Ir para conteúdo

Natal e Fernando de Noronha - 10 dias (Com foto)


Posts Recomendados

  • Membros

Acabo de voltar de 10 dias espetaculares com minha irmã e meu irmão. Foi sem duvida uma viagem inesquecível, sensacional!!!

Compramos nossas passagens com certa antecedência (uns 3 meses) e conseguimos algumas promoções excelentes.

Saímos do Rio dia 28 de novembro a noite com destino a Natal.

Chegamos em natal de madrugada e fomos direto para o nosso hostel dormir. Ficamos no Hostel Verdes Mares (albergue da juventude) localizado na ponta negra (achei ótima a localização). Fomo muito bem recebidos pela Rita e pela Tia Lu. O hostel era limpinho, acolhedor e tinha um ótimo café da manha!! O telefone de lá é 84 3236-2872.

Na manha seguinte acordamos cedo e resolvemos conhecer os arredores, pois ainda estávamos meio cansados da viagem. Fomos para a praia da ponta negra mesmo e curtimos por lá mesmo. Mais para o final da tarde resolvemos ir conhecer o forte dos reis magos (muito bonito) o forte é em formato de estrela, e protegido pelos arrecifes, local muito estratégico! Pegamos um por do sol lindo de lá. (o local esta todos os dias aberto a visitação, porem as 5 horas ele fecha). Depois fomos almoçar no restaurante Mangai, uma delicia, muitas comidas típicas da região que fica até perdido no que vai comer. É um pouquinho caro, mas vale a pena conhecer um dia.

 

20111119012321.JPG

 

A noite lá não tem muito o que fazer, fomos para um rua cheia de bares perto da taverna, e fomos rodando de bar em bar, curtindo vários estilos de musica.

No segundo dia tínhamos reservado um passeio de buggue (a Rita que fez a reserva) o passeio ia pelo litoral Norte. A primeira parada foi no aquário (entrada cobrada 12,00 por pessoa e é opcional), mas como sou bióloga não resisti e entrei! O aquário é pequeno, mas bem legal, o mais interessante é que eles têm um aquário com um tubarão lixa que as pessoas podem passar a mão, isso ajuda a desmistificar a imagem negativa dos tubarões (lógico que tudo controlado). Seguindo viagem passamos pelas dunas, lagoa de pitanguy (essa é excepcional!!! Você não chega diretamente na lagoa e é proibido o banho é uma área de proteção).

 

20111119012352.JPG

 

Continuamos o passeio, passando pelas dunas com vista para a lagoa de Genipabu, paramos na praia de Genipabu para mergulhar, depois ficamos um pouco na lagoa de Genipabu. Nos dirigimos pela barra do rio para fazer a travessia de balsa (cobrado 20,00 por buggue ida e volta – a parte do valor pago ao passeio). Passamos pelas dunas, lagoa e praia de Pitangui e Jacumã (parada para o aerobunda (cobram R$10,00 – eu não fiz), passamos pela praia de porto mirim e paramos em muriu para almoço. Almocei em um restaurante local (não é o q costumam levar os turistas, mas preferi) muito gostoso! Após voltamos para a pousada umas 16hs. A noite fiquei bebendo cerva no hostel com o pessoal de La (queria ver o jogo de vôlei do Brasil).

No dia seguinte pegamos um ônibus e fomos para a lagoa de arituba (maravilhosa, passamos o dia lá), para chegar lá passamos pela praia de cumuruoim.

 

20111119012428.JPG

 

Voltamos e ficamos com o pessoal do hostel bebendo umas cervas e conversando até tarde.

No dia seguinte peguei o avião para Noronha. Chegamos em Noronha já com um visual maravilhoso desde o avião e pegamos o tranfer oferecido pela nossa pousada e fomos para a pousada.

 

20111119012452.JPG

 

Ficamos na pousada da Helena, onde fomo também muito bem recebidos pelo Sergio e pelo Thiago, a pousada é bem simples, porem limpinha, com um ótimo café da manha e o preço era o mais acessível que achamos na vila do remédio, a localização era excelente!!! Deixamos as nossas coisas na pousada e fomos conhecer as praias próximas, pois já era um pouco tarde. Passamos pela praia do cachorro, praia do meio e Conceição, parando um pouco em cada uma, curtindo o visual e o mar!! Quando o dia já estava chegando ao fim, fomos ver o por do sol no forte da Villa dos remédios e que por do sol!!!

