Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

INFORMAÇÕES GERAIS E ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BUDAPESTE

 

Sites de pesquisa:

http://www.budapestinfo.hu/

http://viagem.decaonline.com/guida-de-budapeste-hungria/

http://www.bkv.hu

http://www.bkv.hu/english/jegyinfo2009/fares.html

http://www.mahartpassnave.hu

 

Informações Gerais:

 

1. Moeda local: Forint Húngaro (HUF) . Não aceitam Euros, é necessário trocar em casa de câmbio, é ilegal trocar dinheiro na rua, ou em locais não credenciados.

R$ 1,00 = FT 117,0619

1,00 € = FT 271,67662

2. Língua:

Fala-se húngaro. Exceto pelos números, não tente aprender, eles não vão entender o que você disser mesmo. Nem todos falam inglês (português nem pensar…), mas é fácil comprar ingressos.

3. Telefonia:

O código internacional para a Hungria é de 36, o código de área para Budapeste é de 1. Para chamar um número na Hungria, primeiro disque 06. números de telefone de Budapeste composto por sete dígitos, todas as outras áreas têm seis dígitos (excluindo o código de área em ambos os casos).

Para fazer uma chamada internacional da Hungria, disque primeiro 00, depois o código do país seguido pelo código de área e número de telefone do assinante. telefones públicos aceitam moedas (20, 50 e 100 florins) ou cartões de telefone (disponível em tabacarias, quiosques, estações de correios e postos de gasolina). taxa baratos funciona à noite e nos feriados. Para ligar para o telefone (húngaro) móvel, primeiro disque 06, seguido de um número de sete dígitos do assinante começando com um 20 -, 30 - ou 70

Chamadas a cobrar: 068 000 5511 (Embratel) e 680 017844 (Telefônica, serviço válido apenas para São Paulo)

4. Embaixada do Brasil na Hungria:

Embaixada em Budapeste:: Alkotás utca 50, B épület, II emelet, 1/351-0060-63, http://www.brazil.hu

5. Hora local: + 4h

6. Temperatura:

Melhor época: o inverno, de novembro a março, é muito frio, e o verão, entre julho e agosto, quentíssimo e lotado. Por isso, opte pelas estações intermediárias, quando a cidade fica mais bonita e o clima, agradável. O outono, entre setembro e outubro, é lindo, mas, como em toda a Europa, a melhor estação é mesmo a primavera, de abril a junho.

7. Energia:

Tensão na Hungria é de 230 volts, e as fichas estão dos dois pinos tipo continental.

8. Transportes:

Metrô, bondes (trens elétricos, chamados de tram e ônibus fazem boa interligação para a maioria dos locais). A cidade é pequena, portanto chega-se rápido (caso vá a algum espetáculo noturno com horário). É complicado saber qual ônibus pegar, abaixo estão indicados alguns. Pode-se adquirir um cartão de viagens infinitas válidas por um, três ou sete dias. (http://www.bkv.hu).

Tarifas: http://www.bkv.hu/english/jegyinfo2009/fares.html

- One-day travel card: HUF 1 500

- Three-day travel card: HUF 3 700

- Seven-day travel card: HUF 4 400

Não há marcadores eletrônicos no ônibus ou metrô (catracas ou máquinas), a vistoria do ticket é feita na porta de entrada da estação por guardas. A maior parte das atrações está no lado Peste, acessível por metrô. Já o lado Buda somente pode ser acessado por bonde ou por ônibus.

Uma boa dica é pegar o ônibus turístico, que atravessa Budapeste.

O aeroporto Ferihegy está a 15 (quinze) quilômetros do Centro da cidade. Do aeroporto, não há metrô direto. Deve-se pegar um ônibus estacionado quase em frente à saída do aeroporto, é necessário comprar um ticket de ônibus com o motorista (troque um pouco de moeda local no aeroporto, se necessário – lá a tarifa é ruim, por isso troque apenas 10 euros). Esse ônibus leva até a estação de metrô. Lá, será necessário comprar um novo ticket, em um guichê do lado de fora da estação. Também se pode ir de táxi (cerca de 5000 florins, ou 22 euros). Se você comprar o seu Cartão Budapeste a partir de um dos três escritórios Tourinform nos terminais (Terminal 1, 2A, 2B), você já pode utilizar os descontos e utilização gratuita do sistema de transportes públicos oferecidos pelo cartão de transferência para a cidade.

