Ir para conteúdo

11 dias no Peru (Cusco, Copacabana e Arequipa)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal.

 

Sou novo aqui no mochileiros, peço a ajuda dos colegas para finalizar meu roteiro, depois de pesquisar bastante aqui no site.

 

Terei 11 dias em agosto, 14 a 24. Vejam um esboço de roteiro:

 

14/08 - São Paulo - Cusco. Chego à tarde, descanso e conheço um pouco a cidade à noite.

15/08 - Cusco - citytour

16/08 - Cusco - Vale Sagrado - Ir para Ollanta para pegar o trem para Aguas Calientes.

17/08 - Acordar bem cedo para subir para Machu Picchu. Voltar direto para Cusco, à noite (ou, ficar em Ollanta e voltar pela manhã?)

18/08 - Cusco, dia livre. Dormir na cidade.

19/08 - Embarcar para Copacabana pela manhã? Ou passar mais um dia em Cusco e ir à noite?

19/08 - Dia em Copacabana. Dormir na cidade

20/08 - Isla del Sol (saem barcos pela manhã?) - Puno - Islas Flotoantes de Uros (é possível?) - Ida à noite para Arequipa.

21/08 - Arequipa - Dia livre

22/08 - Arequipa (Canyon del Coca?)

23/08 - Arequipa (Canyon del Coca?)

24/08 - Volta Arequipa - São Paulo.

 

As principais dúvidas:

qual a melhor rota para ir de Cusco a Capacabana? Vi em alguns tópicos que a viagem é muito bela, e que há opção de trem ou ônibus, porém não encontrei muitas postagens recentes... O que vale mais a pena? Investir mais um dia em Cusco (e a viagem seria feita à noite) ou na viagem pela manhã?

É melhor investir um dia a mais em Copacabana, e conhecer bem o lugar, ou tentar fazer os passeios de Isla del Sol (sem o tracking da ilha toda, claro) e Islas Flotoantes num dia só? Ou seria melhor passar o dia todo na Isla del Sol, com o tracking, e viajar para Arequipa no outro dia pela manhã, sacrificando um dia nesta cidade?

É melhor conhecer melhor Arequipa ou gastar dois dos três dias na cidade conhecendo o Canyon del Coca?

 

E, acho, a principal:

É melhor (e possível) fazer esse roteiro todo ao contrário, chegando em Arequipa e saindo de Cusco?

Seria assim:

14/08 - São Paulo - Arequipa

15/08 - Arequipa (Canyon del Coca?)

16/08 - Arequipa (Canyon del Coca?)

16/08 - Arequipa. Embarcar à noite para Puno e dormir na cidade.

17/08 - Puno - Copacabana, Dormir na cidade.

18/08 - Isla del Sol, passar todo o dia. Voltar à noite para Capa e dormir na cidade.

19/08 - Embarcar para Cusco (trem). Dormir na cidade.

20/08 - Cusco - citytour

21/08 - Cusco - Vale Sagrado - Ir para Ollanta para pegar o trem para Aguas Calientes.

22/08 - Acordar bem cedo para subir para Machu Picchu. Voltar direto para Cusco, à noite (ou, ficar em Ollanta e voltar pela manhã?)

23/08 - Cusco, dia livre. Dormir na cidade.

23/08 - Retorno Cusco - São Paulo

 

 

Espero a ajuda dos mochileiros!

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo,

 

Bom dia!

 

Eu não estou 100% certo, mas acho que o passeio das Ilhas Flotantes devem ser feitos desde Puno, no Peru, e não saindo de Copacabana. O passeio à Isla del Sol, por outro lado, é feito a partir de Copacabana.

 

Copacabana é uma pequena e bela cidade, que vale a pena conhecer, assim como a Isla del Sol, que também é muito lindo. Mas como você dispõe de apenas 11 dias, acho que você deveria tentar um roteiro que envolva deslocamentos menores. Se você substituir Copacabana por Puno, por exemplo, você reduziria o tempo na estrada, e focaria o seu roteiro no sul do Peru.

 

Se você quiser, eu elaborei dois roteiros para o Peru (um para 2 semanas, e outro para 1 semana) que podem servir de inspiração para você elaborar o seu. Seguem abaixo os links:

 

http://www.cruzandofronteiras.com.br/2011/06/sugestao-de-roteiro-duas-semanas-no.html

http://www.cruzandofronteiras.com.br/2011/05/perguntas-e-respostas-uma-semana-no.html

 

A princípio, eu acho que, com esses 11 dias e chegando e partindo de Cusco, você faria um roteiro muito bom incluindo Cuzco, Vale Sagrado, Macchu Picchu, Arequipa, Canion del Colca e Puno.

 

Em relação à chegar por Arequipa e partir por Cuzco, acho que é um opção, desde que você consiga um vôo de SP para Arequipa. Não se se há disponibilidade, ou se a tarifa compensa. Acho que chegando e partindo por Cusco o vôo sairia mais barato.

 

Qualquer outra dúvida, é só perguntar!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Leo,

 

Eu iria fazer um roteiro bem parecido com o seu, porém em 13 dias, e voltando por Lima.

