Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Oi gente, voltei há uns dez dias de uma mochilada no Chile, Bolívia e Peru com alguns amigos. Meu roteiro foi o seguinte: BH - Santiago - San Pedro do Atacama - Uyuni - La Paz - Copacabana - Puno - Arequipa - Cusco (com trilha inca curta e Machu Picchu).

Decidi não fazer um relato muito extenso descrevendo todas as minhas atividades e quão lindo são os lugares que visitei porque acho que todos sabem disso. Então, resolvi deixar umas dicas rápidas por aqui do que achei relante na viagem, e talvez possa ajudar alguém a ter uma noção melhor das coisas. Vou separar as dicas por países para facilitar, na ordem que eles vieram na minha viagem.

CHILE

1 - Fiquei hospedada no hostel Bellavista (8.000 pesos quarto pra 4 pessoas, feminino e com banheiro) e super recomendo ::otemo:: A localização é ótima, perto de ótimos bares, restaurantes e boates. Era ótimo sair da balada e estar no hostel após caminhar 5 minutinhos!!! Além disso, não fica muito longe do centro de Santiago, uns 20 a 30 minutos caminhando, e é pertíssimo do Serro San Cristobal. O banho sempre foi quente e hostel bem limpo. O café da manhã é como praticamente em todo o resto da viagem: pão, café, leite, suco de caixinha, manteiga, geléia e chá, às vezes uma fruta. Nada comparado com o café da manhã brasileiro, mas padrão da viagem.

2 - Não tivemos problemas com transfer do aeroporto para o centro. Não tinhamos feito reserva e havia mta oferta de ônibus, táxis e vans para fazerem isso.

3 - No Atacama fizemos todos com passeios com a Colque Tours, foi a mais barata e não tivemos nenhum problema. O único ruim foi que não pudemos fazer o passeio das Lagunas Altiplânicas devido à uma tempestade de neve que bloqueou a estrada :( Eles devolveram nossa grana sem problemas. Por nossa conta alugamos bicicletas (3.000) e fomos até Pukara de Quitor, mto legal. Fizemos tb o tour astronômico (15.000 pesos), bem legal tb!

4 - Por mais incrível que parece o câmbio de dólar para pesos chilenos estava melhor no Atacama do que em Santiago.

5 - Ficamos hospedados no Hotel Jireh, na calle Calama. É um pouco mais caro, mas recomendo.

6 - Pagamos 10.000 pesos chilenos no transfer (Licancabur) do aero de Calama até San Pedro. Nem adiantou chorar um desconto, dizer que éramos 6 pessoas... Acho que se vc reservar pela net sai mais barato.

BOLÍVIA

1 - Fizemos o salar de Uyuni com a Colque (60.000 pesos). O almoço do primeiro foi a única refeição ruim, todas as outras foram razoáveis. Porém, tenha sempre alguns petiscos com vc, afinal cada um tem um paladar. Além de água, claro! Nosso guia foi ótimo, Luís o nome dele. Td bem que ele ouvia uma música boliviana o tempo todo (imagine a mistura de calypso com uma banda de axé em espanhol), mas decidimos nos divertir com ela ao invés de nos aborrecer... ::lol4:: Só tivemos um problema: o chuveiro do hotel em Uyuni tinha duas opções de temperatura da água: mto frio ou gelado. Como não tinha tomado banho na noite anterior (aquela que faz um frio danado e só tem água gelada) encarei o mto frio... ::Cold::

2 - Não beba vinho boliviano, são HORRÍVEIS!!!!!! ::xiu:: Tome Paceña... hehehehe

