma antiga estrada que foi feita para levar os materiais para a construção da cruz no cume do morro. Esta cruz que foi construida não exite mais, a natureza deu um jeito de nela, sobrou somente uma base de concreto e uns dois ferros retorcidos. Mais ou menos metade da trilha é esta antiga estrada (praticamente toda tomada pelo mato novamente) e a outra metade é uma trilha bem demarcada (erudida), somente em alguns poucos pontos está um pouco mais fechada pelas taquaras.

 

Breve relato da Caminhada:

Eu e minha companheira Araci, iniciamos a subida ao Morro da Igreja as 15:00h com o objetivo de apreciarmos a lua cheia no cume do morro, levamos até um vinho pra brindar.

Devido as fortes chuvas, a trilha estava bastante lameada. Por conta disto e de outros fatores (principalmente fisico) fizemos a trilha em 3h, chegando ao cume as 18:00.

Valeu a pena o esforço, a lua cheia estava divina.

Tomamos nosso vinho sem pressa e as 20:00h iniciamos a descida e chegamos de volta ao estacionamento as 22:30h.

 

Nota Negativa

No mesmo dia em que subimos, na nossa frente, subiu uma molecada (uns 5) e um adulto.

Estavam empolgadas para subir até na "pedra", levavam com eles 3 descartáveis de refrigerante nas mãos e uma sacola com guloseimas e todos estavam sem nenhuma mochilinha sequer.

Na metade da trilha já ficou a sacola com os plásticos de wafer e bolacha, como eles subiram e retornaram logo, pois não tinham lanterna, passaram na volta por nós de mãos abanando. Resumindo das 3 garrafas Pet, duas ficaram na montanha, só não ficaram as 3 porque uma eu avistei fora da trilha e fui buscar e trouxe comigo novamente.

Este tipo de atitude me revolta, se mais alguns sem noção resolverem ter a mesma atitude igual a destes, imagina como ficará a montanha?

Queria poder ter comunicado o ocorrido ao proprietário, mas o mesmo não estava lá quando voltamos. Quero ver se retorno qualquer dia desses e faço a sugestão de que ele coloque uma placa no início da trilha alertando para trazer o lixo de volta, eu sei que para muitos é totalmente desnecessário, mas pude observar que nem todos tem esta conciência.

 

Desculpe-me o desabafo.

 

Segue algumas fotos do lugar:

DSC06213.JPG.dea107dc637af43b169ccb5a51b6022e.JPG

DSC06212.JPG.da2c8061487153ee893faef8b83e0af2.JPG

DSC06194.JPG.980c445743ac017ce17e194bbdf69793.JPG

DSC06171.JPG.607f45a28deabd164701d4eb99b05e7e.JPG

DSC06160.JPG.69f890069500743c02f4f4e7d0cdbd11.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
O Morro da Igreja foi a primeira montanha no meu retorno ao trekking/montanhismo em 2008, através dos Montanhistas de Cristo.

Não cheguei ao cume por causa da chuva que transformou a trilha em rio, preciso voltar lá pra resolver isso...

 

Grande Otávio, pois é aqui na região onde moro chove muuuuuuito.

Nesse dia no qual nos subimos (sabado), tinha feito somente um dia antes de sol (sexta), mesmo assim resolvemos encarar, estava com bastante lama principalmente na parte baixa, no início. Depois que pegamos a parte mais inclinada já não tinha mais lama e estava somente um pouco úmida.

Cara o visual lá em cima é bem bacana, tem um bom espaço para acampar, é bem protegido e cabem até umas 04 barracas pequenas.

Não acampei, pois ainda não tenho uma barraca descente, mas me arrependo de não ter levado a minha Fit mesmo e ter acampado naquele dia, pois depois que os sem noção desceram ficou somente eu e minha esposa e ninguem mais.

 

um forte abraço e boas trips pra vc.

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

E aí galera mochileira, tudo bem?

Então vou postar um breve relato da minha última escalaminhada.

Desta vez fui comemorar o meu aniversário de 39 anos comemorados no dia 04/07/2013 na montanha mais alta do Sul do Brasil, o PP.

 

Dia 06/07/2013 - Escalaminhada ao Pico do Paraná (1.877 m.s.n.m) - divisa dos municípios de Antonina e Campina Grande do Sul / Paraná

 

Curiosidades:

O Pico Paraná é a montanha mais alta da Região Sul do Brasil. É uma formação rochosa de granito e gnaisse, entre o município de Antonina e Campina Grande do Sul, no conjunto de serra chamado Ibitiraquire. Ele foi descoberto pelo pesquisador alemão Reinhard Maack através de suas incursões na Serra do Mar no estado brasileiro Paraná, vindo daí seu nome de batismo.

 

Um breve relato

Na sexta feira dia 05/07/2013, um dia depois do meu aniversário, saímos eu e minha namorada/esposa Araci com destino a Fazenda Pico Paraná, ou fazenda do Dilson.

A Araci saíu de Jaraguá as 11:00 e passou onde eu trabalho (Joinville) ao meio dia para almoçarmos e pegar a estrada. Nossa chegada na Fazenda foi perto das 16:00h.

 

Naquele dia (sexta) ainda não tinha muita gente na fazenda, então pudemos escolher um bom lugar para montar a barraca, visto que eu iria atacar o PP no estilo alpino, ou seja fazendo um bate e volta no mesmo dia e nossa base seria na fazenda como da outra vez.

 

Pagamos a taxa (R$ 10,00 por pessoa, taxa irrisória), montamos acampamento, pegamos algumas besteiras para comer e tomamos um bom vinho e fomos dormir, pois minha ideia era acordar no outro dia (sábado) as 04:00 da manhã para pegar a trilha.