 

Eu acabei cortando Copacabana do meu roteiro, fazendo um roteiro apenas pelo Peru.

 

Dá uma olhada no meu roteiro, tem alguns comentários do pessoal que me ajudou bastante... se bem que eu ainda não fechei o roteiro... rssss

 

Abs,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O q o Luiz disse está correto na realidade Ilhas flutuantes são na cidade Peruana de Puno, Copacabana é Bolivia, quanto a melhor rota e já q vc tem poucos dias vou te indicar uma opção para vc não perder um dia indo para Puno de Bus. Em Cuzco vá até a estação de trem q vai para Puno lá perto da estação existe uma Ag de viagem chamada V.I.P Travel eles tem um pacote para Puno te apanham no Hostel pela manhã 07:00 hs este tour vale a pena principalmente em relação ao custo beneficio vc vai parar saindo de Cuzco em uma Catedral muito antiga , depois em outro sítio Inka onde ainda se fala o idioma Inka, depois tem a parada para o almoço em um restaurante com direito a música peruana ao vivo, sobremesa e almoço self service, depois vc para em frente as Montanhas cobertas de gelo em uma feira de produtos peruanos, antes de chegar em Puno vc visita o Museu Puka Pukara muito legal tb, e finalmente por volta de 17 horas vc chega em Puno e ainda da para aproveitar a noite. o Tour tem guia acompanhando e durante a viagem café , refri , chá e lanche incluído, eu fiz e não me arrependo ganhei um dia q seria perdido dentro de um bus, e o trem para Puno é muito caro. vc descansa a noite e pela manhã vai caminhando até o cais e pega o barco para as Ilhas flutuantes da tempo de sobra para visitar e voltar em tempo de passar na Rodoviária e comprar a passagem p Arequipa, almoça e sai a tarde vc deve chegar por volta de 22 horas em Arequipa saindo de Puno por volta de 15 Horas se estou certo no mais acho q seu roteiro está legal, porém mais uma dica se informa em Cuzco sobre um bus q vai para Urubamba, eu fiz isso pequei este bus custa cerca de 3 ou 3,50 de soles pede para descer em Tombomonchay visita este peq sitio, depois volta p estrada pega u bus indo novamente p Urubamba , pede p descer em frente as Salinas de Maras visita as Salinas, volta vai p Urubamba e pega o Bus p Ollantaytambo visita ollanta, almoça toma um Pisco ::otemo::::otemo::::otemo:: e pega o trem p A. Callientes eu fiz isso e cheguei em A. Call cerca de 18 horas ganhei o dia e fiz vários passeios por conta no dia seguinte sai bem cedo tomei café comprei a entrada para MP pegui o microbus visitei MP e retornei para Cuzco via Ollantaytambo lá em Ollanta peguei o Bus p Urubamba e de Urubamba voltei p Cuzco. Obs se vc encontrar alguém q queira dá p dividir um taxi de Olanta até Cuzco. Boa sorte e diz p MP q quando minha filha estiver com 10 anos eu retorno ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boas noites!

 

Obrigado pelas informações, pessoal. Quanto ao passeio de Islas Flotoantes, sei que sai de Puno, eu queria saber é se dar pra fazer tudo num dia só (Isla del Sol manhã, ir para Puno no almoço e fazer o passeio das Islas Flotoantes à tarde, retornando no pôr-do-sol para ir para Arequipa. Mas é claro que isso vai ficar muito corrido, mesmo porque não deve ter jeito de ir de Copa para Puno no exato horário pra encaixar as duas cidades num dia só, e também não sei qual o tempo que se gasta neste trajeto). Copacabana de fato fica meio deslocada neste roteiro que é um pouco apertado, mas não queria abrir mão da cidade não. De Puno não faço questão (inclusive do passeio das Islas Flotoantes), o problema é que não há modo de ir para Copa sem passar por ela, e ainda tem o problema da fronteira, que pelo que vi aqui fecha às 17 horas (é isso mesmo?).

 

Opa Luiz! Então, seu site tem muita coisa boa, vai ajudar bastante com alguns detalhes que ainda não tinha pensado. Há voo para Arequipa sim, é o mesmo voo de Cusco, em verdade, que faz escala em Lima e depois para em Cusco e Arequipa (e vai para Santiago, se não me engano). Mas acho que vou preferir chegar por Cusco mesmo; tem o fato de que 15 de agosto (chego no Peru dia 14) é aniversário de Arequipa, e pelo que vi em relatos aqui a cidade vira uma festa mas também uma confusão. Talvez seja melhor chegar lá quando a festa já tiver terminado (dura uma semana).

 

Oi Gustavo. Obrigado, um dos tópicos que mais utilizei para montagem do meu roteiro foi o seu mesmo... Como ele anda? Daquele jeito que está no tópico?

