Ir para conteúdo

Noticias sobre Mergulho (inclusive acidentes)...


murillus

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Morre mergulhador mordido por tubarão na Flórida

 

Um mergulhador morreu hoje no estado da Flórida em conseqüência dos graves ferimentos provocados pelo ataque de um tubarão, informou o serviço de guarda-costeira dos Estados Unidos.

 

O homem de 50 anos estava submergido próximo ao navio comercial "Sheerwater", em Riviera Beach, ao leste de Fort Lauderdale, no sul da Flórida, quando o animal o atacou.

 

O tubarão atacou o mergulhador no domingo, que foi aerotransportado ao Hospital Jackson Memorial, onde morreu hoje, disseram os responsáveis pela guarda-costeira em comunicado.

 

A tripulação de um helicóptero HH-65 Dolphin do serviço da guarda-costeira se encarregou de transportar o mergulhador depois que receberam uma mensagem de emergência de um membro do "Sheerwater".

 

As autoridades ainda não revelaram o nome da vítima e se desconhece qual espécie de tubarão o atacou.

 

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI2622807-EI8141,00.html Segunda, 25 de fevereiro de 2008, 19h14 Atualizada às 19h22, nos EUA, por Agência EFE S/A.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Os acidentes em humanos

 

Por ano são cerca de 70 a 100 acidentes, com aproximadamente 12 casos fatais.

 

O tubarão-branco, o mais assustador de todos, atacou até hoje, 369 pessoas, com apenas 49 mortes.

 

Nos últimos 10 anos, foram registrados 620 ataques de tubarões a seres humanos, ao redor do mundo, com apenas 80 mortes.

 

A probabilidade de uma pessoa ser atacada por um tubarão é de 1:300.000.000 (uma em 300 milhões); enquanto a chance de uma pessoa morrer intoxicada por alimento estragado é de apenas 1:3.000.000 (uma em 3 milhões).

 

É bem mais fácil ser atingido por um raio, 1 chance em 1 milhão.

 

Fonte:

http://www.institutoaqualung.com.br

http://www.mergulho.com.br/noticias/vie ... ditoria=22

http://www.curiosidadesdomundoanimal.co ... aroes.html

http://www.arawakcanoagem.com.br/vernoticia.php?id=46

http://educacao.uol.com.br/biologia/ult1698u53.jhtm

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Notícia veiculada pela TV Vanguarda, filiada da Rede Globo no Vale do Paraíba.

 

12h50min - 27/10/2008

Corpo de mergulhador é encontrado em rede de pesca na praia de Toque- toque Grande, em São Sebastião

 

Um mergulhador foi encontrado morto no fim da tarde deste domingo (26) em São Sebastião. O corpo do mergulhador estava preso numa rede que fica em um cerco flutuante na praia de Toque-toque Grande, costa sul de São Sebastião.

 

O cerco flutuante é fixo em um ponto próximo às pedras. Os pescadores recolhem os peixes três vezes ao dia: às 7h, às 13h e às 18h. Na última retirada deste domingo, eles encontraram o corpo do mergulhador.

 

A rede pertence a João Carlos de Oliveira. O equipamento fica a 20 metros de profundidade. Ele acredita que o rapaz tenha se enrolado no cerco e, desesperado, não conseguiu se soltar.

 

“Na hora que ele se enroscou ele deve ter se apavorado, porque a corda laçou a bóia que ele utilizava e não deve ter dado tempo de pegar a faca para cortar a rede. Ele tinha faca, pé de pato, mas estava sem a máscara”, afirma o pescador.

 

A bolsa de Jair Costa, de 35 anos, da cidade de Mogi das Cruzes, ainda está na praia onde ele deixou antes de entrar no mar. O rapaz praticava o mergulho conhecido como Apnéia, quando não se usa o cilindro de oxigênio.

 

Segundo o Tenente Danilo Godói, do Corpo de Bombeiros, é comum as pessoas mergulharem próximo às costeiras por causa da diversidade de vida marinha. Mas, para evitar esse tipo de fatalidade, é preciso tomar uma série de cuidados. O principal deles é ficar longe das redes.

 

“Para mergulhar é necessário ter equipamentos básicos como máscara, snorkel, nadadeira e uma roupa de neoprene para proteger do frio. Outra recomendação é que as pessoas evitem de mergulhar sozinhas e que portem uma faca para evitar esse tipo de acidente. Mergulhar próximo a redes é um risco muito grande e que não vale a pena correr esse risco”, aconselha o tenente.

 

O laudo do IML confirmou a morte por afogamento. A família do mergulhador já saiu de Mogi das Cruzes e deve chegar a São Sebastião no começo da tarde desta segunda-feira (27), para a liberação do corpo.

 

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=37370

Link para o comentário
  • Membros de Honra

o rapaz tenha se enrolado no cerco e, desesperado, não conseguiu se soltar.

 

que pena... foi por inexperiencia... mas a historia tem muitas coisas infundadas ainda...

