Ir para conteúdo

relato de viagem: 1ª Eurotrip - abril de 2011 - parte 1 AMSTERDAM


Posts Recomendados

  • Membros

Em abril de 2011 resolvi fazer minha primeira viagem independente para a Europa. Na época ainda não me imaginava fazendo um mochilão, nem conhecia o site ainda. Inicialmente, a viagem foi pensada tendo Paris como base pois amigos estariam morando na cidade e poderiam me receber. Com a economia da hospedagem em Paris, aproveitei para incluir Amsterdam (meu destino dos sonhos!) e Barcelona. No final das contas, faltando 10 dias para embarcar meus amigos descobriram que o contrato do apê não permitia que eles recebessem ninguém e minha viagem virou um "semi" mochilão. O resultado? Amei e hoje escolho hospedagem em albergue e organização independente por opção e não apenas necessidade. Mas vamos ao relato:

AMSTERDAM

Voei São Paulo - Amsterdam pela KLM (19h15). Bom serviço, voo direto e sem atrasos. Bem fácil de se situar no aeroporto de Amsterdam e comprar ticket do trem para a Estação Central na maquininha (um pouco mais de 3 euros na segunda classe,viagem rápida). Quem precisa de transfer? :)

 

Na Estação Central, pedi informações para um taxista simpático que me avisou que não valia a penas pegar táxi até meu hotel e me explicou direitinho como pegar o tram e até como eu poderia fazer se quisesse ir a pé. Tudo isso em inglês. Peguei o tram e cheguei fácil no hotel Van Onna. Gostei muito da localização, do staff e da limpeza. A diária é relativamente barata para o padrão da cidade, 50 euros por quarto individual com banheiro também individual mas do lado de fora do quarto (o transtorno nem é tão grande quanto possa parecer). Site: http://www.hotelvanonna.nl/portugues.html.

Como sou boa de caminhada, andei a cidade toda a pé. É uma cidade boa para se perder e nem usei mapas. De uma maneira geral, decorei o nome do canal onde estava hospedada, da rua paralela e do Canal perpendicular.

No primeiro dia:

Explorei a região central com a Dam Square, onde ocorria uma briga de travesseiros gigante! :lol: , os Canais mais centrais, a região da Estação Central e o Red Light District. Fiz também o passeio de barco pelos canais.

 

No Segundo dia:

Concentrei na região da Museumplein, onde há aquele letreiro famoso de IAMSTERDAM e os principais museus. Recomendo muito o Rijks além do Museu Van Gogh. Depois passei pelo Vondelpark, parque queridinho dos locais. Terminei o dia andando pelo Jordan, bairro onde estava hospedada, depois de ir na Casa de Anne Frank (experiência única) que fica na esquina do Hotel.

No Terceiro dia:

 

Resolvi fazer um passeio até os campos de tulipas nos arredores de Amsterdam e conhecer o maior jardim do mundo: Keukenhof. MARAVILHOSO! Passeio mais do que inesquecível! Andei até a Estação Central, peguei o trem pro aeroporto onde comprei por uns 22 euros um "pacote" com a passagem de ônibus de ida e volta mais a entrada no Keukenhof. Depois de andar pelo parque, aluguei uma bike com mapa e roteiro e fui andar pelos campos de tulipas. O único problema: esse é um passeio possível apenas em um período curto do ano, pois o parque só abre durante umas 6 semanas. Vale muito a pena! Site: http://www.keukenhof.nl/.

Voltei no final da tarde e fui para uma balada que já havia reservado aqui do Brasil: Supperclub. Adorei, mas sai cara a experiência! Começa com um jantar de 5 pratos em camas (sim, você não reserva mesas, mas camas), enquanto rolam algumas performances e depois abre pistas de dança (contei 2). O lugar é muito bonito, a comida é gostosa. Site: http://www.supperclub.com/.

No quarto dia:

Chovia e fazia muito frio. Passei a maior parte do tempo com amigos que moram por lá. Então não conta como roteiro. Peguei um voo, incluido na passagem intercontinental, para Paris na manhã seguinte.

