Ir para conteúdo

Meu 1º Mochilão - AJUDA!! BOLÍVIA - CHILE - PERU 2012 - 21 dias (24/06/12 A 14/07/12)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Camila,

 

li seu relato de viagem... muito legal e divertidíssimo!! vai me ajudar bastante, juntamente com suas dicas aqui!!

 

realmente to querendo passar mais dias em Cusco... e diminuir a quantidade de cidades pra aproveitar melhor outras!!

Dei uma pesquisada e realmente acho que pularei Puno e irei direto pra Copacabana!! Vc acha que dá pra viajar à noite de Cusco direto p Copacabana???

 

Outra coisa que tb estou muito em dúvida, é quanto a visita à Machu Picchu!!!

Vc acha que é melhor ir de trem (comprar as passagens aqui no Brasil antes) ou é melhor fechar um pacote em Cusco??

Vale dizer que tenho a intenção de pernoitar em Aguas calientes e na volta, se der, conhecer Ollanta tb!!!

Acho q realmente precisarei de mais dias... hehehee

 

obrigada!!

mari.

 

 

 

Vamos ver se eu consigo te ajudar ou só colocar mais minhoca na sua cabeça... ::mmm:

 

Sobre a hospedagem... não tive nenhum problema com isso, mas algumas amigas não conseguiram o hostel que queriam (não ficaram sem teto, mas escolheram outro hostel... rs) Esse risco com certeza vc nao corre! Eu reservei em Lima e Cuzco porque eu queria ficar no Loki (muitas qualificações positivas que confirmei, são demais! ::otemo:: )

 

Achei poucos os dias que vc dedicou a Cuzco... passaria infinitos dias lá! rs... Mas sério... Valle Sagrado e City tour são quase que indispensáveis... =/ sónao vale fazer no dia que chegou pq senão corre o risco de passar mal com soroche!

 

Eu faria Valle Sagrado - desce em Ollanta e pega o trem pra ganhar tempo e fazer os dois passeios... e eu tiraria Puno pra viabilizar isso (até pq minha experiencia lá nem foi muito boa...). Confirma se tem onibus cedo pra Puno, pelo que eu lembro só tem a noite(o que compensa bem, chega lá de manha, e já pega as islas flotantes se vc quiser ou já vai pra copa que é bem mais lindo...)

 

Eu adorei o downhill na Rodovia da Morte em La Paz, se vc curtir esse tipo de passeio, super recomentado!! ::otemo::

 

Bom, são só alguns pontos baseados no meu mochilão, se tiver alguma dúvida, estamos aí ;) e meu relato tá na assinatura, se vc tiver paciencia pra ler... hahhaha

 

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Paulo!!

 

Obrigada pela ajuda!!

Segui os conselhos da Keka e seu tb... hehehe... e já alterei os horários das viagens... especialmente as mais longas e, assim, já ganhei 2 dias!!! =))

Chegarei em uyune cedinho e procurarei logo as agencias para fechar os passeios!!!

 

Com relação aos onibus, anotado!!! Deve ser barato e a economia não deve compensar... imagino o estado dos transportes lá!!

 

Com relação à bagagem... a bichinha é velhinha e foi barata... não vai ter problema!! mas estou seriamente pensando em comprar uma mochila digna... pq certamente irei fazer mais viagens com esta!!!

 

Vou alterar o roteiro e postarei aqui!!

 

valeu!!

=)

mari.

 

 

 

 

Oi,

 

acrescento algumas informações dos lugares que já estive.

 

UYUNI: já fiz a travessia do Salar de Uyuni e concordo com a Keka. O melhor é ir no ônibus noturno e já sair do ônibus para o passeio, as agências já te esperam na saída do ônibus. Eu fui já com o passeio comprado em La Paz, achei melhor não correr o risco de perder um dia em Uyuni por falta de vaga, mas pelo menos no dia que eu fui, teve gente que comprou na hora.

