Ir para conteúdo

Dicas -Istambul e Capadócia


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Participe:

 

Deixe aqui aquela dica de passeio que você gostou, do barzinho 10 que conheceu, daquele restaurante bom e barato ou daquele outro que serve um prato especial que você adorou. Vale também a dica daquela balada inesquecível que você foi.

 

 

Regras do Tópico:

 

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre Foz do Iguaçu. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas doos tópicos correspondentes. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas[/info]

 

 

Participe

 

Olá, eu e meu marido acabamos de chegar de uma viagem pela Grécia e Turquia e gostaria de deixar a todos uma dicas de lá!

 

ISTAMBUL

 

HOTEL

Nós reservamos o Hotel Erboy, que já tinha sido indicado aqui no site. Quando chegamos lá, tinha overbookin e ele nos colocaram em um hotel da mesma rede 5 estrelas. Foram super cuidadosos e pediram até desculpa pelo incömodo (é mole?!), e aí acabamos ficando no tal hotel... Hotel Neorion... por apenas 61 euros... inacreditável! Quem quiser gastar um pouco mais, pode ficar nesse Neorion... é pertinho do Erbou e da tal praça Sultanahmet e simples sensacional! Tem até banho turco dentro do hotel de graça... piscina, sauna e hidro... e os funcionários simpaticíssimos! Não ficamos no Erboy mas o pessoal que estava lá falou que o hotel era ótimo também!

 

Tempo para ficar em Istambul

Só 4 dias apenas é muito pouco para conhecer Istambul. Nós tínhamos planejado 4 dias e acabamos cancelando o fim da viagem que seria a Pamukkale para ficar mais tempo em Istambul (mais 2 dias). A cidade é fenomenal... e para ver tudo que tem de bom por lá, acredito que 6 dias (ou 5 com muita disposição) é o mínimo.

 

DICA DE ROTEIRO

Para quem tem pouco tempo, pressa e muita disposição queria dar uma dica de um roteiro que pode otimizar muito o tempo por lá. Se vocë ficar hospedado perto da praça Sultanahmet, vai poder ir a vários lugares andando... em 10 min. Uma dica seria visitar Hagia Sophia, Mesquita Azul, Palácio Topkapi, Cisterna da Basílica e Museu arqueológico em um dia só. Mas para isso, tem que madrugar e só voltar pra casa quando anoitecer (em torno de 9 h no verão). Todos esse pontos turísticos são coladinhos... um ao lado do outro... e dá pra ir a partir da praça Sultanahmet. Por exempo: visitar primeiro Hagia Sophia (2h), depois ir direto para Mesquita Azul que fica em frente a Hagia Sophia (1H). Aí ir direto para a Cisterna da Basílica que fica ao lado da Hagia Sophia (1h). Depois dá pra ir ao Palácio Topkapi que fica meio atrás da Hagia Sophia (3h) e visitar o Museu Arqueológico (3h). Eu não consegui fazer tudo em um dia, mas que estiver com mais disposição, talvez consiga.

 

TEMPO DE VISITA

Tempo que gastamos em visita a cada ponto turístico, levando em consideração que gosto de ver tudo detalhadamente... se vocë for mais relax, pode tirar 1 hora (ou meia hora) de cada previsão.

 

Hagia Sophia - 2 h

Mesquita Azul - 1 h

Cisterna da basílica - 1,5 h

Palácio Topkapi - 4 h (incluindo o harém)

Museu Arqueológico - 3 h

Torre Gálata - 1 h

Palácio Dolmahbace - 4 h

Grand Bazer - 2 h (mas não compramos nada... só olhando)

Mesquita Suleimanue - 1 h

 

 

TORRE GÁLATA

Tem que ir na Torre Gálata. São mais de 70 m de altura e vocë tem a visão de toda a cidade. Dá pra ver todos os pontos turístico (palácio topkapi, as mesquitas, hagia sophia e etc), o Bósforo e o Chifre de Ouro do alto... é simplesmente fantástico!

