Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
VITORMAGA

LIMA E CUSCO 8 DIAS (PARTE 2)

Posts Recomendados

Bem vamos a segunda parte da viagem, no caso os 5 dias em Cusco.

 

Dessa vez não vou relatar por dia, e sim as impressões gerais que tivemos de Cusco - Saimos de Lima dia 20/06 pela StarPeru, bem mais em conta que a Lan, e sem maiores problemas. O Voo chegou em Cusco as 10:05hs.

 

Antes de mais nada gostaria de alertar sobre o soroche (mal de altitude), eu pensei que fosse somente exagero de quem relatava, mas não é nada disso!! Assim que a porta do avião abriu, eu já comecei a sentir os efeitos (tontura e falta de ar). A partir dai fiz tudo ao contrário do que recomendam: Não fazer esforço (subi e desci um bocado de ladeira), não comer muito (meti p dentro um pratão de comida), não beber (tomei 4 cervejas), o resultado dessa "aventura" foi que passei muito mal o resto da tarde, e só consegui levantar da cama lá pelas 9 da noite, portanto, não substimem o mal de altura, ele é real e pega mesmo! Tomar chá de coca ajuda, mas não muito, pelo menos no meu caso. Não experimentei os comprimidos que são vendidos nas "boticas" (farmácias), talvez sejam mais eficazes.

 

Bem Cusco é uma graça de cidade, bem diferente, e com uma arquitetura incomum!! Achei meio parecida com as históricas de minas e parati no RJ, porém um pouco mais desorganizada que Lima, e um pouco mais suja que a capital (que aliás é bem limpa para os padrões brasileiros).

 

Era a semana do Inty Raimi (Festa do Sol), e a cidade estava lotada de jovens, turistas do mundo todo, talvez advenha daí a minha impressão da desorganização inicial. A cidade estava em festa praticamente 24hs do dia, a todo momento tinham desfiles na Plaza de Armas, e em outras praças, e na noite desse dia 20, houve uma festa com fogos, musica e raio laser na Plaza de Armas, de dar inveja a qualquer superprodução de Rock!!!

 

No que diz respeito a restaurantes, podemos afirmar que Cusco é realmente muito barato, mas deve-se ter cuidado com preços muito baixos, pois denotam comida de qualidade duvidosa. A média de refeição com uma ou duas cervejas para o casal ficava em torno de 50 soles ou 30 reais. A exceção ficou pelo maravilhoso restaurante Fallen Angels, que tem uma comida impecável, cuja conta ficou em torno de 150 soles o casal com direito a 3 piscos, o que dá aprox 80 reais.

 

Não recomendamos de jeito algum comer em Aguas Calientes, é caro e super ruim a comida.

 

Restaurantes que recomendamos em Cusco, além do maravilhoso acima, são: Polleria Gambrinos (na plaza san francisco); Polleria Los Angeles; Los Toldos Chicken, Los Balcones Grill (na plaza de Armas). A grande pedida para nós foram os frangos (muito macios e bem mais temperados que os nossos), o pollo ou lomo saltado, a carne de alpaca, e as sopas de grãos como trigo, quinoa,...e a maravilhosa cerveja Cusquena, bem como o indispensável pisco sauer.

 

As baladinhas rolam todos os dias da semana, mas vão esquentando mesmo somente a partir de 5ª feira. Tinham nos indicado o MamaAfrica e o seu bar contiguo o Mushroons (bem na plaza de armas), os dois são bem legais, mas a grande surpresa foi um pub chamado London Town, que fica perto da calle procuradores e pertinho da plaza de armas, um lugar bonito, excelente musica, e promoção de bebidas imperdível (ex: 15 soles por 2 pisco sauers, o que dá R$ 4,50 para cada bebida, uma pechincha).

 

Fechamos o nosso passeio ao vale sagrado com a empresa Qoricancha que fica no inicio da Calle Suécia, mas não gostamos muito do atendimento deles não, não passaram no mercado de pisac (apesar de ser 5ª feira), e terminaram a excursão numa feira de artesãs em Chinchero que não teve muita graça, visitar realmente só visitamos as ruinas de Pisac (legais) e as de Oyttaitambo (imperdíveis), agora as paisagens do vale são maravilhosas e rendem fotos incríveis. Sugiro ainda que não fechem o pacote com almoço, sai mais caro, e ficam sem ter opção. Mas no final vale a pena muito esse passeio!!!

 

Com relação a Machu Picchu, é realmente tudo aquilo que se fala, e mais alguma coisa, o lugar é magico, lindo, inesquecível, mas a nosso ver bastam no máximo 3 horas para aproveitar tudo, e como aguas calientes é um nada, não aconselho dormir lá não!! Basta ir e voltar no mesmo dia, agora atenção, a viagem é extremamente cansativa, são 3 horas de ida e 4 de volta, portanto, preparem o espírito.

 

O nosso hotel foi o Dom Bosco, um 3* que fica no final da Calle suécia a 300 metros da Plaza de Armas, numa colina que desencoraja qualquer atleta a voltar caminhando desde a Plaza de Armas, especialmente depois de tomar umas, ou comer alguma coisa. O Hotel é razoável, porém tem alguns vacilos que não se justificam pelo preço cobrado (U$ 60,00 a diária), como por exemplo: infiltrações nos quartos, agua quente falhando o tempo todo, péssimo café da manhã, a cama mais dura e menor que já dormi na vida, barulho constante do colégio que fica ao lado...o que se destaca mesmo é a amabilidade dos funcionários e a vista dos quartos para a P. de Armas. Não recomendamos ficar nele.

 

Sugerimos ainda andar sem rumo pela cidade, vão ver um povo alegre, acolhedor, e uma cidade linda, única e que merece a visita de todos.

 

Para finalizar, queremos dizer a TODOS que já viajamos por muitos países, e certamente o Peru não foi a melhor, nem a pior viagem, mas de longe foi a mais supreendente (positivamente) de todas as que já fizemos, fomos com baixa expectativa, e voltamos maravilhados, com tanta riqueza cultural, arquitetonica, gastronomica,... RECOMENDAMOS ALTAMENTE a todos aqueles que já foram 2 ou 3 vezes ao Chile ou Argentina que incluam em seu próximo roteiro o Peru, GARANTIMOS que não vão se arrepender.

 

Qq dúvida ficamos à disposição e esperamos ter ajudado, como outros nos ajudaram nesse site.

 

Abs

 

VITOR

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×