Ir para conteúdo

EXCLUÍDA!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Adolfo,

 

Eu também estou pensando em fazer uma RTW e fiz algumas simulações. O que eu posso te adiantar é que é muito difícil estabelecer gastos em razão da singularidade de cada viajante ::hein: . Tem gente que prefere países mais baratos, outros mais caros. Existem pessoas que preferem caminhar na cidade e gastar com passeios e economizar com comida e hospedagem e vice-versa. Há ainda aqueles que gostam de acampar ou fazer couchsurfing, etc.

 

Associado a isso, existem vertentes como tempo ( 3 meses, 6 meses, 1 ano) , vistos e outras burocracias. Vou lhe dar uma sugestão que talvez lhe ajude. Uma regra básica:

 

1) Escolha o tempo que deseja viajar (exemplo: 1 ano)

2) Escolha os países que deseja visitar ( Aqui vai uma dica: Para conhecer bem um país independente do seu tamanho (rara exceções), o ideal seria até no máximo seis países por 3 meses. Levando em conta que é melhor fazer com calma, aproveitar ao máximo e realmente respirar a cultura, essa regra é mandatória; Dê preferencia para aqueles que não necessitam de visto, mas pelo menos 2 são obrigatórios : EUA ( para deslocamento estratégico em voos) e Reino Unido ( Hub para toda Europa). Isso é fundamental caso não opte por bilhete RTW. Você não vai querer pagar um trecho de uma companhia por não poder passar pelos EUA ou pelo Reino Unido, vai quebrar as pernas acredite. ::ahhhh::

 

3) Depois de ter olhado o mapa-mundi e escolhido os países: Traçe uma rota levando em conta: Alta ou Baixa temporada, clima (quente :oops: e frio ::Cold:: ), Tipo de Moeda ( Euro ou Dolar, somente essas duas ::prestessao:: ). Isso é importante para verificar budget, dificuldades ::vapapu:: , roupas para levar e equipamentos.

4) Agora vem a sua resposta : Coloquei tudo isso antes para você entender a linha de raciocínio. Partindo do exemplo de um ano: Suponha que queira fazer America do Sul, Central, Norte , Rússia, Países Escandinavos e Leste Europeu. Temos uma mescla de países ricos e países pobres.

 

Levando em conta que nos ricos se gasta mais que os países pobres (entenda mais baratos), o custo ideal seria 80 a 100 dólares o dia :shock: . Pode parecer muito, mas temos que levar consideração que a Europa é em euro e que no meio do caminho podemos ter surpresas (emergências, etc) Fora isso, por mais que você queira ficar em hostel e economizar ao máximo dormindo com 16 pessoas, acredite você precisa de checkpoints para descansar com quarto privativo e banheiros 8) . A meu ver uma dica seria pegar um país barato a cada 3 meses e passar em hotel econômico. Em alguns lugares como Las Vegas, Cancum, com 35 doláres consegue-se ficar em bons hotéis, com piscina e camas King Size. Outra maneira seria tempos em tempos quebrar 2 ou 3 dias em quarto privado em hostel.

 

Partindo dessa premissa, temos:

 

U$ 6.000 ( em média passagem RTW 16 destinos) ou fazer por si só utilizando trens na Europa, Low Air Fares, BUS + Trechos de Vôos. (Deslocamentos)

U$ 36.500 ( 100 doláres por dia (alimentação + passeios + hospedagens) . Vale a pena lembrar que queremos desfrutar o mínimo de cada país. Que adianta você visitar a Grecia e não ir as ilhas?

 

36.500 + 6.000 = 42.500 X cambio de hoje: 1,80 = 76.500 reais. (Seguro viagem nomads = 2000 mil reais)

 

Vale a pena ressaltar que tomei como base uma única pessoa durante 1 ano mochilão padrão médio. Caso vá 2 ou 3 pessoas, o poder de barganha + descontos + táxi + hospedagem tende a diminuir (3 pessoas alugando um quarto de hostel sai mais barato do que se uma aluga sozinha ainda que com outras três, viajando de trem em grupo na Europa sai mais barato, trechos ou passeios que talvez faça de ônibus ou avião com 3 pessoas pode-se alugar um carro e dividir a gasolina, comprar comida no supermercado rachando em 3 pessoas também sai mais barato). Reduza 20 a 30% do valor total.

