Ir para conteúdo

CANADÁ - Quebec, Montreal e Otawa.


Posts Recomendados

  • Membros

Saímos de Calgary à meia-noite, em vôo da Air Canadá, e chegamos a Toronto às 3:30, onde fizemos conexão, que atrasou mais de 1 hora, por falta de condições de pouso em Quebec (neblina). Lá o fuso é de 2 h. a mais, pelo que chegamos às 9:30 h., pegamos um táxi (CA 35 c/a gorgeta) pois não existe transporte público do aeroporto para o centro. Ficamos no Hotel Marie Rollet, simples como um albergue, quarto pequeno, banheiro compartilhado, mas muito bem localizado, no miolo da Old Quebec, próximo a tudo, mas cobrando quase CA 100 a diária com impostos.

Quando chegamos, estávamos muito cansados, pois o vôo não nos permitira dormir, pelo que cochilamos das 10:30 às 12:40, o que nos deu o ânimo necessário à caminhada que teríamos pela tarde. Andamos pela Vieux Québec, desde a Catedral, Chateau Frontenac, descemos à Baixa Quebec pela escadaria próxima ao Chateau, e depois subimos por outro ponto, após percorrer a baixa, encontrando no caminho muitas casas bonitas, lojas e restaurantes. É a parte interessante da cidade, mas pode ser feita em uma tarde. Saímos na Rue Saint Jean, localizada aos fundos do nosso hotel, onde existe muito comércio, restaurantes, e até um Mc Donalds. Na rua que sai em frente a este encontrei um mercadinho para comprar bebidas, frutas, iogurte, etc., pois o hotel não fornecia breakfast, e também uma lancheria que servia pratos com rosbife, fritas, salada e refri por CA 10 por pessoa.

No outro dia, tínhamos pouco para ver, amanheceu frio e com uma garoa fina, fomos até a Citadele (antiga fortaleza), mas não entramos, porque custava CA 10 por pessoa, era muito grande para caminhar com garoa, e também por que não vimos nada de interessante para conhecer no interior, pois são ainda instalações militares. Voltamos para o hotel para nos abrigar melhor, esperamos passar a garoa e depois pegamos o ônibus 800 logo após o portal da muralha na rua Saint Jean, para ir até as MONTMORENCY FALLS, pagando CA 2,75 cada (tem de ser valor exato, o motorista não dá troco). A cascata é bonita, muito alta, dizem ser 30 m. mais que a Niágara, pode-se chegar tanto por cima como embaixo dela, através de passarelas. Voltamos a Old Quebec, e fizemos um tour pelas lojas, descobrindo bons preços em muitos souvenirs, após procurar com calma, em ruas pouco movimentadas.

 

Sairíamos cedo para Montreal, às 7:00 já estávamos prontos, pelo que busquei um táxi, e conseguimos pegar o bus das 7:30, pagando CA 46,00 cada. Viagem tranqüila, deu para dormir um pouco, pois pouco havia para ver nopercurso, e chegamos às 10:30 da manhã.

Em Montreal, a rodoviária fica junto à estação de metrô Berri UQAM, e fiz a besteira de pegar um metro até Beaudry, que parecia mais próxima ao hostel reservado, mas tive que subir escadarias com as malas, e estava um calor danado. Demoramos para encontrar o hotel, e depois descobri que a estação mais próxima e fácil é a própria Berri, bastava ir pel Boulevard Maisonneuve poucas quadras. Ficamos no albergue ALEXANDRIE HOSTEL, que na entrada me assustou um pouco, parecia uma construção, com recepção, sala e cozinha no mesmo ambiente. Pedi para ver o quarto privativo, e era muito bom, dividindo o banheiro e uma cozinha com apenas 2 outros quartos, por CA 80 a diária com impostos. Existem supermercados próximos, o maior fica na Rue St. Caterine, a umas 5 quadras, compramos mantimentos e fizemos nossa comida à noite.

Saímos para conhecer Vieux Montreal, que nos surpreendeu negativamente, tudo mal conservado e sujo, com fuligem secular. O calor ajudava a tornar mais difícil gostar do que víamos. Até uma basílica sem graça cobrava CA 10 para entrar, um museuzinho CA 15, pelo que não entramos em nada. Pegamos um metrô e depois um ônibus para ir ao MOUNT ROYAL, a colina que deu nome à cidade, mas entre achar o local do ônibus, este aparecer e irmos, levou mais de uma hora, já chegamos cansados e para se chegar à vista da cidade do alto, tinha-se que fazer uma trilha enorme. Voltamos com garoa para o hostel, e por isso desistimos de ir caminhar à noite pela Rus St. Catherine, que tem um calçadão com muitos bares e pubs.

No dia seguinte pegamos o metrô até o centro, que é bonito, mas sem nada turístico, o mais interessante é a underground city (cidade subterrânea), que existe em todas as estações de metrô. São enormes shopping centers, com lojas de todos os tipos possíveis, inclusive supermercados, padarias, floriculturas, etc. e incontáveis restaurantes e lancherias. Penso que existem mais lojas no subsolo que na superfície, e encontra-se muitos produtos em conta, mas tem-se de caminhar muito e por muitas estações de metrô para encontrar as lojas certas. Voltamos a pé, pela Rue St.Caterine, chegando em algumas lojas.

