Ir para conteúdo

Gramado - Carnaval 2011


Posts Recomendados

  • Membros

VIAGEM PARA GRAMADO – CARNAVAL (05/03 – 09/03/2011)

 

 

1º dia: E assim começa minha viagem para Gramado... eu na esquina da minha rua de mala e cuia pegando chuva com uns cinqüenta feirantes em volta me olhando (este ano choveu em praticamente todos os estados do Brasil. Dei muita sorte, pois em gramado fez sol todos os dias, com exceção apenas da quarta-feira de cinza que choveu um pouco. E olha que, pelo que muitos moradores contaram, a cidade tem uma certa tendência para chuva. Para se ter idéia, em fevereiro só não choveu dois dias. Sendo assim, lá vai a primeira dica: Guarda-chuva na bolsa) O taxista? Perdido na rua ao lado enquanto eu estava em pânico no lugar que marquei... Fora isso, só alegria! Digo e afirmo que todos, pelo menos uma vez na vida, tem que visitar gramado! Olha que eu sou apaixonada pelo Rio de Janeiro (apesar de todos os problemas que conhecemos, e , até então, ainda não tinha ficado apaixonada por outra cidade que não fosse a minha). E assim deixei o Rio com a certeza que, apesar de estar sem uma boa cia ao meu lado (Oh lugar para ter casalzinho... rs) seria muito bom (ou seja, não deixem para ir a gramado somente se tiverem uma boa cia, afinal, é possível, sim, e até muito legal, ir sozinha também!) Bom, introdução à parte, vamos ao que interessa!

Táxi da Tijuca (baixo onde eu moro) para aeroporto Galeão (35,00), café da manhã no aeroporto (6,50) – por um pãozinho de queijo e um copinho de café com leite de máquina. Assim começa o roubo das viagens! Rs -, revista para ler no caminho – afinal, são 2 horas de viagem – (4,50). Caramba, nem saí do Rio e já tinha morrido em R$ 46,00 tirando o valor da passagem (peguei uma promoção de 10 anos da gol, então paguei 429,00 a ida e 10,00 a volta que, somado com as taxas, ficou ida e volta por R$ 478,24. Mas você consegue mais barato dependendo do período e do empenho da busca. O negócio é entrar no decolar.com todos os dias e pesquisar. Aproveito para incluir também, neste primeiro dia, o custo da hospedagem. Paguei 100,00 a diário no Hotel Cabanas do Tio Chico (não é um lugar chique, mas não tenho nada do que reclamar. Tudo bem limpinho, por fora as casinhas são lindinhas, tem um espaço na frente das casinhas como se fosse uma pracinha com alguns brinquedinhos para as crianças e ainda tem a vista para o vale do quilombo. Só deixa um pouco a desejar por dentro (mas se levarmos em consideração o preço e que andamos praticamente o dia inteiro na rua não terá tanta importância), pois a televisão é velha, a pintura já está precisando de uma outra mão... detalhes!). Ele fica na Av. das hortênsias (onde fica a maioria dos museus, lojas de chocolate e é caminho para canela. De lá fazia tudo à pé em gramado. Um detalhe aqui, em alguns lugares li Hortênsia com s, como no próprio site de gramado que eu indico; em outros li Hortência com c, como no comprovante do cartão visa. Nas placas eu não cheguei a reparar, então não sei ao certo qual está correto no caso do nome da rua). Paguei 4 diárias, sendo assim, gastei R$ 400,00. Após duas horas de viagem lá estava eu em perdida no sul, no aeroporto de Porto Alegre. De lá sai um ônibus da linha Citral para gramado por R$ 26,00 (ou seja, não precisa se dar o trabalho de pegar táxi para ir para a rodoviária, nem gastar uma grana de transfer. Só não esquece de quando for comprar a passagem de volta em gramado avisar que você quer ir para o Aeroporto. Acho que não são todos os horários que passam lá). Logo que você desembarca tem um quiosque de informações. Lá você pergunta onde compra a passagem e pede um mapa da cidade. Para quem prefere alugar um carro (muita gente faz isso) li em algum site, não estou lembrando qual, um rapaz indicando alugar através da ‘Unidas” que era bem melhor, tinha quase o mesmo preço da que ele tinha alugado, mas era bem mais simples (ele havia alugado com a Locaralpha, mas disse que, mesmo tendo bom preço é muito burocrática e ele teve aborrecimentos. Mas pode ter sido um problema somente com ele, não sei. Aqui o negócio é pesquisar para evitar estresses durante esta viagem tão maravilhosa. No final, vou anexar as dias que achei mais interessantes de outras pessoas. Cheguei no aeroporto as 10:00h, mas só consegui passagem para às 11:30h. Depois mais duas horas de viagem (mas a estrada é boa!!). Cheguei em gramado às 13:30 morrennnndo de fome e logo reconheci o restaurante que meu amigo Bruno indicou que é a Cantina Pastasciutta (vou colocar um site que tem os principais endereços, mas este fica bem na frente da rodoviária na Borges de medeiros. Entrei com mala e tudo. Queria era comer! Rs Comi uma lasanha show com um suco de uva maravilhosoooooooo! Gente, foi de longe o melhor suco que tomei. Nada comparado em nem um outro lugar de gramado que eu fui. Fora que lá é lindinho. A maioria dos pratos em gramados são para duas pessoas. Sempre que eu entrava ficavam procurando meu acompanhante e eu dizia: Estou só mesmo! Rs Daí bastava abrir o sorrisão e era sempre bem tratada (Achei o povo de lá bem mais sério do que nós, cariocas. Provavelmente devido a cutura Européia, mas quem resiste ao nosso sorriso?! Mesmo assim, temos que ter um certo limite com as brincadeiras! Rs). Logo eles diziam que os pratos são para duas pessoas, mas se eu quisesse eles poderiam fazer meia porção. Bom, paguei 40,00 neste almoço. Depois peguei com táxi (não sabia a distância da rodoviária para o meu hotel e, carregando duas malas, não estava a fim de descobrir! Rs Depois fiz o mesmo trajeto a pé mil vezes. Andava um pouquinho, mas as paisagem compensava qualquer coisa. Mesmo que você alugue um carro, não deixe de andar um pouco à pé. É muitoooo bom) e gastei mais 10,00. O nome do taxista é Yuri. Muito simpático! Ele meio que trabalha de guia também, mas levando de táxi, o tel dele é (54) 8103-2249/ (54) 8427-2312. Logo que despachei minhas malinhas no hotel, mesmo cansada da viagem (não parece, mas cansa. Ainda mais para quem já estava cansada da semana de trabalho e teve que acordar super cedo), fui dar um tour. Fui andando pela rua (Av. Das Hortências) e encontrei a aldeia do papai noel. Lugar lindinho! Paga R$ 14,00 para entrar (tem um passeio de trem, mas não quis fazer – acho que era mais 10,00). Tem até Rena de verdade! E quem diria, tinha mesmo um papai noel para recepcionar na casinha. Claro que tirei minha fotinho com ele (esta de graça. Ufa!!). Quando saí fui no Mundo encantado. Muita gente que vai não gosta, pois acha o custo de 14,00 caro para o tamanho. Realmente é bem rapidinho, mas achei interessante, pois conta a história de gramado, diferente do mini mundo que conta mais da Europa. Para finalizar, fui tomar o café no Bela vista (muito bem recomendado). Assino em baixo do que todos falaram! Apesar do custo de R$ 45,00, é maravilhoso (vá com muita fome, pois o negócio é regado mesmo! Parece que eles buscam no hotel, mas como eu adoro andar, nem perguntei. Se não for o caso de vocês, ligue e peça para irem buscar! Depois disso fui para o hotel. Neste dia estava muito cansada e meu corpo não aguentava mais nada. Acho que dormi umas 20:00 (aliás, desmaiei). Detalhe, apesar do calor de dia (no período que eu fui), à noite o frio era enorme! De dia dava para usar até short (não façam isso no inverno, claro! Rs), mas à noite dormi com um lençol, um edredom e 1 cobertor! Uiii. Delícia!