A foto que acompanha esse relato foi tirada por mim no primeiro campo de flores que você encontra ao sair do Keukenhof.

20120407215054.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem, segundo destino da viagem: Paris. Onde fiquei por 9 dias antes de ir de trem para Barcelona. Foi em Paris que minha viagem ganhou cara de mochilão, pois fiquei em albergue. Me apaixonei por este estilo de viagem e foi o que me trouxe até este site.

 

Hospedagem: MIJE (sim, não é piada mas sim uma sigla). Eles tem três albergues em prédios históricos muito bem localizados no Marais. Vale muito pela localização. Reservas pelo site: http://www.mije.com/paris_individuels_uk.html . Também fiquei por uma noite no hostel Le Regent Montmartre (reserva pelo site Hostel Bookers). Muito bom, mas não tão central.

 

Roteiro dia a dia:

 

Dia 1 - cheguei de Amsterdam no aeroporto Charles De Gaule e peguei o RER C (trem) que me deixaria na Estação de Metrô Chatelet -Les Hales, onde peguei o metrô para a casa dos meus amigos. Comprei o ticket na maquininha do aeroporto. Tudo muito simples, na base do "siga as indicações das placas" e as orientações da tela da máquina.

Almocei e com meus amigos e saímos em direção à Montmartre, para fazer o check in no primeiro hostel. De lá explorei a Sacre Coeur, subindo pelas ruas laterais e não pela escadaria, entrei na Igreja onde estava acontecendo uma cerimônia com freiras cantando. Seria lindo se não fosse a quantidade absurda de turistas entrando e saindo! De lá, ainda acompanhada por amigos, fomos andando até o famoso Moulin Rouge. Depois, segui meu caminho por Pigale até voltar à Sacre Couer e subir a escadaria para esperar o por-do-sol. O relato desse primeiro dia está frio assim porque simplesmente DETESTEI Paris à primeira vista. Estranhei muito a lingua e tive um contratempo em Pigale: enquanto fotografava, um cara - provável traficante - achou que estava saindo na foto e começou a gritar comigo para depois me atirar um pedra. Não machucou mas teve o efeito moral de uma bomba! Quero deixar bem claro que achei a cidade espetacular mesmo neste dia. O tempo estava maravilhoso e Paris é lindíssima, nessa região inclusive. Mas não rolou pra mim. Não gostei da vibe do lugar. Também levei uma bolada enquanto estava na escadaria vendo o por-do-sol que detonou meu celular e me deixou com a nítida impressão de não ter sido acidental... Enfim, Montmartre não é meu bairro favorito, muita malandragem. Mesmo assim, acho que com alguns cuidados vale a visita pois é MUITO bonito! Voltei pro albergue arrasada, mas encontrei brasileiras no mesmo quarto que iriam para a Euro Disney no dia seguinte e me convidaram para ir junto.

 

Dia 2 - Acordamos cedo e fomos pra Euro Disney. As meninas já tinham visto tudo direitinho como chegar. Andamos até a Gare du Nord (mega estação, em um belo prédio com gente de tudo que é tipo circulando o tempo todo!) e pegamos o RER até lá. Tickets comprados a hora também. Deixa em frente ao parque. O dia estava absurdamente lindo e nos divertimos como crianças. Compramos um passe para os dois parques com duração de um dia (69 euros). Voltamos no final do dia, as meninas foram para Roma e eu mudei de hostel. Fui para o MIJE, fiz check in e sai pela beira do Sena para procurar um restaurante para jantar. Escolhi um chinês (ok, original, pois conseguia entender o menu cheio de fotos). Jantei muito bem e tomei uma flutê de champanhe olhando pro Sena por 18 euros.