 

ÔNIBUS: Na Bolívia, compre sempre o ônibus que eles chamarem de especial, turístico, luxo ou o que for: o luxo deles é o nosso convencional. O normal deles é precário.

No Chile, não há motivos para preocupações. As empresas em geral são bem corretas e os ônibus confortáveis. Compensa muito ir no semi-cama ou no salon-cama.

 

HOSTELS: Em San Pedro, fiquei no Hostel Campo Base: http://www.hostalcampobase.cl/ Muito bom café da manhã, limpo e tranquilo para dormir. Fiquei no LOki em La Paz e também recomendo, mas lá o esquema é festivo.

 

BAGAGEM: A mala não é a melhor opção. Na travessia do salar as mochilas vão no teto do carro. Tudo fica entupido de poeira: você e a bagagem!!!! Se for uma mala barata, pode até ser, mas uma mala de qualidade que tenha custado caro, compensa mais comprar uma mochila do que danificar a mala. Pense na mochila como investimento e não como gasto, já que, espera-se, uma vez mochilando, você vai querer mochilar sempre.

 

COISAS QUE A GENTE APRENDE NA MARRA: Já passei perrengue por causa de sol e vento. Leve o melhor produto que você puder para hidratar os lábios. Eu levei um protetor baratinho da Nivea que não deu conta do recado e minha boca ressecou tanto que cortou.

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

"Vc acha que dá pra viajar à noite de Cusco direto p Copacabana???"

 

vou me intrometer e responder a pergunta que vc fez pra Camila.. hehe

 

dá pra viajar de noite sim.. eu fiz Cusco-La Paz direto e foi tranquilo.. foram looongas horas de viagem, mas dá sim.. como vc vai parar em Copa, são umas horinhas a menos do que a minha.. mas eu saí de Cusco umas 21h30, cheguei em Puno umas 5h da manhã, esperamos umas 2hrs no terminal, pegamos o bus e chegamos em Copa lá pelo 12h.. (lembre-se que tem a passagem pela fronteira aqui tb)..

 

mas assim.. pesquise um pouco mais sobre Puno.. talvez seja algo que valha a pena ver... eu, por exemplo, preferi o passeio de Puno do que da Isla del Sol.. se vc for com a ideia de que é algo falso.. vc não vai curtir.. mas se vc tiver em mente que aquilo é um modo deles representarem a maneira como vivem, então acho que vc vai gostar..

 

é complicado a gnt ir pelo gosto dos outros.. pq cada um tem uma experiência diferente.. então, minha dica é: leia os relatos do pessoal e pesquise sobre os lugares mais polêmicos de gosto.. e ai vai por aquilo que do seu gosto e o que é melhor pra vc.. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Keka...

 

obrigada pelas dicas novamente!!

com relação a Puno... eu resolvi tirá-lo, pois gostaria de passar mais dias em Cusco... pra visitar tudo com calma!!

estou querendo tb aumentar 1 dia em Arequipa, para fazer o canyon del Colca... pois dizem q vale a pena!! mas para isso, não pararia em Arica... e ainda teria que diminuir 1 dia em outra cidade...

ó dúvida!!!

vou postar um novo roteiro... mas tenho q decidir logo, pois já está chegando!!

 

bjos,

mari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá gente,

 

Fiz algumas alterações, pois quero passar mais 1 dia em Cuzco!!

Estou tentando ganha mais 1 dia em Arequipa, pra dar tempo de fazer o vale do Colca e ainda conhecer a cidade (acredito que seriam necessários 3 dias para isso, e só estou com 2).

Vale a pena diminuir um dia em La Paz?? para ganhar em Arequipa...

 

mari...