 

2º dia: Passeio de tour do vinho com trem “Maria Fumaça” (Você passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldo e Carlos Barbosa). Várias degustrações, tempo para compras, visita a Vinícola Miolo... Este passeio eu fechei antes de sair do rio com a agência Jardineira das hortências e custou 125,00 (você pode optar sem o trem e sai por R$ 78,00. Este passeio é obrigatório. Acho que o legal aqui é fazer com uma agência mesmo, pois é um pouco longe de gramado, além disso, com a agência, pelo menos com a Jardineira, você vai ter uma excelente aula de história (torço para que peguem o guia Rogério) e eles controlam o tempo muito bem para que fique bem dinâmico e ao mesmo tempo com tempo para as compras. Durante o trajeto até lá (em torno de 1:50) o guia explica como foi a colonização Alemã e Italiana no local, costumes... enfim, passeio obrigatório na minha opinião. Muito show. Quando pararem em Carlos Barbosa para o passeio de trem, não deixem de ir na “Fetina de Formaio” (lá você fica uma horinha para compras na tramontina (disseram que dão 20%, mas eu queria ver coisas típicas), malhas, bolsas e este comércio que falei que vende uns queijinhosss... Lá fica um Italiano muito figura que vocês vão adorar. Ele apresenta os produtos de forma tão original que você não resisti. Eu trouxe um queijo no vinho q amei! E quem comeu aqui em casa também! Ah! Vamos aos custos! O preço do passeio já falei, o primeiro lugar que você vai neste passeio é na Cantina Strapazzon (lá que foram feitas as cenas do filme O Quatrilho). Lá você paga R$ 1,50 para entrar. Lá são feitos vinhos artesanais, sem conservantes e você ainda come umas uvinhas direto do pé! (o que não acontece na Miolo) Delíciaaaa! A degustação é feita na casa de pedra original da chegada da família no Brasil. Comprei dois vinhos e duas garrafas de suco de uva e algumas lembrancinhas e gastei em torno de R$ 60,00 (os produtos da família só são vendidos lá). Depois partimos para Miolo. Entrada R$ 10,00 revertidade em desconto nas comprinhas. Mas duas garrafinhas! Aí acabou minha cota no avião!  Gastei mais 73,98 (tirando meus 10,00 de entrada, 63,98). Gostei muito da fábrica da Miolo. Tinha muita vontade de conhecer, pois adoro os vinhos de lá. Provei o espumante Terra nova e amei! Lá você faz a degustação numa espécie de cursinho rápido e conhece a fábrica. Muito legal! Eles explicam também o porquê do famoso lote 43. Depois fazemos um almoço simples em um restaurante por kilo (você pode optar por uma churrascaria, mas o próprio guia recomendou o kilo já que não poderia ser algo tão demorado. O Restaurante é bem simples, chamado de bele manjare. Bom, mas foi bem batato, gastei R$ 10,00! Depois vamos para Carlos Barbosa onde tem o Italiano doido que falei, que me fez gastar mais 46,00 (o cara é bom! Rs). Depois vamos para o passeio de trem. Uma volta ao passado. Cada parada tem degustação de vinho e show. Eu gostei muito! A agência me pegou às 7:20 e só me trouxe de volta às 20:00. Morta, cheia de bolsa, conhecedora da história local e muito feliz! Para não correr para cama (o lugar para dar vontade, à noite, de comer chocolate na cama vendo TV) e não ter fome durante à noite, fui em um restaurante gracinha que fica na frete do hotel chamado “Formage de Luiggi”. Tomei uma sopinha de capelete (de lei lá) que veio acompanhada por umas torradinhas deliciosas com suco de uva e fui dormir. Ah! Mais R$ 19,00 na conta! Rs