Autocarro n º.200E adapta melhor ao tráfego de passageiros do aeroporto: 200E vai até o final da linha azul do metro (stop-Kispest Kőbánya), assim você pode mudar para o metro, e chegar ao centro da cidade (Deák Ferenc Square) em 20 minutos. O sistema de transporte público pode ser usado gratuitamente com o Cartão Budapeste. Você pode encontrar mais informações sobre o sistema de transportes públicos de Budapeste no site http://www.bkv.hu .

O calendário de ônibus 200E também está disponível no site da BKV (http://www.bkv.hu ).

Tempo de viagem: 40 minutos

A estação ferroviária Budapeste Nyugati e o aeroporto Ferihegy 1 são diretamente conectados por trem, o tempo de viagem de que é menos de meia hora. Viajantes que chegam ao Terminal 2A ou 2B pode chegar Ferihegy terminal 1 de ônibus.

Os passageiros que chegam podem comprar os bilhetes no escritório Tourinform no Terminal 1 8:00-10:00 fora das horas de abertura, os bilhetes podem ser comprados a partir das máquinas na plataforma B. Budapest Card titulares podem utilizar este serviço com um desconto de 20%. Tempo de viagem: aproximadamente 25 minutos. Preço do bilhete: HUF 365 - 20% de desconto com o Cartão Budapeste

Táxi ZONA é a empresa de transportes contratada do aeroporto de Budapeste. Eles operam com uma taxa fixa entre o aeroporto e as zonas da cidade a seguir indicadas:

Zona 1-2: HUF 3600 / táxi (16 euros / táxi)

Zona 3: HUF 4000 / táxi (18 euros / táxi)

Zona 4: HUF 4400 / táxi (20 euros / táxi)

Estes preços incluem apenas a transferência do aeroporto para a cidade, e eles não incluem quaisquer preços adicionais resultantes do passageiro possíveis necessidades individuais. Tel: +36 (1) 5555 365 http://www.zonataxi.eu

Pelo rio

A hidrodinâmica serviços opera durante os meses de Verão (de Abril a Outubro), que liga o coração de Budapeste, Viena e Bratislava. desembarques barco Internacional estão situados às margens do Danúbio, entre a Ponte da Cadeia ( Lánchíd) e da Ponte da Liberdade ( Szabadság HID). Informações sobre serviços Mahart PassNave Ltd. está disponível no 318-6042 (36-1). Web: http://www.mahartpassnave.hu

9. Atrações Turísticas

A Hungria tem três importantes atrações turísticas. Em primeiro lugar, Budapeste, a capital do país, situada na Curva do Danúbio, uma das mais belas capitais do Leste Europeu, uma cidade onde há muito a se ver ou fazer, animada e com lindos parques.

Outra atração turística é o lago Ballaton, o maior da Europa Central, com lindas paisagens. Finalmente, o interior da Hungria é repleta de pequenas cidades que conservam sua antiga arquitetura e muitos dos costumes tradicionais magiares. É o caso de Gyor com seu centro barroco, de Fertod onde existe um palácio também barroco, da segunda metade do século XVIII, de Koszeg, perto da fronteira austríaca, Sopron e sua Cidade Antiga, de Siklos, one existe um castelo medieval do século XIII,Eger, de Hollóko, incluída no Patrimônio da Humanidade da Unesco, e outros lugares. Alugar um carro e viajar pelo país é uma ótima experiência. Isso, sem falar da culinária húngara, que é bem especial e de seus vinhos e cervejas, muito bons.

O Lago Ballaton, com suas praias, o mar dos húngaros, é um lago raso com uma profundidade média de 3m e, por isso mesmo tem águas relativamente quentes. Ao mesmo tempo, no inverno, em razão de sua profundidade congela-se rapidamente. O Lago Ballaton, que tem 77km de comprimento, é cortado por ferries, uma viagem com direito a vistas privilegiadas das margens.

