Renuncia a cidadania Brasileira - riscos e problemas

Pergunte e responda tópicos sobre os temas abordados pela comunidade Mochileiros.com. Para cada tópico, UMA pergunta. O título do tópico deve ser uma pergunta. Tópicos com títulos sem pergunta serão fechados e/ou movidos para outros fóruns.
Igor Mosh

13 Jul 2015, 21:00  

Boa noite, Galera.

Estou em processo de solicitação de cidadania Lituana. Já reuni todos os documentos e mandei para fazer a tradução para o lituano e posteriormente enviar para o consulado, porém no meu caso não terei direito a dupla cidadania, sendo assim antes de entregar os documentos par analise devo renunciar a cidadania brasileira.

Minha dúvida é: INICIALMENTE NÃO IREI MORAR NA EUROPA E CONTINUAREI NO BRASIL E POR ESSE MOTIVO TENHO RECEIO DE RENUNCIAR A CIDADANIA BRASILEIRA E TER PROBLEMAS AQUI O BRASIL, COMO POR EXEMPLO AO CPF E CONTA BANCÁRIA. AS INFORMAÇÕES DO ITAMARATY SÃO INSUFICIENTES PRA ENTENDER, ALÉM DAQUELE POVO NÃO RESPONDER EMAILS. SÓ ENTENDO QUE NÃO TEREI DIREITO E EXERCER O DIREITO/DEVER DE VOTAR.

Alguém aqui tem cidadania de outro país e teve que renunciar a cidadania brasileira??? Tem ou teve algum problema aqui no Brasil se ainda continua vivendo aqui???

Valeu,

Igor

Adriana T-Tresch
Membro de Honra
Membro de Honra

15 Jul 2015, 09:37  

Olá, se vc pretende continuar morando no Brasil, qual seria a vantagem de renunciar a cidadania brasileira? Vc vai poder continuar morando no Brasil sem restrições, não sendo brasileiro...? Pode prestar concurso público, sendo estrangeiro? Não sei, mas acho que não é uma simples questão de "perder o direito de votar", então quem sabe vc se informa melhor... (e depois compartilha as infos com a gente).

Quanto a cidadania lituânia, até onde eu sei o país estava cogitando um referendo justamente sobre a questão de permitir ou não a dupla nacionalidade... acho que seria em setembro ou outubro esse referendo, mas também não tenho certeza. Considerando que vc não pretende morar na Europa por enquanto, acho que vale a pena se informar melhor e aguardar o resultado do referendo, se for do seu interesse. Boa sorte.
Editado pela última vez por Adriana T-Tresch em 11 Jan 2016, 08:15, em um total de 1 vez.

xxxxxxxxxx
Membro de Honra
Membro de Honra

15 Jul 2015, 19:50  

Pelo que eu sei, a partir do momento em que é publicado o decreto com a sua renuncia a cidadania brasileira, você será considerado um estrangeiro no Brasil, e caso queira continuar a trabalhar legalmente aqui, você terá que entrar com uma solicitação de visto de trabalho, tirar NRE, não terá mais direito a passaporte brasileiro, só o Lituano, etc, como todos os estrangeiros que vivem e trabalham aqui no Brasil.

A grande maioria dos casos de outra cidadania que temos no Brasil é de dupla nacionalidade, onde a pessoa adquire a cidadania por laços sanguíneos, o que não a obriga a renunciar a cidadania brasileira.

Igor Mosh

19 Jul 2015, 14:25  

AdrianoLB escreveu:Pelo que eu sei, a partir do momento em que é publicado o decreto com a sua renuncia a cidadania brasileira, você será considerado um estrangeiro no Brasil, e caso queira continuar a trabalhar legalmente aqui, você terá que entrar com uma solicitação de visto de trabalho, tirar NRE, não terá mais direito a passaporte brasileiro, só o Lituano, etc, como todos os estrangeiros que vivem e trabalham aqui no Brasil.

A grande maioria dos casos de outra cidadania que temos no Brasil é de dupla nacionalidade, onde a pessoa adquire a cidadania por laços sanguíneos, o que não a obriga a renunciar a cidadania brasileira.

Existe a possibilidade de ter a dupla cidadania, porém não no meu caso não é possível. Estou falando com o Itamaraty e Ministério da Justiça (estrangeiros) a respeito da perda da cidadania. Talvez seja necessário colocar um advogado após conseguir que o Brasil em acordo com a Lituania consiga manter as duas cidadanias.

O motivo de conseguir a cidadania agora seria para conseguir ficar mais que 3 meses nos paises da comunidade europeia e poder comprar um imovel na italia. Além claro de ter o passaporte europeu que facilita muito as coisas. Sou comerciante e por esse motivo estou buscando informações, porém lendo documentos oficiais não são conclusiveis quanto a perda da cidadania (tem uma especie de jeitinho brasileiro), o brasil oficializa sem "oficializar", se fingem de mortos e se o consulado estrangeiro não exigir oficialmente a denuncia o brasil fica na dele sem alterações no rg, cpf e etc.