 

3º dia: Peguei um ônibus circular para conhecer Canela (esqueci de contar. Fiquei amiga de uma baiana bem legal chamada Daiana e no dia seguinte combinamos de sair juntas) que custou R$ 1,90. Se você não gosta de andar à pé e não quer gastar dinheiro alugando carro e nem andando de táxi, ele é uma ótima solução. Principalmente para conhecer os museus na Av. Das Hostênsias. Disseram que demora uns 20 min no máximo, mas sempre que precisei esperei bem menos. Não gostei muito de canela. Já na rodoviária (de gramado para lá deve ser uns 15 min) achei sem graça. Descobri que não tinha ônibus para os principais pontos turísticos em canela e que teria que rolar um táxi. Então encontramos um casal perdido por lá querendo, também, ir para o parque do Caracol e aproveitamos para dividir o taxi que deu 25,00 (antes de pegar o táxi demos uma voltinha na praça principal, onde fica a Catedral de Pedra, a pizzaria Toca da bruxa – dizem que a pizza é ótima, o preço é bacana, mas não deu para ir). O parque é um gracinha e a castaca do caracol é show! Para chegar até embaixo é necessário descer uma escada de 700 e poucos degraus que equivale a um prédio de 44 andares. Claro que eu desci!!! E claro que eu quase morri também para subir! Quando cheguei na parte de baixo minha perna não conseguia ficar parada de tanto que tremia e para subir... Meu Deus... foi difícil! Parei umas 10 vezes. O casal que conhecemos subiu mais rápido, depois eu cheguei e por último minha amiga baiana que até ficou se sentindo um pouco mal (tadinha, não queria descer, praticamente arrastamos a coitada!). Ah! Mas ir lá e não conhecer não vale. O negócio é ir e voltar com calma e admirar a beleza!!!. Lá tem umas lojinhas para comprar lembrancinhas também, só não é barato. Ah! Para entrar no parque paga 10,00. Dica, não desça a escada, de jeito nenhum, sem levar sua garrafinha de água. Você fica seca!!! De lá íamos para o parque do teleférico que fica pertinho, inclusive vc vê o teleférico quando chega na parte de baixo da cachoeira e olha p cima, porém, para a nossa tristeza, o teleférico havia caído uns 15 min antes e o parque tinha fechado. Um casal estava ferido (depois fiquei sabendo que já tinha acontecido também em 2008. Acho que rolou uma falta de manuntenção. Então decidimos ir para o Alpen Park que achei uma furada. Tudo caro e não é bonito. Andei de tirolesa (gostei bastante, mas é bem rápido e você gasta R$ 22,00) e no trenó (fiquei numa fila de dar raiva). Quando vc compra o ingresso não dá para ver a fila, pois vc pensa que a entrada é por um lado e na verdade é por outro. Gastei mais 18,00 e não achei que vale o que cobra). Como do parque do caracol para o Alpen park é longinho, pegamos novamente um táxi (ficamos com o contato do taxista, pois já imaginava que não teria táxi na porta. Ainda bem, pois o parque fica no meio do mato em um lugar empoeirado que só Deus sabe como iríamos sair de lá sem este contato) custou mais 32,00. Depois um táxi para rodoviária de canela (já tava doida para ir embora dali) e gastamos mais uns 10,00. Enfim, gastamos uns 17,00 cada de taxi (sorte que eu achei este povo para dividir!!!). Bom, mas tem quem adore canela. Acho que para esportes mais radicais e trilhas canela é legal (para quem curti) , mas eu preferi gramado! Pegamos novamnte o circular e fomos direto para o café colonial (é, fui duas vezes lá. Prometi levar minha amiga baiana rs). Estava com uma fome de comer pedra e aproveitei bem desta vez. Mais R$ 45,00! Depois fomos em umas lojinhas de chocolate próxima. Acho que é válido conhecer todas! É um show! Você fica doida e com uma água na boca... hum... Fui em uma que gastei R$ 40,00. À noite não sai.

