Ir para conteúdo

San Pedro do Atacama - Fevereiro de 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Minha viagem no Atacama

 

Olá Amigos, estou iniciando este topico para trazer à vocês informações sobre a minha viagem com minha esposa ao Atacama em fevereiro de 2013.

 

Fomos de carro alugado. Sei que muitos adeptos do mochilão torcem o nariz para esse tipo de viagem. Mas tem vários fatores que contam a favor: 1) Fiz e refiz as contas e o valor das passagens de onibus entre as cidades + taxis + custos dos passeios cobrado pelas operadoras estaria muito próximo do preço do aluguel do veículo + combustível. 2) com o carro poderíamos conhecer muito mais lugares, fizemos em 10 dias um roteiro que demoraríamos 20 dias sem carro; 3) conforto e liberdade de ir e vir a hora que quizer; 4) a possibilidade de ver paisagens belíssimas (que muitas vezes perdemos por estar viajando de ônibus à noite).

 

San Pedro de Atacama é o point para conhecer os encantos do Deserto do Atacama. Os preços das hospedagens é salgado e foi difícil achar vaga nesta época, ficamos na pousada "La Casa de Mireya" (45.000 pesos com café da manhã meia boca, quarto de casal confortável com banheiro e água quente).

 

Os principais restaurantes estão na Caracoles, gostei muito do LA CASONA e do ADOBE (estes são um pouquinho mais caros, mas valem a pena para ter uma "noite especial") , os restaurantes mais baratos estão nas ruas no entorno da Caracoles, uma boa dica é o GRADO 6, com uma decoração bem legal e um menu del dia (entrada, prato principal, sobremes, taça de vinho) bem em conta (6.000 pesos).

 

Perto da praça onde fica a "rodoviária" da cidade existem pequenos restaurante com preços bem em conta, principalmente no almoço.

 

Sobre os passeios

 

As atrações mais conhecidas são o Salar de Tara, Vale de La Luna, Vale de La Muerte, Gesers del Tatio e as Lagunas Altiplanicas. Dá para fazer estes passeios e 4 dias.

 

O ideal é começar pelos passeios em menor altitude para dar tempo do seu corpo se aclimatar com a altitude. Em SPA a altitude é de 2.500 metros. Outro passeio muito concorrido é o Tour Astronomico para visualização do céu do Atacama.

 

1º passeio Cejar e Tour Astronomico ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

2º passeio Lagunas Altiplanicas ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

3º passeio Salar de Tara ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

4º passeio - Geisers del Tatio (leve casaco ou alugue em SPA , as temperatura negativas são comuns ::Cold:: ) ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Dica, deixe para negociar os passeios lá em San Pedro, visite algumas operadoras e dê uma pechinchada. Se vc pagar à vista poderá obter mais descontos. Eu gostei muito da operadora Linkan Antay são muito cordiais e gentis no atendimento e os preços são competitivos.

 

ALTIPLANO DO ATACAMA COM NEVE EM FEVEREIRO - 4700 METROS

Jama-neve.jpg

 

ADUANA EM SPA

8-SPA-Aduana.jpg

 

LAGUNAS ALTIPLANICAS

SPA+-+lagunas2.jpg

 

SALAR DO ATACAMA E SUAS LAGUNAS

SPA+-+Laguna+Cejar.jpg

 

Mais Informações detalhadas no meu B L O G :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Vicente

curti sua opinião de ir alugar um carro

também sou adepto da liberdade da condução própria em vez do ônibus (quando possível)

pretendo ir SPA em Julho de 2015 mas já estou me preparando cognitivamente rsrs

o seu relato foi bacana, pois me permitiu situar as prioridades

Um grande abraço

Rômulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Giacome.

 

Faltou dizer que eu aluguei o carro na Argentina (em Salta) onde aproveitei para conhecer o norte da argentina, além disso o aluguel na Argentina é mais barato que no Chile e Salta fica mais perto de SPA do que Santiago

Salta fica a 350Km de SPA

Santiago fica a 1.100Km de SPA

 

Uma opção é alugar o carro em Cálama , o problema é que se vc alugar o carro no Chile não poderá cruzar a fronteira com a Argentina.

 

QQ coisa dá uma lida no meu blog

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Vicente!

