Seguros de Viagem - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre prevenção de doenças infecciosas em viajantes e outros temas relacionados. Guias e tutoriais.
davlav
Colaborador
Colaborador

06 Mar 2010, 20:17  

Só para lembrar, quem comprar a passagem com o cartão (dependendo do cartão, é claro) já tem direito ao seguro (trtado de Schengen). Não precisa gastar mais com nada.

Alguns, como o AMEX-BRADESCO, nem precisa comprar a passagem, é só ter o cartão (no caso o Platinum).

David.

laura-ck
Colaborador
Colaborador

15 Mar 2010, 14:32  

Galera...

alguém sabe se o seguro viagem da Mapfre é bom?
Vou passar um mês na Europa e de todas as empresas que eu cotei (inclusive as citadas aqui no tópico), foi a que me ofereceu a melhor tarifa! Alguma informação?
"Life can be wonderful if you're not afraid of it. All it takes is courage, imagination ... and a little dough."

Guia: Intercâmbio por Conta

mipocione
Colaborador
Colaborador
Contato:

17 Mar 2010, 02:46  

Sou expert em seguros, rs. Trabalho em uma seguradora...

Tipos de seguro

Cartão de assistência em viagem
São empresas como Vital Card, Intermac, World Plus, Mondial, Isis etc que comercializam um cartão com vários benefícios.
Existem várias restrições contratuais, como não cobertura para doenças pré-existentes, não cobertura para acidentes em esporte de risco etc. Sempre verifiquem o contrato antes da compra.

Assistência através do plano de saúde
Alguns planos de saúde como Omint, Amil e Dix possuem um extensivo de assistência em viagem. Geralmente, há um valor de cobertura, mas a relação com a pré-existência é diferenciada.

Assistência através do cartão de crédito
Existem duas vertentes: a fornecida como benefício do próprio cartão e outra da bandeira do cartão. A do cartão, independe da compra da passagem. Os limites de cobertura variam de acordo com a categoria do cartão (Gold, Platinum etc). A da bandeira do cartão depende da compra da passagem na modalidade crédito. Em geral o que elas fornecem são seguros como morte acidental e invalidez, mas sempre confirmem isso com a bandeira do cartão de vocês.

Valores de cobertura

Europa: pros países do Tratado de Schengen, 30 mil euros.
América Latina e Caribe: 10 mil dólares é suficiente
Estados Unidos: acima de 20 mil dólares (não entendam como exigência consular, porque não há, mas uma cirurgia de apêndice, por exemplo, não sai por menos de 16 mil dólares)
Demais países: cobertura de 10 mil dólares pode ser suficiente

Como funciona

Em grande maioria, para viagens curtas os cartões de assistência em viagem e do cartão de crédito tem a mesma filosofia. Você liga pra uma central de alarme, solicita o atendimento e recebe posição posterior a respeito.
Se for grave, pode ir pra um hospital e ligar do local. Se não ligar pode ter reembolso negado.
Para intercâmbios, existem seguros que fornecem tipo um limite que a pessoa use em casos emergenciais e solicite reembolso sem prévio aviso e, para atendimentos eletivos, seja solicitado organização.
Fique também ligado no contrato.

Acho que é isso.

Quelzis

01 Abr 2010, 12:22  

Olá,

também vou para o EUA passar as férias, pelos foruns e fazendo pesquisas, encontrei uma empresa chamada Assist-Card (www.assist-card.com.br). Liguei lá e senti firmeza! Meu plano cobre roubo, acidentes, localização de bagagem e mais um monte de coisa que eu nem imaginava.
Meu cunhado veio da Argentina para cá e a mala dele sumiu, foi uma dor de cabeça tremenda até encontrar, por isso fiquei pesquisando sobre essas empresas que me dão assistencias. Essa Assist-Card te ajuda em tudo, inclusive no seguro viagem que parece que agora é obrigatório.
Bjus e boa viagem para você!

renzors
Contato:

12 Abr 2010, 22:43  

Qual compensa mais? GTA ou MIC? Pela última cotação que fiz o GTA tava 200,00 e o MIC 209,00

::carai::
here we go!!!

sidfilho

19 Abr 2010, 21:19  

edver carraro escreveu:Flávia

Uma empresa boa é a Mondial - https://www.mondialtravel.com.br/home.aspx.
Eles tem planos específicos para toda a América do Sul e entrando no site, você pode fazer um cálculo do seguro para os dois.
É um seguro muito bom, vale dar uma conferida.