4º dia: Resolvi que conheceria bem o centro de gramado. E confesso que fiquei mais apaixonada! Como tinha lido que o ideal, antes de qualquer coisa, é pegar um ônibus (eles chamam de jardineira – faz parte da agência jardineira das hortênsias) que dá uma volta na cidade toda por R$ 16,00. Como eles mesmo dizem, você conhece, além dos principais pontos turísticos da cidade, aspectos culturais, históricos, arquitetônicos, geográficos e paisagens naturais dos principais bairros. No seu trajeto, a jardineira faz paradas para fotos no Pórtico de entrada (Via Nova Petrópolis), Lago Joaquina Rita Bier e Lago Negro e dura uma hora e pouco. Depois fui andar e segui até o mini mundo que custa R$ 14,00 para entrar, mas vale, é lindo! Comi o tal do apllestrudel – torta de maça com sorverte - lá (dizem que a melhor é da do castelinho do caracol, mas como não fui lá, resolvi comer no restaurante que fica dentro do mini mundo mesmo. Não gostei muito, mas acho que porque não sou chegada a torta de maça mesmo! Gastei mais uns R$ 10,00 com a água). Andei na rua São Pedro (onde os moradores compram) e na Borges de Medeiros (onde os turistas compram) quase inteiras. A São Pedro não gostei, mas a Borges é show! Nesta caminhada lembrei de uma pessoa que indicou o pão com liguiça que sai na casa do colono (fica do lado da rodoviária). Gente... que delíciaaaa! R$ 1,00 cada pão e tem que dar a sorte de ter saído a pouco tempo, se conseguir isso, você vai amar (eu consegui)! Comi dois! Antes de ir embora de gramado ainda comi mais um. Aí já não dei a sorte de estar quantinho, mesmo assim gostei (sou louca por pão). Depois de mais umas voltinhas decidi que era hora de almoçar. Comi um macarrão que estava muito gostoso (conversei com uma senhora que disse que a maioria ainda faz macarrão em casa. Não sei se é verdade, mas que é diferente daqui do Rio, é), com mais um suquinho de uva para variar, gastei mais 33,55 no restaurante “Del Tallini” – Borges de medeiros 1825. Comprei minha passagem de volta – mais 26,00. Depois de mais umas voltinhas (palácio do festival, rua coberta...) parei na lojinha de chocalate chamada “Do Parke” e gastei mais 110,00. Ah! Antes de sair de casa agendei com a agência (Jardineira das Hortênsias) para me levarem para a churrascaria “Garfo e bombarcha” que ficar em Canela. Custou R$ 80,00 e não gostei muito não. Achei o Buffet meio sem graça e as sobremesas fracas. O apresentador também não era muito animado e as danças meio sem graça (se você já foi na churrascaria Rafain em Foz do Iguaçu, que à princípio apresenta à mesma proposta – show títipo com churrascaria – com certeza vai achar a Garfo e Bombarcha fraca). Mas isto é muito pessoal, li que várias pessoas não gostaram e que outras adoraram. Apesar de tudo, eu achei que tinha que comer um churrasco gaúcho (eles fazem uma costela na vala que é show) e assistir um show típico. A agência me pegou em torno das 20:00 e devolveu às 23:30. Lá tirei um foto que custou R$ 10,00.

 

