Membros marco_mp Postado Outubro 18, 2011 Membros Postado Outubro 18, 2011 1-2 Dia – PELOTAS – POA - COCHABAMBA Fomos pra POA de bus e ficamos no apto do pai do Felipe. Nosso vôo era as 6hs da manha, nunca voamos de avião, então fomos cedo. Manchei minha mochila no taxi, tinha óleo no porta malas. Quando chegamos em cochabamba percebi que minha mochila estava aberta e roubaram meus óculos ( que eu precisaria para o deserto, não sou mto de óculos escuros, pq tenho que por lente pra usar,etc - a inexperiência me ferrou, e até esse momento da viagem não tínhamos mochila de ataque) e minhas barras de cereais. Fiz a queixa. Senti um pouco de falta de ar e Felipe dor de cabeça, e já estávamos cansados pq nosso vôo fez 3 escalas (Felipe estava mais cansado pq não durmiu a ultima noite, ficou trabalhando). Daí decidimos ficar em cochabamba aquela noite, mas não tínhamos idéia de onde ficar. Então fomos para um lan house no aeroporto e vimos alguns endereços. Acabamos ficando no hostal MAYA. Muito bom e até que foi beem barato. Para os padrões bolivianos não, mas para a gente foi. No hostal foi nos dito que havia paralisação nas estradas e que não podíamos ir de bus no outro dia para La Paz. Fomos para o centro de cochabamba pesquisar e estava tendo uma passeata no centro, cheio de policiais,etc. Todos diziam que estava bloqueada. Ai em uma agencia de turismo tinha uma promoção para ir de avião para La Paz por 60 reais. Aceitamos e compramos para aquela noite. Na verdade não estava bloqueada afinal de contas, mas valeu a pena, fizemos 8 horas de bus em 30 min de avião e não foi caro.Em cochabamba deu para perceber já de cara como a Bolívia é barato. Comi no burguer king por R$ 7,50. Almoçamos em um restaurante e os dois comeram com 7,50!!! Exato, 3,75 reais pra cada um. Enquanto esperávamos o avião decidimos conhecer o cristo,etc. Fomos até lá de taxi e era segunda-feira, o bondinho não funcionava naquele dia. Subimos apé com as mochilas os 1400 degraus!! Deu pra cansar mas foi mto legal, ali eu tive certeza que não sentiria problemas com a altitude. Dpois de subir com chuva,etc não tinha taxi lá em cima e não estávamos a fim de voltar caminhando, até pq nos atrasaríamos. Então pedimos carona para uns mexicanos e descemos de jipe. Nos deixaram no centro. Eles estudavam em algo católico em La Paz,etc e se apavoraram pq o Felipe não parava de perguntar sobre tequila mexicana e eu se eles já tinha experimentado a folha de coca.Eles não curtem chapolin (El chavo Del , fiquei decepcionado. Eu senti que eles ficaram com medo de dar carona. Hehe Fomos para o aeroporto, a BOA (boliviana air lines) é 10 vezes melhor que a TAM. Não me roubaram nada e o avião era muito mais novo. Esse foi o resumo dos dois primeiros dias, mas claro que no meio disso tudo teve muita caminhada e conhecemos muitos lugares, restaurantes esquisitos, etc. Muita caminhada mesmo, a gente ficou horas caminhando com a mochila nas cotas, seja para procurar outro hostal no primeiro dia e no segundo que nossa diária encerrava meio dia e o vôo para La Paz era as 18 hs. Nesses dois primeiros dias ficamos muito confiantes quanto ao resto da viagem, as coisas estavam dando certo apesar de não termos planejado quase nada. Apenas tínhamos a trilha inca para daqui dez dias e deu. Onde ficar? Somente em Cuzco e La paz eu tinha endereço dos hostal. Minha namorada foi nos levar na rodoviária e chegamos 40 min antes na casa do Felipe, ele não tinha feito a mochila ainda. Saimos 10 min antes e ele esqueceu óculos,escuros e eu tinha pedido para eles escanear o livro que consegui emprestado (do viajante da America do sul aquele) e ele esqueceu o PEN DRIVE com o livro, então resumindo, a gente só iria para frente. O lema era esse, e eu nem relógio tinha, então logo me perdi e não sabia que dia era nem que horas. Agora eu vejo que isso foi mto bom, pq tornou tudo uma aventura maior, só deu zebra no ultimo dia quando nos atrasamos e perdemos o vôo de volta. Hehe Isso eu conto no final. Levei uma mochila de 60 litros e Felipe de 75. A minha já ficou apertada de cara, me arrependi. Essas