 

SP: mergulhador é achado morto em rede de pesca

 

Portal Terra

 

SÃO PAULO - Um mergulhador foi encontrado morto preso a uma rede de pesca no final da tarde de ontem na praia Toque Toque Grande, em São Sebastião, no litoral paulista. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), ele foi identificado como Jair da Costa Monsores Junior, 43 anos, Um pescador de 61 anos contou que deixou a rede no local na madrugada e, ao voltar no final da tarde, puxou o equipamento e encontrou o corpo. Segundo o boletim de ocorrência, o mergulhador chegou à praia pela manhã. De acordo com testemunhas, ele vestiu a roupa de mergulho e foi para o mar. Monsores chegou a sinalizar o mergulho com bóias no local, onde a profundidade chega a 20 m. Sobre uma das bóias, a polícia encontrou uma bolsa transparente com licença para pesca amadora, um vidro de remédio e chaves de um carro. O veículo e os objetos foram apreendidos.

 

http://jbonline. terra.com. br/extra/2008/10/27/ e271015685. html

 

[]´s

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Vale à lembrança de nunca mergulhar sozinho(a)...

 

por falar nisso...

 

ja existe no brasil o curso da ssi que ensina a mergulhar so (sem dupla)

 

nao sei se isso é uma boa ideia mas certamente sera de grande valia como mais conhecimento acerca do mergulho...

 

sou da escola antiga que prega antes de tudo a segurança...

 

e eu amo meu dupla (companheira)... kkk... e tb amo minha dupla (cilindros)... kkk...

 

[]s

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros de Honra

http://www.estadao.com.br/arpao.jpg

 

SÃO PAULO - O mergulhador Emerson de Oliveira Abreu, de 36 anos, que foi operado após ser atingido na cabeça pelo próprio arpão na Baía de Guanabara, continua lúcido, tem reflexos normais e passa bem. Seu estado de saúde é estável e não há risco de morte. Contudo, não há previsão de alta e ele deve permanecer na enfermaria do Hospital Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por alguns dias. Os médicos acreditam que ele não deve ter sequelas graves.

 

Ele sobreviveu sem sequelas graves a um inusitado acidente no fim de semana: foi atingido na cabeça com o arpão que usava para praticar caça submarina na Baía de Guanabara. Abreu se feriu depois de disparar o artefato, que bateu numa pedra e voltou contra sua cabeça. O arpão entrou pelo lado esquerdo do crânio e ficou alojado no cérebro. Foram cinco horas de cirurgia.

 

 

 

O caso surpreendeu até a equipe médica chefiada pelo neurocirurgião Flávio Falconetti. O diretor do hospital, o neurocirurgião Manoel Moreira, disse que Abreu teve sorte porque o arpão não atingiu partes nobres do cérebro. "Ele chegou aqui lúcido, sem déficit motor nenhum", contou. Transferido para a enfermaria, o mergulhador passou por mais exames ontem e não apresentou sinal de lesão neurológica.

 

"Ele não perdeu a visão por um fio", disse Moreira. "A lança passou por trás do globo ocular, perto do nervo ótico. Há muito edema na região orbital, mas ele está enxergando. Vamos esperar que ele melhore para fazer um exame oftalmológico mais apurado." Segundo o médico , o arpão passou perto da artéria que vasculariza o cérebro, a carótida. "Se ela fosse atingida, dificilmente Abreu sobreviveria."

 

O pai do mergulhador, Edilson Abreu, classificou o episódio como "um milagre". O acidente de Abreu acabou antecipando a inauguração do centro de imagem do hospital, que hoje recebe o governador Sérgio Cabral (PMDB) e o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, para sua abertura oficial. Os equipamentos modernos produziram imagens precisas que permitiram a exata localização do arpão na cabeça do mergulhador.

 

O acidente aconteceu no final da manhã de sábado, quando pescava com arpão na Ilha do Governador, na zona norte da cidade. Um amigo, que o acompanhava de um barco, viu quando ele se feriu embaixo d'água e pediu socorro. Bombeiros do Grupamento de Socorro de Emergência (GSE) prestaram os primeiros socorros e levaram o mergulhador para o Hospital de Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde ele foi submetido a uma tomografia computadorizada e a uma delicada cirurgia, ainda na tarde de anteontem. O hospital é referência no procedimento.

 

Eis o video da notícia:

 

http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-BR&...40-bb2b612cf944

 

 

Ele teve muita sorte... A causa foi o manuseio errado do equipamento... Regas são tudo na vida... cumpra-as...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Se é pra noticiar, vamos noticiar!!

Este final de semana foi avistado pela primeira vez desde 1994 um Tubarão Baleia na Lage de Santos.

Embora nesta época do ano sejam as Arraias Jamanta as criaturas mais esperadas neste point de mergulho, no último final de semana vários mergulhadores avistaram um tubarão baleia de uns 5 metros de comprimento, portanto ainda bastante jovem, passeando por entre as poitas dos barcos ali atracados.

Fotos foram registradas, mas até o presente momento creio que nada foi colocado à disposição, na internet.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

Este final de semana foi avistado pela primeira vez desde 1994 um Tubarão Baleia na Lage de Santos.

 

 

 

PUTZ... este sim é um bichao...

 

lembro-me de um mergulhador que foi "abatido" por um bichao destes...

 

ele estava a fotografar o bichao e chegou muito perto... e acabou levando uma porrada da cauda do tubarao baleia...

 

apagou e foi socorrido por outros cinegrafistas...

 

no mais, foi so o susto...

 

[]s

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...