BUDAPESTE

Gozando de dois Sítios do Patrimônio Mundial, Budapeste é a única capital no mundo onde cerca de cem fontes termais e spas doze podem ser encontrados, e onde as ruínas romanas, banhos turcos, ainda em uso, arte do patrimônio do gótico e barroco e riquíssima Nouveau obras de arquitetura atrai turistas.

Lado Buda

* Castle district - bairro do castelo. Local antigo, muitas casas da época medieval, mais elevado, tem uma linda vista da cidade. Escolha um dia ensolarado para visitá-lo. Para chegar lá, o caminho mais fácil é ir até o metrô Deak Ferenc e pegar o ônibus #16 na praça, esperar até entrar na área do Castelo. Também dá para descer após cruzar a ponte e pegar o Funicular (Budvari Siklo), um bonde que leva até o topo (ingresso à parte). Ou, também ir de metrô até o Moszka Ter, um gigante terminal de ônibus, subir até a Vartok e pegar o ônibus #10, descendo atrás do castelo. Na região, procure o restaurante Csalogany 26. * No lado Buda, há uma gigantesca estrutura, o Fisherman’s Bastion(Bastilhão dos Pescadores). De dia, paga-se para subir sua estrutura e ter uma vista magnífica da cidade. À noite, é aberto. Lá também está a Igreja de Matthias (Mátyás templom, paga-se para entrar, atualmente em restauração – 700 Ft), o Museu de Belas Artes – Castelo Real, o Labirinto (rede de túneis subterrâneos), todos com ingressos à parte.

É bom caminhar pelo bairro e ver as casas antigas, o acesso é gratuito. Se for almoçar na região, há pequenos restaurantes. Um dos recomendados pelos guias é o Alabárdos, porém um pouco caro.

* Fora das imediações do Castelo, tem o shopping Mammut (saindo pelo portal ao norte, siga a Ostrom até a bifurcação com a Fiath e siga em frente) e a região do metrô Batthyany (na margem do rio), com muitos restaurantes, um pequenino shopping e um supermercado também.

* Ao sul, há o famoso hotel Gellert (paga-se para usar a casa de banho, no lado de trás do hotel), o Cave Church (igreja da caverna, grátis) e o Citadella (grátis, exceto museu), outro ponto alto da cidade. O acesso à Citadella é complicado, pois não há condução muito perto. O jeito é subir pelo lado da Ponte Elizabeth ou pegar um tram (bonde) até o terminal Moricz e lá pegar o ônibus #27 na Villányi út (quando o ônibus subir uma grande ladeira na direção oeste, a Kelenhegyi, espere até chegar no topo, onde acaba a parte verde e há alguns carros parados, e desça lá). Não há muito que se fazer por ali, mas há uma vista boa da cidade.

* Na região de Moricz, vá conhecer o Fozelék, tradicional prato da cidade (uma sopa bastante substanciosa).

O Rio Danúbio

A atração principal é, sem dúvida, a ponte Charles I (ou Chain Bridge). Um passeio noturno também é agradável. Na margem do lado Peste, perto da ponte Charles I, há passeios de barco. Caminhe ao sul ou peque o tram #2 na praça Roosevelt até o próximo ponto, o Vigadó Ter. Alguns mapas turísticos tem cupons de descontos (pague 1 por 2 pessoas). O mais popular é o Legenda e o Blue Danube. Não é necessário pegar um barco com restaurante, a comida não é tão boa. Um audio-guia explica um pouco de cada lugar, é interessante para uma visita inicial. Muitos hotéis chiques estão na região. Recomenda-se visitar o Gresham e conhecer o local, fica ao final da ponte Charles I a abriga o hotel Four Seasons.

Lado Peste

*A região principal é a avenida Andrassy Utca, percorrida pela M1. Lá está a Opera (metro Opera), compre um ingresso pela internet, quase todo dia tem espetáculo. Domingo há ingressos populares, cerca de R$5,00.

* A Academia de música Liszt Ferenc (metro Octogon M, onde há muitas redes de Fast Food) também tem espetáculos de música da orquestra da Academia ou da Hungria.

Na praça Liszt Ferenc está um dos restaurantes mais populares da cidade, o Menza, recomendado pelos guias e habitantes locais. Além de preços acessíveis, a comida é ótima.