3 - Na Bolívia uma amiga ficou doente e precisou acionar o seguro (Mondial Travel). Não tivemos uma boa experiência. No primeiro contato nos deram o endereço da clínica médica e o telefone errados!!!! Ficamos uns 30 minutos procurando um lugar que não existia até ligarmos novamente pra seguradora. Corrigiram o erro e lá fomos nós. Fizemos a consulta, alguns exames... Os médicos bolivianos foram sempre mto atenciosos, mais do que os brasileiros. Posso dizer isso com segurança, pois trabalho na área da saúde (SUS). Depois de tudo feito a seguradora não tinha enviado o fax pra clínica autorizando o atendimento. Ficamos um tempão esperando e nada. Ligamos novamente pedindo o fax e ai disseram que só mandariam no outro dia, no começo da manhã, isso já devia ser umas quase 11 da noite. Tivemos que pagar todas as despesas para poder ir embora. Então, se precisar de um médico, tenha sempre uma boa grana em mãos. No outro dia pela manhã (8:30hs) voltamos à clínica e nada de fax. Só enviaram próximo do meio-dia. Foi um estresse!!! Mas minha amiga ficou boa e seguimos viagem... ::Ksimno::

4 - Em La Paz almoce no restaurante do hotel Torino, próximo da Plaza Murillo. Mto bom!!! Pagamos 30 bolivianos, cerca de 8 reais!!!!! No melhor almoço na Bolívia!

5 - Na mesma rua do hotel há um shopping, o pessoal achou uma loja da Puma e comprou todo o estoque hehehehe Menos da metade do preço daqui do Brasil. ::cool:::'> Reserve espaço na sua mochila pra isso ou vai se arrepender!!! rsrsrs

6 - Não posso falar nada sobre Chacaltaya ou Tiahunaco pq não fomos. La Paz não nos trouxe mtas lembranças boas. Quase todos meus amigos sentiram-se mal por conta da altitude e uma amiga esteve realmente ruim. Então passamos a maior parte do tempo em clínicas ou tentando não fazer mto esforço. Fomos apenas conhecer o Mercado de las Brujas e a plaza Murillo.

7 - A princípio nos hospedaríamos no Loki, já tinhamos até reserva, mas mal chegamos em La Paz (5 da manhã) e já havia pessoas sentindo-se mal... Precisávamos de um lugar pra galera descançar. Porém, o Loki estava lotado (pra variar) e nosso quarto só seria liberado às 14 hs!!! Ligamos pra outro lugar e fomos embora. O primeiro lugar que liguei e tinha vaga foi o hotel Torino. Não pensamos duas vezes! O hotel num tem café da manhã, mas tem uma espécie de "café" ao lado com várias opções. Pedíamos quase sempre o americano (pão, leite, café, suco de laranja, ovos com bacon, manteiga e geléia), por 20 bolivianos!!! O banho não esteve "caliente" no primeiro dia, mas depois normalizou. O colchão da minha cama fez um buraco onde dormi, mto ruim. Não recomendaria mto esse hotel pelo preço que pagamos (45 bolivianos para cada pessoa a diária do quarto triplo com banheiro).

8 - Quando saímos de Uyuni a Colque nos ofereceu transporte para La Paz que achamos uma maravilha!!! ::otemo:: Por 230 bolivianos teríamos um ônibus só para turistas, com jantar (frango frito, batata frita, arroz com alguns legumes) e café da manhã (iogurte, cereal e mais alguma coisa...), além de ter calefação, cobertores e banheiro. Foi um investimento!!! Afinal ficamos 10 horas nesse ônibus, pegamos neve no meio da viagem e nas primeiras 4 horas vc não para de sacudir de tanto que a estrada é ruim. Logo, uma boa poltrona ajuda mtoooooooo!!!! ::cool:::'>

9 - Vá de táxi pra qualquer lugar, é mto barato. Mas pergunte o preço antes!!! Nossos amigos pagaram mais caro no msm trajeto que nós por falta de comunicação. ::bad::

10 - Em Copacabana saia para jantar cedo. Saímos um pouco antes das 22 hs e por sorte achamos um restaurante aberto, que fechou uns 10 minutos depois que entramos. Quase passamos a noite com fome...

