Ir para conteúdo

França, Alemanha e República Tcheca em 16 dias


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

14º, 15º e 16º dias - Encerrando a trip (e o relato)

 

Pessoal, vou contar bem rapidamente sobre os três últimos dias da nossa trip.

 

14º dia

Começamos indo visitar o Relógio Mundial, na Alexanderplatz e em seguida a Torre de TV, que fica do lado. A fila para subir na Torre é muito (muito) grande, e depois de uma hora de espera, vimos que você não entra direto pra visitar. Ocorre um tipo de agendamento, onde você é avisado de que horas irá entrar. Recomendo então que vocês comprem online com antecedência os ingressos, pra não perderem tempo.

Depois ali, demos um pulo em Prenzlauer Berg, que é um bairro descoladinho de Berlin, mas que no inverno não tem muito pra se ver. Imagino que no verão seja bem hype. Tem muitos brechós legais lá.

No fim da tarde, fomos visitar o Museu da Stasi, que fica na Zimmerstraße 90/91, pertinho do Check Point Charlie. A Stasi era a polícia secreta da DDR, que torturou e matou muita gente durante o regime comunista. Saí de lá pesada, mas ainda assim recomendo a visita.

Pra fechar a noite, fomos pro bairro de Kreuzberg, que é um bairro com grande concentração de imigrantes turcos, e é bastante underground. Tem muitos bares maneiríssimos pra quem curte uma coisa cult e sujinha (o/).

 

15º dia

Day trip pra Potsdam e em seguida Dessau! Compramos os tickets na própria estação de trem A principal atração de Potsdam é o castelo Sans Souci. Importante: a visitação ao castelo não é livre. Ela é feita em grupos com lotação limitada e horários pré-determinados. Se você quer segurança, recomendo a compra com antecedência em qualquer estação, pois pode-se ir até lá e descobrir que todos os grupos do dia já estão fechados. Nós demos sorte e conseguimos visitar na boa. Detalhes interessantes: você precisa pagar a mais pra poder fotografar lá dentro. Sem a pulserinha, a guia vem em cima de você se te vê tirando foto. Outra coisa é que a visita é SUPER controlada, e é feita em um aposento de cada vez, à portas trancadas. Sem brinks, a tensão é tanta que parece que eles estão guardando o terceiro segredo de Fátima lá dentro.

Depois de lá, partimos pra Dessau, para conhecer o prédio original da Bauhaus. Não recomendo pra todos essa visita, pois ela é muito específica. A ida até lá tem mais valor se você se interessa por design.

 

16º dia

Dia de visitar o parlamento! A visita tem que ser agendada com antecência, no site do parlamento. A experiência é muito legal e a cúpula de vidro, construída como um sinal da transparência na política desejada pela Alemanha, é linda.

Também fomos nesse dia até a Coluna da Vitória, que é aquela torre com um anjo dourado no topo, com quem o Bono Vox aparece sensualizando no clip de “Stay (Far Away, so Close)”.

Depois dali, fomos até a Ilha dos Museus, que garante fotos lindas.

Deixamos pra comprar souvenirs no último dia. Além dos básicos imãs de geladeira que você vai levar pra toda a sua família, recomendo uma passada na loja do Ampelmann. Ampelmann, ou homem da lâmpada, é o personagem dos sinais de trânsito da antiga DDR. Hoje ele é um ícone do design e uma das marcas registradas de Berlim, e há lojas por toda a cidade que vendem produtos com sua imagem, desde toalhas até cerveja.

Pra fechar o dia, fomos ao museu da Bauhaus em Berlim (Klingelhöferstraße 14), que é outro programa bem específico (e imperdível) para quem curte design.

 

Bom, pessoal, e essa foi a nossa viagem. Tudo foi muito maravilhoso, e faço abaixo um rápido apanhado com a impressão geral das nossas escolhas:

 

Dias gastos em cada local:

Achei tudo bem adequado. Berlim foi a cidade em que passamos mais dias, por conta do Reveillón que travava o cronograma, mas se eu pudesse fazer um pequena mudança, ficaria um dia a menos lá e um dia a mais em Paris. Berlim tem menos coisa pra se ver que a capital francesa.

 

Melhor hostel:

Sem dúvida foi o de Praga.

 

Pior hostel:

Não achei nenhum péssimo e acho que escolhi bem cada lugar, mas o da França perde pontos pela simplicidade e mau atendimento, enquanto que o de Berlim perde pontos pela pouca higiene. Ainda assim, ficaria nos mesmos locais se voltasse.

 

O que faltou fazer:

Ah, sempre falta muita coisa, né? Mas você precisa ter algum motivo pra voltar. Em Paris eu gostaria de ter passado mais tempo no Louvre, e de ter visitado a Place de la Concorde e os Jardins de Luxemburgo. Em Rotemburgo, deixei de conhecer a famosa bifurcação Plöenlein. Em Munique, não fui ao Allianz Arena. Em Praga e em Berlim, faltou curtir um pouco das boatchys, que são bem alternativas.

 

Sem falar que eu passei o natal na Europa e não vi sinal de neve, né (passadan)?

 

Pra ajudar a quem está planejando a sua viagem, estou anexando um documento de word com o resumo dos locais onde ficamos, o que visitamos, e alguns preços. Espero que esse relato seja bastante útil! :)

Eurotrip França-Alemanha-Rep Tcheca.doc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros

gabs_ferraz parabéns pelo seu relato, pela sua disponibilidade e pela sua vontade de ajudar outras pessoas que vão viajar. Minha trip está planejada para Abr/2014 e meu roteiro inicia em Berlin- depois vem Praga-Viena-Munique e finalizo em Zurique. 18 dias no total contando ida e volta. Suas dicas já me ajudaram bastante. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...