Já visitei seu blog várias vezes e ele realmente é muito bom. Estou finalizando os preparativos para uma viagem a SPA. Estamos indo de carro, mas a partir de Santiago, porque vamos passar uns dias lá tb. Vc informou que a distância de Santiago a SPA são 1100 km e eu localizei no google maps 1631 km. Existe alguma estrada que não está visível no google que diminui a distância? Outra coisa que gostaria de confirmar com vc: Os passeios que podemos fazer sozinhos em Atacama com nosso carro são : Laguna Chaxa, Laguna Cejar, Altiplânicas e Vale de La Luna? São estes mesmos? Obrigada pela atenção. Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OPa obrigado pelos elogios ao blog ! ::otemo::

 

Sim são 1666 Km na verdade seguindo sempre pela Ruta 5 que é uma excelente estrada. Uma boa é fazer a viagem em dois dias parando na região de Copiapó, Caldera, Chanaral ou Taltal. Não se esqueça de passar por Antofagasta para conhecer "La Mano de Desierto" um dos principais cartões postais do Chile, veja aqui as fotos de lá https://www.google.com.br/search?q=chile%20la%20mano%20del%20desierto&bav=on.2,or.r_cp.&bvm=bv.55819444,d.cWc,pv.xjs.s.en_US.ClVHbHStgs4.O&biw=1150&bih=543&dpr=1&wrapid=tlif138331035644911&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&authuser=0&ei=FKRzUsnOIIfLkAekooGACA

 

Sobre sua pergunta "Os passeios que podemos fazer sozinhos em Atacama com nosso carro são : Laguna Chaxa, Laguna Cejar, Altiplânicas e Vale de La Luna? São estes mesmos? Obrigada pela atenção. Abs"

 

Sim são esses. Sobre o Vale de La Luna consegue-se chegar a um ponto na estrada de onde se avista o vale, um lugar lindo no por do sol. Não é o mesmo lugar em que as vans e onibus de turismo vão, eles vão mais além por uma estrada de terra (esse caminho eu não conheço)

 

Também é possível conhecer as Termas de Puritama de carro comum, consulte as condições da estrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu demais as dicas em relação às paradas na Ruta 5. Não sabíamos ainda onde pernoitar. Chegaremos a SPA no dia 21 de dezembro e ficaremos 4 dias. Vc acharia conveniente reservarmos os passeios previamente pela internet por causa do período ou a oferta lá é tão grande que não corremos o risco de não achar vaga?! Outra coisa: Vi no seu blog que vc foi a Portillo no inverno. Estava querendo aproveitar os dias em que ficaremos em Santiago para ir até lá. Vale a pena um passeio por lá no verão? Obrigadíssima novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi,

 

Nesta época eu acho bom ir com a reserva feita porque final de ano é bem complicado.

 

Vocês vão com carro próprio ou alugado?

 

Portillo no verão acredito que seja um belo passeio, principalmente pela subida das Caracoles, e pelo belo lago que tem em frente ao hotel. Outra opção, melhor na minha opinião é ir conhecer Vale Nevado que é muito mais perto de Santiago e terá o mesmo tipo de visual.

 

Se vocês estiverem de carro próprio seria uma boa opcção fazer uma rota alternativa na volta de San Pedro do Atacama voltando pelo norte da Argentina, conhecendo Purmamarca (380Km de San Pedro), Salta, Cafayate, etc.

 

De carro alugado no Chile vcs não podem cruzar para a Argentina. Se o carro for alugado na Argentina vcs podem ir ao Chile sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Vicente! Queria muito conhecer o norte da Argentina, passando por aquelas cidades que vc mencionou, mas infelizmente não vai dar porque já alugamos o carro em Santiago, onde ficaremos 4 dias iniciaremos nossa jornada para SPA. Vou considerar sua dica de ir ao Vale Nevado. Confesso que não pensei nisso antes por achar que lá não teria tanta graça no verão e ouvi dizer que a estrada de Caracoles que leva a Portillo é muito bonita e meu marido adora uma estrada,rs. Obrigada mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Vicente! Eu aqui novamente, rs. Agora, estou fazendo alguns testes no meu GPS pra ver se está tudo certinho. Tenho um garmin nuvi 205 e já coloquei o mapa do Chile nele. Para usar as coordenadas que vc informa da Laguna Chaxa, por exemplo que é -23.213267,-68.013868, o formato no GPS seria h ddd.ddddd graus e 23.213267 seria S e 68.013868 seria W? Please, help me, rs. Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...