mochilas são mto técnicas, não tive problemas em carregar apesar de pesar 65 kg e ter 1,80 m. Levei ela os 4 dias da trilha inca com 12,5 kg e ainda corri com os porteadores. Era para ter comprado uma beem maior. Acabei com saco de dormir pendurado para fora já nos primeiros dias. Só quando dei um tênis velho que usei para fazer a trilha para um dos porteadores que abriu mais espaço. Mas também não faltou nada para levar, apenas espaço para trazer as coisas que comprei pelo caminho. Tudo foi fundamental, eu fiz a lista de coisas somente baseado no que o pessoal dizia aqui no fórum e deu certo. Os lenços umedecidos foram ovacionados na trilha, prendedores para secar roupa Tb, binóculo foi fantástico no salar, machu Picchu e no show do U2.(Eu fui no show do U2 no ultimo dia da viagem e Felipe seguiu para POA).Sei lá, achei que estava levando bobagens e que não usaria mas não teve simplesmente nada que não usei. Até linha de costura e agulha que levei serviu, Felipe teve que costurar roupas e mochila que rasgou e eu usei a agulha para furar as bolhas nos pés. Hehe 3-4-5-6-7-8-9 DIA LA PAZ Chegamos em La Paz e tomamos um taxi para o hostal Copacabana. 77 bolivianos o hostal e o taxi é tabelado, não lembro o preço mas não foi mto pelos 30 min de carro que andamos. No primeiro dia conhecemos o centro, mercado das bruxas,etc. Andamos por tudo. O que mais impressionava era os preços, tinha loja da DOITE por tudo e ligação para o Brasil era 0,12 centavos de reais o min. As botas thimberland saiam por 160 reais, era tudo muito barato. Fomos pesquisar nas agências tudo que tinha para fazer. Decidimos fazer o downhill e ir pro salar (4dias). Nada de city tour,etc hehe. Fechamos por 940 bolivianos os dois na agencia ZINGARA.O downhill seria feito pela empresa EL SOLARI. E para o SALAR compramos com a empresa o bus TODO TURISMO por 460 bolivianos ida e volta, tinha janta,etc bus cama. Muito bom, pq a estrada é mto ruim. Todos sabem do transito da Bolívia, que não há regras, vivenciamos isso na ida para o passeio do downhill. Nosso carro foi sair da garagem e botou outro carro para o lado que bateu em outro. O cara ia andando com o carro dele e descia correndo e ia reclamar com o nosso motorista. Ai os carros andavam ele voltava pro carro dele, andava até a gente e descia do carro e voltava para reclamar. Ele acabou ligando para outro cara que foi até ele e só sei que deu um confusão e foi todo mundo para policia. Hehe Nos atrasamos uns 40 min e a gente tinha fechado naquela noite já a ida para o salar, estávamos com as mochilas na vã já. O downhill foi mtooo legal e muito perigoso. A agência foi show de bola, as bicicletas eram ótimas, com freio a disco,etc. Só tivemos um incidente, um argentino (sempre eles) caiu da bicicleta num penhasco e ficou preso nas arvores. Hiuaehuiae Felipe ajudou a tirar ele de lá, eu não vi nada. Ele desistiu e foi dentro do carro até o final hehe. Uns dias dpois um paulista corintiano que conhecemos em machu picchi nos disse que na turma dele um quebrou as costelas e outra a clavícula. Realmente, é muito perigoso, e nós corremos bastante, Felipe acabou quebrando a suspensão. 4 dias depois que voltamos do salar pegamos o cd e a camiseta, eu tinha perdido o cupom para retirar mas me deram mesmo assim. Teve café da manha e almoço Tb, estava tudo ótimo. Chegamos uns 20 min antes do bus partir para o salar, então apenas compramos bolachas e fomos. No outro dia de manha quando chegamos alguém deveria estar nos esperando, não aconteceu. Hehe Mas ai fomos ver o endereço da agência no ticket e Felipe descobriu que trocou, entregou o do salar para o cara do bus em La paz e ficou com o do bus. Hehe Mas ele não perdeu o cartão da mulher da zingara, ai ligamos para ela e ela nos disse a agencia do salar. Era a LIPEZ EXPEDICIONES. Como tínhamos toda a mochila e não tínhamos mochila de ataque e ainda carregávamos as águas em sacolas plásticas o cara me emprestou uma daquelas sacolas de feira para por. Acabei ficando com ela até a volta para o Brasil, e foi a nossa mochila de ataque até o final. Hehe Mto