Membros ana.l.curi Postado Abril 8, 2012 Membros Postado Abril 8, 2012 Em abril de 2011 resolvi fazer minha primeira viagem independente para a Europa. Na época ainda não me imaginava fazendo um mochilão, nem conhecia o site ainda. Inicialmente, a viagem foi pensada tendo Paris como base pois amigos estariam morando na cidade e poderiam me receber. Com a economia da hospedagem em Paris, aproveitei para incluir Amsterdam (meu destino dos sonhos!) e Barcelona. No final das contas, faltando 10 dias para embarcar meus amigos descobriram que o contrato do apê não permitia que eles recebessem ninguém e minha viagem virou um "semi" mochilão. O resultado? Amei e hoje escolho hospedagem em albergue e organização independente por opção e não apenas necessidade. Mas vamos ao relato: AMSTERDAM Voei São Paulo - Amsterdam pela KLM (19h15). Bom serviço, voo direto e sem atrasos. Bem fácil de se situar no aeroporto de Amsterdam e comprar ticket do trem para a Estação Central na maquininha (um pouco mais de 3 euros na segunda classe,viagem rápida). Quem precisa de transfer? Na Estação Central, pedi informações para um taxista simpático que me avisou que não valia a penas pegar táxi até meu hotel e me explicou direitinho como pegar o tram e até como eu poderia fazer se quisesse ir a pé. Tudo isso em inglês. Peguei o tram e cheguei fácil no hotel Van Onna. Gostei muito da localização, do staff e da limpeza. A diária é relativamente barata para o padrão da cidade, 50 euros por quarto individual com banheiro também individual mas do lado de fora do quarto (o transtorno nem é tão grande quanto possa parecer). Site: http://www.hotelvanonna.nl/portugues.html. Como sou boa de caminhada, andei a cidade toda a pé. É uma cidade boa para se perder e nem usei mapas. De uma maneira geral, decorei o nome do canal onde estava hospedada, da rua paralela e do Canal perpendicular. No primeiro dia: Explorei a região central com a Dam Square, onde ocorria uma briga de travesseiros gigante! , os Canais mais centrais, a região da Estação Central e o Red Light District. Fiz também o passeio de barco pelos canais. No Segundo dia: Concentrei na região da Museumplein, onde há aquele letreiro famoso de IAMSTERDAM e os principais museus. Recomendo muito o Rijks além do Museu Van Gogh. Depois passei pelo Vondelpark, parque queridinho dos locais. Terminei o dia andando pelo Jordan, bairro onde estava hospedada, depois de ir na Casa de Anne Frank (experiência única) que fica na esquina do Hotel. No Terceiro dia: Resolvi fazer um passeio até os campos de tulipas nos arredores de Amsterdam e conhecer o maior jardim do mundo: Keukenhof. MARAVILHOSO! Passeio mais do que inesquecível! Andei até a Estação Central, peguei o trem pro aeroporto onde comprei por uns 22 euros um "pacote" com a passagem de ônibus de ida e volta mais a entrada no Keukenhof. Depois de andar pelo parque, aluguei uma bike com mapa e roteiro e fui andar pelos campos de tulipas. O único problema: esse é um passeio possível apenas em um período curto do ano, pois o parque só abre durante umas 6 semanas. Vale muito a pena! Site: http://www.keukenhof.nl/. Voltei no final da tarde e fui para uma balada que já havia reservado aqui do Brasil: Supperclub. Adorei, mas sai cara a experiência! Começa com um jantar de 5 pratos em camas (sim, você não reserva mesas, mas camas), enquanto rolam algumas performances e depois abre pistas de dança (contei 2). O lugar é muito bonito, a comida é gostosa. Site: http://www.supperclub.com/. No quarto dia: Chovia e fazia muito frio. Passei a maior parte do tempo com amigos que moram por lá. Então não conta como roteiro. Peguei um voo, incluido na passagem intercontinental, para Paris na manhã seguinte. A foto que acompanha esse relato foi tirada por mim no primeiro campo de flores que você encontra ao sair do Keukenhof. Citar