 

20111119012519.JPG

 

Voltamos para a pousada e a noite fomos para o projeto Tamar e para comemorar a nossa viajem jantamos no restaurante Xica da Silva, é um pouco caro, porem valeu cada centavo, comida excelente e um vinho fenomenal!!

No dia seguinte pegamos o ônibus (passagem 3,10) descemos no ponto mais perto (o motorista nos avisou) e pegamos carona até a baia dos golfinhos, porem esse dia não fomos tão cedo e eles já tinham ido embora, fomos então para a praia do Sancho (o caminho do mirante dos golfinhos até o Sancho tem um visual único, recomendo!)

 

20111119012556.jpg

 

Ficamos curtindo a praia durante a manha toda, depois fomos para o mirante dos porcos, não é a toa que a foto dos morros é o chamariz de Noronha!!!

 

20111119012630.jpg

 

Dali do mirante fomos para a praia da cacimba do padre (entrada para a baia dos porcos é pela ponta esquerda dessa praia), pedimos um peixe na folha de bananeira no bar das gêmeas e fomos para a baia dos porcos, várias piscinas naturais que se formam nessa baia, uma delicia, foi uma das praias que mais gostei de Noronha!!! Depois de curtir um bom tempo voltamos e almoçamos o nosso peixe que por sinal estava ótimo!

Depois do almoço e uma relaxadinha e com a maré baixa, resolvemos voltar pelas praias e não por dentro (esse trajeto so da para fazer com a maré baixa).da cacimba do padre fomos para a praia do bode, parando em todas para um mergulho no mar, ou nas piscinas naturas que se formam! Depois para a praia do americano, praia do boldró, praia da conceição e praia do meio, uma grande parte das passagens de uma praia para a outra é por pedra da praia do boldró até a conceição é a que tem o maior trajeto, como minha Irma não tem tanto costume de andar em pedras fizemos esse trajeto em uns 40 minutos, mas parávamos constantemente para esperá-la. A noite fomos tomar uma cervejinha na praça e comemos uma carne de sol com macaxeira (barracas da vila dos remédios).

No terceiro dia de Noronha, pegamos um ônibus e fomos para a baia do sueste, é obrigatório o uso de colete, na própria praia eles alugam por 5 reais. Ótimo mergulho, nadamos com 2 tubarões, um maior do que eu, ambos tubarão limão! Lindos!! Vimos tartarugas verdes também e uma grande variedade de peixes. A visibilidade estava boa comprada ao Rio, porem ruim comparada as outras que pegamos lá em Noronha.

 

20111119012708.jpg

 

Fomos ao mirante das Caracas (indicado pelo Sergio da nossa pousada) que mirante, o visual era fenomenal!!! É formada por rochas vulcânicas e tem muitas piscinas naturais. Mas nem tudo pode ser perfeito, por ter muitas correntes fortes em todas as marés, fica interditado o acesso para banho, servindo apenas como mirante para contemplação da paisagem!! Um dos mirantes mais bonitos da ilha!!! Super recomendo!

 

20111119012809.jpg

 

Depois fomos ao “forte” do sueste, bom o forte em si já praticamente não esta mais lá, porem o visual vale muito a pena.

De lá fomos para a praia do leão, essa é considerada a praia que tem a corrente mais forte de Noronha, portanto sempre que for entrar atenção e cuidado. As praias de Noronha costumam parecer muito calmas, mas as vezes tem correntes passando por lá que não vemos. Nessa praia não tem nenhum tipo de vendinha, nem água e nem nada! Voltamos já bem tarde para o hotel e como íamos mergulhar no dia seguinte, resolvemos ir dormir cedo.

Acordamos cedinho, pois a van passava cedo. Resolvemos mergulhar pela Noronha divers, era a que tinha o preço mais acessível (R$300,00 em dinheiro o mergulho credenciado com aluguel de todo equipamento, exceto o básico – mascara, snorkel e nadadeira). O primeiro mergulho foi feito nas cordilheiras e terminando no buraco do inferno, água com ótima visibilidade, muita diversidade, ótimo mergulho. O segundo cilindro foi feito na ilha do meio (essa eu gostei bem mais), passamos por umas cavernas, vimos muitos peixes, arraias, tartaruga de pente, moréia...

