Ir para conteúdo

RECIFE-PIRANHAS-CANYON SÃO FRANCISCO


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá Pessoal

Pesquisei bastante e as informações sobre esse lugar fantástico não estão todas juntas. Daí como tenho o site como meu guia de viagem, então, é claro tenho que contribuir para dirimir as dúvidas de quem for fazer o mesmo passeio. Vamos lá.

1o dia - 10/SET/11

Saímos, eu, minha esposa e dois filhos, de Recife às 5:00h da matina com o intuito de chegar antes das 11:30h para fazer um passeio. A pista dupla da BR-232 estava ótima até São Caetano-PE, depois pegamos a BR 423 com pista simples e também em boas condições. Houve dois trechos, já no lado Alagoano antes da entrada de Delmiro Gouveia, que obras na pista nos obrigaram a parar em torno de 5 a 10 minutos. Há uma estrada, AL-140, antes da entrada de Delmiro Gouveia, mas esta parece ser de terra, então optei mesmo por pegar a AL-220. Esta estrada, da saída de Delmiro Gouveia até Olho D'água do Casado tem um trecho de uns 20 km que estava em condições ruins, cheia de buracos. Mas nada que comprometesse o bom humor de chegar lá. Quando pegamos uma pequena pista de terra para chegar ao Hotel Pedra do Sírio ($120/dia), tivemos a visão de que nos esperava pelos próximos 2 dias. Assim que chegamos tentamos logo entrar em contato com o Célio, que ia nos levar ao passeio da Grota do Angico, mas no check-in vimos o barco do Célio a cerca de 500 m do atracadouro de Piranhas descendo o rio, chegamos atrasados 10 min. Agora só nos restava esperar para o passeio das 14:00h. Almoçamos no Flor de Cactos ($25-$55), o restaurante do Hotel que fica na parte de cima da cidade chamado de mirante. Sugiro que fiquem lá somente quem está de carro, pois o outro jeito de descer é pelo uma longa escadaria, que a noite é linda mas extremamente cansativa de subir e descer várias vezes. Meu filho mais velho me convidou para descer, mas eu não queria subir com ele nas costas após sua desistência ou mesmo por 10-20 minutos parando.

Como havia perdido o passeio da manhã para a Grota do Angico, cheguei ao atracadouro às 13:50h para esperar o barco. Ao chegar próximo às margens para tirar fotos, percebemos que não havia barcos de porte maior para nos levar até lá, foi aí que perguntei a um barqueiro chamado Carlinhos sobre o barco do Célio e ele me disse que ele já havia saído e fiquei preocupado. O próprio Carlinhos nos ofereceu o passeio por $100, enquanto o do Célio era $ 35 x 2 + $ 17 e meu filho menor não pagava. Depois de uma breve conversa contratamos por $90 contra $87 e ganhamos em privacidade e rapidez (20 min. contra 1 hora do barco maior).

Ao chegar ao Angico, encontramos o Célio que nos disse que o barco dele tinha quebrado uma peça e tinha após o conserto havia saído para lá há 5 min. Ele mesmo salientou que o cliente não poderia esperar. Lá havia um restaurante onde fomos atendidos pela Luciana que foi bem simpática e acolhedora. Perguntou-nos se queríamos fazer a trilha às 15:00h quando um grupo voltasse de Entre Montes (local que é conhecido pelos bordados), pois era mais "frio". Concordamos e preferimos ficar na beira do rio, tomando banho e esperando o grupo voltar e fazer a trilha. O ideal mesmo é que a trilha seja feita o mais tarde possível, já que mesmo ao entardecer o calor é grande, imaginem na trilha do meio-dia. Outra coisa importante é que eu fui de tênis e de bermuda, mas sandálias resolvem, "com cautela", pois existem pedras e plantas com espinhos no caminho. Detalhe, meus filhos foram de sandálias e bermudas e foi traquilo. A subida é puxada e não recomendada a quem tem problemas cardíacos. Fim da trilha e no retorno nós entramos no barco e tivemos um susto, o motor não pegava. O Carlinhos seguramente deu umas 100 puxadas e já estávamos a uns 30 metros da margem quando finalmente o motor pegou. Tanto na ida quanto à volta ficamos com paisagens deslumbrantes do São Francisco, uma água límpida e muito fria para o padrão do nordestino...

À noite fomos jantar ($30) na Cachaçaria Altemar Dutra, a única que vende pizza em Piranhas "velha", onde comemos uma boa pizza. Recomendo.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913141430.JPG 500 375 ]BR-423 - GARANHUNS .[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913141757.JPG 500 375 ]BR-423 - PROXIMO A DELMIRO GOUVEIA.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913142240.JPG 500 375 ]VISÃO DA CHEGADA.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913143328.JPG 500 375 ]VISTA DO FLOR DE CACTUS - ESCADA DE DESCIDA PIRANHAS[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913145040.JPG 500 375] [b:fc8sb1it]PRAIA NA FRENTE RESTAURANTE ANGICOS[/b].[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913145944.JPG 375 500 ]CARLINHOS EXAUSTO.[/picturethis]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110913150739.JPG 500 375] [b:fc8sb1it]DENTRO DO BARCO RETORNANDO DE ANGICOS.[/b][/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