Membros ana.l.curi Postado Abril 8, 2012 Autor Membros Postado Abril 8, 2012 Bem, segundo destino da viagem: Paris. Onde fiquei por 9 dias antes de ir de trem para Barcelona. Foi em Paris que minha viagem ganhou cara de mochilão, pois fiquei em albergue. Me apaixonei por este estilo de viagem e foi o que me trouxe até este site. Hospedagem: MIJE (sim, não é piada mas sim uma sigla). Eles tem três albergues em prédios históricos muito bem localizados no Marais. Vale muito pela localização. Reservas pelo site: http://www.mije.com/paris_individuels_uk.html . Também fiquei por uma noite no hostel Le Regent Montmartre (reserva pelo site Hostel Bookers). Muito bom, mas não tão central. Roteiro dia a dia: Dia 1 - cheguei de Amsterdam no aeroporto Charles De Gaule e peguei o RER C (trem) que me deixaria na Estação de Metrô Chatelet -Les Hales, onde peguei o metrô para a casa dos meus amigos. Comprei o ticket na maquininha do aeroporto. Tudo muito simples, na base do "siga as indicações das placas" e as orientações da tela da máquina. Almocei e com meus amigos e saímos em direção à Montmartre, para fazer o check in no primeiro hostel. De lá explorei a Sacre Coeur, subindo pelas ruas laterais e não pela escadaria, entrei na Igreja onde estava acontecendo uma cerimônia com freiras cantando. Seria lindo se não fosse a quantidade absurda de turistas entrando e saindo! De lá, ainda acompanhada por amigos, fomos andando até o famoso Moulin Rouge. Depois, segui meu caminho por Pigale até voltar à Sacre Couer e subir a escadaria para esperar o por-do-sol. O relato desse primeiro dia está frio assim porque simplesmente DETESTEI Paris à primeira vista. Estranhei muito a lingua e tive um contratempo em Pigale: enquanto fotografava, um cara - provável traficante - achou que estava saindo na foto e começou a gritar comigo para depois me atirar um pedra. Não machucou mas teve o efeito moral de uma bomba! Quero deixar bem claro que achei a cidade espetacular mesmo neste dia. O tempo estava maravilhoso e Paris é lindíssima, nessa região inclusive. Mas não rolou pra mim. Não gostei da vibe do lugar. Também levei uma bolada enquanto estava na escadaria vendo o por-do-sol que detonou meu celular e me deixou com a nítida impressão de não ter sido acidental... Enfim, Montmartre não é meu bairro favorito, muita malandragem. Mesmo assim, acho que com alguns cuidados vale a visita pois é MUITO bonito! Voltei pro albergue arrasada, mas encontrei brasileiras no mesmo quarto que iriam para a Euro Disney no dia seguinte e me convidaram para ir junto. Dia 2 - Acordamos cedo e fomos pra Euro Disney. As meninas já tinham visto tudo direitinho como chegar. Andamos até a Gare du Nord (mega estação, em um belo prédio com gente de tudo que é tipo circulando o tempo todo!) e pegamos o RER até lá. Tickets comprados a hora também. Deixa em frente ao parque. O dia estava absurdamente lindo e nos divertimos como crianças. Compramos um passe para os dois parques com duração de um dia (69 euros). Voltamos no final do dia, as meninas foram para Roma e eu mudei de hostel. Fui para o MIJE, fiz check in e sai pela beira do Sena para procurar um restaurante para jantar. Escolhi um chinês (ok, original, pois conseguia entender o menu cheio de fotos). Jantei muito bem e tomei uma flutê de champanhe olhando pro Sena por 18 euros. Dia 3 - Meu terceiro dia em Paris teria programação certa: tinha me matriculado em uma aula de culinária com visitação guiada a um dos famosos mercados de Paris no Le Cordon Bleu. Teria sido fantástico se o ônibus que eu pegaria e me deixaria