 

No outro dia o despertador fez o trabalho dele, ou seja, as 04:00h me acordou e quem disse que eu levantei, fiquei arrumando mil desculpas para ficar na barraca, resumo levantei mesmo foi as 04:40 e depois de tomar um longo e preguiçoso café da manhã peguei a trilha eram 05:55.

 

No início da caminhada senti os efeitos do meu sedentarismo e do pão com linguiça que comi no café da manhã hehe.

 

Como estava bastante frio quando acordei, acabei me prevenindo demais no quesito vestimenta e depois que esquentei quase não teve espaço na minha mochila "de ataque" para colocar o fleece, o corta vento/abrigo e as pernas da calça/short que foram "sobrando" pela trilha.

 

Outra coisa que exagerei foi na quantidade de água, trouxe comigo uma garrafa de 1,5l e naquele dia foi totalmente desnecessário, pois tinha muita opção de agua pelo caminho.

 

Bom depois do "sufoco" inicial, quando cheguei na bifurcação do Itapiroca/PP já estava com a roupa apropriada para a temperatura que fazia. Para chegar até a bifurcação do Itapiroca/PP levei cerca de 2,5h, ou seja, cheguei ali eram 08:30h.

 

A trilha estava com muita lama por conta dos vários dias de chuva que fizeram anteriormente, porem no dia que eu fiz a subida estava limpo com um céu de brigadeiro. Desta vez dei muita sorte.

 

Passei direto pelas varias bicas de água, visto que tinha o suficiente e as 10:15 cheguei no Acampamento A1. Caramba que visão se tem do PP do Acampamento A1, já falei para a Araci, quando voltarmos para aquelas bandas, vamos fazer de tudo para acamparmos no A1, imagina acordar de manhã e ao abrir a barraca dar de cara com aquele paredão, não tem preço pra isso.

 

Ainda no Acampamento A1, encontrei o Regis, montanhista experiente que já escalou entre outras montanhas Aconcagua, Sajama, Parinacota, Pequeño Alpamayo, etc. desmontando acampamento e se preparando para ir encarar os grampos com a cargueira nas costas. Ficamos trocando "figurinhas", pedi muitas dicas a ele, nos despedimos, visto que eu estava leve e fui encarar os grampos.

 

Na ida, encontrei somente 04 montanhistas já voltando do Cume e nenhum outro passou por mim, então achei que meu ritmo não estava tão ruim. Quanto aos grampos do PP, eu achei bastante tranquilo.

 

Cheguei ao Cume do PP as 11:55 h, na média o pessoal leva 05:00h para chegar ao Cume e eu levei exatas 06:00h.

 

No cume já tinham 03 montanhistas que tinham saído antes que eu, assim que cheguei já chegaram atrás o Vinicius e o Roni com os quais fiz amizade e combinamos de fazermos outras trilhas juntos.

 

Fiquei no Cume fazendo um lanche, batendo fotos e de bobeira e somente até as 13:15 e comecei a descida aproveitando a "carona" do Vinicius e do Roni.

 

No início consegui acompanhar os dois, mas depois que desci os grampos da desistência e encarei aqueles 03 ou 04 grampos que antecedem o A1 pedi "arrego" e falei para irem na frente, pois não estavam aguentando o ritmo deles. Nos despedimos e combinamos de em setembro encararmos o Olimpo juntos.

 

Parei pelo caminho para bater mais algumas fotos e quando chego na bifurcação PP/Caratuva (as 17:00) me dei de cara com a Araci, fiquei muito contente que ela tenha vindo até ali para me receber. Com a chegada da Araci, a pressa de chegar na fazenda passou e ficamos ali no Getúlio esperando o por do sol.

 

Chegamos na fazenda as 19:00h, eu estava bastante cansado, mas muito feliz de ter conseguido chegar até o Cume do PP, foi uma ótima forma de se comemorar um aniversário.

 

Ficamos mais aquela noite no acampamento para irmos pra casa somente no domingo pela manhã. A noite pra janta fizemos um delicioso miojo e um omelete e logicamente tomamos outro bom vinho pra comemorar.

 

Como pode um miojo feito em acampamento ser tão bom, em casa com certeza não é tão gostoso.

 

Abaixo vou deixar algumas fotos desta empreitada.

DSC06299.JPG.655f986ac7b6e7ac252d576e9a60745a.JPG

DSC06282.JPG.06bf07efd3eeaa125c20ba463aff9f55.JPG

DSC06267.JPG.cc4f9bb079c9d86c5b8677611dd166b7.JPG

DSC06263.JPG.25c62773163dba79905bfeb62934077b.JPG

DSC06260.JPG.7bd869a102fbca4a2a1f1b9f4f63f73d.JPG

DSC06252.JPG.db444ede50b9d4d68b588b7f9e0beb74.JPG

DSC06245.JPG.61a3d884de74fefbf5e427146244efd1.JPG

DSC06244.JPG.bde4ce0c0d1d549d7499cdcd8a6550cd.JPG

DSC06239.JPG.3e661c9a02d334cf4ed5fa37d435a1e6.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Parabéns por mais esta conquista. ::otemo::

 

Valew Otávio, minha lista de sonhos de consumo está se preenchendo ::otemo:: , mas ainda tem muitos a realizar e ainda depois que refaze-la outras vezes.

Da tua "lista" e a do Getulio ainda faltam muitas trips, as do Divanei e do Jorge Soto e outros são muito hard core pra mim ::lol4:: .

 

Um forte abraço e boas trilhas.

Cid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...