Ir para conteúdo

Roteiro para um mês na Itália


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal! Vou tirar férias em outubro e pretendo passar um mês inteiro na Itália.

Já dei uma pesquisada e elaborei um rascunho de um roteiro, mas ainda há coisas sobre as quais tenho dúvidas como quanto tempo dedicar para a Costa Amalfitana. Enfim, segue abaixo um resumo desse meu roteiro e dicas são sempre muito bem-vindas.

 

Dia 1- Milão

Dia 2- Genova (bate-volta)

Dia 3 - Turin (bate-volta)

Dia 4- Milão (fim do dia vai para Venezia)

 

Dia 5 -Veneza

Dia 6-Verona (bate-volta)

Dia 7-Veneza (fim do dia vai para Firenze)

 

Dia 8- Florença

Dia 9-Bologna (bate volta)

Dia 10- Florença / Pisa (bate-volta)

Dia 11-Perugia(bate volta) e se der tempo, mais de Florença

Dia 12-Florença/Siena (bate volta) - parte pra Roma

 

Dia 13-Roma

Dia 14-Roma

Dia 15-Roma

Dia 16-Roma

Dia 17-Roma (um desses dias será reservado ao Vaticano)

 

Dia 18-Nápoles

Dia 19-Nápoles/Pompéi - partida para Sorrento

Dia 20-Sorrento/Capri

Dia 21- Sorrento/Amalfi

Dia 22-Amalfi-Parte paa Solerno

Dia 23-Solerno - parte para Siracusa

(essa parte acima é realmente um rascunho. Chutei os dias para cada local, e é provável que elimine uma dessas cidades)

 

Dia 24-Siracusa

Dia 25-Siracusa - parte para Palermo

Dia 26-Palermo

Dia 27-Palermo - parte para Cagliari

 

Dia 28-Cagliari

Dia 29-Cagliari

Dia 30-Retorno a São Paulo

 

Bom, ainda tem 500 outros lugares da Itália que eu gostaria de conhecer, mas como o tempo não é o suficiente, selecionei esses destinos.

 

Minhas principais dúvidas são sobre o tempo em Milão, e se Turin é uma cidade que realmente vale a pena reservar um dia, além do tempo que tenho que reservar pra Costa Amalfitana. Se alguém souber me indicar hostels, onde compro passagens (trem e ônibus), também seria legal!

 

Obrigada pessoal!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Com 1 mês na Itália, você deveria deixar bate-volta só pra cidades realmente próximas. É melhor fazer "stopover", que é parada em cidades que ficam no meio do caminho entre deslocamentos.

 

Milão é uma cidade meio industrial, não curti muito. Tem de diferente o Duomo, muito bonito, e o Castelo Sforzesco. Algo legal de fazer a partir de lá é o Lago di Como. Não fui, mas são lindas as fotos. Há relatos de quem foi aqui no forum.

 

Por exemplo, você incluiu Turim e Genova como bate e volta. Seria muito mais viável fazer Milão-Turim-Genova, sem bate e volta.

 

Mas antes disso você deveria fazer Veneza, que está no nordeste do país. Acho que fica mais fácil se eu sugerir um novo roteiro. Veja só:

 

http://g.co/maps/nyfyw

 

Esse vai até Roma. A ideia é sempre seguir em frente, sem perder muito tempo voltando. Você começa com Veneza, passa por Verona, faz um bate e volta até Lago di Garda, vai pra Milão, bate e volta pra Lago di Como, depois Turim (que não sei dizer se vale a pena), Genova, Levanto (base pra conhecer as Cinque Terre), Lucca, Pisa (estas duas podem ser feitas no mesmo dia), Florença (onde você vai dormir várias noites, com bate e volta pra cidades da Toscana, como San Gimignano, Siena e outras, se preferir), Perugia (indo até Assis) e Roma.

 

De Roma, você monta uma base em alguma cidade do sul. Sugiro Sorrento ou alguma bem próxima. Dali você conhece Pompeia e Capri num esquema de bate e volta, um dia pra cada. Aí você segue, com base em Amalfi. 2 a 3 dias pras cidades da Costa. Segue pra Salerno. Pense se vale a pena mesmo ir pra lá, pois você tem que ver se há ferry pra Palermo. E tem que pesquisar como estão os vôos de Cagliari pra São Paulo.

 

Quase todos os trechos você faz de Trenitalia. No sul da Itália você faz de Circumvesuviana até Sorrento. De Sorrento em diante não é mais trem, ou é carro, ou busão ou ferry.

 

Recomendo a leitura do relato de uma pessoa que ficou 2 meses na Itália. Esqueci o nome dela, pesquisando na sessão de relatos você encontra. No meu blog tem algumas das cidades que citei, passei 15 dias lá.

Link para o comentário
  • Membros

Nossa Marcos, obrigada pelas super dicas!

 

Já tinham me falado pra não fazer bate volta pra cidades como GEnova, Pisa, ou Verona, mas parar no meio do caminho mesmo. O único porém é que eu não sei se isso fica viável pra quem não pretende alugar carro lá. Fico meio com o pé atrás de parar nessas cidades e não ter onde deixar a mochila e poder andar tranquilamente sem todo aquele peso nas costas.

 

Gostei da sua sugestão de começar por Veneza e realmente faz mais sentido. Não havia pensado na hipótese de buscar voos para Veneza.

 

Muuito obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Isso de deixar mochila em lockers é meio inevitável pra quem vai fazer uma viagem como a sua, num país cheio de cidades interessantes. É isso ou perder tempo E dinheiro, já que você vai precisar de mais deslocamentos de trem. Ainda assim, você pode pensar em pernoitar nas cidades dos stopovers. Aí deixa a mochila no hotel. A maioria das cidades exigiria isso mesmo, ao menos um dia completo pra conhecer. Das cidades que conheço, só Pisa e Lucca eu tiraria dessa regra. Mas essas então você pode deixar pra fazer bate e volta a partir de Florença, cabe as duas no mesmo dia.

 

Qualquer coisa, estamos aí.

 

Abraços.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...