na porta não tivesse fora de circulação. Ainda tentei ir de metrô, mas optei pela saída errada e não consegui encontrar o lugar de jeito nenhum, mesmo perguntando. Na minha cabeça o Le Cordon Bleu seria tão fácil de encontrar quanto a Torre Eiffel. Mas não é! E pelo visto nem é tão famoso assim por lá. Claro que um táxi teria resolvido meu problema, mas isso nem me ocorreu e também nem vi nenhum circulando tão cedo (Paris demora para acordar). Só me dei conta que o trabalho de procurar estava perdido quando me vi atrás da torre Eiffel, ali pertinho no Les Invalides. Como tinha pouco espaço na memória da máquina, dei uma volta por ali e fui para a casa dos meus amigos pedir colo e elevar a moral novamente (a aula já estava paga!!). Depois do almoço revigorante, fomos todos para o Jardim de Tulherias. Um dos lugares que mais amei em Paris. Lindo demais! Exploramos a região e fui deixada no Louvre. Como era uma sexta, dia em que o museu fica aberto até tarde (mais ou menos 22h), só sai de lá de noite. Dia 4 - Andei pelo Marais até chegar na MARAVILHOSA Place des Voges onde sentei, entrei na internet pelo Wifi da Prefeitura de Paris (nem lembro mais como, acho que a gente entra em algum site e se cadastra. Eles mandam uma senha. Dá pra fazer isso em vários lugares de Paris.) e fiquei esperando meus amigos chegarem. O clima nessa região é fantástico! Tinha músicos, grupos de ciclistas, as galerias ao redor da praça são tentadoras e tem músicos de rua tocando ao redor. Indico muito o roteiro deste dia: Marais, passada pelo Centre Pompidou (museu de arte contemporânea), pelo fórum de Les Hales e um piquenique já no horário de almoço na Pont des Arts (aquela com os cadeados). Após almoço: Louvre por fora e Jardim de Tulherias. Na Praça de La Concorde pegamos o metrô até a Torre Eiffel. Subi na torre mais ou menos no final da tarde e tive a chance de ver a cidade e a própria Torre se acenderem conforme o sol se põem. Dia 5 - Dia de Maratona em Paris: muito legal de assistir pois a cidade fica cheia de música pelas ruas. Dia que começou com Museu D'Orsay onde vi pela primeira vez uma das grandes vantagens de usar o Paris Museum Pass (comprado no Louvre no dia anterior e válido por 6 dias): a fila estava gigante, mas pude escapar dela por ter o passe! Curti um pouco a maratona e ainda sentei em volta do lago das Tulherias para ler um pouco enquanto novamente esperava por amigos. Fomos "almoçar" - mais um piquenique - no Parque Buttes Chaumont. Saímos do parque mais descansados e fomos andando às margens do Canal St Martin (aquele do filme da Amelie Poulin). Pegamos o metrô até a Ilha de La Cité, andamos por lá, entramos na Notre Dame e eu subi a torre (também com o Passe) enquanto o restante do grupo passeava pela Ilha de St Louis. Para completar o dia, ainda voltamos para a região da Torre Eiffel, tiramos fotos no Trocadero e fizemos o passeio de barco pelo Sena (13 euros). Depois do passeio de barco eu ainda subi no Arco do Triunfo, de onde vi a Torre Eiffel se acendendo e deixando uma multidão de turistas de queixo caído! Jantamos ali no Champs Elisees. Dia 6 - Já tinha pesquisado e resolvi ir até Giverny para visitar os jardins e casa de Monet. Fui até a Gare de St Lazare e como teria que esperar um pouco pelo trem aproveitei para explorar as redondezas. Andei pela Galeries Lafayette e pela Printemps. Comi a melhor trufa da minha vida no Cafe Poushikine. O trem para Vernon (de lá parte um ônibus para Giverny) é bem confortável. O que dizer dos passeio em si? Lindo! Todo o lugar transmite uma paz imensa e vocês se sente transportado para dentro das pinturas. Ah! Amei a cozinha de Monet! Voltei para Paris e ainda fui ao Centro Pompidou, dessa vez para