Ir para conteúdo

Pico Agulhas Negras/PNI Planalto


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Oi!

No feriado da Pascoa consegui [FINALMENTE] escalaminhar o Pico Agulhas Negras.

 

20110424115715.jpg

 

Tudo comecou em Marco,quando decidir fazer o cume sozinha...Mas a ideia de ir sozinha foi descartada quando procurei guias.

Todos cobraram mais de R$200,00 para guiar ate o cume..neste momento vir a necessidade de procurar mais pessoas e dividir o valor.

 

[Guias]

O mais dificil e conseguir um bom guia.

Comecei com o Felipe Guimaraes,liguei para uns outros 12 guias e ja quase desistindo encontrei o Fabio.

Motivo de ser tao complicado encontrar guia:

1* Muitos nao sao guias credenciados pelo ICMbio,sao pessoas da regiao que conhecem o caminho e 'viram' guias no parque.

2* Nao existe um valor X que os guias podem cobrar,sendo assim cada um cobra o preco que quiser.

3* Muitos nao seguem as regras do parque e fecham com grupos de ate 12 pessoas...o permitido e 8.Se o Luis,novo gerente do PNI estiver na entrada do parque,nao vai deixar ninguem subir.

 

Fiquei 1 mes procurando,ligando para varios,pesquisando aqui no Mochileiros sobre pessoas que ja havia feito o AN,NADA, os que encontrei aqui ja nao sobem mais,os que subiam ja estavam com grupos fechados.

Liguei no PNI para pedir informacao e o Marcos disse que nao podia indicar ninguem,quase desistir,entao a Criss [uma guria que subiu no grupo] encontrou o Fabio.

Recomendo demais,ele e guia a muitos anos [nao lembro quantos,mas acho que sao 12 anos],montanhista do GEAN [Grupo Excursionista Agulhas Negras] e bombeiro e ao contrario de todos,nao cobra por pessoa,mas um preco fechado para grupo.

Ele cobrou 200 reais para 7 pessoas.

Contato do Fabio..

Fabio Gandra

email: gandratrek@gmail.com

Tel: (24) 9258.0802 – (21) 8248.5060

Fechado com o Guia...fomos para outro detalhe importante..

 

Transporte.

 

De onibus:

Saindo de SP nao encontrei onibus para Itamonte,mas existe um onibus para Itanhandu. Viacao Cometa.

Chegando em Itanhandu existe onibus da Viacao do Aco para Itamonte.

Chegando em Itamonte....a coisa complica..nao existe nenhum transporte para o PNI,nem taxi,pois a estrada de terra do PNI esta horrivel e ninguem tem coragem de subir ate la.

Por causa disso tivemos que mudar todo o roteiro.

Fui para Cruzeiro,depois Itatiaia e la encontramos com o Fabio que nos levou ate o parque cobrando o valor de 70 reais para ida/volta.

Entao se pensa em ir para o PNI de onibus,aconselho que compre um fusquinha antes... ::lol4::

 

De carro:

Super facil,saindo de Itataia pegue a Dutra sentido SP ,no KM 319 prepare-se para o pedagio de R$ 9,80,segue na Dutra ate ver a placa indicando Engenheiros Passos e Itamonte,na BR-354[muita calma nesse trecho,a via e mao dupla,probleminha básico e que esta tudo em reforma e apenas uma via esta liberada em alguns trechos]

Segue por essa via ate o Registro da Garganta,cerca de 26 km,la pegue uma estradinha de terra sao 12KM que leva ate o Planalto,parte alta do Parque,mas atencao,a estrada e horrivel,porem nossos amigos que vieram do Rio chegaram la num Celta,mas em alguns trechos os passageiros tiveram que descer do carro.

o carro fica no Posto 3.La e preciso assinar um termo de responsabilidade e pagar uma taxa de 12 reais.

 

Trilha:

 

 

 

20110424125721.jpg

Eu, Criss e o Manolo,que ainda nao sabia o'que esperava por ele! :lol:

 

 

A parti do Posto 3 acaba a mordomia e comeca a trilha que leva ao cume.

Tudo muito facil ate chegar ao ''Bosque''

A parti deste ponto comeca uma trilha mais pesada.

Em alguns trechos foi preciso usar corda,tem um rapelzinho basico e uma escadaria de pedras,do bosque ate o cume leva em media 2 horas de caminhada.

Existe um primeiro ponto onde as pessoas para antes de escalar para chegar ao cume.

Eu amarelei nesse ponto.Detalhe eu havia tomado um remedio uma semana antes e o medico explicou que em caso de tonturas era melhor nao forcar a barra.

Mas apenas por isso,o trecho que amarelei e super facil.

 

 

20110424130647.jpg

Pessoas legais demais que formaram o grupo comigo!

 

 

E mesmo amarelando...esperei a tontura passar,fiz o rapel e tchanranran,,,

 

Cumeeeee!

 

 

20110424131314.jpg

 

 

Descida..

A descida foi dose,tinha um grupo de estudantes japoneses na nossa frente,sabe aquelas pessoas que nunca fez trilha e resolve escalar um monte para contar aos netos?

Pois e,cada um levou cerca de 15 minutos para descer do cume para o subcume, era uns 12...isso atrasou o nosso grupo, sairmos do cume as 16 horas e quando chegamos no Reboucas ja estava de noite.

Frio de 6 graus.

 

 

 

20110424132307.jpg

 

Proximo desafio!

 

Prateleiras!

 

20110424132551.jpg

 

 

Amamos Montanhas!!

20110424143048.jpg

 

Eu e o Manolo que deixou de ir no U2 para escalar comigo,legal demais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Fui em Penedo, Itatiaia em Novembro de 2012 e aproveitei também para visitar o Pico das Agulhas Negras. Antes de ir, encontrei um site com fotos e informações bacanas:

http://www.penedoturismo.com.br/regiao-das-agulhas-negras/

 

Também não sabia que no Pico neva durante o inverno.

http://www.penedoturismo.com.br/neve-no-pico-das-agulhas-negras/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...