No último dia em Montreal, levantamos cedo e fomos para a estacão rodoviária, para pegar um ônibus para OTAWA. Pagamos CA 92 para ambos, ida e volta. Em Otawa, caminhamos cerca de 1 km. da estação até o centro, e nos dirigimos à sua principal atração, que é o Parlamento, uma réplica do prédio de Londres, inclusive com a torre do relógio, como o Big Ben, mas localizado numa área maior, e com 2 prédios também vitorianos, um em cada lado, todos construídos a partir de 1860, quando a Rainha Vitória escolheu Otawa como capital do Canadá, por ser mista de ingleses e franceses. Os prédios são lindos, sobre uma colina, com um canal aberto em 1826 aos fundos. Pode-se entrar gratuitamente, ver o parlamento com guia, e subir de elevador na torre, de onde se tem magnífica vista de toda a cidade.

Ao sair de lá fomos comer e depois caminhamos um pouco, mas não achamos outra atração que valesse o esforço no forte sol das 15 horas, pelo que voltamos à estação para o retorno a Montreal, que pode ser feito a qualquer hora.

 

De Montreal, pegamos um trem da AMTRAK para New York, pelo qual paguei antecipadamente pela internet CA 62 cada. Pensava que seria interessante viajar de dia, saímos às 9:30, o trem é muito bom, mas a viagem é lenta e monótona, sem vista interessante alguma, e só chegou às 21:00 h.

 

Por esse relato, podem sentir que não achamos nada de excepcional em nenhuma das cidades, talvez porque já conhecemos incontáveis outras pelo mundo. Quebec é a mais interessante, mas é como um pedaço da França dentro do Canadá, tendo como maior atrativo um hotel. Então, para quem conhece muitas cidades da Europa, não oferece nada de especial. Otawa é bonita, mas só tem o Parlamento de interessante. E Montreal é uma cidade cosmopolita, sem qualquer atrativo verdadeiramente turístico. Acho que não merecem uma viagem até o Canadá apenas para conhecê-las. A verdadeira atração do Canadá são as Montanhas Rochosas (costa oeste), possivelmente o lugar mais lindo do mundo. Posso afirmar isso, pois conheço mais de 40 países.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Karen,

fico satisfeito em saber que vc gostou das dicas. Quanto às fotos, não incluí por que não sou muito bom em computação, e é muito demorado para escolher e incluir. Recomendo que busque umas fotos pelo Google, colocando apenas o nome da cidade e "Fotos" ou "photos", que certamente achará muitas e melhores que as minhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros
Até uma basílica sem graça cobrava CA 10 para entrar, um museuzinho CA 15, pelo que não entramos em nada. Pegamos um metrô e depois um ônibus para ir ao MOUNT ROYAL, a colina que deu nome à cidade, mas entre achar o local do ônibus, este aparecer e irmos, levou mais de uma hora, já chegamos cansados e para se chegar à vista da cidade do alto, tinha-se que fazer uma trilha enorme.(...)

 

Desculpe me intrometer na sua história, mas visando ajudar quem pretende viajar para o Canadá, tem dois pequenos enganos no seu relato: a "basílica sem graça que cobra pra entrar"; e a "trilha enorme até o Mount Royal", ambos em Montreal.

 

1) A Basílica de Notre Dame em Montreal é simplesmente fantástica por dentro. Sou novo, nunca gostei desses esquemas de visitar igrejas e tb pensei que não iria pagar nada pra entrar em igreja alguma. Só que como antes de ir um amigo me falou que não podia deixar de visitar a Basílica de Montreal, acabei indo, pagando o que tinha que pagar e confesso que valeu cada centavo. É impressionante e mesmo pagando vale a pena conhecer. Por economia, deixaram de conhecer uma das coisas mais importantes da viagem.

 

2) Depois que vc pega o ônibus para subir o Mont Royal, existem DUAS paradas principais que o povo usa pra chegar no mirante. Na primeira realmente tem que fazer uma trilha enorme pra chegar lá, mas na segunda, vc sai quase na cara do negócio. Caminha só uns 500m.

Vcs provavelmente devem ter parado na primeira descida...

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olha cara, mantenho minha opinião sobre a catedral. Não sei vc conhece muitas outras pelo mundo, mas eu conheço incontáveis, e depois de conhecer a de Florença, ou a de S. Pedro em Roma, e mais ainda, as catedrais russas, sem pagar aquela exorbitância, não poderia achar interessante a Montreal.

Quanto ao mirante, descemos em frente ao cemitério (que é interessante), onde nos indicaram para descer, e além de cansados, o tempo estava se armando para chuva, tanto que efetivamente voltamos com chuva para o centro. Mas valeu a dica para outras pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...