apreciar as obras. Tem uma vista ótima de Paris do último andar. Voltei andando pelo Marais e dormi cedo. Dia 7 - Esse foi o dia de Versalhes (que fecha nas segundas, assim como alguns museus). Muito fácil ir independente, aproveitei que precisava pegar minha passagem de trem para Barcelona e peguei o RER na Gare de Austerlitz. Também usei o passe para entrar. Filas quilométricas! O palácio é absurdo e imperdível! Os jardins, mais absurdos e imperdíveis ainda. É bom reservar um dia inteiro. Almocei (tarde) crepe perto da Notre Dame e ainda visitei a ST Chapele e a Conciergerie. Jantei na Ilha de St Louis. Minha dica? Sopa de cebola!! É muito boa! Também fui dormir meio cedo. Dia 8 - Fui ao Museu Rodin (MARAVILHOSO!!), ao Les Invalides, visitei a tumba de Napoleão e andei mais um pouco por essa bela região. De lá fui para o museu L'Orangerie pois queria ver as Ninféias de Monet. Recomendo principalmente antes ou depois de Giverny. Depois foi a vez de explorar a região do Quartier Latin e de St German. Pena que o Pantheon estava fechado para reformas justo naquele dia. Teve que ficar pra próxima. Ainda acabei meu dia com mais uma voltinha no Louvre. Dia 9 - O último. Aproveitei para visitar a Ópera Garnier. Vale a pena! Ainda dei uma volta pela região da Place Vendome e vi um pouco mais do LUXO de Paris. no final do dia, peguei meu trem noturno para Barcelona. Citar
Membros ana.l.curi Postado Abril 8, 2012 Autor Membros Postado Abril 8, 2012 Último destino nesta primeira Eurotrip. Como queria muito ter a experiência de viajar de trem pela Europa, comprei o trecho no trem noturno pelo site da TGV. Muito tranquilo de efetuar a compra. Não tive problemas com a viagem em si, mas confesso que durmo fácil em qualquer lugar. Achei o tal do couchete confortável e bem reclinável. Dia 1 Região do Montjuic, onde estava hospedada na casa de missionárias brasileiras amigas de amiga! Poble Espanhol, com exemplares de toda a arquitetura espanhola. Museu Nacional. Caixa Forum com exposições gratuitas. Fontes Mágicas. Dia 2 Dia de roteiro absurdo! Nem conseguia encostar os pés no chão ao final do dia: começou nas Ramblas e no mercado mais famoso La Boqueria. Passou pelos dois extremos das Ramblas, na praça Catalunha e no Monumento à Colom. Port Veill com direito a visita ao aquário com tubarões. Bairro Gótico. Teleférico e Castelo de Montjuic. Port Olimpic. Dia 3 Era um domingo e virou dia de parque e igreja: Parc Guell e Sagrada Família. Reserve tempo para ambos! Dia 4 Dia para explorar o Passeig de Gracia, onde pude visitar La Pedrera de Gaudí e ainda ver os outros edifícios do Quarteirão da Discórdia. Ainda fui ao Parc de la Ciutadela. Dia 5 Andei muito pela região central e ainda fiz uma visita guiada ao Palao da Musica Catalana. Dia 6 Fui de bike até a praia e aproveitei a região. Barceloneta. Muitos bares na praia que valem a pena. E assim terminava minha primeira viagem independente pela Europa. A experiência foi tão boa que estou voltando em agosto, agora para 3 meses! Citar
Membros Neto_ Postado Abril 10, 2012 Membros Postado Abril 10, 2012 Oi Ana muito legal, em breve vou para minha 1º Euro trip também, porém vou tentar conhecer mais cidades em cerca de 15 dias tudo em albergue ;D, uma dica, tenta fazer um relato em tempo real enquanto vc ta lá nesses 3 meses tenho certeza que ficará ótimo!!! Citar
Membros ana.l.curi Postado Abril 10, 2012 Autor Membros Postado Abril 10, 2012 Opa! Vlw! vou tentar atualizar em "tempo real" sim... Essa primeira eu tinha uma vaga noção da existência dos mochileiros.com, mas não tinha entrado. Pesquisando agora para a próxima é que vi a "fonte" que é isso aqui. hehe Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.