 

 

1º dia - 24/06/2012 - DOMINGO

 Voo Recife - Guarulhos - Santa Cruz

2º dia - 25/06/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Santa Cruz – Sucre) VER POSSIBILIDADE DE DIMINUIR UM DIA EM SUCRE

 Voo chega 1h da manhã;

 Voo sai para Sucre às 10h (ver se fica no aeroporto ou vai pra hotel);

 Chegada em Sucre às 11h (ver hotel próximo Plaza 25 de mayo - ver Hostal Sucre);

 ir para pousada;

 passeios e pernoite em Sucre;

3º dia - 26/06/2012 - TERÇA-FEIRA (Sucre – Uyuni)

 Passeios em Sucre;

 partir para Uyune à noite(Ver empresa de onibus 9 de Julio);

 10h de viagem até Uyune;

4º dia - 27/06/2012 -QUARTA-FEIRA (Uyune)

 Chegada em Uyune de manhã cedo (pesquisar hotel e já fechar passeios (ver Avi Tours);

 Já sair para o passeio do salar;

 Pernoite no alojamento;

5º dia - 28/06/2012 - QUINTA-FEIRA (Uyune)

 Passeios salar Uyune;

 Pernoite no alojamento;

6º dia - 29/06/2012 -SEXTA-FEIRA (Uyune - San Pedro do Atacama)

 Passeios salar Uyune;

 Ida para San Pedro do Atacama (combinar a travessia com a própria agencia);

 Ver se dá tempo de ir ás agencias e já fechar os passeios no Atacama. (dica: Valle de La Muerte, Tour astronômico);

 Pernoite em San Pedro (ver hotel);

7º dia - 30/06/2012 – SÁBADO (San Pedro do Atacama)

 Passeios no Atacama;

8º dia - 01/07/2012 – DOMINGO (San Pedro do Atacama)

 Passeios no Atacama;

 Partida para Arica por volta das 20h (cerca de 10h de viagem);

9º dia - 02/07/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Arica)

 Chegada em Arica por volta das 6h;

 Passeios pela cidade (talvez ir direto para Tacna);

 Partir para Tacna no mesmo dia (é perto);

 Ao chegar em Tacna já comprar a passagem para Arequipa (ver Expresso Arequipa);

 Ver saída para Arequipa no mesmo dia (cerca de 6h de viagem até Arequipa);

 Pernoite em Arequipa (??);

10º dia - 03/07/2012 - TERÇA-FEIRA (Arequipa) TENTAR AUMENTAR 1 DIA EM AREQUIPA

 Passeio ao Canyon del Colca (passeio de 2 dias e 1 noite);

 Pernoite no vale (canyon);

11º dia - 04/07/2012 - QUARTA-FEIRA (Arequipa )

 Continuação passeio canyon del Colca;

 Retorno para Arequipa à noite;

 Partida para Cuzco à noite (por volta das 20h - ver empresa de onibus Taurus);

12º dia - 05/07/2012 - QUINTA-FEIRA (Cuzco)

 Chegada em Cuzco de manhã cedo;

 ver hospedagem;

 ver passeios em Cuzco, inclusive à Machu Picchu; (ver se vai fechar com agência lá ou se vai de trem por conta própria (no caso, comprar passagens aqui no Brasil ainda);

13º dia - 06/07/2012 - SEXTA-FEIRA (Cuzco)

 Passeios

14º dia - 07/07/2012 – SÁBADO (Cuzco)

 Passeios

15º dia - 08/07/2012 – DOMINGO (Cuzco)

 Visitar feira em Pisac (de manhã);

 Passeios em Cuzco;

 Pernoite em Cuzco;

16º dia - 09/07/2012 - SEGUNDA-FEIRA (Cuzco)

 Continuação dos passeios em Cuzco;

 Partida para Copacabana à noite (aproximadamente 10h de viagem);

17º dia - 10/07/2012 - TERÇA-FEIRA (Copacabana)

 Chegada em Copacabana de manhã;

 Fechar passeios em Copacabana (escolher);

 Pernoite em Copacabana;

18º dia - 11/07/2012 - QUARTA-FEIRA (Copacabana-La Paz)

 Continuação de passeios em Copacabana ;