 

PANORAMA 1453

Tem um museu que eu não vi falar aqui nos fóruns que é o PANORAMA 1453. Nós chegamos lá sem querer porque pegamos o tram para ir visitar os muros de perto e acabamos descendo bem em frente a esse museu. Foi um achado! É um museu pequeno que tem como atração principal uma pintura... GIGANTESCA... esférica, com noção de profundidade... bem realista e de impressionar sobre a batalha de 1453 na derrubada das muralhas de constantinopla. Nós levamos quase 1 hora só apreciando a pintura e cada detalhe retratado sobre a guerra... foi muito legal... nós achamos que vale muit a pena dar uma passadinha por lá. É só pegar o TRAM (metrö de superfície) na praça Sultahahmet e descer na estação TOPKAPI (mais ou menos umas 8 estações depois; uns 15 min). O museu está logo na saída na estação, bem fácil. De quebra, vocë ainda consegur ver as muralhas de pertinho... bem ao lado do museu.

 

PALÁCIO TOPKAPI

O palácio é muito legal... na verdade é um museu. É bem grande e bem cansativo de visitar e leva algum tempo. Mesmo que vocë fique muito cansado, não deixe de visitar o HARÉM. Nós achamos a parte mais bonita e mais conservada do palácio. Vocë paga a parte quando já está lá dentro do topkapi. Como as pessoas ficam muito cansadas depois de rodar todo palácio acabam deixando o harém pra lá... pq não está incluso também. Mas valeu muito a pena ir.

 

PALÁCIO DOLMABAHCE

O palácio Dolmabahce é meio chatinho de visitar pq tem muita fila para entrar e as visitar são guiadas. Então vocë tem que chegar cedo, comprar as entradas e esperar o horário da sua visita guiada. Elas alterna em hora em turco e hora em inglës... isso faz o processo ser ainda mais demorado. Primeiro vocë visita a parte administrativa... que é impressionante! Depois vocë sai do prédio e pega outra fila para visitar o harém. As visitar do harém também alternam hora em turco e hora em inglës. Aí demora mais un tanto. Eu indicaria nesse dia chegar lá bem cedinho mesmo... porque no total da visita, vocë gastar até 4 horas.

 

ESTÁDIO

O lugar onde era o estádio fica bem atrás da mesquita azul... é onde fica atualmente os 2 obeliscos. Não tem mais nada de estádio por lá, mas vale a pena visitar o lugar pelos obeliscos e pela linda praça que fizeram... fica na praça sultanahmet também.

 

CAPADÓCIA

 

Ficamos no Hotel Kelebek, que já tinham recomendado aqui no site... pelo preço, achei o hotel muito bom. Ele tem um ótima vista da paisagem... tem pisina, e ficamos em quarto bem amplo... com um banheiro bem limpinho e bem amplo também. Pagamos 80,00 (com desconto de 10% pq pagamos em dinheiro). Eles tëm uma agëncia que faz os passeios na entrada do hotel... não precisa reservar os passeios daqui não... eu tentei fazer isso e o dono do hotel disse para eu chegar lá e escolher com calma, fiz isso e deu tudo certinho... tinha vaga para todos os passeios. Os guias foram ótimos!

 

A dica que eu posso dar da Capadócia que jã não tenha em outros tópicos... é de não tentar fazer nada lá com moto ou carro alugado. Nós tentamos fazer isso e foi a maior roubada... perdemos 1 dia de passeio. O lugar é muito diferente e os vales que se visitam nos passeios tëm uns caminhos difícies de chegar. Então, mesmo com mapa, vocë não consegue se achar e fica rodando e rodando e não vë nada direito... e na verdade nem sabe direito o que tá vendo. Além disso, nâo dá pra entender o que está escrito nas placas (muitas vezes não estão em inglës) e as pessoas na capadócia não falam inglës como em istambul... então vocë fica perdido mesmo. Eu recomendaria ficar 2 dias inteiros na Capadócia e fazer 2 passeios diferentes por lá... geralmente eles tëm opções de 3 ou 4 tipos de passeios só... vocë dá uma olhada e escolhe 2. A maioria deles vai a vales e cidades subterräneas e igrejas gregas antigas. Escolha um passeio que vá ao museu aberto de Goreme e um que gostar mais... em alguns passeios se faz caminhadas pelos vales de 7 ou 8 km e em outros são caminhadas menores... ou então eles diferem pela cidade subterränea que se vai visitar. Ah... na Capadócia faz um friozinho que não tem em Istambul.