Entenda que o valor é um custo médio nesse exemplo e que pode ser utilizado para qualquer roteiro como premissa. Daria para fazer com menos, até daria mas é passar perrengue ou ficar andando na cidade somente.

 

Dá para fazer por menos levando em conta 1 ano? Até dá, mas você viverá como Bárbaro ::tchann:: A escolha é pessoal, mas leve em conta isso , vai por mim. ::cool:::'>

 

Qualquer dúvida estou á disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Só fazendo um adendo:

 

Você pode pegar o valor total e fazer a conta para 3, 6,8 ou 10 meses. Caso queira fazer uma RTW e o dinheiro esteja curto, você pode montar um roteiro mais econômico levando em conta países mais baratos. Por exemplo: Bolívia, Peru, Equador, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, África do Sul, Egito, Jordânia, Índia, Blangadesh, Nepal, Tailândia, Malásia, Cambodia, Vietnam, Laos.

 

Acredito que você consiga fazer com um budget de 50 dólares o dia tranqüilo + a passagem RTW. Países como Peru, Panamá, Costa Rica, Egito, Jordânia,Tailândia, Cambodia, Vietnam e Laos possuem belezas indescritíveis, culinárias fascinantes e uma cultura única.

Você pode pegar sugestões de roteiros aqui:

 

http://www.airtreks.com/airfare/specials

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá varia muito

 

tem em consideração se queres ir á Tailândia ou á suíça (pobre e rico)

 

no sudeste asiático 20€ por dia e estás servido

América central 22€ por dia tb serve

América do sul 30€ em média (o Chile é o mais caro)

América do norte 40€

África varia depende na África austral 30€ por dia e põe mais 500€ para safaris pois os 30€ por dia tb se incluem mai sou menso no safari

e no resto de África 20\25€ por dia fora as excursões isto se optares por hotesl baratos

pacífico varia 50€ por dia em média

os voos depende por mais de um ano não compres em alianças compra ao longo do caminho pois as alianças só deixam fazer esses tickets se for pr um ano ou menos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Adolfo, tudo bom?

 

Voce deu uma olhada na Travel Nation? O bom e' que voce pode trocar as datas sem pagar nenhuma taxa, normalmente as agencia combram toda vez que voce muda e a gente acaba mundando, tem lugares que voce resolve ficar um pouco mais, outros menos...

 

O Sudeste Asiatico e India sao mais baratos, tipo 18euros por dia, a Europa e' um pouco cara, se voce conseguir economizar na comida (tipo cozinhar e nao comer fora) vai ser uma grande diferenca. Tambem tem o couchsurfing.com que ta super de moda e voce conhece um monte de gente e nao paga acomodacao, essa e' uma otima opcao e bem tranquilho... eu ainda nao sufei no sofa de ninguem, mas ja fui a um encontro da galera, bem legal!

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Tenho como meta partir para RTW logo após a copa do mundo no Brasil, e o que venho lendo em várias fontes é que dá um custo de US$ 80,00 por dia em média, mas pretendo gastar menos que isso pois vou utilizar Couch Surfing (já utilizo no Brasil), o que será especialmente útil em lugares caros como Europa Ocidental, Hong Kong, Singapura e Austrália.

 

Vou colher o máximo de informações possível para saber os riscos que são inerentes à viagem e fazer planos prévios para lidar com cada um deles, pois pretendo passar ao menos 500 e no máximo 605 dias (saindo da copa em 2014 e chegando para as Olimpíadas de 2016).

 

Calculo que vou precisar ao menos de R$ 60.000,00 (pagar a viagem e dívidas que sobrarem - parcelas de um apê) e tenho dois anos e meio para juntar a grana, o que dá uns R$ 1.700/mês de economia + juros.

 

Assim que tiver algo mais consistente eu vou postar aqui no Mochileiros, para pedir conselhos.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Se você estiver disposto a abdicar de alguns luxos, dá pra fazer com muito, muito, muito menos.

 

Eu viajei por uns 10 dias entre Noruega e Suécia (entre Sortland e Estocolmo) por uns 10 dias e gastei menos de 30 euros. O segredo? Hitchhiking e CouchSurfing.

 

No começo da minha viagem eu gastei muito por não ter as manhas que tenho hoje. E te digo, o melhor da viagem, vem de graça!!

 

Para detalhes, dê uma olhada no meu Blog: http://naestradaparaomundo.blogspot.com

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...