 

20111119013007.jpg

 

20111119013103.jpg

 

20111119013136.jpg

 

Voltamos do mergulho relativamente cedo, em torno de 11 e meia e já que estávamos lá fomos conhecer o porto, fomos ao buraco da Rachel (esta proibida a descida), museu do tubarão e sem saber, demos sorte de pegar a maré alta (dica do pessoal do museu) e fomos no mirante do buraco da Rachel, trilha a esquerda do buraco da Rachel, onde se vê uma baia que com a maré cheia, vários tubarões ficam no rasinho, relaxando, é proibido descer nessa baia, porem o mirante é baixo (uns 10 metros) e dá para ver muito bem os tubarões, quando fui tinham uns 10 ao mesmo tempo!!! (a bateria da minha maquina tinha acabo no mergulho, como já mergulho a um tempo, tinha levado meu carregador, porem ainda não tinha achado um local com tomada, tive que esperar o almoço para carregar a maquina) de lá fomos almoçar no restaurante mergulhão. Ótimo local, muito aconchegante, sentamos em uns puffs numa mesa no meio do verde!

Depois de um almoço muito gostoso, fomos visitar o forte Santo Antonio, a igreja de são Pedro, esta é uma igrejinha muito pequena, porem o visual é lindo, perfeito para um casamento! Fomos ao Air France. Imperdível, neste ponto na pontinha da ilha você vê o encontro dos mares (de dentro e de fora).

 

20111119013216.jpg

 

A noite nesse dia (sexta feira) fomos no forró do bar do cachorro (sinceramente esse era o melhor dia para o forro, tentamos ir em uma quarta feira parecia só ter gringo que estava esperando para ver o que era forro). Forro rola até de manha com musica ao vivo de depois DJ.

Praticamente virados as 5:30 estávamos prontos e o Jerry já estava lá nos esperando para irmos tentar ver os golfinhos no mirante, chegamos lá um pouco antes das 6 da manha e já fomos agraciados com uns 200 golfinhos, felizes e contentes, ficamos por um tempo observando-os, mas com o passar dos minutos mais e mais grupos chegavam lá, quando chegou a nossa hora de ir, pois íamos fazer a trilha longa do atalaia, já haviam mais de 900 golfinhos e ainda tinha um grupo chegando, espetáculo maravilhoso, único!!! Eles faziam acrobacias, nadavam em grupos, lindo de se ver!!!

Como não resolvemos as coisas com antecedência, desde a nossa chegada já estava lotada a entrada do atalaia, então resolvemos ver se havia alguma desistência, porem não podíamos dar sorte em tudo, o IBAMA controla a entrada do atalaia em apenas 100 pessoas por dia e até as 9 horas, depois disso não entra mais ninguém, então sem o atalaia, prosseguimos a nossa trilha (combinamos com o Jerry a trilha longa do atalaia R$200,00 para três pessoas, e ele ainda nos levou de manha para o mirante do golfinho. as empresas de turismos estavam cobrando em torno de 80 por pessoa apenas o atalaia, o mirante dos golfinhos ainda era outro passeio).

Voltando a trilha... passamos pelo mirante da pontinha, onde vimos a caverna do capitão kid.

 

20111119013554.jpg

 

Depois descemos na piscina da pontinha. Essa piscina é muito boa, mergulhamos com tartaruga, muitos peixes, vi polvo... eu fiquei por meia hora nadando com uma tartaruga verde, fiz uma filmagem dela, estava tão acostumada e a vontade comigo que me deixou tocá-la e continuou a nadar comigo.

 

20111119013632.jpg

 

Depois de um momento muito relaxante hora de mais caminhada, trilha toda por pedras até chegar a praia da caeira, onde também mergulhamos na piscina, essa tem que ter um pouco de cuidado, a piscina é protegida por arrecifes, e tem corrente próximo a eles, um menino chegou bem perto e teve um pouco de dificuldade de voltar, a sorte o guia dele estar de olho e entrou para ajudá-lo, nessa hora ele estava conseguindo voltar já. Nessa piscina vimos tubarão limão também, muitos peixes, muitas moréias próximas de onde estávamos sentados...

um grupo que tinha ido no atalaia disse que essas duas piscinas eram melhores que o atalaia! (o atalaia é famoso por ser o mais raso, o que permite que muitas pessoas que tem medo do mar e etc, consigam entrar em contato com esse outro mundo).

E a trilha termina no buraco da Rachel. De lá o Jerry nos levou para almoçar em um restaurante local na vila dos remédios, onde comemos muito bem, comida caseira e barata.