Assim que conseguir mais informações irei divulgar. Até mesmo os meios que consegui todos os documentos e valores sem precisar de empresas ou advogados cuidando disso pra você.

Outra coisa que é bem bacana, na maioria dos paises da europa você consegue o documento similar ao nosso CPF sem ser naturalizado ou ter a cidadania, porém usar o sistema educacional e de saúde é bem mais complicado, porém para cidadãos da europa é bem simples.

Valeu,

Igor

elianemaroniene
Contato:

25 Ago 2015, 13:40  

Olá Igor

também estou com essa questão. Preparando documentos para cidadania lituana mas não gostaria de perder a cidadania brasileria. Gostaria de saber se você avançou e se contratou algum advogado.

Obrigada

EduGomes_BR

31 Out 2015, 18:09  

Boa noite pessoal!

Queria saber as mesmas respostas. Minha esposa está pensando em tirar a cidadania lituana, e queria saber se é muito dificil de juntar a documentação sem um advogado.

Alguém tem algum link para compartilhar?

netto.valle
Contato:

24 Nov 2015, 12:12  

elianemaroniene escreveu:Olá Igor

também estou com essa questão. Preparando documentos para cidadania lituana mas não gostaria de perder a cidadania brasileria. Gostaria de saber se você avançou e se contratou algum advogado.

Obrigada

OLA PESSOAL GOSTARIA DE SABER SE VOCES ME INDICAM ALGUM ADVOGADO PARA AS DUVIDAS E O PROCESSO DA CIDADANIA LITUANA, ESTOU COM ALGUNS DOCUMENTOS, MAS TEM ALGUMAS DUVIDAS QUE AINDA VAGAM NA CABEÇA, OBRIGADO!

OBS SOU DE SAO PAULO

Vitor Botelho

25 Nov 2015, 22:44  

a princípio não tenho nenhum aporte para seus problemas, mas fiquei curioso. Tem alguma coisa de diferente? Por que tanta gente está se mudando à Lithuania? Eu sei que lá é um lugar legal e tals, mas tem países mais comuns para se fazer isso. Alguém pode me responder? Também tenho desejos de um dia morar por aí

xxxxxxxxxx
Membro de Honra
Membro de Honra

26 Nov 2015, 07:05  

Basicamente é por que a "moda" de tirar cidadania Europeia chegou aos descendentes de Lituanos, especialmente depois que a Lituânia passou a fazer parte da União Europeia e Espaço Schengen, passou a ser interessante para os descendentes de Lituanos tirar a cidadania Lituana para ir morar na Europa.

Agora que ela faz parte da EU e Espaço Schengen os cidadãos Lituanos podem morar e trabalhar em qualquer país da Europa Ocidental, isto tem motivado os descendentes de imigrantes Lituanos (Filhos, netos, Bisnetos, etc) a pedir a cidadania, é o mesmo movimento que se viu com os descendentes de Italianos, Portugueses e Espanhóis a alguns anos atras, quando a EU e Espaço Schengen começaram a funcionar, todo descendente de imigrantes destes locais que tinha de onde conseguir a documentação foi tirar a cidadania Europeia na esperança de vida fácil e riqueza na Europa.

Mas para a grande maioria destes novos cidadãos Europeus, não foi nada disto que aconteceu, sem qualificação profissional, a maioria trabalhou feito condenado em sub-empregos, trabalhando 12 ou 14 horas por dia, ganhando pouco sem registro, perderam a sua juventude trabalhando feito condenados, e hoje grande parte está pior do que antes , de volta ao Brasil, sem dinheiro, com 40 a 50 anos, sem contribuição com INSS, com dificuldade para se aposentar, etc...

Conheço dúzias de "italianos" e "Espanhóis" nesta situação, pois morrei um tempo numa cidade onde um terço da população foi para Itália e Espanha nos anos 90 e 2000 em busca do "eldorado".

Então tem que ter cuidado e pensar bem antes de largar tudo e ir em busca do "eldorado" perdido na Europa...

Vitor Botelho

26 Nov 2015, 08:16  

Texto duro de se ler, Adriano. Acredito que na lithuania seja um pouco diferente, ou seja, que as pessoas consigam morar lá com mais facilidade do que na italia e portugal, já que o país tem bem mais apoios sociais do que portugal e italia. Mas, ao mesmo tempo o pessoal é bastante xenofobico, do que ouvi falar, entao sempre será um pouco arriscado, porque conseguir emprego, e mais para um emprego bom, possivelmente não será coisa fácil

•   Informação