Ir para conteúdo

Trilha do Capim-açu - Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros. Vou relatar minha experiência da ilha fantástica de Fernando de Noronha. Realizei 2 trilhas por lá (Piquinho e Capim-açu). A 2° sendo uma trilha paga, pois necessita de guia. O custo foi R$ 300,00 com direito a um brinde (Mais pra frente no post eu mostro kkkk).

19/07/2023

A trilha do Capim-açu é necessário agendamento prévio no ICMBIO, que pode ser feito presencialmente ou online, obrigatoriamente um guia precisa ir com você durante todo o trajeto. Ela é uma das maiores de Noronha e possui 8km de extensão. O bacana é que passa por diferentes ambientes e cenários deslumbrantes. Podendo chegar até 6 horas de duração.

Recomendações: Tênis/Bota de trekking, água, lanche e protetor solar. Eu levei 3 litros de água, foi super útil. 

 

Início da trilha

 Instagram do Guia Elvis: @guiaelvis.noronha 

A trilha começa no PIC do Sancho. Eu fiz com um colega, Bruno do RJ, e o guia Elvis. Chegamos na entrada por volta das 07:00 da manhã e aguardamos a chegada do guia. 

07:20 iniciamos nossa caminhada através de uma subida bem arborizada.

 

Sempre encontrando essa espécie de caranguejo

 

Após alguns minutos caminhando chegamos ao primeiro mirante. 

 Cuidado com bonés, pois venta muito. Lugar pra contemplar e aproveitar a brisa vinda do mar. 

Continuamos a caminhada e sempre que aparecia uma curiosidade sobre o local ou informação importante o Elvis dizia. Uma interessante foi por que Noronha não possui cobras, muito legal a parte história.

O primeiro ponto de apoio foi próximo a placa do farol da Sapata. Onde aproveitamos pra hidratação e comer um lanche. Saímos cedo do hostel e não pegamos o café da manhã :(.

Após o lanche pegamos um caminho com apoio de cordas e subimos. O guia recomendou deixar as mochilas, pois o caminho seria um pouco cansativo.

 

Como o guia disse: "O farol não é o principal atrativo".

Após o farol seguimos no mesmo caminho até os outros mirantes. 

IMG_20230719_082754.thumb.jpg.1b51590e89a3ec358bba1cfe43ee1f71.jpg

Usando o boné que foi brinde do guia.

IMG_20230719_085113.thumb.jpg.ea9feff064d394cd379ad6335e3643e4.jpg

Após contemplação e algumas fotos continuamos pra mais um mirante. Nesse horário já começava a esquentar um pouco, então sempre lembre de hidratar, repor protetor e etc.

 

 

Nesse ponto já chegamos aproximadamente na metade da trilha. Daqui descemos o caminho do farol pra pegar nossas mochilas e seguir pra parte de descida a praia. 

Pra não ficar tão extenso irei dividir em 2 partes. Qualquer dúvida podem perguntar, curto muito contribuir com esse fórum que já me ajudou tanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Certo galera!! Continuando o post voltamos ao ponto que deixamos as mochilas e caminhamos para descer até a praia.

O Elvis nos explicou o motivo do nome da trilha, essa parte tem uma grande presença do Capim-açu, bem fino e pode cortar facilmente. 

 

 Nessa parte é uma grande descida, então cuidado pra não sair embolando kkkkk. Essa hora já dava para sentir bastante calor em contraste com a brisa do mar.

Já na base dessa descida avistamos a parada pra banho na piscina natural, porém deixamos ela pra apreciar na volta e focamos nossas atenções a caverna.

 

 Nesse momento o guia explicou detalhes de como essa área muda com a época do ano, a força da correnteza e outros detalhes. Aproveitamos tbm pra lanchar e hidratação.IMG_20230719_101025.thumb.jpg.228c6964698057845ece082a32a4b67c.jpgIMG_20230719_100325.thumb.jpg.708109f68db48e578eadd2643e854fb8.jpg

Voltamos para a parte da piscina natural pra nos refrescar e aproveitar a interação com os peixinhos. Nunca tinha visitado um lugar com essa transparência de água. 

IMG_20230719_103756.thumb.jpg.2fee3159a04472a988c62793bfd3c8d5.jpg

 

 Essa parada foi necessário tirar o calçado para aproveitar a água. Tenham cuidado com as pedras além de escorregadias, elas são super afiadas. Descobri isso na prática kkkk, 

IMG_20230719_104625.thumb.jpg.fed6278b22b463a74b0a4db1535c2664.jpg

"Os 10% da natureza" como meu amigo Bruno disse. 

IMG_20230719_104811.thumb.jpg.c9b08d8caabb0b753361801a7fd0b921.jpg

Com ajuda do guia fizemos um primeiro socorros para continuar. E viria a parte mais difícil: Caminhar 2km sobre as pedras e embaixo de um solzão. Foi desafiador!!

 Todo caminho beirando a praia é sobre pedras, xeixos e areia. Muito cuidado para não cair, tropeçar ou escorregar pode ser bem dolorido e perigoso. O Elvis explicou que o segredo é focar no caminho e seguir. Ir por cima das pedras e não copiar o caminho do outro evitando assim pedras soltas. O pé tava incomodando um pouco, porém a cada momento a vista iria melhorando e sabíamos que estávamos próximos. Após uns 40/50 minutos, muito devido a minha cautela (Nunca tinha caminhado sobre pedras antes), conseguimos observar as duas grandes pedras:  A da tartaruga e do Leão. Mas antes o prêmio por essa caminhada:

 IMG_20230719_120403.thumb.jpg.0a7b891c5e1fee522b2a4308b3ee0cd5.jpgIMG_20230719_120421.thumb.jpg.78076f48490dd94134d0ae38f82cbd7f.jpg

A sensação foi de entrar em um oásis, após o cansaço da longa caminhada as energias foram recarregadas. E a temperatura da água fazia não querer mais sair dela. 

Após essa parada para banho organizamos nossas coisas e continuamos pela areia da praia do Leão.

 Após uma curta caminhada chegamos a subida que dá acesso a praia. Lá tem um ponto de apoio e um mirante.

 

 A vista da praia do Leão é lindíssima. Entra no meu top 3 lugares de Noronha facilmente. Aqui também foi o ponto final da nossa trilha. Terminamos ela aproximadamente às 11:30~12:00. Nos despedimos do guia e agradecemos essa grande experiência. Eu recomendo demais a trilha do Capim-açu, pois você pode vivenciar diferentes ambientes no mesmo trajeto. 

Recomendo o guia Elvis (@guiaelvis.noronha), o cara é super gente boa e conhece demais da ilha. 

Agradeço ao brother Bruno que topou essa aventura. Tmj parceiro!!!

Quem tiver dúvidas sobre a trilha fiquem a vontade para perguntar e se fizeram tbm, compartilha aqui a experiência. 

Flw pessoal!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...