* No início da Andrassy está o Museu do Correio (http://www.postamuzeum.hu), metrô Bajcsy Zsilinszky) em um prédio histórico e a catedral de São Estevão (St. István), a principal e maior da cidade. Ao final da avenida está a Praça dos Heróis (metrô Hosök tere). Na praça dos Heróis há dois grandes museus. O mais recomendado é o de Belas Artes.

* No parque está a maior banho público da cidade, o Széchenyi fürdö.

O castelo Vajdahunyad (Wikipedia) está cercado por um pequeno parque de diversões. O castelo é de 1896 a 1908. Recebe muitos visitantes do parque, mas o prédio hoje é o Museu da Agricultura.

* Nessa região está o famoso (e caro) restaurante Gundel, proclamado um dos melhores da cidade. Atrás dele está o zoológico da cidade, atração para as crianças. Fora da região da Andrassy está o Parlamento (espere longas filas para pegar o ingresso, 2600ft, precisa esperar permissão para entrar no Parlamento e depois aguardar nova fila para fazer a visita guiada). Acesso pelo Metrô m2 Kossuth Lajos tér e pelo Tram (bonde) #2.

* A principal rua comercial da cidade é a Vaci Utca (Metrô M1, Vörösmarty tér vá), com grifes famosas e lojas variadas. Desça a rua até chegar ao Mercado Central, onde há uma imensidão de lojas de souvenirs.

* O museu mais importante é o Museu Nacional Húngaro, que guarda relíquias de história. Magyar Nemzeti Muzeum (http://www.hnm.hu), acesso pelo Metrô M3 Kálvin ter

* Esses são os locais básicos da cidade. Sobrando tempo, vá conhecer a ilha Margitsziget (há passeios de barco que incluem a ilha no roteiro), visite a doceria Gerbaud (http://www.gerbeaud.hu), a mais famosa da cidade.

* Parque das Státuas (Statue Park), um dos resquícios do comunismo. XXII, Balatoni útca com Szabadkai utca, http://www.szobor park.hu. 10h/pôr-do-sol. Ônibus saem da Deák tér.

* Central Synagogue – Nagy Zsinagóga – Gratis. Central Synagogue, BudapestVII. Dohány utca 2, M2 Astoria, Bus 7, 7A, 78, Tram 47, 49, Trolleybus 74, Open: 10am-3pm Mon-Fri, 10am-1pm Sun . 1 200 HUF.

* Igreja de St. Anne (Szent Anna Templom). I. Batthyány tér 8, M2 Batthyány tér. 6:45am-9am, 4pm-7pm Mon-Sat, 7am-1pm Sun.

* Casa do terror (Terror Haza): museu do holocausto na Andrassy. 10 a.m. to 6 p.m. 1500 HUF. 1062 Budapest, Andrássy út 60. Metrô m1 Vörösmarty utca

* Museu do trem 10:00-18:00. HUF 950. Linha de trem desde a Nyugati, descer na RAILLWAY MUSEUM STATION. horários de partida do trem: 10:20, 11:20, 13:20. Ou pegar ônibus #30 na Keleti Railway Station or Újpest Központ and no. 30/A (descer na Rokolya utca e andar duas quadras a leste). Tram #14: do metrô M3 Lehel tér; parada “Rokolya utca”.

* ainda sobrando tempo, vá até os montes (Buda Hills), pelo tram 18 ou ônibus 56 (dois pontos), na Moszkva ter (norte, lado Buda), seguindo pela Szilágyi Erzsébet fasor .

 

OUTRAS ATRAÇÕES

TERMAS

Budapeste é ricamente dotada de nascentes de águas termais possuem diversas propriedades medicinais, e são estas que abastecem a cidade, muitos banhos termais. Não é à toa que é conhecida como a Cidade de Spas. Entre os seus tesouros mais preciosos são seus século XVI, banhos turcos, bem como a Széchenyi, o Gellért e Lukács.