boa.E por isso ele nos separou em dois carros diferentes para ter mais espaço para os outros. No meu carro tinha 2 polonesas, 2 de hong Kong, 1 alemão de hong Kong a cozinheira marta e o motorista não lembro o nome. Era tudo gente boa o pessoal, soh incomodaram pq mandavam o cara parar toda hora pra take a Picture.Nessas horas eu já estava falando inglês apesar de ter estudado apenas 2 anos a uns 7 anos atrás hehe. Improvisei, acabei me dando mal somente quando estava jogando carta em Cuzco, fui falar que tinha 4 As na mão e falei que tinha 4 cu na mão. Huaeihuaie O salar é incrível, foi o lugar mais lindo que já visitei. Acabei ficando resfriando devido a mudança de temperatura, mas me curei rapidinho. Andamos por tudo, não tomamos banho no segundo dia e no terceiro poucos tomaram e a culpa foi minha. Tinha que pagar para mulher ligar a água e deixar a água quente Tb, eu falei para o Felipe que não tinha água e ele (fala inglês fluente) já estava enturmado com todo mundo e espalhou. As gurias tomaram banho de gato,etc e quando eu fui Escovar os dentes que vi a mulher ligando o esquema, ai tomei meu banho e deixei quieto, pessoal já estava dormindo mesmo. Quando contei pro Felipe no outro dia ele não gostou muito que não fui avisar ele. Haeuihaeuiiuheaaheiu Ahh, dormi. Heauihauie Na volta tomamos banho no salar e comemos um pizza. Os restaurentes são ótimos. Detalhe: quando se pede 2 ou mais sabores em pizza eles não vem separados, eles misturam tudo e fazem a pizza. Hehe Mas até que ficou bom as que comemos. Ficamos mais um dia em La Paz, compramos artesanatos e roupas. Comprei 4 blusões, touca, luvas,etc por 100 reais. Trouxe uns cachecóis Tb, uns quadros e umas estatuas. Pechinchamos demais, pq essas estatuas eu tomei um tufo, eu comprei 1 por 15 bolivianos e em outra banquinha a mulher me fez 2 por 15. Essa mesma mulher me fez todo resto muito barato. Essa das estatuas foi no primeiro dia, então a partir dali a gente pedia desconto em tudo mesmo e a gente era chato. Para fechar os passeios fomos em umas 10 agencias e ficamos fazendo leilão. Fomos para o cemitério e quando chegamos lá tinha bus saindo para Copacabana, sai de meia em meia hora, algo assim. 10 – 11 COPACABANA Bom, parei este relato por 5 meses e agoro continuo, me esqueci dos detalhes, mas vou termirnar pra de qualquer forma ajudar quem esta indo....copacabana Lugar legal, um dia mais que suficiente, não sabíamos que tinha uma escadaria pra subir o morro, ai perguntamos a uma mulher e ela indicou que podíamos subir por um cantinho msm...ai escalamos o morro de calça de brim! Uieaheai sensacional, a GNT se perguntava no caminho, como as pessoas estavam lah em cima se não tinha ninguém subindo ou descendo pelo caminho que estávamos percorrendo....mas, a GNT qria era aventura,então.....comemos truta no almoço, janta,etc ....fizemos o passeio pra ilha, mto legal, cruzamos a ilha ah pé (metade chuvendo e metade não), passeio legal, lugar bonito, eu soh estava com medo pq compramos a passagem pra ir embora pra Cuzco as 6 da tarde e o cara do barco dizia que chegávamos a tempo, mas fiquei meio apreensivo todo dia, ateh pq se perdêssemos o bus poderiamos perder machu picchu, já que iríamos para MP dali 2 dias,etc...tudo muito bonito, estávamos voltando de barco, lago Titicaca, tale coisa , maior do mundo...quando derrepente vi um barco vindo em nossa direção e ainda brinquei com Felipe `` um vai ter que desviar´´, todos riram.... tche, passou 2 min e eles continuaram vindo um em direção ao outro, mas soh percebemos quando estva muito perto.....ai foi uma gritaria, batemos no barco......booooom....3 cairam na água e um argentino se cortou em um vidro que quebrou....