 Saída para La Paz no fim da tarde ou à noite (cerca de 4h de viagem) de ônibus;

 Pernoite em La Paz; (ver hospedagem);

19º dia -12/07/2012 - QUINTA-FEIRA (La Paz) VER POSSIBILIDADE DE DIMINUIR 1 DIA EM LA PAZ

 De manhã cedo fechar passeios em La Paz (Chacaltya e Valle de La Luna);

 Pernoite em La Paz;

20º dia - 13/07/2012 - SEXTA-FEIRA (La Paz - Sta. Cruz)

 Continuação passeios em La Paz;

 Saída de La Paz às 20h (1h de voo pela BOA);

 Espera no Aeroporto o voo para o Brasil;

21º dia - 14/07/2012 – SÁBADO (STA CRUZ-SP-REC)

 Saída do voo às 04h;

 Chegada em Recife às 17h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é isso aí!!! ficou melhor =D

 

Eu deixaria a mesma quantidade de dias em La Paz, tem coisa pra caramba pra fz, a cidade é bagunçada mas é bonitinha... e no fim da viagem é bom estabilizar um pouco, vc já via ter corrido bastante pra fz tudo isso que vc quer =) mas se realmente faltar em arequipa tira...

 

e confirmando o que a Keka falou (de intrometida =P brincadeirinha.. rs) é isso mesmo, se vc nao parar em puno chega lá pelo meio dia em copa senão chega a noite... como eu acho que vc já reservou um dia pra conhecer a isla del sol, vc poderia pensar em fz o passeio das islas flotantes em puno (e volta puno de novo, rs) e chegar em copa a noite... ou aproveitar pra subir no cerro calvario em copa (por do sol liiiiiiiindo e um cansaço violento pra subir, rs)... são duas opções boas, veja a sua prioridade... ´só nao vale dormir em puno! kkkkkkk

 

Da visita em MP, eu não vou te ajudar pq eu sei que as coisas mudaram lá do ano passado pra esse (inclusive o esquma de subir o Wayna Picchu... ) então acho que posso dar conselho furado! Na época dava pra fechar de Cuzco mesmo, agora precisa confirmar tá... pega como base os relatos mais recentes ;)

 

Tá, eu acho que falei falei e não falei nada... rs... teu roteiro tá legal, são só mais detalhes que você pode mudar durante a própria viagem ;)

 

E que bom que meu singelo relato foi de utilidade pra alguém \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi,

 

que bom que as dicas te ajudaram. Lembrei de um detalhe, ao carimbar o passaporte na saída da Bolívia por terra, eles lhe pedirão uma "taxa", quando fui lá era algo equivalente a uns quatro, cinco reais. Por isso é bom ter os bolivianos para essa "despesa extra". Em Uyuni tem um posto em que eles carimbam o passaporte já com a data futura do dia que você chegará ao Chile e não há fila, a funcionária da miha agência que me orientou a fazer assim. Foi ótimo pois no posto da migração na fronteira a fila estava grande o o funcionário que deveria estar lá tinha saído na hora. Além disso, você fica esperando dentro do ônibus protegida do vento, enquanto o pessoal fica na fila do lado de fora.

 

Caso leve frutas para a travessia, coma ou jogue fora antes de passar para o lado chileno. A migração chilena é rígida com esses produtos e a multa por tentar entrar no Chile portando frutas ou vegetais é alta.

 

Abs,

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Camila,

 

vc acha que 4 dias em Cusco dá pra conhecer lá bem??? Se bem que dentro desses 4 dias tem a visita a Machu Picchu... e acho que pernoitarei em Aguas Calientes... restariam 2 dias para Cusco e redondezas... pr aí aumentaria 1 dia em arequipa e fecharia o roteiro assim!!!

 

mari.

