Ir para conteúdo

La Tomatina - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola, ja que vejo que nao ha um topico sobre a Tomatina por aqui, e como fui ano passado (e soh agora terminei de escrever no meu blog sobre isso), resolvi criar um para ajudar quem quiser ir.

 

 

---------------

La Tomatina de Bunyol 1/2 - o carro e a pena

Quando vim morar em Barcelona, sempre quis ir num evento em particular... La Tomatina!!!

 

A Tomatina, para quem nao sabe, eh uma festa nonsense que acontece em Bunyol (uma cidade de menos de 10000 habitantes, na comunidade Valenciana, a 396 Km de Barna... ou como ficou conhecida no carro, TAO LONGE QUANTO ARACATUBA!), sempre na ultima quarta feira do mes de Agosto!

 

Ninguem sabe direito porque comecou a festa, mas diz se que em uma dessas comemoracoes das cidadezinhas catalas, com gigantes e cabecudos (pra quem nao sabe, classicos catalaes), proibiram um pessoal de participar da festa... esse pessoal comecou a se "entreporradear" e alguem resolveu pegar os tomates de uma vendinha que tinha do lado e tacar na cabeca dos outros! Ela foi proibida por um tempo... desproibida por outro, proibida de novo e desproibida no final (pode se dizer que a Tomatina esta para Bunyol assim como o Bingo esta para Sao Paulo!)!

 

Utilizando de meus avancados metodos de socializacao, coagi mais 5 pessoas para se juntarem comigo nessa furada VIAGEM FENOMENAL!

 

 

A trupe: Chagas, Carol, Lucas, Aislan, Adriana e EU!

O Chagas, amigo meu da escola, morando na Alemanha (que vamos visitar no final deste mes) se juntou, assim como a Carol (prima da Dri), o Lucas (amigo do Aislan), o Aislan (amigo do Fabio) e a Dri (nao tinha como falar nao!).

 

E eu comecei a pesquisar como ir nessa bagaca!! Eh de se imaginar que uma cidade de menos de 10.000 habitantes nao tenha muita infra estrutura... e nao tem mesmo!! Marquei que iriamos na 3a para Valencia, dormiamos la, iamos 4a de manha para Bunyol, e depois voltavamos...

 

Para ir de trem, TEM que ir para Valencia, e o trem Valencia/Bunyol (cercanias = ou trem de curta distancia) NAO reserva lugares... ou seja, deve ser uma putaria de merda, cheio de gringos (uns 102% da populacao da festa, aproximadamente) se esfregando e derrubando vinho uns nos outros!

 

Como estavamos em muitos, resolvemos alugar um carro grande, para 7 pessoas!!! Pegamos na http://www.pepecar.com/ o foda eh que carro para 7 soh tem perto do aeroporto, entao fui encontrar o Chagas la, buscar o carro e voltar pra casa pra recolher tudumundu!

 

O carro era muito bom, e isso era evidenciando pela PENA (de uns 30 cm) de algum passaro que estava enfiada no ar condicionado do carro (!!!!!!)...

 

Com o carro e GPS na mao, saimos rumo a Valencia....

 

Tomatina Parte 2/2 - I love the smell of Tomato in the morning...

 

Ver Tomatina en un mapa más grande

 

Finalmente, apenas 6 meses depois de ter escrito a PRIMEIRA parte da historia (que ia ser em 3 episodios, mas que desisti e passei para 2, pulando Valencia, ja que to com preguica), escrevo a segunda parte da viagem!

 

A Trupe

Depois da noite que passamos em Valencia, no mega simples Campus Patrimonial, Residencia Burjassot, tambem mega conveniente e mega barato (se nao me engano, saiu uns EUR 20 por pessoa na noite!), e tambem muito bem localizado, na boca da saida para Bunyol, onde a Tomatina acontece!

 

 

Acordamos as 8, para chegarmos cedo para a Tomatina que comeca exatamente as 11 horas (as 10 comeca o Palo Jamon, um pau de sebo com uma perna de presunto presa na ponta, em que as pessoas tentam subir e pegar, numa puta briga, enquanto outras batem nas que estao subindo... crasse!).

 

Jamon Palo

Chegamos no povoado e paramos logo no comeco da cidade (o "P" no mapinha) e andamos ateh o local da guerra... como a cidade normalmente tem ao redor de 10.000 pessoas, e no dia da tomatina passa de 50.000 da para imaginar a zona que fica tudo!

 

Gente!

Descemos a peh ate um lugar que achamos que tinha gente demais, e resolvemos virar a esquera e ir pela rua paralela (marquei a viradinha no mapa com um exclamacao "!") essa foi a nossa melhor sacada do dia, com isso, conseguimos cortar toda a zona da rua de cima, subindo 3 quarteiroes depois, e chegando por tras na festa, onde estava beeeeeem mais vazio, conseguimos entao andar ateh ao lado da praca da igreja, onde a maior parte da acao (incluido o Palo Jabon) e ficar bem posicionados para a guerra (no "foguinho" no mapa!)!