Abraço
Edy

o site de viagens do submarino também vende os seguros da mondial, e estava mais barato que o próprio site deles.
https://www.submarinoviagens.com.br/.

apesar de sempre comprar as passagens com cartao de crédito, a última vez inclusive com o cartao fidelidade TAM - itaucard. acho melhor fazer um seguro a parte, pois o seguro do cartão/bandeira, nao tem apólice, até explicar la pro tiozinho da alfandega que eu tenho mesmo um seguro, ja morri de nervoso. e como a colega falou, só cobre, extravio de bagagem, morte, invalidez, e o da TAm, se nao me engano, cobria alguns gastos medicos, mas nao medicamentos, nem assistencias gerais em caso de merda grave.

Julio Cap.

22 Abr 2010, 15:37  

Eu nem dava tanta importância assim pra esses seguros..

mas quando um primo passou maus bocados "abroad" eu fiquei mais receoso.

Acho que o custo é até pequeno perto dos problemas que podemos ter ... então as dicas são bem válidas.

andre_monteiro

04 Mai 2010, 16:42  

Necessito de uma Ajuda dos amigos.
Vou fazer minha primeira viagem para Europa com minha esposa(gravida de 5 meses), 11 dias Portugal e Espanha. Comprei as passagens com Visa e "ganhei" o seguro da Visa, já ate recebi o "SCHENGEN CERTIFICATE", mas lendo o contrato deste vi que o seguro nao cobre eventos relacionados a gravidez, liguei para a seguradora que confirmou essa informação. Fui tentar contratar outro seguro (Mondial) e recebi informação que gravidez como condição pre-existente não seria coberta. Liguei novamente para Visa e solicitei maiores informações do que seria evento relacionado a gravidez, pois se minha esposa tiver um enjoo é ligado a gravidez ou não? Me informaram que isso seria apenas para Parto e Aborto. Alguem me ajuda como posso proceder, não existe seguro que possa me aparar nessas condições? Nao estou viajando para parto muito menos aborto, quero apenas curtir a viagem com segurança sabendo que minha esposa seja amparada caso passe mal.

Ingrid Ferreira
Membro de Honra
Membro de Honra

04 Mai 2010, 17:07  

André,
A sua situação é um pouco complicada hein?!

Eu li em um artigo uma vez que a Intelmac Assistence oference seguro que cobre gravidez até o 6º mês: http://www.macassistencia.com.br, porém eu não conheço este seguro, ok?

Dá um olhada também no seguro da STB http://www.stb.com.br/servicos-para-viagem/.

andre_monteiro

04 Mai 2010, 17:23  

Pois, é situação realmente complicada, acho que é muito improvavel ter complicação nessa altura já que a gravidez esta 100% normal, mas não posso viajar com ela com esse medo de nao ter assitencia caso precise. E pesquizei muito aqui no forum não vi nenhum caso de viagem para Europa com uma Grávida em relação ao seguro.

Entrei em contato com as empresas que falou, vou esperar resposta, Obrigado

Ingrid Ferreira escreveu:André,
A sua situação é um pouco complicada hein?!

Eu li em um artigo uma vez que a Intelmac Assistence oference seguro que cobre gravidez até o 6º mês: http://www.macassistencia.com.br, porém eu não conheço este seguro, ok?
Edit: Acabei de ligar la Intelmac e ela não cobre, segundo a atendente eventos relacionados seriam parto ou aborto.

Dá um olhada também no seguro da STB http://www.stb.com.br/servicos-para-viagem/.

•   Informação