 

é isso aí!!! ficou melhor =D

 

Eu deixaria a mesma quantidade de dias em La Paz, tem coisa pra caramba pra fz, a cidade é bagunçada mas é bonitinha... e no fim da viagem é bom estabilizar um pouco, vc já via ter corrido bastante pra fz tudo isso que vc quer =) mas se realmente faltar em arequipa tira...

 

e confirmando o que a Keka falou (de intrometida =P brincadeirinha.. rs) é isso mesmo, se vc nao parar em puno chega lá pelo meio dia em copa senão chega a noite... como eu acho que vc já reservou um dia pra conhecer a isla del sol, vc poderia pensar em fz o passeio das islas flotantes em puno (e volta puno de novo, rs) e chegar em copa a noite... ou aproveitar pra subir no cerro calvario em copa (por do sol liiiiiiiindo e um cansaço violento pra subir, rs)... são duas opções boas, veja a sua prioridade... ´só nao vale dormir em puno! kkkkkkk

 

Da visita em MP, eu não vou te ajudar pq eu sei que as coisas mudaram lá do ano passado pra esse (inclusive o esquma de subir o Wayna Picchu... ) então acho que posso dar conselho furado! Na época dava pra fechar de Cuzco mesmo, agora precisa confirmar tá... pega como base os relatos mais recentes ;)

 

Tá, eu acho que falei falei e não falei nada... rs... teu roteiro tá legal, são só mais detalhes que você pode mudar durante a própria viagem ;)

 

E que bom que meu singelo relato foi de utilidade pra alguém \o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Paulo...

 

muito obrigada!! irei me atentar em Uyune quanto a isso!! =))

com relação à moeda.. vc levou dólares americanos e trocava a moeda em cada país??

 

mari.

 

Oi,

 

que bom que as dicas te ajudaram. Lembrei de um detalhe, ao carimbar o passaporte na saída da Bolívia por terra, eles lhe pedirão uma "taxa", quando fui lá era algo equivalente a uns quatro, cinco reais. Por isso é bom ter os bolivianos para essa "despesa extra". Em Uyuni tem um posto em que eles carimbam o passaporte já com a data futura do dia que você chegará ao Chile e não há fila, a funcionária da miha agência que me orientou a fazer assim. Foi ótimo pois no posto da migração na fronteira a fila estava grande o o funcionário que deveria estar lá tinha saído na hora. Além disso, você fica esperando dentro do ônibus protegida do vento, enquanto o pessoal fica na fila do lado de fora.

 

Caso leve frutas para a travessia, coma ou jogue fora antes de passar para o lado chileno. A migração chilena é rígida com esses produtos e a multa por tentar entrar no Chile portando frutas ou vegetais é alta.

 

Abs,

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Em 4 dias o que dá pra fz é:

 

1º aclimatação (sem chance de ser outra coisa)... fim da tarde vai dar uma pesquisada no preço dos passeios e já fecha o city tour (?) e o valle sagrado (!)

2º dia valle sagrado - desce em ollanta e dorme em aguas calientes

3º dia machu picchu e volta pra cuzco

4º dia city tour ou vai conhecer cuzco a pé mesmo (vai deixar de conhecer monte de coisa pq o city tour quase nao tem nada de city, quase tudo é mais distante da cidade... dá pra acordar cedo e "camelar" e fz city a tarde... meio corrido mas dá) e viaja a noite pra puno/copa

 

5 dias é melhor, pq vc fica um dia "livre" em cuzco, que dá pra andar bem! conhecer a cidade mesmo... essa, particularmente, é a parte que eu mais gosto (fora a cervejinha no bar do hostel nofim de noite hahahhaa)

 

Beijos,

 

Camila

 

 

Camila,

 

vc acha que 4 dias em Cusco dá pra conhecer lá bem??? Se bem que dentro desses 4 dias tem a visita a Machu Picchu... e acho que pernoitarei em Aguas Calientes... restariam 2 dias para Cusco e redondezas... pr aí aumentaria 1 dia em arequipa e fecharia o roteiro assim!!!

 

mari.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...