 

DICA: recomendo muito fazer a trilha longa do atalaia, as duas outras piscinas são lindas!!! mergulho de snorkel em todas as piscinas, sem nadadeira, não vale a pena levar nadadeiras para a trilha, é apenas trambolho e não usa, essa trilha longa tem que ser feita de tênis, botas de neopreni ou similares, pois boa parte da trilha é por pedras

 

A noite fomos no festival gastronômico no restaurante da pousada do Zé Maria. Tudo quanto é tipo de comida e sobremesa, muito bem preparados, servidos e variados! com musica ao vivo! Após acabar a seção de comilança ficamos ouvindo musica e cantando lá mesmo. Depois de lá fomos para a pizzaria da Villa dos remédios, que estava rolando show ao vivo de reggae.

No penúltimo dia, fizemos um passeio de barco, onde quando mal saímos do porto já fomos agraciados com um grupo de golfinho seguindo nosso barco e fazendo acrobacias por muito tempo!!!

 

20111119013717.jpg

 

20111119013748.jpg

 

O passeio prosseguiu pelo mar de dentro e paramos na praia do Sancho para mergulhar, almoçar (levamos o almoço e bebidas para o barco, era de um conhecido nosso que preparou esse passeio para nós) e depois ficamos tocando violão, bebendo umas cervejinhas com o visual da praia mais bonita do Brasil!!! passeio foi perfeito!!!

Depois que voltamos fomos para a praia da conceição e ficamos jogando um voleizinho, frescobol e ainda fomos agraciados com um lindo por do sol!!!

A noite, nossa ultima noite, fomos para um sambinha na pizzaria da vila dos remédios, a essa altura já conhecíamos muita gente na ilha, tanto turistas quanto moradores, ficamos até tarde curtindo, dançando muito bom o sambinha!!!

 

Mas tudo que é bom tem um fim, nosso últimos dia almoçamos cedo e o transfer já passou para nos buscar, hora de nos despedir desse paraíso que é Noronha!!!

 

Voltamos por recife, e como teríamos algumas horas lá até o nosso vôo para o Rio, uma amiga nossa de lá nos pegou n

Aeroporto e nos levou para conhecermos o recife antigo e Olinda!!!

 

Uns adendos sobre Noronha, que é o paraíso isso eu não tenho a menor dúvida, porem falta um pouco de investimento do governo, eu acho um absurdo nos pagarmos uma taxa ambiental para o governo de Pernambuco e não vermos esse investimento. Vi em alguns lugares (não é corriqueiro, porem eu vi) lixo jogado nas trilhas, nas pedras...

Os fortes não estão nem um pouco preservados, alguns nem existem mais.

Sem falar nos hospitais de lá, se fosse apenas conversa de morador, tudo bem, mas eu vi isso, no avião de volta para recife uma moça teve que entrar no avião de emergência, pois estava entrando em trabalho de parto e em Noronha não tem uma maternidade ou uma parteira que seja. Outra estava com o pé enfaixado indo para recife para poder tirar um raio X e saber se quebrou o pé, torceu ou sei lá o que mais, pois o hospital de Noronha não tinha equipamento para isso. Dentistas apenas de 15 dias por mês, assim como vários médicos.

Um local totalmente voltado para o turismo tem que ter um pouco mais de estrutura, sem contar nos preço abusivos que nos cobram por tudo.

Mais nem tudo pode ser perfeito!

mas por outro lado, lá podíamos pegar carona a vontade, sem medo, íamos os três no mar e deixamos as nossas coisas na praia e ninguém mexia, realmente é bem seguro!!!!

 

Bom acho que já falei de mais!!! RS

 

Bjs

 

Yo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ótimo relato

Mergulhar em Noronha e ver os golfinhos bem de perto é um dos meus sonhos ;)

Mas ainda tenho medo do mar, será que mesmo assim dá pra aproveitar bem as piscinas?

Qual foi o custo médio da sua viagem por pessoa?

Abraço

 

 

Vivi, não ha o que ter medo do mar, basta ter respeito por ele.

 

bom se vc for fazer o passeio de barco vc verá os golfinhos nadando ao lado do barco, muito de perto!!!

quanto a aproveitar nas piscinas, vc consegue ver muita coisa. vai gostar bastante da piscina do atalaia, pois é rasa e da para ver bastante peixes e etc... na piscina da pontinha, vc vai ver muita diversidade também, como esta no relato, fiquei horas nadando com uma tartaruga. acho que consegue aproveitar bastante nas piscinas, porem não tanto quanto entreando nos mares.

