Ir para conteúdo
Mochileiros.com

Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal,

 

Estarei fazendo uma viagem para o Leste Europeu (Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária) agora em Agosto.

 

Gostaria de saber se é vantagem levar Euro para trocar nesses países pela moeda local, ou sai mais em conta pagar as contas com Euro (onde o mesmo é aceito) ou cartão de crédito?

 

Caso seja mais vantajoso trocar nas casas de câmbio, onde normalmente tem o preço mais vantajoso? Nas estações de trem ou nas agências de câmbio nas cidades?

 

Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Uma dica se for pegar VTM para um país que não seja a própria, pega em dólar, porque se pegar um em euro, vai perder duas vezes na conversão (da moeda do país para dólar e de euro para dólar), o que vai dar uns 5 ou 6% de perda nessa conversão. Em dólar, perde menos, uns 3% na conversão.

 

De qualquer jeito, eu acho hoje em dia VTM a pior alternativa, perde na conversão inicial para dólar uns 4%, perde o IOF uns 6%, perde na conversão do dólar para a moeda uns 3%, perde a taxa de saque US$ 2,50 por saque se não me engano, perde a taxa de saque do país (varia de país a país), mas costuma ser de 1 a 2% e ainda perde se sobrar dinheiro no cartão e tiver que revender para a casa de câmbio. Acaba perdendo no total uns 15-20% na conversão.

 

O que eu recomendo, é levar o possível em dinheiro e o resto pagar o que der com cartão de crédito, que ainda ganha milha e só perde a taxa de conversão do banco, que costuma ser uns 5% para essas moedas diferentes e mais IOF (6%), o que acaba dando uma perda de uns 11%.

 

Se vc não quiser conviver com o risco de variação cambial, daí eu recomendo fazer um fundo cambial em dólar ou euro e resgatar no vencimento da fatura. A vantagem é que vc não perde nada se sobrar dinheiro. O do banco do brasil é o seguinte link: http://www37.bb.com.br/portalbb/fundosInvestimento/fundosinvestimento/gf07,802,10340,10340,1,0.bbx?fundo=47

Link para o comentário
  • Membros

Legal pessoal, obrigado pelas informações.

 

Estou pensando em levar cartão para saque e uma pequena quantia em Euro. Isso utilizaria para os passeios, trem entre as cidades e para alimentação.

 

Vou tentar reservar os hotéis pelo www.hoteis.com, já conhecem? Ali a princípio não vem IOF, porém vem umas taxas e encargos na hora de fechar que acredito que esteja embutido. O bom que você sabe o preço que vai pagar em R$ e dá para parcelar em 12x sem juros.

 

Acho que assim fica legal não?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

SIm, quando o preço é parcelado não tem IOF. Só toma cuidado com a política de cancelamento do hotel. As vezes vc reserva e descobre que tinha um melhor mais barato ou vc tem que desistir da viagem por algum motivo e perde uma grana que não precisaria perder. O que eu costumo fazer é reservar um hotel/hostel/pousada provisório com política flexível e chegando na viagem (uns 10 dias antes) vejo se acho algo mais barato.

 

O cartão de crédito é a melhor alternativa, seguindo por sacar para não levar muito em espécie. Eu fiz a conta por curiosidade da minha perda na última viagem para nova Zelândia que é uma moeda "exótica", e deu mais ou menos o seguinte perda (já com IOF):

1) troca real por dólar e depois por moeda local: perda 11%

2) Pagamento no cartão de crédito: perda 12,0% (cartão santander)

3) Saque em espécie: perda 14% (cartão Itaú)

4) Saque com VTM: Perda 16% (cartão VTM banco rendimento)

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Vai dar na mesma, a única vantagem de Euro é que numa emergência é mais fácil de ser aceito por uma loja ou taxista.

 

Lembre-se em cada país antes de ir embora de trocar de volta a moeda local por dólar ou euro, ou torrar o dinheiro com alguma compra. Do contrário, o dinheiro será apenas um souvenir da sua viagem.

 

Por outro lado, se for para vc voltar para o Brasil com alguma moeda, dólar é melhor para guardar para viagens futuras sem destino definido.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Estou na Albânia e passei por boa parte do leste europeu no ultimo mês. Pelo que tenho visto o Euro é a moeda coringa preferencial, tanto pela taxa de conversão ser mais próxima da realidade do que o dólar, apesar de vantagem curta, mas principalmente por ser aceita em muitos lugares no lugar da própria moeda local.

 

De qualquer modo, deve-se evitar pagar com euro, pois os estabelecimentos fazem uma taxa de conversão muitooooo pior que as taxas de câmbio, como o pessoal aí em cima falou antes.

 

Tente estimar o quanto gastará por dia e troque mais ou menos a quantia necessária, a troca de volta para Euro fará você perder dinheiro e em alguns casos a troca de uma moeda pela do país seguinte (kunas croatas por forints húngaros por exemplo) não é tão fácil de achar nas casas de câmbio ou tem uma cotação fraca... Abs !

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...