 

Espero ter ajudado a preparar a viagem para Istambul... ou pelo menos ter ajudado a galera (que sempre me ajuda muito em minhas viagens) a se programar bem para aproveitar melhor a viagem por lá!

 

 

Beijos! ::otemo::

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Fui para a Turquia em Julho de 2010 e passei aproximadamente 15 dias (Começando por Istambul, depois Capadoccia, Pamukkale, e por fim Ankara). A dica que deixo é que tomem MUITO cuidado com comidas vendidas na rua (istambul é cheia de carrinhos que vendem uma massa que parece uma rosquinha) e principalmente com água não engarrafada. Já haviam me falado que a água de istambul era insalubre, mas acabei tomando alguns copos de água no café da manhã hotel que fiquei (holiday inn), por pensar que devia ser água filtrada. Como resultado tive uma infecção intestinal e acabei indo parar no hospital logo no dia que cheguei na Capadoccia (por sorte tinha feito um seguro de viagem que cobria possíveis idas ao hospital). Cheguei no hospital passando super mal e pra melhorar ninguém falava inglês e acabaram me dando soro com um remédio o qual sou alérgica, tive um choque anafilático (!!) e na hora pensei que ia morrer na turquia rs. No fim deu tudo certo, os médicos foram super atenciosos apesar de não falarem inglês e fiquei internada apenas uma noite.

Então, pra evitar esse tipo de "desgraça" não tomem água que não seja engarrafada :D

 

Fora isso, a turquia é ótima! Povo simpático, prestativo e lugares maravilhosos.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

Aeroorto cidade =

Do Aeroporto tem metro que vai até a estação yusufpasa, de lá se anda uns 100 mts e pega o bonde que eles chamam de Tran e segue até a estação Sirkei/eminonu, região do Sultanahmet.

Táxi 15,00 Liras Cidade Aeroporto pela Schultle, começa as 03,30h

Cuidado batedor de carteira em Istambul, é famoso.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi! Cheguei ontem de uma viagem à Grécia e Turquia. Quero deixar poucas e importantes dicas no geral, especialmente para mulheres que viajarão para Istambul.

 

a - Surpresa nº 1: O número de brasileiros em Istambul é muito grande. Encontramos brasileiros em todos os pontos turísticos de Istambul e não foram poucos!

 

b - Surpresa nº 2: Os vendedores sabem falar espanhol e até português. Melhor, um portunhol muito do avançado para quem tem uma língua tão diferente da nossa!

 

c - Surpresa nº 3: Eu sou negra e nestas andanças sempre tem um ou outro que param para pedir uma foto comigo (como aconteceu no Peru). Na Turquia, eu fui parada por adolescentes e também por mães pedindo para eu tirar fotos com seus filhos. Não foram duas vezes, foram bem mais. Eu tirei as fotos apesar de parecer bem estranho uma pessoa que não te conhece pedir para tirar uma foto com você. Engraçado que esta viagem pela Grécia e a Turquia foi a viagem que eu mais vi negros turistas e também vi mulçumanos negros então não consegui achar explicação para isso. Os vendedores (sempre eles!) me chamavam de Michele Obama, de Chocolate e teve um desavisado que me chamou de Eddie Murphy (sacanagem!).

 

c - Vestimenta: Havia mulheres vestidas de todos os tipos. Desde bermuda, vestido de alcinha, de burca, de short, etc. Não nos sentimos confortáveis em sair de short. Usamos calças compridas ou vestidos longos durante os nossos cinco dias na cidade. Confesso que foi um sacrifício diante de todo o calor que foi feito no mês de junho.