2º dia - 11/SET/11

Após o passeio da trilha da grota no dia anterior, uma boa noite de sono foi fundamental para agüentarmos o 2º dia. Já pela manhã acordamos as 6:30h e tínhamos combinado em tentar conhecer Piranhas, tirar algumas fotos e tudo mais no horário antes de sairmos para o restaurante Karrancas do lado Sergipano de Xingó. No meio do caminho mudamos de idéia e fomos então direto para a usina de Xingó, para registrar nossa presença. Chegamos lá por volta de 09:00h e o guarda informou que só poderíamos entrar com o guia no centro recepção ao visitante que fica a poucos metros após a entrada do mirante. Como nosso interesse do dia era o passeio do Canyon marcado para as 11:30h, resolvemos fazer tudo bem rápido. Fomos ao centro da Chesf e visitamos uma maquete de madeira do complexo e uma vista frontal da barragem onde podemos ver os condutos de passagem de água para as turbinas. Uma vista linda! Pena que quase todos os locais onde tiraríamos fotos boas, haviam árvores ou arbustos que atrapalhavam. Depois seguimos para a divisa AL-SE pela ponte sobre o rio e rapidamente chegamos ao lado da usina, onde ficamos de frente aos condutos e vimos à grandiosidade. Após parada para fotos, subimos direto para os diques, pois já eram 10:00h e não poderíamos perder o passeio do canyon. Chegamos ao Karrancas e fomos bem atendidos pelo pessoal do restaurante. Falei com a Mila com quem já havía reservado o passeio ($50/pessoa e $25/criança). Bem, ela nos avisou que havia um passeio mais cedo com saída às 11:00h e embarque às 10:30h e topamos na hora devido principalmente aos nossos filhos. Antes disso, aproveitamos o lugar que tem tirolesa, caiaque, escalada, área com sombreiros com vista para o lago. O passeio começa com o locutor chamando dos passageiros em ordem de chegada para entrar no catamarã Delmiro Gouveia. Ficamos na parte de cima para facilitar a vista, mas se não escolher a área central que é coberta, o resto fica ao sol e é muito quente e olha que o dia tava um pouco nublado. O passeio é todo narrado, bem tranqüilo e estávamos em 165 passageiros de 190 e nem parecia devido ao tamanho do barco. Há somente um problema sério, antes do passeio é necessário uma boa alimentação devido ao horário, pois no barco só tem refrigerante, cerveja, água e churrasquinho. Como as duas partidas são antes do almoço, melhor mesmo é caprichar. Após 40 min e 16 km chegamos à entrada do Canyon e mais 20 min e 2 km ao ponto de banho ou mesmo o Porto de Brogodó (pois foi usado pelo pessoal da novela). Lá a parada é por 1 hora, em um local maravilhoso em uma água fria e calma. Após a hora de banho e mais 1 hora de retorno, chegamos ao dique (14:00h) e resolvemos almoçar em Canindé de São Francisco e aproveitar e fazer um micro tour. Cruzamos a avenida principal e esperando encontrar um restaurante com uma boa estrutura, mas encontramos somente um, logo no início, que não nos agradou. Paramos no posto no fim da avenida já saindo para Paulo Afonso e o perguntamos ao frentista e ele indicou que o melhor era o restaurante do posto mesmo (Restaurante do Jorge) que ele trabalhava. Olhei para minha esposa e olhamos para a entrada. Disse que iríamos a outro lugar e ela pediu que confiasse e voltamos. Não me arrependi. Pedi picanha ($40) que é servida no espeto e volta para a churrasqueira para não esfriar, um arroz com carne seca, feijão, macarrão, tudo muito bom naquele estilo que a mãe da gente faz. Terminamos às 15:50h na praça central das cidade numa mini sorveteria para encerrar o saboroso almoço. Fomos a Piranhas tirar fotos da cidade que não tiramos logo cedo, após o dia cansativo. Os meninos pediram para tomar banho novamente no rio (praia), e eu não resisti. Eram 16:45 e a temperatura da água estava em 24,2ºC e com o vento chegava facim à sensação de uns 20°C. Para quem é do Ceará, isso é frio para caramba! Após esse banho no rio, subimos para o hotel e jantamos sandubas (misto, hambúrguer, suco laranja =>$25) e ligamos para um guia que a D. Eliane do Hotel indicou o guia Edmilson em Paulo Afonso. Ele cobrou $50 e citou no telefone que se fossemos em Xingó e não fossemos em PA, não seria um passeio completo. Pedi uns 20 minutos para conversar com minha mulher se valeria a pena irmos a PA (1 hora) e depois do passeio (2h) pegarmos mais 6 horas de retorno para casa. Quando decidimos que sim, ele não atendeu, acho que devido a Copa Vela (micareta). Mandei SMS.