 

Dia 3 - Meu terceiro dia em Paris teria programação certa: tinha me matriculado em uma aula de culinária com visitação guiada a um dos famosos mercados de Paris no Le Cordon Bleu. Teria sido fantástico se o ônibus que eu pegaria e me deixaria na porta não tivesse fora de circulação. Ainda tentei ir de metrô, mas optei pela saída errada e não consegui encontrar o lugar de jeito nenhum, mesmo perguntando. Na minha cabeça o Le Cordon Bleu seria tão fácil de encontrar quanto a Torre Eiffel. Mas não é! E pelo visto nem é tão famoso assim por lá. Claro que um táxi teria resolvido meu problema, mas isso nem me ocorreu e também nem vi nenhum circulando tão cedo (Paris demora para acordar). Só me dei conta que o trabalho de procurar estava perdido quando me vi atrás da torre Eiffel, ali pertinho no Les Invalides. Como tinha pouco espaço na memória da máquina, dei uma volta por ali e fui para a casa dos meus amigos pedir colo e elevar a moral novamente (a aula já estava paga!!). Depois do almoço revigorante, fomos todos para o Jardim de Tulherias. Um dos lugares que mais amei em Paris. Lindo demais! Exploramos a região e fui deixada no Louvre. Como era uma sexta, dia em que o museu fica aberto até tarde (mais ou menos 22h), só sai de lá de noite.

 

Dia 4 - Andei pelo Marais até chegar na MARAVILHOSA Place des Voges onde sentei, entrei na internet pelo Wifi da Prefeitura de Paris (nem lembro mais como, acho que a gente entra em algum site e se cadastra. Eles mandam uma senha. Dá pra fazer isso em vários lugares de Paris.) e fiquei esperando meus amigos chegarem. O clima nessa região é fantástico! Tinha músicos, grupos de ciclistas, as galerias ao redor da praça são tentadoras e tem músicos de rua tocando ao redor. Indico muito o roteiro deste dia: Marais, passada pelo Centre Pompidou (museu de arte contemporânea), pelo fórum de Les Hales e um piquenique já no horário de almoço na Pont des Arts (aquela com os cadeados). Após almoço: Louvre por fora e Jardim de Tulherias. Na Praça de La Concorde pegamos o metrô até a Torre Eiffel. Subi na torre mais ou menos no final da tarde e tive a chance de ver a cidade e a própria Torre se acenderem conforme o sol se põem.

 

Dia 5 - Dia de Maratona em Paris: muito legal de assistir pois a cidade fica cheia de música pelas ruas. Dia que começou com Museu D'Orsay onde vi pela primeira vez uma das grandes vantagens de usar o Paris Museum Pass (comprado no Louvre no dia anterior e válido por 6 dias): a fila estava gigante, mas pude escapar dela por ter o passe! Curti um pouco a maratona e ainda sentei em volta do lago das Tulherias para ler um pouco enquanto novamente esperava por amigos. Fomos "almoçar" - mais um piquenique - no Parque Buttes Chaumont. Saímos do parque mais descansados e fomos andando às margens do Canal St Martin (aquele do filme da Amelie Poulin). Pegamos o metrô até a Ilha de La Cité, andamos por lá, entramos na Notre Dame e eu subi a torre (também com o Passe) enquanto o restante do grupo passeava pela Ilha de St Louis. Para completar o dia, ainda voltamos para a região da Torre Eiffel, tiramos fotos no Trocadero e fizemos o passeio de barco pelo Sena (13 euros). Depois do passeio de barco eu ainda subi no Arco do Triunfo, de onde vi a Torre Eiffel se acendendo e deixando uma multidão de turistas de queixo caído! Jantamos ali no Champs Elisees.

 

Dia 6 - Já tinha pesquisado e resolvi ir até Giverny para visitar os jardins e casa de Monet. Fui até a Gare de St Lazare e como teria que esperar um pouco pelo trem aproveitei para explorar as redondezas. Andei pela Galeries Lafayette e pela Printemps. Comi a melhor trufa da minha vida no Cafe Poushikine. O trem para Vernon (de lá parte um ônibus para Giverny) é bem confortável. O que dizer dos passeio em si? Lindo! Todo o lugar transmite uma paz imensa e vocês se sente transportado para dentro das pinturas. Ah! Amei a cozinha de Monet! Voltei para Paris e ainda fui ao Centro Pompidou, dessa vez para apreciar as obras. Tem uma vista ótima de Paris do último andar. Voltei andando pelo Marais e dormi cedo.

