Ir para conteúdo

Relatos e dicas de nossa viagem de moto pela Argentina e Paraguai.


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal...

Depois de muito tempo utilizando o Site Mochileiros.com como fonte de informação, através dos relados, dicas, depoimentos e sugestões contidas nesse rico meio de comunicação e integração entre viajantes de diferentes meios de transporte, fico na obrigação deixar aqui um curto relato de algumas passagens da nossa, podemos dizer, primeira viagem internacional sobre duas rodas. Eu e meu amigo Claudio planejamos esta viagem com possibilidade de escolha entre duas rotas, dependendo do clima e nossas condições físicas. A primeira e a preferida era em direção leste/oeste passando pelas cordilheiras, deserto do Atacama até a costa do pacífico. A outra era no sentido norte/sul até Buenos Aire pela rota 14. Nas duas rotas traçadas o planejado era encerrar a viagem no Carataras Motofest em Puerto Iguazu na Argentina, pois eu já havia ido no ano passado e foi show de bola. Saímos de Maringá no Paraná domingo dia 29 de abril às 10:00 debaixo de uma garoa e uma temperatura de 13°, eu com uma Honda Tornado e o Claudio com uma Yamaha Drag Star. Entrando na Argentina por Peurto Iguazu chegamos até Posadas, e a temperatura tinha caido ainda mais. Ali era a hora de decidirmos nosso rumo. Levando em consideração alguns fatores como experiência, poucos dias disponíveis para a viagem, clima, falta de um melhor planejamento, e motos mais apropriadas, decidimos então, com o coração partido mas não menos otimistas com relação a viagem, seguir até Buenos Aires. Saímos de Posadas em direção a Buenos Aires pela rota 14 passando por Santo Tomé, Alvear, Chajari, Concordia, San Jose entre outras. Ficamos 3 dias em Buenos Aires para conhecer a tão falada cidade, orgulho da nação argentina. Citytur realizado era a hora de voltar. Saímos pela rota 9 passando por Rosário e Santa Fé, e depois pela rota 12 passando por Reconquista, Resistencia, Formosa e entrando no Paraguay por Assuncion. Saímos de Assuncion pela rota 2 passando por diversas cidades e vilarejos, entre elas Ipacarai, Caacupe, Itacurubi de La Cordilheira, San Jose de Los Arroyos, Coronel Orviedo, Caaguazu, passando por Cidade de Leste até Foz do Iguaçu. Chegamos em Puerto Iguazu na Argentina quinta-feira dia 10/05 para o Cataratas Motofest. Três dias de muita festa saboreando quejos, salames, azeitonas muito vinho e cerveja....Maravilha de viagem...

 

Algumas dicas:

 

Seguro carta verde: Casa Lotérica Iguaçu, Rua Estanislau Zambrzycki, 419 M'Boicy – Foz do Iguaçu – Saída para Argentina fone (45) 3523-1976 (Simples e rápido).

Gasolina: Preferência para Petrobas, YPF e Shell, a maioria deles aceitam cartão de crédito. Com relação à qualidade do combustível, não percebi diferença, ou seja, a pior gasolina da Argentina eu acho que supera a aditivada brasileira, infelizmente.

Aduana Argentina: Sem problemas. Carteira de Identidade ou Passaporte e documento da Moto. Sai com o visto para 90 dias.

Polícia Rodoviária Argentina: Sem problemas. Nas poucas vezes que nos pararam só pediram para ver os documentos: seguro carta verde, visto de entrada e documento da moto. Tudo tranquilo...sem corrupção.

Aduana Paraguaia: Cuidado... Da Argentina para o Paraguai, na aduana de Assumcion, existe um comércio armado para a extorsão. Quando chegamos na entrada da aduana, fomos abordados por vários cambistas que nos indicavam o local de parada das motos e os locais onde teríamos que devolver o visto argentino e pegar o visto paraguaio. O Claudio ficou cuidando das motos e eu fui saber qual era o procedimento. Entreguei o visto para as autoridades argentinas (sem problemas) e depois fui até outro box com cabines de vidro, sempre acompanhados e guiados pelos cambistas. No lado de dentro dois policiais do paraguaios pediram nossos documentos e ficaram analisando por alguns minutos, enquanto eu aguardava no lado de fora. Depois me perguntaram sobre o seguro, respondi que o Paraguai não exige seguro. Conversaram entre eles e me afirmaram que sim, o Paraguai exige o seguro. Começamos ali uma discussão que iria durar uma meia hora. Cansado e percebendo o esquema, perguntei onde poderia fazer o seguro. Imediatamente me apresentaram uma outra pessoa que não era policial, acredito eu que seria uma espécie de prestador de serviço de administração da aduana. Perguntei então sobre o seguro e ele me passou o preço de 100 dólares cada moto. Perguntei se ele estava ficando louco...e começou uma nova discussão, sempre presenciada pelos cambistas e agora também pelos policiais que nos atenderam. Temendo a possibilidade de uma revista em nossas bagagens, não pelo o que estávamos carregando, mas pela possibilidade de sermos surpreendidos por alguma coisa colocada propositalmente em nossas bolças para nos incriminar, ofereci 50 reais e o tal funcionário disse que queria 50 “reales” por cada moto. Disse tudo bem mas antes de receber o dinheiro nos obrigaram a fazer o cambio (reais por guaranis) com um cambista e nos levou 200.000 guaranis. Voltou minutos depois para devolver os nossos documentos e vistos. Perguntei sobre o comprovante do seguro e ele respondeu que estava tudo OK e que poderíamos ir. Vergonhoso e lamentável.

Polícia Rodoviária Paraguaia: Sem problemas. Poucas paradas só para conferir os documentos.

 

Resumindo, aproximadamente 4.500 km rodados e graças a Deus sem problemas mecânicos ou de qualquer outra natureza. Nem uma gota de chuva na estrada...viagem Maravilhosa...

 

Valeu galera...obrigado colaboradores e a galera do Mochileiros.com ....até a próxima

Um abraço a todos.

Willy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...