5º dia (dia de ir embora, mas como a passagem gramado-POA era só às 15:45, resolvi conhecer mais coisas): Após tomar meu café da manhã perguntei para o responsável pelo hotel se poderia deixar minhas malas até às 15:00 e ele aceitou sem problemas. Após deixar tudo no esquema, parti para mais um tour. Peguei o circular para não cansar muito e conhecer mais coisas e fui direto para o Mundo a vapor (outra atração que muita gente não acha tanta graça, mas resolvi arriscar). Apesar dele ficar na Av. Das hortênsias, já fica para o lado de canela. Soltei na porta, mas infelizmente dia de quarta é o único dia que eles não abrem. Quando fui atravessar desiludida a pista, vi que bem na frete tinha uma casa que tira fotos para você ficar com cara de antigamente. Custa R$ 25,00 e acho que uma foto de família ficaria bem legal. Ele manda a foto para o hotel no dia seguinte pela manhã ou pelo correio para sua casa ou por e-mail (aí ele inclui uma colorida). Preferi a última opção para colocar na internet também. Depois fui andando até o museu de cera (que já fica em gramado, andei um pouquinho, mas dá para ir andando sem traumas. A entrada é R$ 20,00 e se você quiser conhecer o museu da Harley (motos) que fica embaixo paga R$ 30,00 pelos dois. O museu de cera é show! Adorei! Não pode deixar de conhecer. Eles montam o cenário de acorco com a estátua e coloca até fundo musical. Tem um barco do pirata que você entra e eles tiram uma foto. O pirata é sem graça, mas acabei comprando a foto que custa R$ 15,00. O museu da Harley também é legal. Não curto moto, mas como tenho um amigo que adora, resolvi tirar umas fotinhos para ele. Você só pode sentar na moto se for tirar foto com um fotógrafo que fica lá. Ele foi bem simpático, fez duas fotos por R$ 20,00 e ainda tirou na minha máquina para que eu pudesse colocar na internet. Depois segui andando e parei no Reino do chocolate. Mais R$ 5,00. Não é isso tudo, mas dá para tirar umas fotos bonitinhas e criança deve gostar bastante (achei muito interessante o quadro que, do nada, começa a falar!). Segui mais um pouco e foi no museu medieval (ele não fica bem na Av. Das Hortênsias, mas tem uma placa mostrando). O dono, segundo sua esposa Marilza que fica tomando conta do museu me falou, tinha um sonho desde pequeno de construir um castelo. E assim ele está fazendo (com recursos próprios e da entrada das pessoas que visitam o museu). A entrada custa R$ 10,00. Logo que você entra ela pergunta seu sobrenome e puxa no computador para ver a origem. Você pode encomendar o brasão da sua família, mas o mais barato é R$ 75,00. Não tem muita coisa para ver, mas é um pouco mais de história, desta vez, medieval. E tem uma lojinha onde comprei uns bonequinhos simbolizando a época – mais R$ 15,00. Passei pelo museu do automóvel, mas não quis entrar (a entrada é R$ 20,00). Para finalizar, fui no museu do perfume, este não paga para entrar e ficar do lado do hotel. Não achei muita graça, mas de graça em gramado, não pude desperdiçar!!! Rs Depois voltei para o hotel e chamei o Yuri (taxista que comentei no início) para me levar para a rodoviária. Depois peguei o Voo para o Rio. Mais 35,00 de táxi e assim termina esta viagem maravilhosa!!!

Custo total entre Hospedagem, passagem (avião e ônibus), transportes, refeições, passeios e lembrancinhas.. em torno de R$ 2.000,00 – Levando em consideração que uma agência cobrou para uma amiga, somente de passagem e hospedagem, R$ 2.200 e que em gramado tudo paga, acho que fiz uma boa economia! Se você ficar em um albergue, não comprar lembrancinhas e não gastar tanto comendo, dá para fazer a viagem tranquilamente por R$ 1.500,00.

Ficou para a próxima, por pura falta de tempo, mas eu vou fazer quando retornar: Tour nova petrópolis, Tour Itaimbezinho (2º maior cânyon da América Latina), Tour templo budista e comer um Fondue.

 

Dicas: Tire um dia só para seguir na Av. Das Hortênsias (de carro, a pé, ou de ônibus. Um detalhe, em alguns lugares li Hortênsia com s, como no próprio site de gramado que eu indico; em outros li Hortência com c, como no comprovante do cartão visa em um restaurante que eu fui. Nas placas eu não cheguei a reparar, então, não sei ao certo qual está correto no caso do nome da avenida. Como a flor símbolo da cidade é a hortênsia, acredito que o correto seja com s mesmo). Vá devagar, parando em tudo!Só neste dia você vai conhecer a maior parte dos museus, aldeia do papai noel, muitas lojas de chocolate e a vista para o vale do quilombo que é linda e tomar um delicioso café colonial no Bela vista – recomendo deixar este para o final do dia, que já fica meio que como uma janta!

Tire um dia só para conhecer o centro de gramado, mas começe fazendo aquele passeio com a Jardineira das Hortênsias para conhecer bem a cidade (ele tem horários para sair, acho que o primeiro é às 10:00, mas passe um e-mail para eles solicitando mais detalhes).

Sites que consultei:

http://www.portalgramado.com.br/ - muito bom este. Tem as fotos, endereço e detalhe dos principais locais e hotéis (inclusive o que eu fiquei)

http://www.feriasbrasil.com.br

http://Mochileiros.com

Agência:

 

JARDINEIRA DAS HORTÊNSIAS

 

 

 

 

Endereço: AV. DAS HORTÊNSIAS, 1710

Bairro: CENTRO

Telefone: (54) 3286 9324

Cidade: GRAMADO/RS

Segue abaixo uma pesquisa que eu fiz onde tinha a opinião de várias pessoas. Peguei em sites diversos e fui selecionando só as frases que achei interessante:

Mini mundo - Pago, mas vale o que se paga, muito bom, local bem cuidado, bom atendimento e tudo muito lindo.

Parque do Caracol - Pago, local grande e bonito a queda d' água é maravilhosa e o parque inteiro é bonito. Tem um trenzinho dentro do parque( que é pago a parte) não vale a pena ir, ele dá uma voltinha pequena e é sem graça. O elevador panorâmico(pago a parte) também não vale tanto. Vá ao parque, pague a entrada e visite o que não é pago lá dentro.