 

d - Comportamento: Os turcos não são sinestésicos. Não deixem que a toquem. Eles jamais fariam isso com as mulçumanas. Isto é um ato desrespeitoso. Outra: Alguns homens esbarram em você de propósito para passar o braço em um dos seios das mulherada. Isso aconteceu com uma de minhas amigas.

 

e - Grand Bazaar: Passear pelo Grand Bazar pode ser uma experiência. Eles já tem um sensor para descobrir a nacionalidade das pessoas. Sem abrirmos uma boca, já sabiam que nós éramos brasileiras. Escutamos desde "Ai, assim vc me mata!", "Ah, isso lá em casa" dentre outras coisas. É como se você passassem em frente a obra todos os dias. No começo é até engraçado mas depois isso passou a ficar irritante. Ah, sobre os preços. Fora do Grand Bazaar há coisas bem mais em conta. Na verdade, tudo depende da sua disposição de participar de todo o processo da pechincha e depois tomar um çai. Enfim, a conclusão que chegamos é que os turcos sempre ganham a negociação. A nossa missão é não sair tão no prejuízo assim.

 

Uma coisa que percebemos: não faça como no Brasil o papo de "amanhã eu volto". Posso estar enganada, mas pareceu-nos que eles não gostam muito. É melhor não dizer nada. Nem falem, só estou dando uma olhadinha. Se não, eles insistirão e muito para você comprar algo.

 

d - Chá de maçã: O Lonely Planet já tinha avisado mas só percebemos a diferença quando tomamos um chá (çai) em uma loja de almofadas. O chá de maçã para os turcos é um vermelho mais escuro do que a versão para turistas e bem menos doce.

 

e - Restaurante: Ficamos em Sultanahmet (hotel Erboy) e sempre comíamos no restaurante Ozlher. Ótima comida.

 

f - Banho turco - Eu havia pesquisado muito e não sairia de Istambul sem o banho turco. Encontramos com algumas brasileiras em Pamukkale que disseram que haviam feito o banho turco em Goreme e em Istambul perto da Hagia Sophia e disseram que o último é antihigiênico. Não souberam dizer o nome nem os valores mas avisaram que o banho é feito em conjunto com outras mulheres dentro de uma banheira e que era necessário tirar toda a roupa. Além disso, falaram que é o lugar é nojento. Já o de Goreme, elogiaram a higiene mas avisaram que era o mesmo processo do banho próximo a Hagia Sophia, o que fez com que minhas amigas pensassem seriamente em desistir (banho e exfoliação na mesma banheira com todo mundo pelado não soava bem e o medo de pegar doenças). Eu li o folheto da Çemberlitas e outros recomendados nos guias de viagem e insisti em fazer. Bem diferente o processo. Fomos lá de manhã cedo. Só havia a gente. O Çemberlitas dá uma calcinha, sabão, uma luva e uma toalha. Você é encaminhado a uma sala para trocar de roupa. Tem armários com chaves. Também estão disponibilizados sandálias para vc usar. Primeiro, você é levada a uma grande pedra de mármore e fica lá para abrir os poros (a pedra é quente). Depois, vem uma mulher fazer a exfoliação com a luva, depois o banho propriamente dito. Junto com o banho é feito uma massagemzinha nos pés. Depois de tudo, você pode tomar uma ducha na outra sala. O custo disso é EUR 30. Eu gostei e recomendo. Foi um dinheiro muito bem gasto.

 

g - Souvenirs: chaveiro de olho turco TL 1,00, é de longe o melhor souvenir. O olho turco está espalhado em tudo quanto é canto: restaurantes, lojas, casas, prédios comerciais, etc. Tem toda uma história por detrás disso. Os chaveiros são de vidro, tome cuidado. Acidentalmente, eu quebrei dois chaveiros que eu havia acabado de comprar numa lojinha e o vendedor trocou para mim sem eu precisar pagar. Ele disse que o olho turco quebrado é bom sinal. Eu achei que era papo de vendedor, depois no Google achei um site que explica o que é o olho turco e aí percebi que o vendedor havia sido sincero e eu fiquei feliz em saber que alguma maldição foi quebrada.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...