PERU

1 - Vá pra Arequipa!!! Lugar MARAVILHOSO!!! Ótimas baladas, comida boa e a cidade é linda!!! Morava lá fácil... hehehe

2 - Estando em Arequipa almoce no restaurante que fica no topo de um prédio em frente a Plaza de Armas, a vista de lá é incrível! À noite jante no restaurante La Italiana, na calle San Francisco. Caso eu não esteja enganada o outro restaurante tb é nessa rua, mas em frente a praça. Excelente comida e preço bom!

3 - Sempre leve lanches com vc para as viagens de ônibus, principalmente as mais longas. Não há parada pra comer!!! ::xiu:: Tive que pedir o motorista pra descer qdo ele parou em uma cidade pra pegar passageiros e correr pra dentro da rodoviária e tentando encontrar algo comível... ::putz::

4 - Em Cusco vá ao Mama África para dançar!

5 - Fizemos a trilha Inca curta pela empresa Eldorado e pagamos U$320. Caro, mas fazer o que?!?! Não tenho do que reclamar. A guia era ótima, o hotel em Águas Calientes foi o melhor da viagem!!! E o café da manhã parecia o brasileiro, qta fartura!!!!

6 - Sem nenhuma dúvida fique hospedo no Pirwa de Cusco. No começo vc estranha o banheiro compartilhado ser "tão visível", mas depois vc acostuma e relaxa. O pessoal do bar é ótimo!!! Conhecemos mta gente interessante por lá... ::otemo::

7 - Coma Ceviche, é um prato típico peruano, feito com peixe cru marinado em um molho de limão. DELICIOSO!!! E olha que num sou mto fã de comida japonesa... Experimentei o cuy, mas num gostei mto, tem um gosto bem forte. Tomamos tb chicha, a cerveja dos incas, em Águas Calientes, em um bar beeeeem nativo. Foi mto legal, a dona nem cobrou da gente. Mas o gosto é bem ruim, parece fermento biológico líquido... hahahaha ::hahaha:: Adorei as carnes de llama e alpaca!!!

8 - Beba tb mtooo pisco sour!!! Parece a nossa caipirinha.

DICAS GERAIS

1 - Paguei 1600 reais (com taxas) em passagem área - BH-Santiago, Santiago-Calama, Cusco-BH, pela LAN. Comprei com uns 4 meses de antecedência, uma amiga que comprou 2 meses antes pagou 1250, vai entender... ::hein:

2 - Levei U$500 em dinheiro e U$1500 no VTM (o meu era da Mastercard). Sempre foi bem aceito e fiz alguns saques sem problemas. Mas é bom sacar sempre em caixa automático de bancos. Um amigo teve seu cartão "engolido" pela máquina dentro de um shopping e não conseguiu recuperar. Por sorte ele tinha um de reserva... ::cool:::'> Ahhh, gastei TUDDOOOOO!!! Mas não economizei em nada na viagem. Ficamos hospedados onde quisemos, comemos sempre em bons restaurantes, bebemos mtoooooo e fizemos todos os passeios que nos interessava. Com certeza poderia ter gastado uns 1000 reais a menos se comesse em outros lugares e ficasse em hotéis mais baratos.

3 - Tive mto problema qdo fui viajar em resolver que roupa levava e qto de cada coisa. Então vai ai uma lista do que levei pra ajudar quem estiver com o mesmo probleminha... hehehhe Lista: 2 calças de moleton finas, 1 legging jeans, 1 legging preta, 1 calça de tactel, 3 blusas de malha de manga comprida, 5 blusas de malha de manga curta, 1 conjunto de segunda pele, 1 fleece, 2 pares de luvas (usava as duas), 1 cachecol, 1 touca, 1 meia-calça fio 80, 10 calcinhas, 5 tops, 5 pares de meia comuns e uma de coolmax, 1 toalha super absorvente. Posso dizer que passei bem com isso toda a viagem. Não levei corta-vento, ventava mto, mas num tive problemas. Qdo estava mto frio colocava a meia-calça, segunda pele e o moleton, pras pernas; além de uma blusa de manga comprida, segunda pele e o fleece, uma outra meia, cachecol e touca. Detalhe importante: não sou mto friorenta. Aqui em Minas já faz um pouco de frio no inverno (10 a 12ºC). Meus amigos cariocas sentiram um pouco mais... rsrsrs

4 - Não leve aquela roupa que vc ama prá lá... Eles não lavam a sua querida roupinha com cuidado!!!