Alpen Park - Entrada gratuíta, mas os brinquedos são pagos a parte. Vale a pena ir no trenó e cinema 4D, as outras atraçoes são boas, mas radicais.

Vinícula Jolimont - para quem gosta de vinho não pode perder, entrada gratuíta, atendimento excelente e vinhos gostosos e baratos. Dá pra comprar três vinhos por 55 reias.

Lago Negro - entrada gratuíta - Pago somente para andar de pedalinho, mas vale a pena, a vista é linda. O passeio é divertido.

Rota da Uva e Vinho - Pago, cerca de R$132 por pessoa, inclui almoço em churrascaria,transporte, passeio nas vinículas e passeio de maria fumaça.

Mundo a Vapor - Pago - atração pouco interessante, não iria de novo.

Café Colinial - Está espalhado em toda cidade, fomos ao Bella Vista e gostei muito, excelente. 36 reais por pessoa. Vale a pena ir!

Fondue - Existem vários restaurantes que servem fondue, alguns mais baratos e outros super caros. Procure o que o se adeque ao seu bolso. Fomos ao Restaurante do Xico que é um intermediário. 40 reais por pessoa.

Castelinho do Carocol - Paga 6 reais para entrar, e comprar o apllestrudel. Só fui do lado de fora tirar fotos. Em todos os lugares da cidade tem o apllestrudel sem precisar pagar para entrar.

Aldeia do Papai Noel - Pago para entrar. Para quem gosta de Natal é bem legal, eu adorei, mas tem gente que não acha tanta graça. É um local grande e como tudo de natal, tem até neve artificial. Quem gosta de natal e papai noel vale a pena.

Chocolates - O mais barato que achei foi o Planalto, mas os chocolates mais bonitos e decorados foi o Caracol que não é tão mais caro.

Muitas pousadas tem alguns descontos com restaurantes e lojas, veja se a sua tem esse serviço.

Pizza da Bruxa- Rodizio de pizza, super gostosa, vale a pena.

Empório Canela- Livraria bem romântica e gostosa.

* Para comer indico:

St Gallen, rodízio de fondue excelente. Fui 2 vezes.

• Aluguei o carro pela Locaralpha, mas não recomendo, porque, mesmo tendo bom preço, são burocráticos dmais, a Unidas é bem melhor, quase mesmo preço, e mais simples.

• Café Colonial: Bela Vista (estrada Gramado/Canela), Fondeu: Familie de Gazon (centro, perto da Borges de Medeiros), Pizza: Toca da Bruxa (centro de Canela), Almoço: Ratatoule (pça centro de Gramado), Beber umas tirando uma onda: Bistrô (rua coberta). Espero ter ajudado. Minha primeira vez no sul do Brasil, e já estou programando a volta para o natal.

• Antes de chegarmos no Alpen Park seguimos adiante na estradinha de chão e visitamos a vinícola Jolimont. A visita é de graça e o guia explica desde como é plantada a uva até o processo de venda. Lógico que saímos de lá com alguns vinhos (rs).

• Outro passeio que vale muito é o Parque do Caracol (Canela). Na primeira entrada não valeu a pena, pois fomos no lugar que tem o Teleférico que não estava funcionando e pagamos só para ver a cachoeira de longe. O que vale mesmo é a entrada para o parque (10,00 pp) com o mirante e a escadaria com 700 e poucos degraus. O lugar é rodeado de verde, a vista para o véu de noiva é o máximo e lá dentro você pode fazer um passeio de trem (7,00 pp) que tem seu destino à Vila dos Imigrantes, com mini casas, hortas, quitandas que reproduzem exatamente a casa dos antigos imigrantes. Vale muito a pena visitar estas cidades, mas vá preparado (R$)!

• Cantina Strapazzon,lugar lindo aonde foram feitas cenas do filme O Quatrilho, tem lojinha de lembranças e degustação de vinhos artesanais e queijos. Vale a Pena!

Fizemos passeios com a Jardineira das Hortênsias,pegamos os guias Rogério e Pedro que são uma simpatia e além disso eles possuem uma jardineira que te leva para um tipo de City tour, vale a Pena, vc pode tirar fotos no Pórtico de Gramado, passa pela R. Coberta, mostra aonde acontece as festas de Natal luz, bem legal!

1- Cantina Pastasciutta, a melhor cantina de Gramado, comemos um talharim muito bem servido acompanhado do vinho Jolimont suave,hum

2- Coma strudel, foundue, polenta e muita carne, além de chocolates e vinho.

3- Em todos os restaurantes que fomos eles ofereciam o serviço de transporte, é uma cortesia do restaurante, eles nos pegam no hotel e levam novamente após o jantar, amei!

• Quando forem visitar o Parque do Caracol fujam do elevador panorãmico! O guia te leva primeiro lá, onde é cobrado uma taxa de 5 reais para subir, sendo que você tem uma vista muito melhor ao lado, no mirante, e não vai pagar nada por isso! Desci me sentindo lesada! Além das fotos saírem ruins devido ao vidro de proteção. Vá primeiro no mirante!