* Banhos Gellért (XI. Kelenhegyi út 4). - A temperatura da água: 79-100 ° F (26-38 ° C). Piscinas: piscina de ondas ao ar livre, piscina térmica e piscina para crianças, piscina interior e efervescente nove piscinas medicinais. Teor de água mineral: água termal contendo nitratos, cálcio-magnésio hidrogênio carbonatos e sulfatos, cloretos, bem como íons de flúor em quantidades significativas. Horário: 6:00-20:00

* Banhos Széchenyi (XIV. körút Állatkerti 11). - A temperatura da água: 68-100 ° F (20-38 ° C). piscina exterior, piscina infantil e piscina térmica, doze piscinas termais cobertas: Piscinas. Teor de água mineral: água termal contendo nitratos, cálcio-magnésio hidrogênio carbonatos e sulfatos, cloretos, bem como íons de flúor e ácido metaboric em quantidades significativas. Horário de funcionamento: Diariamente 06h00 - 22:00

* Medicamentos Banhos Lukács (II. Frankel Leo u. 25-29.) - A temperatura da água: 72-104 ° F (22-40 ° C). Piscinas: duas piscinas exteriores, piscina infantil, cinco piscinas termais cobertas.

Teor de água mineral: água termal contendo nitratos, cálcio-magnésio hidrogênio carbonatos e sulfatos, cloretos, bem como íons de flúor em quantidades significativas. Horário: 6:00-20:00.

* Medicamentos Rudas Baths (I. tér Döbrentei 9). - Horários: Piscina: de segunda a quarta-feira: 06:00 - 18:00. Quinta-feira a domingo: 06:00 - 20:00. Sexta, Sábado: 22:00-04:00

Banho de vapor, todos os dias: 06:00 - 20:00. Sexta, Sábado: 22:00-04:00

Para as mulheres:% terça-feira / 50 /

Para os homens: Segunda, Quarta, Quinta e de preço: 50% /, sexta, sábado

Grupo de usar: domingo

* Király Termas (II. Fő u.84) - Horário de funcionamento: Os homens só: terças, quintas e sextas-feiras 8:00 - 8 pm Mulheres apenas: segundas, quartas comuns: domingos.

Endereço : II. Fő u. 84. (Ver mapa abaixo)

 

VIAJAR DE ELÉCTRICO N º 2

Existem muitos locais para ser visto apenas de andar ao longo das margens do Rio Danúbio (lado Pest) de elétrico número dois. Desde o seu término do norte na Jászai tér Mari passa ao lado do Parlamento, antes de entrar no aterro apropriado e abrindo-se uma vista espetacular para a Igreja de Matias, o Bastião dos Pescadores, do bairro Castelo, Ponte Chain, Elizabeth Bridge, Gellért Hill, o Gellért Hotel e Termas e, finalmente, um pouco antes da Ponte Lágymányosi o novo Teatro Nacional e Palácio das Artes. Na viagem de regresso, tome um momento para observar o edifício da Universidade Corvinus, o Hall do Mercado Central, o Vigado Concert Hall, e do Palácio Gresham e da Academia das Ciências húngara tanto na Praça Roosevelt.

 

O FÖLDALATTI

Ou o amarelo (número 1) Metro linha foi a primeira a ser construída na Europa continental. Há um interessante museu sobre ela na Dektr Estação: olhar para o carro que o Imperador Franz Joseph e sua comitiva usou na inauguração em 1896. O Funicular circula entre o Distrito de Castelo e da Ponte Chain. Quando ele abriu originalmente em 1870 era alimentado por um motor de tração a vapor, mas a eletricidade é hoje utilizada. A estrada de ferro liga Cogwheel Városmajor e Széchenyi Hill, e é a terceira mais antiga do mundo. O elevador de cadeira é uma maneira divertida de descer de János Hill Zugliget, como Ferroviária de crianças a partir de Széchenyi Hill Hűvösvölgy: este é executado quase exclusivamente por crianças!

 

O RIVER RIDE

Budapeste é a primeira cidade no continente, onde poderá desfrutar da experiência única de passear a bordo de um treinador excepcional anfíbio. Até agora, você teve que decidir entre duas opções: ver a nossa linda cidade capital através das janelas de um ônibus turístico ou desfrutar de um passeio de barco no Danúbio, cercado pelas maravilhosas vistas de Budapeste.

Em primeiro lugar, aproveitar os pontos turísticos de Budapeste a partir de confortáveis cadeiras de RiverRide, como nós dirigimos através ruas movimentadas, em seguida, a experiência inesquecível o momento quando, com um grande treinador nossas splash mergulha o Danúbio e o rio abaixo velas com você enquanto nós passamos o fôlego Patrimônio Mundial desta magnífica cidade. Após a aventura de água, RiverRide subidas em terra, e você vai encontrar-se novamente no meio de uma metrópole movimentada.

