Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Bate-volta de Aracaju ao Canyon de Xingó/Canindé de São Francisco/Sergipe

Postado
  • Membros

Fizemos um bate-volta com nosso carro de Aracaju (onde moramos) até Canindé de São Francisco para conhecer o Canyon de Xingó, um lugar maravilhoso e de rara beleza!!!! Quando o visitamos, ainda não havia sido gravada a novela global "Cordel Encantado", que mostrou ao Brasil e ao mundo esse cenário surpreendente de águas cor de esmeraldas.

A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, a 12 quilômetros do município de Piranhas/AL e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco/SE. A hidrelétrica está instalada no São Francisco, o rio mais importante da região nordestina, que tem sua nascente na Serra da Canastra, em Minas Gerais e sua foz, entre os municípios de Brejo Grande/SE e Piaçabuçu/AL.

Resolvemos fazer o passeio de escuna. Navegamos no Rio São Francisco por aproximadamente uma hora entre as rochas que compõem uma série de muralhas gigantescas que foram se formado durante milhões de anos nesta região, que se encontra no meio do sertão sergipano e tudo em volta é árido, seco mesmo. Essas muralhas formam canyons belíssimos que atingem até cinquenta metros de altura.

O passeio dura aproximadamente três horas, uma hora de ida; uma hora para mergulho no Canyon e uma hora de volta. Durante o percurso, ficamos sabendo que em alguns pontos, se atinge até 170 metros de profundidade, resultado do represamento das águas do "Velho Chico" para que a Hidrelétrica de Xingó fosse construída, por isso que é possível navegar por toda a região. Suas águas cor esmeralda nos fazem sentir maravilhados em conhecer este local de beleza sem igual.

O Canyon de Xingó está situado entre os estados de Sergipe, Bahia e Alagoas e possui rochedos famosos, tais como a Pedra da Águia (seu topo tem o formato da cabeça desse animal), a Pedra do Macaco (antes do represamento da água, um bando de macacos jogavam pedras nas pessoas que passavam) e a Gruta do Talhado (ganhou esse nome porque parece que foi talhada à mão). Para visitar a gruta do Talhado, pegamos uma canoa que nos levou até lá, pois a escuna não passa pelas fendas das rochas.

Existe uma espécie de pier, onde a escuna atraca e os turistas desembarcam para banho. Todos ganham bóias ou macarrões de natação para sua segurança, pois a profundidade no local é muito grande. Vários canoeiros oferecem seus serviços a preços convidativos para levar as pessoas para conhecer a gruta do Talhado.

Depois de uma hora de mergulho no local, voltamos para o restaurante Karranca's, ponto de onde saímos horas antes. Tanto na escuna quanto no catamarã há toda a infraestrutura para diversão: músicas regionais, bar com bebidas geladas e petiscos gostosos com preços justos. Quando desembarcamos, almoçamos no restaurante, que serve comidas típicas locais e muitas outras variedades deliciosas.

Depois do almoço, pegamos o carro e decidimos atravessar a ponte que liga Sergipe e Alagoas para conhecer o município de Piranhas, local onde as cabeças de Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros foram expostas nas escadarias da prefeitura para provar a toda a população que o bando tinha sido capturado. Na verdade, a chacina aconteceu em Anjicos, município de Poço Redondo em Sergipe, mas levaram (não sei por que motivo) as cebeças degoladas para lá.

Em Piranhas, demos uma volta pela cidade e a achamos muito bonita com seus casarios históricos dos séculos XVIII e XIX em estilo colonial, que são patrimônio Histórico da União. Conhecemos o artesanato local, rico em renda irlandesa, ponto de cruz e rendendê. Aproveitamos para comprar algumas peças.

Resolvemos subir até o mirante para ver a cidade e o rio de cima. Haja degraus!!!!! Mas vale a pena, pois além da vista maravilhosa, há um restaurante onde pudemos nos refrescar tomando um suco de mangaba delicioso!!!!!!! Depois passeamos um pouco mais pelo centro histórico e decidimos voltar para Aracaju.

Tivemos um dia muito especial, conhecemos um dos lugares mais lindos de Sergipe, comemos bem, relaxamos, etc. Vale muito a pena fazer esse passeio. Enfim, recomendamos a todos os sergipanos e a todos os turistas que visitam nosso Estado. ::love::

20120204121825.JPG

20120204122141.JPG

20120204122344.JPG

Featured Replies

Postado
  • Membros

Excelente relato Rosiane, parabéns!

Chegarei em Sergipe na madrugada do dia 29/12 e pretendo pegar o primeiro ônibus para o Canindé, que pelo que vi no site das empresas de ônibus, tem um que sai da rodoviária nova pela Copetaju as 4:50hs. Desta forma, mesmo cansada da viagem poderei aproveitar o dia 29 por completo e fazer talvez neste primeiro dia o passeio pelos Canyons. No dia seguinte, mais descansada farei a Rota do Cangaço. Ainda não sei se lá tem alguma opção para o Ano Novo mas mesmo assim devo ficar por lá na virada. Já que me sobra 1 dia inteiro, além da rota do Cangaço e do passeio pelos Canyos, o que vc me recomenda?