• Em relação a chocolates sugerimos o da Lugano, que tem os preços mais em conta e não deixam a desejar a outras marcas famosas. No mais, esperamos que essas dicas possam ajudar e aproveitem a viagem.

• No inverno faz bastante frio, chega a chover quase uma semana, os preços em geral são bastante ¨quentes¨, mas se você curti isso, tudo bem, tem suas vantagens: lareira, comilança, lareira e comilança. Agora, se você tá afim de passear, conhecer o Lago Negro e tantos lugares legais que existem por lá, vá a partir da segunda quinzena de Janeiro que os preços de hotéis, bares e restaurantes são bem mais convidativos. Gramado lembra em muito o Sul da Alemanha. Vai firme, você será muito bem recebido em Gramado e em nossa serra Gaúcha! (... dei uma de Freire

• É bem facil, não precisa pegar taxi nem van que sai muito caro,tem um ônibus de viagem bem confortável, que sai do aeroporto para Gramado, você compra a passagem na loja Weppo,fica a direita, quando você sai do desembarque o preço da passagem foi 25 reais.

• Para comprar chocolates, o melhor e mais barato é o Montez todos são iguais na qualidade e sabor

• Vale também visitar Canela - só o centro mesmo, é muito bom para comprar vinhos e artesanato - lembrancinhas.

• Fiz e gostei muito da tour que fiz com a Jardineira das Hortênsias - uma agência - por caxias do sul, Vale dos Vinhedos - com a visita a vinicola miolo e strapasom ( nesta ainda fazem o vinho artesanal - o melhor de todos). O passeio de maria fumaça por Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, visita à Tramontina, tempo para compras e almoço na Churrascaria Ipiranga em bento gonçalves. Vale a pena fazer este passeio com eles. O restante fiz sozinha e foi ótimo. Sem horários e visitando todos os lugares. E não precisa alugar carro lá não, porque tem ônibus para todos os lugares com conforto e baratinho.

• Em Canela também tem bons restaurantes, a churrascaria Garfo e Bombacha, tem um show legal, mas achei muito caro...uns R$ 60,00 reais por pessoa e não achei o churrasco isso tudo, aqui no rio você come melhor.

• Soube que o metrô passa no aeroporto e vai pra rodoviária, mas estávamos com muita bagagem, o que complicava o deslocamento.

• A sequência de fondue do St. Gallen é perfeita. Começa com fondue de queijo com pães e batatinha, depois são servidas as carnes para grelhar na chapa de pedra, com 14 tipos de molhos doces e salgados e por último, um fondue de chocolate de comer rezando, acompanhado de 9 tipos de frutas e biscoito waffer. Ah, tem transporte gratuito e atendimento irretocável. O clima romântico fica por conta das velas e da música ambiente ao vivo. Simplesmente inesquecível!

• Museu do Automóvel não oferece nem guia e cobra um ingresso muito caro (16,00 adulto e 13,00 crianças). Como agente de Turismo recomendo com louvor o Gilberto da Capucho Turismo.

• Para ver a cachoeira o melhor é ir no teleférico, a vista é muito melhor do que no elevador e ainda pode descer na parte de baixo para tirar fotos. É muito bonito! Só a recepção é ruim na entrada pois, as antipáticas moças já vem falando o preço (14,00 por pessoa) que é um dos mais caros dos passeios. Sugiro que lhes seja dada uma patada, eu mesmo perguntei: não podem dizer mais nada além do preço?

Uma ótima opção para o primeiro dia na cidade. Independente se você está de carro ou não, vale a pena para conhecer os principais pontos da cidade, com a explicação de um guia, e depois você pode voltar nos locais que mais gostar!

É um passeio rápido, mas muito proveitoso!

• Se liguem que quando fecharem os pacotes o valor é só para o transporte. Tudo onde você vai conhecer tem que pagar. Se cairem na mesma cilada preparem os bolsos.

• Todos os dois restaurantes com excelente comida. Só a decoração do Belle Du Vallais já vale, maravilhoso! Comemos um foundee muito bom numa chapa de pedra. Muito bem servido, carta de vinhos ótima, vale a pena experimentar. Realmente não é barato, sai em média R$120,00 por pessoa, mas vale

• É bom olhar as vitrines dessa ruas,pois o preço é bem mais em conta.Quem gosta de dar imã de geladeira para amigos como eu ai vai uma dica; as lojas na rua São Pedro são mais baratas que na borges de mediros, tem de tudo um pouco é só olhar com calma que você acha os imãs e outras coisas tbm

• Gurada chuva na bolsa, o tempo muda muito rápido, aconteceu comigo começou a chover não tinha onde me abrigar e nem sabia onde comprar um guarda chuva.

• A casa do Colono fica ao lado da rodoviária de Gramado e é um lugar literalmente delicioso. Geléias de tudo que é sabor, doces, biscoitos e outras delicias. Do lado de fora existem fornos à lenha, de onde saem pães e cucas quentinhos e deliciosos. Tem um pãozinho com recheio de linguiça que é maravilhoso, vendido individualmente ao preço de R$1,00.