(argentino não dá nada)...ai o barco parou, começaram a gritar que TVA afundando....na hora foi meio foda hueaiiuheaiuhae mas ai passou, rimos da situação....e nada do barco andar..tá, pensamos, vai afundar, mas estávamos a uns 300 metros da costa....quando eu jah tva pensando em como chegar em Cuzco já que iríamos perder o bus ele resolveu andar...ai chegamos e saímos correndo, pegamos ele quase saindo...sooorte.... CUZCO Cuzco chegamos sem ter onde ficar...ai veio um cara oferecer na rodoviária , não tínhamos opção ,era umas 5 da manha...estavamos cansados e com fome....já era, aceitamos ....o cara nos levou em um hotelzinho bem legal, a 3 quadras da praça principal....nao lembro o nome agora tanto tempo depois, mas era barato...em Cuzco fizemos o rafting (mtooooo legal), andamos por tudo, fomos a machu Picchu e para fechar , gaucho que se preza, fizemos a zona mística de Cuzco a cavalo. (na verdade não tinha emoção nenhuma, já que o cavalo parecia um jegue e acho que fazia isso todo santo dia que seguia sempre a porra do mesmo caminho)....o legal do passeio foi que incluía taxi, mas na hora de voltar , lá no morro, fora de Cuzco não tinha taxi para voltar...e era mais de hora caminhando até Cuzco e ocara dos cavalos foi guardar os animais e simplesmente sumiu..o taxi nos esperou em frente a pumas trek pra nos levar, pensávamos que estaria na volta tambem.....fail....ai fomos caminhando, Filipe TVA mal pq na noite anterior ele tomou um porre e eu achei ele dormindo na praça de Cuzco as 6 da manha ( a policia me ajudou, dei o equivalente a 10 reais pra eles me ajudarem a achar, já TVA a três horas procurando...ele tinha saindo pra tomar uma com uns chileno que fizemos amizade, ai eles iam pra umas festa e talz, e eu TVA cansado e voltei pro hotel, nessa ele sumiu e não ...) mas ai achei ele bêbado, ai ele passou todo dia dormindo em cima do cavalo... bom, resumindo, fomos a pé e do nada aparece um taxi correndo na estrada ao lado...corremos e paramos ele...nos deixou no centro, almoçamos e já fomos pra rodoviária de Cuzco...compramos uma passagem de bus pra lima, o pior arrependimento da viagem....a estrada desabou, ficamos 7 horas parado...nao tinha comida, a viagem normal levaria 21 horas se não me engano, eles iam dar umas bolachinhas.... ai todo mundo qria voltar (peruanos), ai o cara ligou pra não sei quem que conseguiu um numero de uma pizzaria de uma cidade que estava a uns 20 km dali....já havíamos andado três horas depois de Cuzco...jah era noite...ai umas 4 horas depois me aparece um cara numa motinho ferrada com a tal das pizzas...soh que o pessoal achou que era de graça, ai deu uma baita confusão...soh sei que e Felipe pagamos uma e fomos comer escondido atrás do bus...azar de todo mundo, sobrevivência malandro....ai quem pagou comeu, o resto ficou com fome...a estrada era terrível, tinha abismo o tempo todo, mtooo perigoso, jurei que o bus ia cair...o bus era velhão , pagamos 20 reais pra fazer essa baita viagem até lima....entao eu vi q ia sair caro...fiu um inferno, os nego vomitando, tche, to acostumado com entrevero, mas esse ai nunca mais quero passarr... Bom, machu Picchu Barbada o caminho! Estávamos a 10 dias viajando, acostumado com a altitude, fazendo soh locura...ai resolvemos fazer a trilha inca correndo! O objetivo era chegar o mais cedo possível, sei lá...nao sei pq fizemos isso, foi meio idiota pq acabávamos perdendo a oportunidade de vivenciar mais aquela caminhada....mas soh pensávamos em chegar em machu Picchu....o caminho eh tranqüilo, nos parávamos pra respirar e seguíamos, mas nunca parávamos mais que 5 min...era no Max 2 min e deu...valeu mto essa viagem! Estou louco pra fazer de novo...a trilha eh mto legal, com relacao a pumas trek foi tudo perfeito..tinha bastante comida,etc a barraca era boa,etc... e a sensação de chegar em machu Picchu depois de 4 dias é inesquecível.....levamos 3 litros de água, deu certinho...levei uns 12 kg na mochila, peso uns 65 , 1,80 m....forcei, levei coisa demais....a mochila era grande, mas era confortável, então acabei levando 2 tenis, o saco de dormir....comida...remedios, chinelo, um monte de coisa msm....nao precisava...tinha GNT que soh levava duas mudas de roupas e água e remédio...um tênis e deu...mas no final dei meu tênis velho pra um carregador, ficou super feliz...descemos de machu Picchu a pé, estava com bolhas nos pés, (levem esparadrapo, forrar todo pé antes de caminhar, Felipe usava isso no exercito e me passou a dica, não deu nenhuma bolha, exceto nesse dia que eu TVA com tanta pressa de ir a machu piccho que mal coloquei)... ai estouramos as bolhas e descemos...bem legal...chegamos La em baixo, exaustos, mas com a sensação de dever comprido...ai liguei pra minha namorada pra contar que tinha dado tudo certo, ela me enxeu de osso pq fiquei 4 dias sem ligar...