Ir para conteúdo

Dicas de Compras na China


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Melhores Preços Só Existem na China

 

Pode acreditar com os olhos fechados, o tema mais quente de 2008 é a China. Caso você esteja arrumando a sua mala agora para assistir os Jogos Olímpicos em Pequim, na terra da civilização de 5000 anos sem interrompimento, parabens! Pois você também vai encontrar os melhores preços do mundo! Houve uma teste recente nos Estados Unidos que revela que hoje em dia é muito difícil viver sem produtos chineses, que já fazem uma parte inseparável no dia-a-dia americano, ou brasileiro com certeza. Talvez você não sinta isso ainda, mas não se esqueça, muitos, muitos mesmo, importadores e fabricantes brasileiros operam em modo de OEM ou ODM, quer dizer, “marca brasileira, produto chinês”. Em 2007 entra a China e o Brasil o volume das importações e exportações bilaterais atingiu 23,367 bilhões de dólares, um aumento de 42,55%. Para o Brasil a China já se tornou a segunda maior fonte de importação com o superávit comercial de 1,9 bilhões de dólares. E claro, estas estatísticas não incluem o contrabando voluminoso na Rua 25.

 

Abaixo mostrei a comparação de preços de alguns produtos mais procurados na China e no Brasil (Fonte: sites de varejo B2C; Data: 08 de Julho, 2008; Preço unitário: R$):

Item Mais Barato na China (taobao.com) Mais Barato no Brasil (mercadolivre.com)

MP3 4GB 15 90

MP4 4GB 26 90

Memória DDR2 667 1GB 25 40

Pendrive 8GB 18 69

Notebook Core 2 Duo 1.6G, 1G, 120G, Tela 14 701 1800

HD SATA 160G 58 149

Monitor 22 Pol. 327 800

TV LCD 42 Pol. 1306 2790

Câmera Digital Sony T70 348 582

Filmadora Digital Jvc Gz-Mg330 30GB 518 1010

Câmera DSLR Nikon D40 com lente 18-55 654 1210

Playstation 2 190 348

Playstation 3 40G 636 1199

Xbox 360 20G 643 869

GPS 4.3 Pol. 140 629

Porta-Retrato Digital 7 Pol. 46 210

Celular com GPS e Wifi 386 1100

 

Exceto os dos imóveis, na China preços são praticamente mais baixos do mundo, inclusivo roupas, brinquedos, aparelhos electrônicos, e até carros, pouca gente sabe que o modelo de Honda Fit na China vende por apenas +-R$20.000. Os serviços na China também são os mais baratos no mundo inteiro: no sul da China 50 yuan (equivalente a R$12) você pode ter uma hora de massagem nos pés, você está vendo certo, é uma hora mesmo! Na maioria das cidade chinesas uma hora de táxi, você paga cerca de R$10!

 

Não acredito que você seja aquela 0,0001% população mundial que nunca ouviu falar Ipod, iPhone e PS3, mas acredito e tenho certeza que e você não saiba a fabricante chinesa, atrás todos esses produtos eletrônicos mais populares do mundo, a Foxconn tem mais 600.000 empregados! 600.000 trabalhadores baratos na China é apenas uma gota no mar. Segundo as estatísticas, o total da população entre 15~64 anos irá atingir 997 milhões de idade em 2014. E a imigração dos trabalhadores rurais chineses para as zonas urbanas vai continuar para mais um 30 anos. Isto significa que a China no futuro previsível, ainda tem fornecimento relativamente amplo de mão-de-obra barata. Durante 10 anos os salários dos trabalhadores chineses no sector da indústria aumentaram duas vezes, mas a eficiência aumentou também 4 vezes no mesmo período. Isto mostra que a competitividade dos trabalhadores chineses está aumentando ainda. Foram esses trabalhadores de qualidade e baixo custo que manteram os preços imcomparáveis e combateram a inflação global para todos países que importam da China.

 

Onde se encontra o melhor preço? Na realidade, hoje em dia devido à globalização económica, os canais de fornecimento estão cada vez mais claros, sem aqueles segredos antigos. O melhor preço acho que existe na Internet. A website B2C da China se chama http://www.taobao.com" onclick="window.open(this.href);return false; e a maior B2B, http://www.alibaba.com" onclick="window.open(this.href);return false; ( também é a maior do mundo), tudo de mesmo dono, Ma Yun. A transação anual da Taobao chega a 25 bilhões de reais, enquanto a Alibaba é classificada no mercado asiático a maior site de B2B, listada com um valor de 16 bilhões de reais no mercado de bolsa. Mas se você quiser achar, o preço mais baixo e mais baixo mesmo, as seguintes cidades você precisa conhecer:

Produtos electrônicos: Shenzhen (adjacente a Hong Kong, de apenas 20 anos de história, mas se tornou agora a fábrica mundial)

Tênis: Dongguan (uma hora de carro a Shenzhen, fabrica 10% dos sapatos do mundo)

Roupas: Humen (uma hora de carro a Shenzhen, principalmente para o comércio atacadista)

Brinquedos, Produtos para uso dia-a-dia: Yiwu (uma cidade perto de Xangai, com o maior shopping de mais de 30.000 lojas!)