• Os Passeios de Jardineira são ótimos, principalmente o Roteiro do Vinho onde se visita vinícolas e se prova vinho o dia Inteiro, assim como queijo e salame.

• No Teleférico do Parque do Caracol em Canela (Gramado), fujam do golpe da foto. Na subida do teleférico eles tiram uma foto que é vendida na saída. Optei pela opção de recebê-la por e-mail (a mais barata R$5,00) ao invés da impressão (R$10,00), porém ao receber a foto, a definição era péssima, muito diferente da apresentada no local. Ao questionar fui informado que o problema foi o sol, porém na foto que foi apresentada no local não existia esse problema. Fujam do golpe!

• também tem a pizzaria do Pirata, muito legal, com cantinho para crianças e ainda buscam você no hotel

• MG Turismo. São perfeitos. Super gentis, educados e profissionais. Pontualíssimos. Na ocasião pesquisei e eles tinham o melhor preço, inclusive dividindo no cartão em 6 vezes. Os guias Fabíola e Ricardo são super competentes. Recomendo!

• Castelinho Caracol, além de um passeio cultural, lá você poderá comer o melhor ApfellStrudell com nata ou sorvete, se estiver frio, peça com nata (é uma espécie de creme de leite, maravilhoso) e peça um chá de maçã. Você certamente não esquecerá. O ApfellStrudell serve muito bem duas pessoas.

• Mundo encantado - É uma graça, são casinhas e bonecos feitos de madeira, uma mini cidade. O mais interessante foi a cidade que conta toda história de Jesus, desde o nascimento até sua Ressureição. O preço é razoável R$ 12,00.

• Únicas decepcões: Mundo a vapor, Museu do automóvel e mundo encantado. As trilhas são nota 10!

• melhor massa que comi em Gramado encontrei na Cantina Pastasciutta que tem a lasanha mais saborosa que comi. Imperdivel aos domingos a noite.

Até é bonitinho, mas são apenas 4 cenários, a gente não passa mais que 30 minutos lá dentro, não tem muito o que se ver. E duas pessoas para dar uma ligeira explicação. É uma decepção! E uma entrada cara, R$14,00 adulto e

• Recomendo a agência Jardineira das Hortêcias, fechei os passeios com essa agência por ter tido boas referências da mesma na comunidade do orkut Serra Gaúcha Gramado e Canela, um outro fator relevante foi a possibilidade de me encaixarem em grupos que se formavam sem me cobrar o adicional de 80% por estar sozinha como outras agências que só fechavam o passeio para duas pessoas ou cobravam 80% a mais do valor para uma pessoa.

• loja mais barata de Gramado é a Bodega, num shopping na Borges de Medeiros. Canela tem a vida noturna bem mais animada que a de Gramado,

• passeio jardineiro Um bom passeio de 1h e 30m pela cidade de Gramado. Vale a pena.

• A Cantina Pastaciutta é ótima!

O Castelinho do Caracol, a casa de remete ao passado e lá tem uma sala de chá que você come um apfestrudel que nunca comi em nenhum lugar. Uma delícia!

*A cascata do Caracol, é algo assim deslumbrante, não deixem de ir no teleférico, pois o visual é lindo e não dá medo não... No teleférico você vê a cascata de mais perto. No espaço ainda tem tirolesa.

• Para compras, Canela é bem mais barato que Gramado, deste os queijos e vinhos até as roupas.

• Só achei que entrei em uma cilada, foi na Churrascaria Garfo e Bombacho, fomos á noite, achando que a comida era muito boa, pois tem uma propaganda da costela assada 8 horas na vala, só valeu pelo show típico gaúcho, pois você tem que entrar na fila para comer e a carne não é das melhores,mas o Show vale

• O ônibus da viação citral que vai para Gramado e Canela agora passa no aeroporto de Porto Alegre tanto na ida quanto na volta. Portanto, não é mais preciso pegar táxi na rodoviária para o aeroporto. Essa alteração de percurso foi feita recentemente e foi ótima.

• Skillo Lanches - Nos surpreendeu

• Coelho - Cantina e Galeteria - Excelente Restaurante

• Vale a pena fazer as trilhas no Parque da Ferradura. Paisagem de ficar de boca aberta!

• Quem vai até a Cascata do Caracol não pode deixar de descer os 495 degraus (acho que é isso!) para sentir o bafo da força da água da cachoeira batendo no rosto! É inacreditável!

• O vinho da Vinícola Jolimont é o melhor que já tomei em toda a minha vida! Vale a pena degustar esta maravilha!

• O melhor Restaurante de Canela é o Strudelhaus. Pratos nota 10. As sobremesas são imperdíveis, o strudel de semente de papoula, você nunca vai provar um igual!

• Um lindo passeio, com uma vista de frente da Cascata do caracol! Se você foi até o parque do Caracol, não pode deixar de andar mais 1 km e ir até o teleférico!

• no teleférico, quem é mais aventureiro aproveita, pois a Tirolesa é maravilhosa!

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313213111.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313213659.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313214418.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313214640.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313215017.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110313215615.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...