 

Todas as casas estao cobertas com lona, e os vizinhos se divertem jogando agua na galera... as pessoas tambem se arremessam agua/vinho/sangria e o que aparecer na frente...

 

Molhadinhos

As 11 em ponto, um rojao estoura... e eh ai que a guerra comeca, seguindo a rua da praca (o tracado vermelho no mapa) varios caminhos LOTADOS de tomate comecam a descer a rua, arremessando tomates na galera...

 

no comeco vc tenta ateh dar uma desviadinha... mas ai, os caminhoes comecam a parar de 100 em 100 metros e levantar a cacamba, soltando MUITO tomate por tras... o chao vira uma pasta!!!

 

As ruas, como em qualquer centro antigo (ou Casco Antiguo, como se diz aqui) sao estreitissimas, fazendo com que todo mundo se esprema na parede para o caminhao passar, parece insanamente arriscado, mas uma certa ordem impera sobre isso tudo! O resultado, pode se ver nas fotos e videos!!!!

 

Ah, quando acaba... ACABA! Teve gente jogando tomate depois do fim da guerra que tomou esporro dos Bunyolinos

 

Lixo no final!

 

Sugiro que levem oculos de nadar (na decathlon vende por 2-3 EUR) e roupas que vc nao queira mais usar (mais legal que seja branca, para dar contraste!!!)... ah, tudo vai feder por um tempo!

 

Ao meio dia a guerra acaba, e toca se limpar ou nos chuveiros publicos, ou no rio... fomos no rio... e tava GELADACO... mesmo para o calor infernal que fazia (agosto eh dureza na Espanha)...

 

Pegamos o carro e voltamos para Barcelona, onde passamos a seguinte semana tirando tomate dos lugares mais insolitos e cabeludos!!!

 

Info Tomatina:

Quando: Sempre na ultima quarta feira de Agosto (em 2011, dia 31 de agosto).

Onde: Bunyol (perto de Valencia)

Mais informacao: AQUI

 

One down, more to go:

- Porto

- Segovia

- Tomatina

 

 

Ps: tenho um post guardado, sobre o fim de semana que passou, mas que terei que colocar 5a ou 6a ja que quero colocar junto com as fotos que eu esqueco de passar para o computador!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Tou indo na Tomatina, mas tenho umas duvidas:

 

Vou ficar neste Hotel que é a 2Km do Centro de Valencia, apanhei uma promoção na net! Hotel 4**** , quarto Triplo por 130€ (em vez de 600€!!!).

http://www.galahotels.com/detail.aspx?hotelid=68340&sr=gg&gclid=CIjg7eevlaoCFUQKfAod8QPfwQ

 

Pelo que percebi, compensa alugar carro porque fica mais barato.

 

Mas não apanhou muito transito a caminho de Bunol?? Dificuldade em arranjar estacionamento?

 

Onde compraram T-Shirts Oficiais da Tomatina? O dinheiro/chaves do carro não desaparece dos bolsos no meio de tanta confusão??

 

Como tiraram tanta foto?? A máquina não estragou não?

 

Abrac

Link para o comentário
  • Colaboradores
Tou indo na Tomatina, mas tenho umas duvidas:

 

Vou ficar neste Hotel que é a 2Km do Centro de Valencia, apanhei uma promoção na net! Hotel 4**** , quarto Triplo por 130€ (em vez de 600€!!!).

http://www.galahotels.com/detail.aspx?hotelid=68340&sr=gg&gclid=CIjg7eevlaoCFUQKfAod8QPfwQ

 

Pelo que percebi, compensa alugar carro porque fica mais barato.

 

Mas não apanhou muito transito a caminho de Bunol?? Dificuldade em arranjar estacionamento?

 

Onde compraram T-Shirts Oficiais da Tomatina? O dinheiro/chaves do carro não desaparece dos bolsos no meio de tanta confusão??

 

Como tiraram tanta foto?? A máquina não estragou não?

 

Abrac

 

Opa!

 

O transito praticamente zero... tranquilo mesmo, mas chegamos la umas 2 horas antes de comecar (se nao me engano la pelas 9), e se fizer que nem eu falei, de estacionar perto da entrada da cidade, acha lugar tranquilo (varios terrenos e tal...)

 

Eu nao comprei T-Shirt oficial da Tomatina, pra falar a verdade, acho que isso nao existe... o negocio eh soh ir de branco.. la vc deve achar alguma camiseta pra vender...

 

O dinheiro e a chave coloquei num saco plastico que amarrei por dentro da bermuda... nao desapareceu nao! Va de tenis soh, que chinelos costumam desaparecer!

 

Quanto as fotos, um amigo tinha uma maquina a prova d'agua/impactos, que foi perfeita... o foda eh que para cada foto, ele tinha que ficar limpando bem a lente, pra nao sair embacado de tomate.

 

abs

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...