 

Dia 7 - Esse foi o dia de Versalhes (que fecha nas segundas, assim como alguns museus). Muito fácil ir independente, aproveitei que precisava pegar minha passagem de trem para Barcelona e peguei o RER na Gare de Austerlitz. Também usei o passe para entrar. Filas quilométricas! O palácio é absurdo e imperdível! Os jardins, mais absurdos e imperdíveis ainda. É bom reservar um dia inteiro. Almocei (tarde) crepe perto da Notre Dame e ainda visitei a ST Chapele e a Conciergerie. Jantei na Ilha de St Louis. Minha dica? Sopa de cebola!! É muito boa! Também fui dormir meio cedo.

 

Dia 8 - Fui ao Museu Rodin (MARAVILHOSO!!), ao Les Invalides, visitei a tumba de Napoleão e andei mais um pouco por essa bela região. De lá fui para o museu L'Orangerie pois queria ver as Ninféias de Monet. Recomendo principalmente antes ou depois de Giverny. Depois foi a vez de explorar a região do Quartier Latin e de St German. Pena que o Pantheon estava fechado para reformas justo naquele dia. Teve que ficar pra próxima. Ainda acabei meu dia com mais uma voltinha no Louvre.

 

Dia 9 - O último. Aproveitei para visitar a Ópera Garnier. Vale a pena! Ainda dei uma volta pela região da Place Vendome e vi um pouco mais do LUXO de Paris. no final do dia, peguei meu trem noturno para Barcelona.

 

20120407224318.JPG

20120407224318.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Último destino nesta primeira Eurotrip.

Como queria muito ter a experiência de viajar de trem pela Europa, comprei o trecho no trem noturno pelo site da TGV. Muito tranquilo de efetuar a compra. Não tive problemas com a viagem em si, mas confesso que durmo fácil em qualquer lugar. Achei o tal do couchete confortável e bem reclinável.

Dia 1

Região do Montjuic, onde estava hospedada na casa de missionárias brasileiras amigas de amiga! Poble Espanhol, com exemplares de toda a arquitetura espanhola. Museu Nacional. Caixa Forum com exposições gratuitas. Fontes Mágicas.

Dia 2

Dia de roteiro absurdo! Nem conseguia encostar os pés no chão ao final do dia: começou nas Ramblas e no mercado mais famoso La Boqueria. Passou pelos dois extremos das Ramblas, na praça Catalunha e no Monumento à Colom. Port Veill com direito a visita ao aquário com tubarões. Bairro Gótico. Teleférico e Castelo de Montjuic. Port Olimpic.

Dia 3

Era um domingo e virou dia de parque e igreja: Parc Guell e Sagrada Família. Reserve tempo para ambos!

Dia 4

Dia para explorar o Passeig de Gracia, onde pude visitar La Pedrera de Gaudí e ainda ver os outros edifícios do Quarteirão da Discórdia. Ainda fui ao Parc de la Ciutadela.

Dia 5

Andei muito pela região central e ainda fiz uma visita guiada ao Palao da Musica Catalana.

Dia 6

Fui de bike até a praia e aproveitei a região. Barceloneta. Muitos bares na praia que valem a pena.

 

E assim terminava minha primeira viagem independente pela Europa. A experiência foi tão boa que estou voltando em agosto, agora para 3 meses!

20120407230139.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Ana muito legal, em breve vou para minha 1º Euro trip também, porém vou tentar conhecer mais cidades em cerca de 15 dias tudo em albergue ;D, uma dica, tenta fazer um relato em tempo real enquanto vc ta lá nesses 3 meses tenho certeza que ficará ótimo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...