 

recomendo tentar fazer um mergulho de batismo, vai mudar o seu conceito sobre o mar (falo isso pq uma amiga da minha irma mudou o conceito, ela tb tinha muito medo do mar, depois de fazer um batismo viu que nao era exatamente como ela pensava ser, adorou!!!)

 

em media a viagem toda gastei

passagens: 1300,00 (todas as passagens)

hospedagem: 630,00 (natal e noronha)

gastei em dinheiro: 700,00 (passei duas ou tres coisas no cartão, mais ou menos uns 90,00)

 

bom não é uma viagem barata, mas com certeza vale a pena e quero voltar la!!!

 

bjsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pois é menina, parece que tem pessoas que nascem com um chip do "medo do mar"! Faço natação, já fui em algumas piscinas naturais mas quando é mais fundo ou tem correnteza dá um medão sem explicação....enfim, pretendo mesmo fazer o mergulho porque amo água, amo o mar e a vida marinha.

Realmente não é uma viagem barata mas pelas suas fotos dá pra ver que vale cada centavo ;)

Obrigada pelas dicas ::otemo::

Bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pois é menina, parece que tem pessoas que nascem com um chip do "medo do mar"! Faço natação, já fui em algumas piscinas naturais mas quando é mais fundo ou tem correnteza dá um medão sem explicação....enfim, pretendo mesmo fazer o mergulho porque amo água, amo o mar e a vida marinha.

Realmente não é uma viagem barata mas pelas suas fotos dá pra ver que vale cada centavo ;)

Obrigada pelas dicas ::otemo::

Bjo

 

precisando...

 

bjsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom o seu relato....

 

Pretendo fazer uma viagem para Fernando de Noronha também em meados do mês de setembro de 2012.

Como moro no Piauí, dá para ir à Natal-RN de carro e de lá pegar um avião para Fernando de Noronha.

Gostaria de saber quantos dias seriam necessários para conhecer os principais pontos da ilha e se todos os pacotes de passeios podem ser contratados por lá. Pergunto também se você sabe quais os passeios que podem ser feitos sem o guia, até mesmo por questões econômicas... rsrs

Os valores que você colocou com os gastos é por pessoa?

Qual o valor do mergulho de batismo e o valor do mergulho com aluguel para os já credenciados e quantos são os mergulhos e os locais que acontecem?

 

Obrigado.

Piauí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Muito bom o seu relato....

 

Pretendo fazer uma viagem para Fernando de Noronha também em meados do mês de setembro de 2012.

Como moro no Piauí, dá para ir à Natal-RN de carro e de lá pegar um avião para Fernando de Noronha.

Gostaria de saber quantos dias seriam necessários para conhecer os principais pontos da ilha e se todos os pacotes de passeios podem ser contratados por lá. Pergunto também se você sabe quais os passeios que podem ser feitos sem o guia, até mesmo por questões econômicas... rsrs

Os valores que você colocou com os gastos é por pessoa?

Qual o valor do mergulho de batismo e o valor do mergulho com aluguel para os já credenciados e quantos são os mergulhos e os locais que acontecem?

 

Obrigado.

Piauí.

 

bom dizem que em 4 dias vc consegue conhecer tudo, porem isso contratando os passeios, eu nao contratei nenhum deles, so os essenciais.

passei 1 semana em noronha, nao fiz ilha tur (não recomendo nem um pouco) conheci a ilha toda por conta propria, pegando onibus, carona e etc...

o mergulho de cilindro p credenciado pela noronha diver (a mais barata) esta a R$300,00 (2 cilindros em pontos diferentes) para batismo esta em torno de R$280,00 (1 cilindro).

reservei o meu mergulho 1 dia antes de fazê-lo. os locais dos mergulhos sao definidos no proprio dia, pois eles dependem das condições do mar e da liberação do ibama, entao ate o dia eles não sabem o ponto exato, mas sempre saem mergulhos.

todos os passeios podem sim ser contratados por la. e até recomendo isso, pois vc pode dar uma pesquisada nos melhores preços.

os gastos que coloquei sao por pessoa, a viagem para noronha é uma viagem cara, esse foi o maximo que consegui economizar, sem deixar de aproveitar o local, pois nao sei quando poderei voltar la.

o unico passeio que contratei guia foi para a trilha do atalaia, essa é proibido sem guia, eles estao restringindo muito e a fiscalização é constante! fora isso você pode conhecer a ilha toda sozinho!!

 

espero ter respondido as perguntas.

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...