Perfumes, Bolsas, Artigos de luxo: Hong Kong (recomendo o maior shopping de grife da Ásia, “Harbour City”, com 6.000 lojas de marca de luxo!)

 

Dicas de compras na China: Quando você ainda não fala chinês tão bem como os chineses, não fique naive e pense que o preço que os lojistas te passam já é o melhor. Muitos comerciantes estão habituados a enganar turistas estrangeiros por preços absurdos. Veja abaixo as minhas dicas você deve memorizar a fim de conseguir preços justos/mínimos:

 

1. Sempre verifique o preço na Taobao antes de comprar coisas na loja, se for necessário, porque quase impossível as lojas físicas ter preços mais baixos que as virtuais que não pagam imposto nem armazenam estoque.

2. Muitos comerciantes não aceitam cartões de crédito, então, a proporção de cash e cartão que você deveria levar pode ser 8:2 ou 7:3. A China é segura, mas custa nada você prestar mais atenção a seu dinheiro

3. Praticamente pode regatear em todos os lugares, menos grande shoppings de grife

4. Não tenha medo de cortar muito e falar direito o preço desejado que é seu direito. Caso você fique apaixonado por um produto e não consiga fechar com o vendedor, dar uma volta e retornar para o mesmo lugar é uma boa estratégia. Neste caso 90% dos vendedores, para não perder o negócio, vão chamar você de volta para fechar.

5. Seja cuidadoso, não deixe de olhar os detalhes dos produtos que você vai comprar

6. Se você hesita, não sabe vai comprar ou não, então a minha sugestão é comprar. Pois conforme minha experiência, se não comprar, quando voltar para o Brasil e ver os preços locais, 100% você vai se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
To indo pra China agora dia 26 e esse artigo me ajudou muito!

 

Obrigada!

 

Te mandei uma MP!

 

A sua disposicao! Mas os precos citei em cima acho que devem ser atualizados, especialmente dos produtos digitais, que sofrem reducao constante.

 

Boa compras na China!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá, meu nome é Rafael, sou novo no forum, gostei muito dos seus comentarios, Youxinwang, eu estou me interessando muito pela china, tenho muita vontade de conhecer este pais e também importar produtos de informatica, como memoria , HD, Netbooks, entrei em contato com muitas fabricas conversei com algums chineses, mas ainda não tive coragem de comprar, pois ainda não conheco ninguem que tenha comprado algo de fato lá, até tenho pensado em viar para Shenzhen e conhecer as fabricas de memorias, pra poder importar e distribuir aqui no Brasil, se for possivel vc me dar alguma dica, talvez até um contato na china para que possa entrar nisto com segurança. Fico desde já agradecido pela sua atenção. Meu e-mail é corporativo@gnzinformatica.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, acabei de voltar da China e Europa de uma viagem de 18 dias. Como no forum nao posso distribuir as infos comerciais, favor entre em contato comigo e dou help como eu puder.

 

Abracos!

 

Olá, meu nome é Rafael, sou novo no forum, gostei muito dos seus comentarios, Youxinwang, eu estou me interessando muito pela china, tenho muita vontade de conhecer este pais e também importar produtos de informatica, como memoria , HD, Netbooks, entrei em contato com muitas fabricas conversei com algums chineses, mas ainda não tive coragem de comprar, pois ainda não conheco ninguem que tenha comprado algo de fato lá, até tenho pensado em viar para Shenzhen e conhecer as fabricas de memorias, pra poder importar e distribuir aqui no Brasil, se for possivel vc me dar alguma dica, talvez até um contato na china para que possa entrar nisto com segurança. Fico desde já agradecido pela sua atenção. Meu e-mail é corporativo@gnzinformatica.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá. Meu marido irá para a China em outubro passando pelas cidades de Shanghai e Beijing (Não passará por Hong Kong). Gostaria que ele trouxesse além de souvenirs, objetos de uso pessoal( roupas, calçados e acessórios ) e brinquedos. Onde ele poderá encontrar estes itens com boa qualidade a preços melhores que do Brasil ( não precisa ser uma Miami da vida não). Ou não vale a pena? Tenho a impressão que as coisas boas só são encontradas nas lojas de marca com preços caros. E que os preços atraentes só são de artigos ruins! Quais as suas dicas. Obrigada pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, vivo entre a China e o Brasil, na minha opiniao humilde, acho que os objetos de uso diario na China ja sao de qualidade superior que no Brasil e claro, com precos bem melhores tb. Pode ficar tranquilo comprar em qq shopping la. Outra coisa, li uma reportagem estes dias: 95% dos containers importados no porto de Santos sao da China, quer dizer praticamente tudo aqui e "Made in China" ja! E faz tempo, viu? Pois muitos fabricantes brasileiros trocam etiquetas dos produtos OEM/ODMs da China...