Me recomenda algum lugar para hospedagem? Até o momento estou sondando o China Hotel, o Hotel Canindé e a pousada do Centro. Li em outros relatos que o Canindé Parque Hotel é longe e caro como quero que me sobre tempo e não ligo para luxo, topo um lugar mais próximo e simples.

Bjs

Postado
  • Autor
  • Membros

Chegarei em Sergipe na madrugada do dia 29/12 e pretendo pegar o primeiro ônibus para o Canindé, que pelo que vi no site das empresas de ônibus, tem um que sai da rodoviária nova pela Copetaju as 4:50hs. Desta forma, mesmo cansada da viagem poderei aproveitar o dia 29 por completo e fazer talvez neste primeiro dia o passeio pelos Canyons. No dia seguinte, mais descansada farei a Rota do Cangaço. Ainda não sei se lá tem alguma opção para o Ano Novo mas mesmo assim devo ficar por lá na virada. Já que me sobra 1 dia inteiro, além da rota do Cangaço e do passeio pelos Canyos, o que vc me recomenda?

Me recomenda algum lugar para hospedagem? Até o momento estou sondando o China Hotel, o Hotel Canindé e a pousada do Centro. Li em outros relatos que o Canindé Parque Hotel é longe e caro como quero que me sobre tempo e não ligo para luxo, topo um lugar mais próximo e simples.

Bjs

Ana, em dois posts acima recomendo hospedagem. Tente se hospedar em Piranhas.

A região de Xingó é perfeita para passeios de 2 dias, portanto vc ficará sem opção para o terceiro dia. Recomendo que no terceiro dia reserve para conhecer Aracaju. Veja o post Aracaju - perguntas e respostas. Tem várias opções de coisas para fazer.

Qualquer coisa, pergunte.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi Rosiane, td bem?

Estou indo para maceio e me interessei em ir para o Canyon Xingo, mas estou pensando em ir de carro.

Voce conhece a regiao, sabe como é a estrada?

Onde pego o catamarã é em canindé mesmo?

Vc sabe me dizer se lá tem local para deixar o carro e como faço para comprar o passeio pelo canyon lá, dá para comprar na hora? tem idéia de valor?

Antecipadamente agradeço

Thiago

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi Rosiane, td bem?

Estou indo para maceio e me interessei em ir para o Canyon Xingo, mas estou pensando em ir de carro.

Voce conhece a regiao, sabe como é a estrada?

Onde pego o catamarã é em canindé mesmo?

Vc sabe me dizer se lá tem local para deixar o carro e como faço para comprar o passeio pelo canyon lá, dá para comprar na hora? tem idéia de valor?

Antecipadamente agradeço

Thiago

Thiago, a estrada é tranquila porque foi reformada recentemente. Pode ir tranquilo.

Quanto ao Catamarã, pode comprar o passeio lá mesmo no restaurante Karrankas em Canindé. Tem estacionamento no restaurante. A infraestrutura do restaurante é excelente. Quanto ao valor, tô meio por fora, mas não é tão caro. Aliás, turismo em Sergipe é bem barato!!! :D

Abçs

Postado
  • Membros

Bjs

Passei o feriado de 7 de Setembro por lá... Recomendo muito ficar em Piranhas mesmo! A pousada Maria Bonita é uma ótima opção!!!

Postado
  • Membros
Então Rosiane,

Vou no feriadão mesmo de 7 de setembro, 3 dias só... Mas minha ideia é ir para Piranhas e região! A rota do cangaço mesmo é uma ótima ideia... É perto?

É bem pertinho, a saída do catamarã pra a rota do cangaço é em Piranhas. Já que vc vai estar por lá, acho uma excelente ideia. Espero ter ajudado bastante. Qualquer coisa, pergunte.

Rosiane Vital,

Valeu muito pelas dicas... A viagem foi excelente!!! Piranhas realmente é linda demais realmente e os passeios são também muito bons... Destaco para o passeio da Rota do Cangaço com toda enredo contado pelos guias e ótimo visual do passeio de barco!

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Beleza galera?!

Muito boa a descrição de Rosiane.

Realmente a visita ao Canyon de Xingó é algo que deve ser feito peo menos uma vez na vida, deviso a tanta beleza existente naquele lugar.

Sou estudante de geologia e moro em Aracaju a quase 10 anos. Tive a oportunidade de conhecer esse lugar e desde então sempre tenho ido.

Ultimamente tenho organizado grupos para levar para esse passeio. Dispomos de ônibus e vans para fazer o transfer e também levamos as pessoas tanto para conhecer a Usina de Xingó, como a cidade de Piranhas, a fazenda Mudo Novo que é um luga fantástico localizado em cima do Canyon com visão panorâmica do rio São Francisco.

Organizamos também idas para a trilha do angico, local onde Lampião e seus companheiros foram mortos.

Sergipe apesar de ser o menor estado do Brasil, possui lugares belíssimos que valem muito a pena visitar e sentir!

Quem tiver interesse em fazer um passeio, pode entrar em contato pelo número (79) 91178160 e tentaremos ajudar da melhor forma possível.

Abraço a todos!

Victor

• 1 ano depois...
  • 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Ei Rosiane, estarei indo pra Sergipe em Junho próximo. Gostaria de saber se em Aracaju existem muitas agencias que fazem o passeio ao Canyon do Xingo em Canindé.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.