 

Trota, valeu pelas dicas, cara. Esse esquema da viagem Cuso-Puno pela V.I.P. eu certamente vou levar em conta, parece bom de fato. Sobre esse esquema em Cusco, em estava pensando em fazer sim, só que na volta de Machu Picchu. Faria assim: depois de voltar de MP, dormiria em Ollanta, aproveitando para ver a cidade à noite e no início da manhã. Aí pegaria esse ônibus para Urubamba, e lá tentaria arrumar (ou em Ollanta mesmo) um jeito de ir nas Salinas de Maras, pode ser nesse ônibus que você fala, que sai para Cusco. O foda é saber os horários, pra ver se encaixa num dia só... Tem que saber direitinho porque ir pra estrada na raça contando que vai passar um bus é osso! Alguém sabe se dá pra fazer esse roteiro? Acho que vi um relato aqui no site de um tour combinado em Ollanta... É fácil esse esquema?

Ah, e pode deixar que eu aviso pra MP sim, hehehe.

 

Por enquanto, o roteiro ficou assim:

14/08 - São Paulo - Cusco. Chego à tarde, descanso e conheço um pouco a cidade à noite.

15/08 - Cusco - citytour

16/08 - Cusco - Vale Sagrado - Ir para Ollanta para pegar o trem para Aguas Calientes.

17/08 - Acordar bem cedo para subir para Machu Picchu. Noite em Ollanta.

18/08 - Tentar tour em Ollanta para Maras e Tombomonchay (ou ir no ônibus que vai para Uruamba). Voltar para Cusco e passar a noite lá.

19/08 - Embarcar para Puno pela manhã (ônibus turístico, VIP Travel). Passar a noite em Puno (esse esquema que está ruim...)

19/08 - Ir para Copacabana logo cedo. Passar o dia lá e dormir na cidade.

20/08 - Isla del Sol. Voltar a tempo de voltar para Puno (qual o último horário da saída do ônibus de Copa em que consigo atravessar a fronteira?). Em Puno, embarcar para Arequipa à noite.

21/08 - Arequipa - Dia livre

22/08 - Canyon del Coca

23/08 - Canyon del Coca

24/08 - Volta Arequipa - São Paulo.

 

Uma outra possibilidade de roteiro, que talvez pudesse me ajudar nesse problema com Copa-Puno, é o seguinte (e peço a ajuda dos colegas): Em vez de ir de Cusco a Puno, ir de Cusco direto para Arequipa, passar lá os três dias programados, depois ir para Puno, viajando à noite, chegar pela manhã e ir direto para Copacabana, ficar lá os dois dias (um para a cidade e outro para a Isla del Sol, onde poderia ficar o dia todo sem preocupação) e no terceiro ir para La Paz (vi no fórum que são cerca de 3 horas de viagem), de onde eu voltaria a São Paulo. Sai um pouco mais caro vir de La Paz, mas talvez valha a pena. Principalmente se a viagem de Copa a Puno for muito longa (não sei), porque aí eu economizaria o tempo de um trajeto destes. O que acham?

 

Obrigado pela colaboração de todos!

 

Abraços,

 

Leo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Leo, eu fiz um roteiro parecido com essa sua sugestão no final da mensagem, só que ao contrário. Chegando em La Paz, fui de ônibus para Copacabana (bem rápido mesmo, dá pra ir facilmente). Passei uns dias na cidade (acho que dois dias é tempo suficiente para ver sem pressa). De lá, fui de ônibus direto para Arequipa. Foi uma longa e árdua viagem em um ônibus em mal estado, mas acho que atualmente você consegue fazer em melhores condições, eu estive lá em 2006. Passei uns dias em Arequipa e depois fui em um ônibus noturno para Cuzco, onde encerrei minha viagem (conhecendo, é claro, o Vale Sagrado e Machu Picchu.

 

Pode ser um bom roteiro para você! É mais uma opção, né!

 

Abraços,

 

Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Luiz vc falou de bus eu me lembrei a melhor empresa de Bus do Peru é a Cruz del Sur, fujam da Flores. A Cruz del Sur tem ótimos buses com serviço de bordo eu fui p várias cidades peruanas por ela e recomendo ah! galera hoje se comemora cem anos q MP foi apresentada ao mundo esta rolando festas por´lá ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Leo,

 

Todos os roteiros que vc traçou são possíveis cara, e todos tbm estão bem legais... só depende de vc... e acho que a mudança é minima..

 

Sobre o meu roteiro, eu relaxei.. rss... a principio está do jeito que eu finalizei lá, mas pode mudar... eu estou indo com todas as opções, pesquisei bem, mas na verdade vou deixar pra decidir lá mesmo o q fazer... A única coisa que está fechada são os 4 primeiros dias, pois já comprei as passagens de trem pra MP, depois disso eu não sei... Vou decidir por lá mesmo, pois não vou descartar ficar mais um dia num local que estou gostando muito para seguir o roteiro.... ou ter que ficar num local que não está me agradando pq defini tantos dias por lá... é isso...

 

Porque sabe como é, cada um tem o seu gosto, neste período de pesquisa eu falei com várias pessoas, e é impressionante como tem lugares que uns amam e outros odeiam... então, vou tirar minhas próprias conclusões....

 

Se precisar de alguma ajuda pode falar...

 

Abs,

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...