Bom pessoal, acho que é isso... Caso eu me lembre de algo importante volto e posto aqui pra vcs, ok? Qq dúvida perguntem à vontade!!!!

Obs.: depois posto umas fotos.

UM DETALHE IMPORTANTE: VIAJEI COM MAIS CINCO PESSOAS QUE CONHECI ATRAVÉS DO MOCHILEIROS. NOS VIMOS PELA PRIMEIRA VEZ NA VIAGEM E FOI INCRÍVEL. FIZ ÓTIMOS AMIGOS!!! OBRIGADA PESSOAL!!! ::kiss::

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Outra dica importante é levar remédios para a viagem, você nunca sabe quando poderá passar mal. Na nossa viagem foi muito útil: Remédio pra dor muscular e remédio contra soroche, fora o xarope contra gripe. rsrsrrs

Na minha viagem destaco as cidades:

Chile>>> San Pedro de Atacama: Chegamos na cidade da festa de San Pedro e San Paulo, tomamos vinho navegável e chocolate quente que a paróquia local fez ( grátis). Tomamos os ótimos vinhos chilenos e conhecemos mendigo que conheciam até o cantor Ventania do Sul de Minas. Incrível ele cantando a música do Ventania no meio do deserto.

Bolívia>>> Copacabana: Tem uma truta de tirar o chapéu. A cidade é pequena e aconchegante. Odiei La Paz por conta da altitude, aquele lugar não tem ar. rsrsr.

Peru>>> Arequipa: As baladas são gratuitas, você não sabe qual lugar entrar para dançar. ::otemo:: A melhor balada e restaurante da viagem! Chamamos até o chefe de cozinha do restaurante "La Italiana" para parabenizar. A melhor massa italiana que já comi na minha vida.

Leve pouca coisa pra Machu Picchu e vá bem cedo pra pegar a cidade mais vazia e o sol mais fraco. Saimos de águas calientes 06:00 da manhã e não nos arrependemos.

Dinheiro: Nunca aceite dolares rasgados ou amassado(nem um pequeno rasgo). Um colega nosso só conseguiu trocar a nota rasgada por um valor muito menor. Perdeu dinheiro.

Interessante ter adaptadores de tomada, pois as tomadas são diferentes das brasileiras.

Só usei meu saco de dormir em uma das noites de passei na Bolívia, antes de chegar a Uyuni. O resto da viagem foi só peso. ::bad:: Meus amigos compraram liner pra saco de dormir que é infinitamente mais leve e funcionou da mesma maneira. Vai a dica... ::cool:::'>

No mais, a viagem foi sensacional!

• Membros
Postado

OI, foram 23 dias de viagem. Saí de BH dia 24/06 e voltei 17/07/11.

O que gastei (só eu) foi aquela quantidade que coloquei no fim do relato, U$1500 e R$1600 de passagem aérea.

::otemo::

• Colaboradores
Postado

legal...os valores estão na média,. o que pesou no seu caso foram as passagens aereas neh....

saberia me dizer quanto pagou no tour do salar de uyuni?

não entendi direito, mas o tour pelo vale do colca vc chegou a fazer? se sim, quanto pagou???

obrigado pelas dicas;.

• Membros
Postado

Fiz o salar partindo do Chile, o que encarece um pouco. Paguei 60.000 pesos chilenos. R$1,00 são uns 270/280 pesos.

O cânion eu fiz de um dia, é mto corrido e cansativo. Se vc tiver tempo faça o de 2 dias. Nesse tour paguei 75 soles, fora 35 soles para entrar no Valle del Colca e mais 20 soles pra almoçar.

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olá, estou pensando em fazer essa viagem e gostaria de saber como vc fez de uma cidade a outra. Foi de ônibus ou há trem? É facil se locomover entre os países?

Muito obrigada.

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...