Membros marcoswagnerjr Postado Junho 16, 2014 Membros Postado Junho 16, 2014 Boa tarde pessoal, Estarei fazendo uma viagem para o Leste Europeu (Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária) agora em Agosto. Gostaria de saber se é vantagem levar Euro para trocar nesses países pela moeda local, ou sai mais em conta pagar as contas com Euro (onde o mesmo é aceito) ou cartão de crédito? Caso seja mais vantajoso trocar nas casas de câmbio, onde normalmente tem o preço mais vantajoso? Nas estações de trem ou nas agências de câmbio nas cidades? Obrigado. Citar
Membros de Honra psemple Postado Junho 17, 2014 Membros de Honra Postado Junho 17, 2014 Uma dica se for pegar VTM para um país que não seja a própria, pega em dólar, porque se pegar um em euro, vai perder duas vezes na conversão (da moeda do país para dólar e de euro para dólar), o que vai dar uns 5 ou 6% de perda nessa conversão. Em dólar, perde menos, uns 3% na conversão. De qualquer jeito, eu acho hoje em dia VTM a pior alternativa, perde na conversão inicial para dólar uns 4%, perde o IOF uns 6%, perde na conversão do dólar para a moeda uns 3%, perde a taxa de saque US$ 2,50 por saque se não me engano, perde a taxa de saque do país (varia de país a país), mas costuma ser de 1 a 2% e ainda perde se sobrar dinheiro no cartão e tiver que revender para a casa de câmbio. Acaba perdendo no total uns 15-20% na conversão. O que eu recomendo, é levar o possível em dinheiro e o resto pagar o que der com cartão de crédito, que ainda ganha milha e só perde a taxa de conversão do banco, que costuma ser uns 5% para essas moedas diferentes e mais IOF (6%), o que acaba dando uma perda de uns 11%. Se vc não quiser conviver com o risco de variação cambial, daí eu recomendo fazer um fundo cambial em dólar ou euro e resgatar no vencimento da fatura. A vantagem é que vc não perde nada se sobrar dinheiro. O do banco do brasil é o seguinte link: http://www37.bb.com.br/portalbb/fundosInvestimento/fundosinvestimento/gf07,802,10340,10340,1,0.bbx?fundo=47 Citar
Membros marcoswagnerjr Postado Junho 24, 2014 Autor Membros Postado Junho 24, 2014 Legal pessoal, obrigado pelas informações. Estou pensando em levar cartão para saque e uma pequena quantia em Euro. Isso utilizaria para os passeios, trem entre as cidades e para alimentação. Vou tentar reservar os hotéis pelo www.hoteis.com, já conhecem? Ali a princípio não vem IOF, porém vem umas taxas e encargos na hora de fechar que acredito que esteja embutido. O bom que você sabe o preço que vai pagar em R$ e dá para parcelar em 12x sem juros. Acho que assim fica legal não? Citar
Membros de Honra psemple Postado Junho 24, 2014 Membros de Honra Postado Junho 24, 2014 SIm, quando o preço é parcelado não tem IOF. Só toma cuidado com a política de cancelamento do hotel. As vezes vc reserva e descobre que tinha um melhor mais barato ou vc tem que desistir da viagem por algum motivo e perde uma grana que não precisaria perder. O que eu costumo fazer é reservar um hotel/hostel/pousada provisório com política flexível e chegando na viagem (uns 10 dias antes) vejo se acho algo mais barato. O cartão de crédito é a melhor alternativa, seguindo por sacar para não levar muito em espécie. Eu fiz a conta por curiosidade da minha perda na última viagem para nova Zelândia que é uma moeda "exótica", e deu mais ou menos o seguinte perda (já com IOF): 1) troca real por dólar e depois por moeda local: perda 11% 2) Pagamento no cartão de crédito: perda 12,0% (cartão santander) 3) Saque em espécie: perda 14% (cartão Itaú) 4) Saque com VTM: Perda 16% (cartão VTM banco rendimento) Citar
Membros marcoswagnerjr Postado Agosto 4, 2014 Autor Membros Postado Agosto 4, 2014 Bom dia a todos, Estou viajando na semana que vem e essa semana irei comprar dinheiro em espécie. Gostaria de saber se é mais vantajoso comprar dólar ou euro? Pois como nenhum dos países tem o euro como moeda principal, terei que trocar pelas moeda local. Qual eu vou sair perdendo menos? Obrigado novamente. Citar
Membros de Honra psemple Postado Agosto 4, 2014 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2014 Vai dar na mesma, a única vantagem de Euro é que numa emergência é mais fácil de ser aceito por uma loja ou taxista. Lembre-se em cada país antes de ir embora de trocar de volta a moeda local por dólar ou euro, ou torrar o dinheiro com alguma compra. Do contrário, o dinheiro será apenas um souvenir da sua viagem. Por outro lado, se for para vc voltar para o Brasil com alguma moeda, dólar é melhor para guardar para viagens futuras sem destino definido. Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Agosto 18, 2014 Colaboradores Postado Agosto 18, 2014 Estou na Albânia e passei por boa parte do leste europeu no ultimo mês. Pelo que tenho visto o Euro é a moeda coringa preferencial, tanto pela taxa de conversão ser mais próxima da realidade do que o dólar, apesar de vantagem curta, mas principalmente por ser aceita em muitos lugares no lugar da própria moeda local. De qualquer modo, deve-se evitar pagar com euro, pois os estabelecimentos fazem uma taxa de conversão muitooooo pior que as taxas de câmbio, como o pessoal aí em cima falou antes. Tente estimar o quanto gastará por dia e troque mais ou menos a quantia necessária, a troca de volta para Euro fará você perder dinheiro e em alguns casos a troca de uma moeda pela do país seguinte (kunas croatas por forints húngaros por exemplo) não é tão fácil de achar nas casas de câmbio ou tem uma cotação fraca... Abs ! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.