 

Abracos!

 

Olá. Meu marido irá para a China em outubro passando pelas cidades de Shanghai e Beijing (Não passará por Hong Kong). Gostaria que ele trouxesse além de souvenirs, objetos de uso pessoal( roupas, calçados e acessórios ) e brinquedos. Onde ele poderá encontrar estes itens com boa qualidade a preços melhores que do Brasil ( não precisa ser uma Miami da vida não). Ou não vale a pena? Tenho a impressão que as coisas boas só são encontradas nas lojas de marca com preços caros. E que os preços atraentes só são de artigos ruins! Quais as suas dicas. Obrigada pela atenção.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá...sou eu novamente. Andei pesquisando na net e vi que em Xangai e Beijing existem muitos mercados de roupas ( geralmente de imitações de grandes marcas) e os Shoppings mais luxuosos onde existem produtos legítimos, mas com preços também legitimamente caros. Eu gostaria de comprar coisas de qualidade e bons preços, a marca não interessa.Prefiro coisas assumidamente chinesas mas bem feitas ou internacionais feitas na China mas vendidas em lojas oficiais. Assim tenho algumas dúvidas:

 

1) Vc conhece boas marcas de jeans chinesas?

2) E de calçados? Ouvi falar bem dos Ni Ling e Anta, o que acha?

3) Boas de roupas infantis? Sei que a Carter's americana é produzida na China, e pelo menos nos EUA, tem precinhos ótimos.

4) Marcas ou lojas com boas roupas femininas? Ouvi falar bem de Septwolves, Three Guns e JNBY.

5) Como fica a questão da compatibilidade de tamanhos? Tanto as fakes quanto as chinesas originais tem tamanhos menores (Ex: Nosso M é um GG para eles?)

6) No quesito bolsas vou partir para as fakes mesmo, na cara dura. Mesmo se tivesse grana não pagaria US$15.000 em uma bolsa. Como rola esse negocio de imitação de 1º linha e cópias mal feitas? Tem que conhecer o produto e sair procurando até achar uma legal ou tem lugares com "fakes finos"

7) O mesmo acima para relógios.

 

Desculpa a chateação, mas é que vou fazer encomendas para meu marido e vc sabe como são os homens com compras. Tirando os eletrôncos, se não mandar tudo muito especificado não sai nada.

Obs: Meu marido vai passar por: Xangai, Xian, Zhengzhou, Heze e Beijing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi, favor segue as respostas abaixo:

 

Olá...sou eu novamente. Andei pesquisando na net e vi que em Xangai e Beijing existem muitos mercados de roupas ( geralmente de imitações de grandes marcas) e os Shoppings mais luxuosos onde existem produtos legítimos, mas com preços também legitimamente caros. Eu gostaria de comprar coisas de qualidade e bons preços, a marca não interessa.Prefiro coisas assumidamente chinesas mas bem feitas ou internacionais feitas na China mas vendidas em lojas oficiais. Assim tenho algumas dúvidas:

 

1) Vc conhece boas marcas de jeans chinesas? (JeansWest)

2) E de calçados? Ouvi falar bem dos Ni Ling e Anta, o que acha? (Li Ning com certeza e a melhor marca)

3) Boas de roupas infantis? Sei que a Carter's americana é produzida na China, e pelo menos nos EUA, tem precinhos ótimos. (Tem monte la... tem que passar la e ve com calma)

4) Marcas ou lojas com boas roupas femininas? Ouvi falar bem de Septwolves, Three Guns e JNBY. (Tem monte la... tem que passar la e ve com calma)

5) Como fica a questão da compatibilidade de tamanhos? Tanto as fakes quanto as chinesas originais tem tamanhos menores (Ex: Nosso M é um GG para eles?) (Nao sao compativeis, tem que provar na hora pra nao errar)

6) No quesito bolsas vou partir para as fakes mesmo, na cara dura. Mesmo se tivesse grana não pagaria US$15.000 em uma bolsa. Como rola esse negocio de imitação de 1º linha e cópias mal feitas? Tem que conhecer o produto e sair procurando até achar uma legal ou tem lugares com "fakes finos" (Todas as cidades tem lugares assim, basta chegar la e perguntar os habitantes locais)

7) O mesmo acima para relógios.

 

Desculpa a chateação, mas é que vou fazer encomendas para meu marido e vc sabe como são os homens com compras. Tirando os eletrôncos, se não mandar tudo muito especificado não sai nada.

Obs: Meu marido vai passar por: Xangai, Xian, Zhengzhou, Heze e Beijing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...