 

20110913221501.JPG

Vista do Mirante de Xingó

20110913223352.JPG

Parede da Barragem e condutos de desvio do rio da construção

20110913225542.JPG

20110913230553.jpg

Karrancas e Catamarã

20110913231815.JPG

Porto de Brogodó - No centro espaço crianças

20110913233147.JPG

20110913233406.JPG

Piranhas

20110913233451.JPG

20110913233506.JPG

Atracadouro - Piranhas

20110913233937.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

3º dia - 12/SET/11

Bem, acordamos cedo novamente e resolvemos arriscar mesmo sem a resposta do guia. Combinamos de ir a Paulo Afonso (chegada às 9:00h), fazer um tour no CHPA (2h) e voltar para casa antes do meio dia. Fizemos o check-out, nos despedimos do Sr. Clemente e da Sra. Eliane parabenizando pelo hotel pequeno, mas confortável com bela cama e travesseiros, uma bela vista para o rio e TV. Questionamos qual seria a melhor estrada para PA, por Canindé ou por Delmiro. Eles falaram que a estrada de Canindé estava em piores condições. Chegamos em PA na hora programada e ligamos para o guia que nos atendeu e estava esperando no centro de informações. Para nossa sorte a avenida principal estava interditada devido à Micareta Copa Vela, e tivemos que fazer alguns ajustes de rota. Quando paramos para abastecer, descobrimos que o centro ficava na frente do posto e lá encontramos o Edmilson. Acertamos o pagamento ($50), até agora não sei se foi caro, e começamos a visita ao território da Chesf. Lá dentro parece uma pequena cidade com ruas, praças, etc., tudo muito organizado, limpo, pintado. Tinha sempre gente varrendo, catando, ou organizando algo (parece outro país). Fizemos várias paradas para que o guia contasse as histórias, e mostrasse também as belas paisagens. Ele nos mostrou as usinas de PA I, II e III e acabamos não visitando PA IV, mas como a hora estava passando mais do que o programado nem sequer perguntei o porque ou mesmo se podia. Sim, vimos também à usina de Angiquinhos, criada pelo cearense Delmiro Gouveia para abastecer a fábrica de tecido dele e o loteamento onde moravam os trabalhadores da fábrica na antiga cidade de Pedra (hoje Delmiro Gouveia). Após o passeio da área privada da Chesf fomos comprar souvenirs e após almoçar no restaurante self-service do Hotel San Marino ($25) e partimos a nossa casa.

No meio do percurso pensamos em nos hospedar em Garanhuns, pois já eram quase 16:00h, mas resolvemos somente fazer umas comprinhas no centro. Paramos novamente para jantarmos coxinhas no Rei da Coxinha em Gravatá, chegando em casa sãos e salvos às 21:00h.

 

Resumindo: Passeio inesquecível para nossa família, valeu cada centavo gasto. Meus filhos disseram que queriam morar perto do rio. Quem sabe no futuro?

 

Telefones úteis

Hotel Pedra do Sírio (Clemente/Eliana): 82 3686.1365

Restaurante Angicos (Luciana): 82 8866.1830

Passeio Grota (Célio): 82 8871.0439

Passeio Canyon (Mila): 79 9972.1320

Tour Paulo Afonso (Edmilson): 75 9139.4520

 

 

20110914091911.JPG

Chegada a PA - Av. Velho Chico

20110914092524.JPG

Interior do Complexo Hidroelétrico

20110914094537.JPG

Passagem por baixo da represa

20110914100419.JPG

Observatório do Diretor da Chesf usado na construção

20110914100628.JPG

Teleférico interditado devido a infiltrações nas rochas

20110914100822.JPG

Descendo para a sala dos geradores

20110914101001.JPG

Os geradores PA I

20110914101359.JPG

Saída PA III

20110914103917.JPG

Tomei um susto com esses supostos meliantes durante o retorno! AMO VCS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Olá Thawesome.

 

Excelente relato!!!!! Moro em Aracaju e mês passado fiz um passeio guiado para Angicos saindo de Piranhas, mas foi bate-volta. Só que fizemos de catamarã, nem se compara a sua viagem até lá. Você tem razão quanto ao calor lá em Anjicos, até "cozinhou" o chip da nossa câmera!!!! kkkk

Fizemos o Cañion de Xingó ano passado. É imperdível mesmo.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros

Olá a todos,

estou precisando da ajuda de vocês.

Tenho uma semana para fazer uma viagem litorânea e estou pensando em partir de Piranhas ao Litoral Sul de Alagoas.

Minha ideia de Roteiro é sair de Salvador e seguir:

Piranhas

Penedo (ainda não sei, coloquei aqui apenas para questionar se, realmente, vale à pena)

Pontal do Peba

Coruripe

Jequiá da Praia

Praia do Gunga

Maceió

 

quantos dias vocês recomendariam para cada um desses locais? A ideia é passar o Reveillon em algumas dessas áreas. Alguma sugestão?

desde já muito obrigada.

OBS: Vamos fazer o passeio de carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Luana,

 

Neste fim de semana, um amigo meu voltou de Piranhas e confirmou que considerando o tempo de viagem, 3 dias são suficientes. Mas considerando que vai viajando 2 dias em na região: 1 para Angicos e visitar a cidade, e outro para Xingó.

Considere que levará quase 8 horas para chegar em Piranhas de Salvador. Daí perdeu um dia.

Os outros locais não conheço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...