( ai eu pergunto, comooooo de machu Picchu?????)....ai o trem era soh a noite, ficamos em um bar tomando cerveja, dito e feito...ai eu fiquei bêbado e felipe me carregou até o trem...quando acordei o trem estava parado e não tinha mais ninguém do meu lado , nem o Felipe.....o cara do trem veio me acordar...pronto, pensei, fudeu.....ai vi que minha mochila e do felipe ainda estavam no trem...somente elas...bom, ai fiquei feliz e triste ao msm tempo...pq ele não me deixou já que as coisas dele estavam ali, mas ai eu fiquei preocupado, onde ele se meteu?.... Foi fácil, fui até o fundo e ele estava dormindo em baixo dos bancos hauiehaeiuheaiuahe Chutei ele, acordou e saímos correndo, já que alguem ia nos esperar com uma plaquinha com o nome pra nos levar a cuzco e volta...ai deu tudo certo, 1 hora dpois achamos a menina da pumas...(na verdade era terceirizada haeuiaheui)...ai o cara voltou que nem um louco, achamos que ia bater ocarro ...mas não bateu...ai fomos pra lima.... LIMA Lima é outro pais! Tudo mais novo, mais dinheiro,etc....ficamos 2 dias, foi bem legal...ficamos em um albergue bem legal que não lembro o nome, e o final da viagem foi foda....nos atrasamos pq ficamos de conversa com um casal brasileiro e perdemos o vôo...felipe dizia que chegar 30 min antes não dava nda....chegamos 58 min antes, era pra ter chego 1 hora antes....nao tínhamos dinheiro e mais nda...ai fuuudeu.... Liguei pra minha namorada, estava me esperando em são Paulo no hotel pro show do u2 no outro dia denoit....ficou puta da cara! Ai pra acelerar e resumir a historia: meu cartão bloqueou tentando efetuar saque, Felipe conseguiu sacar dentro do aeroporto de lima no sábado msm (sorte que o banco abre no sábado) soh com RG e o cartão...bastou assinar...ai comprei uma passagem de um cara que veio oferecer mais barato que internet e lá direto (conferimos , essa função toda durou 5 horas, fomos almoçar as 16:30, Felipe voltou pro hotel e iria no outro dia sem custo e eu paguei outra passagem pra não perder o show e a namorada)......nisso deu umas confusoes, pq o cara era meio confuso, nos ofereceu até prostitudas, e a passagem que ele me deu era de outra pessoa, tinha um outro vôo vinculado no mês seguinte da argentina pro chile que eu teria que confirmar no check in que eu iria Tb, senão ia dá rolo...acabou meio dinheiro, Felipe tinha me deixando com uns 20 soles, gastei no telefone e em água....pq fiquei 8 horas esperando o vôo aquele dia...conheci todo aeroporto, por dentro e por fora...fui a uma missa Tb no aeroporto...por dentro eu digo pq na hora que perdemos o vôo eu invadi a sala da TAM, mas ai chamaram os seguranças e fugi....bom, teve esse susto (dica: tem que chegar duas horas antes).... Pra completar eu soh tinha 30 reais e TVA em Guarulhos e teria que ir até o centro e nunca tinha estado em são Paulo...mas ai olha que sorte, encontrei um paulista que tinha conhecido em machu Picchu e ele me deu carona e deixou na porta do hotel...show NE? Mas tirando esse ultimo dia, e a viagem foi tudo barbada e correu certinho...e olha, eu até tinha planejado +-, mas fomos só indo....indo....e decidindo tudo na hora, onde iríamos ficar,etc que cidade iríamos..e deu tudo certo. Se alguém quiser saber algo que nao falei ou perguntar alguma coisa: marcopossa@hotmail.com fotos no meu facebook, procura marco possa Abraços e boa viagem! Periodo da viagem: março/abril 2011.....20 dias Citar
Membros marco_mp Postado Outubro 18, 2011 Autor Membros Postado Outubro 18, 2011 Só pra complementar, fiz toda viagem somente com informações do mochileiros.com. Por isso fiz questão te postar a viagem, mesmo sete depois, para desta forma poder dar a minha contribuição! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.