Vendo Budapeste a partir de nossa RiverRide é uma experiência única, pois você pode desfrutar do melhor dos dois mundos: visitar locais importantes de perto e ver também a grande figura do Danúbio, sem nunca ter de deixar seu assento. Nosso guia irá explicar o que você vê em Inglês e Alemão.

http://www.riverride.com

info@riverride.com

+36 1 33 22 555

Preços: Adulto: 7500 Ft, 6-14: 5000 Ft, em 6: cortesia

Partidas na semana tér Roosevelt: 11.00, 14.00, 16.00, 18.00

fim de semana: 09.00, 11.00, 14.00, 16.00, 18.00.

 

ÓPERA

Budapeste tem orgulho de possuir uma das casas de ópera mais bonita do mundo. A performance de abertura da Casa da Ópera foi realizada no edifício neo-renascentista, a jóia da avenida, em 1884, após nove anos de construção. A escadaria e no auditório do palácio, desenhado por um dos melhores arquitetos do Miklós os dias. Os principais teatros e salas de concertos em Budapeste são os seguintes:

* Ópera Estado húngaro : VI. Andrássy út 22. Tel: (+36-1) 353-0170. http://www.opera.hu

 

GASTRONOMIA

As grandes tradições da cozinha húngara tem, nos últimos dez a quinze anos, com sucesso misturado com sofisticação moderna. Em suas raízes, gastronomia húngara clássico é nada menos do que bouches francês bonne atingindo a Áustria e a Hungria através de mistura com pratos antigos camponeses húngaros - muitos dos quais se originou na Ásia - oferecendo cada coisa gourmand a seu gosto.

A primeira coisa que as pessoas recordam sobre a culinária húngara é goulash, que é, ao contrário da crença popular, não um ensopado de mas uma sopa espessa preparada artisticamente. Sour cream é freqüentemente usado para suavizar o sabor. Você precisa experimentar a sopa de peixe, frango colorau, um Porklt boa home-made (ensopado) e os peixes de água doce excelente: grelhado pique vara, truta com amêndoas.Também é obrigatória fígado de ganso. Se frito ou grelhado, frio ou quente, é simplesmente inesquecível.

Sobremesas realmente merecem um capítulo à parte. Os mais deliciosos são strudels, Gundel panquecas, bolinhos e somlói gesztenyepüré (purê de castanhas cozidas, coberto com chantilly). As especialidades incluem massas doces e salgados, dos quais túrós csusza (macarrão com creme de requeijão e azedo) é vivamente recomendada.

A produção anual de vinho da Hungria totaliza 4,2 milhões de hectolitros amadurecido em 22 regiões vinícolas históricas. Budapeste é conhecida por sua capacidade de armazenamento considerável e engarrafamento.

Chefparade Cooking School - é de estúdio da cozinha contemporânea e cosmopolita, onde você pode dominar o básico da culinária húngara em uma atmosfera divertida e interativa. As mãos sobre os cursos dão-lhe a oportunidade de cozinhar e fazer perguntas, lado a lado com os chefs locais. Saiba mais sobre os ingredientes básicos e condimentos como páprica, juntamente com as melhores práticas de cozimento de modo que você vai ser capaz de tratar a sua família e amigos para um jantar em sua fantástica Húngaro homecountry. Os cursos ministrados nas primeiras horas da manhã, terminando com o almoço, o que você cozinhou. Antes de cozinhar: você pode visitar o mercado principal, orientada pelo Chef. Você compra alguns ingredientes para a aula do dia de cozinha como os locais fazem, enquanto chefe vai explicar sobre produtos húngaro, tradição. Chefparade Cooking School é recomendado para qualquer pessoa em qualquer nível de habilidade de cozinhar. É uma maneira divertida de relaxar e conhecer novas pessoas e ter algum divertimento bom.

Chefparade Cooking School

Budapeste, Páva rua 13.

Tel:. 36 1 210 60 42 36 20 3161876

http://www.cookingbudapest.com

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...